Descubra 5 segredos sobre os estádios das Copas do Mundo

A Copa do Mundo é um evento que, por si só, já é muito curioso. Agora, já pensou nos estádios que recebem esses jogos? As construções são imensas e significativas porque o lugar se torna um tipo de templo sagrado para muitos atletas e torcedores do futebol mundial.

ANÚNCIO

Nesse texto, fomos em busca de curiosidades sobre os estádios de Copa do Mundo. E você vai se surpreender com vários deles. O texto está em uma ordem cronológica e nos fará relembrar um pouco mais da história desse grande evento esportivo.

Descubra 5 segredos sobre os estádios das Copas do Mundo
Foto: (reprodução/internet)

1 – O Estádio Centenário da Primeira Copa do Mundo

O Estádio Cenário de Montevidéu, no Uruguai, tem muitas histórias a serem contadas. A se começar pelo fato de que essa foi a primeira Copa da história. Pela falta de experiência, o principal Estádio daquela Copa não ficou pronto até o dia da abertura dos jogos.

Descubra 5 segredos sobre os estádios das Copas do Mundo
Foto: (reprodução/internet)

O resultado foi que os primeiros jogos passaram a ser realizados em outros estádios até que o Centenário fosse concluído. Os escolhidos foram: Pocitos e o Parque Central. O Estádio que foi projetado por Juan Scasso, no entanto, terminou a tempo de receber a final daquela Copa.

Assim, com capacidade para 80 mil pessoas, ele foi feito às pressas e ficou pronto 5 dias após a estreia da Copa do Mundo. Justamente no dia 18 de julho, que é o aniversário de independência do Uruguai. O primeiro gol marcado ali foi de Manco, do próprio Uruguai.

A Copa de 1930

A Copa do Mundo de 1930 tem várias histórias bonitas a serem contadas. A começar pelo fato de que foi a primeira edição desse evento grandioso do futebol mundial. Além disso, saiba que a FIFA escolheu o Uruguai por motivos aleatórios, como o fato do país ser centenário.

Descubra 5 segredos sobre os estádios das Copas do Mundo
Foto: (reprodução/internet)

Ao todo, 13 equipes estiverem naquela edição. E o mais curioso é que apenas 4 eram europeias pela dificuldade que eles tinham em se deslocar para a América do Sul. Ainda sobre estádios, todos os jogos foram na cidade de Montevidéu: Centenário, Pocitos e Parque Central.

ANÚNCIO

Para quem não se recorda, o Uruguai ficou com o título, em uma partida final que foi contra a Argentina. Estados Unidos ficou na terceira posição, seguido da Iugoslávia. O Brasil não se classificou para as fases finais porque ficou em segundo lugar no Grupo 2, com apenas 2 pontos.

2 – Os estádios da Copa do Mundo de 1954

A Copa do Mundo de 1954 foi a quinta edição a existir dessa competição e aconteceu na Suíça, que era onde estava a sede da FIFA. Ao todo, 16 equipes nacionais estiveram presentes, sendo que a Alemanha ficou com o título, seguida da famosa Hungria, muito forte naquela época.

Descubra 5 segredos sobre os estádios das Copas do Mundo
Foto: (reprodução/internet)

O que pouca gente sabe é que para que a Copa do Mundo acontecesse ali, naquele ano, nenhum novo estádio precisou ser erguido, o que é comum de acontecer hoje em dia. Além do mais, um único estádio passou por reforma, o La Pontaise.

Os jogos aconteceram em 6 estádios diferentes: St. Jakok-Park (Basileia), Estádio Olympique de la Pontaise (Lausana), Estádio Wankdorf (Berna), Estádio Charmilles (Genebra), Estádio de Cornaredo (Lugano) e Estádio Hardturm (Zurique). 

A Copa de 1954

Essa Copa do Mundo foi marcada por muitas curiosidades. Por exemplo, o fato de ter sido a que teve a maior média de gols por jogo da história dos mundiais, sendo 140 gols em 26 jogos. Ou seja, uma média altíssima de 5,38 gols por jogo. Incrível.

Descubra 5 segredos sobre os estádios das Copas do Mundo
Foto: (reprodução/internet)

Além disso, foi nesse ano que o Brasil ganhou o apelido de seleção canarinho pelo uniforme: camisetas amarelas e shorts azuis. O primeiro jogo da Copa, entre França e Iugoslávia, foi o primeiro a ser transmitido pela tevê. Os jogadores da Hungria faziam aquecimento antes dos jogos, o que era algo incomum para a época.

3 – O Estádio de Copa do Mundo que hoje é um prédio

Sobre curiosidades de estádios de Copa do Mundo, considere que o White City merece estar aqui porque é uma verdadeira lenda. É sério. Ele não existe mais. E olha que a história dele é bem incrível, sendo que não foi palco apenas de Copa do Mundo, viu.

