Fique por dentro de tudo sobre surfe: notícias e campeonatos ao vivo

Em 1778, o capitão inglês James Cook chega ao Havaí e fala sobre competições sobre as ondas e se refere à prática como “exótico passatempo”. A prática do surfe nas ilhas havaianas acontecia muito antes da chegada da expedição europeia, tendo sido possivelmente introduzida por um rei polinésio.

O surfe no Brasil teve início na cidade de Santos com Osmar Gonçalves. O jovem construiu com alguns colegas a primeira prancha de surfe do país. A ideia surgiu quando, um ano antes, um exemplar de uma revista americana apresentava o passo a passo de como construir uma prancha. Este é o primeiro marco da história do surfe por aqui.

Desde então, o esporte tem ganhado força e adquirindo muitos torcedores e fãs. Além disso, foi se aprimorando em todas as áreas com os vários competidores habilidosos, que se superam cada vez mais. Paralelamente, os equipamentos vêm sofrendo uma gigantesca evolução, tanto as roupas quanto a prancha, o instrumento principal.

Fique por dentro de tudo sobre Surfe - Notícias e campeonatos ao vivo
Foto: (reprodução/internet)

Com toda essa progressão, aparecem também várias formas de surfar, com métodos e manobras diferentes. Hoje cada competidor tem o seu estilo, o que faz com que ele se destaque ou não. Fique por dentro de tudo sobre o surfe, ao longo deste artigo. 

Entenda como funciona o surfe

Hoje em dia, o surfe conta com vários campeonatos pelo mundo e está ficando cada vez mais conhecido, entrando ainda na categoria de esportes radicais. Veja a seguir algumas manobras famosas:

ANÚNCIO

CUT BACK

Manobra clássica que dominava o surfe antigamente, quando as pranchas eram muito pesadas para aéreos e rasgadas. Ela acontece quando o atleta volta em direção contrária à onda e depois regressa à direção normal. Ou seja, o surfista faz um retorno em direção à parte gorda da onda.

TUBO 

É quando o surfista fica debaixo da parede formada pela água. Requer uma velocidade incisiva, pois se a prancha acelerar demais, o tubo pode ficar pra trás. Se não acelerar, o surfista pode ser derrubado pela onda.

BATIDA

Nesta manobra, o surfista bate com a parte debaixo da prancha na crista da onda.

RASGADA

O surfista joga a rabeta até o topo da face da onda e faz um giro para trás. Dessa forma, ele acaba forçando para que espirre o máximo de água possível, na mesma direção da onda.

Como assistir a campeonatos de surfe ao vivo? 

Com a otimização da tecnologia e sua expansão para áreas que ninguém jamais imaginou, tudo fica mais fácil e simples. Com isso, foram desenvolvidos vários sites para assistir às competições ao vivo.

As próprias emissoras de TV criaram suas próprias plataformas como, Globo Esporte ou Placar UOL. Essas alternativas disponibilizam, muitas vezes gratuitamente, notícias sobre as competições, do Brasil e também de outros países. 

Existem ainda páginas no Facebook que dispõem as competições ao vivo, das partidas mais importantes e esperadas pelos torcedores. Há também o YouTube, que sempre salva aquelas pessoas que desejam ver partidas, jogos e competições, pelo World Surf League (WSL). Lá você consegue assistir a cada minuto para acompanhar cada onda.

ANÚNCIO