Dicas de esportes para praticar ao ar livre

A prática de atividades físicas faz muito bem para saúde, isso não é nem uma novidade. No entanto, é comum que pessoas não se sintam muito bem dentro das academias, por conta de diferentes motivos que podem acabar influenciando no afastamento desse ambiente.

ANÚNCIO

Dentro desse contexto, a prática de atividades físicas ao ar livre pode significar uma saída muito importante para quem apresenta essa dificuldade. E são muito os benefícios. Existem diversos estudos científicos que comprovam que se exercitar em lugares abertos ajuda a evitar ou tratar diversos tipos de doenças.

Problemas como stress e ansiedade podem ser amenizados com esse tipo de prática. Além de trazer uma maior flexibilidade para o corpo, disposição, diminuição da chances de desenvolver doenças como hipertensão e diabetes, enfim. Além disso, é uma excelente forma de fazer novas amizades.

Dicas de esportes para praticar ao ar livre
Fonte: (reprodução/internet)

Confira aqui algumas práticas para te ajudar a cuidar melhor da saúde.

ANÚNCIO

Corrida ao ar livre

Esse esporte é intuitivo, e o grande segredo aqui é simplesmente começar. Busque uma roupa adequada e confortável e um tênis que te proporcione uma rotina de movimentos estáveis, e por fim, escolha um horário em que o sol não esteja tão quente.

Antes das 10h e após as 16h são os horários mais recomendados para quem quer fazer uma corrida ao ar livre tranquila. No entanto, é necessário ter ciência de alguns pontos antes de começar a de fato praticar.

Vamos falar aqui, a respeito de algumas dicas importantes, caso você nunca tenha praticado esse esporte de maneira regular. São alguns pontos cruciais, que você deve levar em consideração. Confira abaixo.

ANÚNCIO

Faça uma avaliação física

É comum as pessoas começarem a praticar algum tipo de esporte e acabarem tendo um efeito contrário do que o esperado, ou seja, apresenta algum problema de saúde que não tem consciência, e com a prática da atividade física, esse problema vem à tona.

Observe a alimentação

Não se alimente com comidas “pesadas” antes de correr. Outro cuidado muito importante a ser observado é procurar se alimentar pelo menos meia hora antes de começar. É normal sentir algum tipo de desconforto, caso decida correr logo após se alimentar.

Não se preocupe com quilometragem

Muitas pessoas, quando começam a correr, querem ficar calculando quilometragem, se cobrando uma distância percorrida mais elevada. Comece devagar e não fique calculando quilometragem no início. Meia hora por dia para começar é uma boa pedida.

Respeite o seu limite

Não sobrecarregue o seu corpo, principalmente se você vem de um histórico de sedentarismo. Se necessário, intercale o tempo de corrida com um período de caminhada. Comece com pequenos objetivos e depois vá aumentando as suas metas. 

Pedalada

O ciclismo possui muitos adeptos em todo o país. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, não é necessário ter um equipamento profissional para começar. No entanto, existem alguns itens de segurança que são muito importantes.

É preciso também, conhecer bem o funcionamento da bicicleta que você vai utilizar para evitar problemas. Fazer cálculos que te ajudem a ajustar a sua bike de acordo com as suas medidas, é uma ótima pedida. Existem alguns sites que podem te ajudar a fazer isso.

atividade ao ar livre
Fonte: (reprodução/internet)

Os sintomas que são gerados quando não observamos esse aspecto são: dores na lombar, joelho e outras lesões. Não esqueça também de fazer os reparos necessários nos seus equipamentos, afinal, evitar acidentes é um ponto importante ao se andar de bicicleta na rua.

Itens de segurança

Os itens de segurança são: capacete, luvas e proteções, óculos, retrovisores, buzinas, faróis e caso decida pedalar à noite, use roupas e coletes refletores para se certificar de estará visível em uma pista ou rodovia.

Benefícios da pedalada

A prática das pedaladas também proporciona alguns benefícios para a saúde. Se você ainda tem dúvidas de que essa é uma boa opção para se exercitar ao ar livre, nós separamos aqui algumas das vantagens de se praticar esse esporte. Observe:

  • Auxilia no emagrecimento;
  • Melhora a resistência muscular;
  • Desenvolve a autoconfiança e o bem-estar.

Treinamento funcional

O treinamento funcional é excelente para quem não se identifica muito com exercícios repetitivos. Se você usar a sua criatividade, dá para se exercitar de uma maneira diferente todos os dias. Desenvolve o equilíbrio, flexibilidade, agilidade, força, entre outras coisas.

Essa atividade pode ser praticada em qualquer lugar, e para quem está começando, o ideal é que se procure a ajuda de um profissional de educação física para poder ter um auxílio nesse início. Investir em alguns equipamentos também é um ótimo passo para começar.

Alguns dos objetos utilizados são: cordas, elásticos, cones, bolas e diversas outras coisas a depender do exercício que você vai escolher. Utilizar o YouTube para conferir formas de se exercitar dessa maneira é uma excelente alternativa também.

Yoga

O Yoga é uma prática procurada por pessoas que optam por atividades mais leves e tranquilas. No entanto, ao contrário do que muita gente pensa, o Yoga ajuda a desenvolver várias habilidades importantes.

Dentre elas, podemos destacar: melhora de flexibilidade, emagrecimento, melhora da postura, proteção da coluna, aumento da corrente sanguínea etc. Algumas dicas são importantes para quem deseja começar a praticar Yoga. Vamos destacar aqui, algumas delas: 

  • Encontre um lugar tranquilo: É preciso concentração, então lugares tranquilos e sem interrupções é o ideal. 
  • Evite se alimentar antes de iniciar: Muitas pessoas optam por praticar Yoga de manhã antes de se alimentar, elas relatam que é o melhor período.
  • Vista roupas confortáveis para poder realizar os exercícios da melhor maneira
  • Procure meditar, se acalmar e respirar de maneira correta durante a prática.