Descubra 5 segredos sobre os estádios das Copas do Mundo
Foto: (reprodução/internet)

Vamos ao que interessa. O White City foi construído para sediar as Olimpíadas de 1908. Mais tarde, voltou a ser usado nesse evento, só que na edição de 1948. Até que em 1966 ele se tornou opção para os jogos da Copa do Mundo. Ou seja, muita história em pouco tempo.

Aí, os anos passaram e em 1985 ele deu fim à sua bonita história. Assim, foi demolido e hoje é um dos novos prédios da BBC. A construção dele era de 1908 e ele chegou ao máximo de poder receber até 68 mil pessoas, sendo um dos maiores de toda a Inglaterra. 

A Copa de 1966

Sobre a Copa do Mundo daquele ano, considere que ela foi a oitava edição e com sede na Inglaterra. As partidas foram realizadas em 7 cidades famosas, como Liverpool e Londres. Ao todo, 16 seleções disputaram o troféu mais cobiçado do mundo no futebol.

Descubra 5 segredos sobre os estádios das Copas do Mundo
Foto: (reprodução/internet)

Foi a primeira vez que a Coreia do Sul e Portugal apareceram nesse evento. A escolha da FIFA se deve ao fato de que a The Football Association faria 100 anos em 1966 e ela é considerada a associação de futebol mais antiga do mundo. 

4 – A menor cidade a receber um jogo de Copa do Mundo

Lens é uma pequena cidade que fica na França, é considerada a menor cidade a receber um jogo de Copa do Mundo. Isso foi na Copa de 1988 e o estádio em destaque é o Félix Bollaert, que é a casa do time de futebol RC Lens. 

Descubra 5 segredos sobre os estádios das Copas do Mundo
Foto: (reprodução/internet)

A cidade tem apenas 35 mil habitantes. Enquanto o estádio permite receber pouco mais do que 38 mil torcedores. Logo, mesmo que a cidade inteira fosse ao estádio, ele não estaria totalmente completo, o que é bizarro de se pensar.

A construção do Félix Bollaert é de 1932 e o nome é do diretor comercial da empresa. A reforma para a Copa de 1998 foi um êxito, apesar do tamanho da cidade. Inclusive, recebeu seis jogos, sendo as oitavas de final o mais importante deles.

A Copa de 1998

A Copa de 1998 também tem as suas curiosidades no mundo esportivo. Ela foi a décima sexta edição do evento, só que a primeira a contar com 32 equipes. Portanto, o primeiro grande evento, ao menos em número de jogadores e comissões.

Descubra 5 segredos sobre os estádios das Copas do Mundo
Foto: (reprodução/internet)

Além do estádio da cidade de Lens, mais 9 estádios fizeram parte da competição. Entre eles, os das cidades de Saint-Denis, Paris, Nantes, Bordéus, Lyon, Saint-Étienne, Toulouse, Montpellier e Marselha. Na época, o de Lens não era o menor, ficando na frente, por exemplo, do de Montepellier, que permitia menos que 35 mil torcedores. 

5 – O Estádio de Copa do Mundo que tem nuvens artificiais

Para terminar essa lista de curiosidades sobre estádios de Copa do Mundo, vem a notícia mais recente que a gente poderia dar: as nuvens artificiais. Isso está previsto para acontecer na Copa do Mundo de 2022, que vai acontecer no Catar.

Descubra 5 segredos sobre os estádios das Copas do Mundo
Foto: (reprodução/internet)

O motivo é muito simples. O governo local quer fazer essa instalação para driblar o calor que é feito naquele país entre os meses de junho e julho. Logo, nessa época do ano, as temperaturas podem chegar a incríveis 41 graus, o que tornaria o esporte impraticável.

A tecnologia usada vai gerar um custo adicional de 500 mil dólares ao país, sendo que possuem a vantagem de serem direcionadas a partir de um controle remoto. O estádio da abertura será o Lusail, que tem capacidade para 80 mil pessoas.

A Copa de 2022

A Copa do Mundo de 2022 será a vigésima segunda edição do evento esportivo. Assim, vai usar sete cidades-sede para realização do evento. A curiosidade principal, além das nuvens artificiais, está no fato de que será a primeira edição feita no Oriente Médio.

Descubra 5 segredos sobre os estádios das Copas do Mundo
Foto: (reprodução/internet)

Mas, também vai ser a última a ser realizada no formato de 32 equipes. Isso porque o evento terá mudança nas próximas edições. Logo, a partir de 2026, que vai acontecer no Canadá, nos Estados Unidos e no México, serão 48 equipes a disputar os jogos da Copa.

O Estádio Al Bayt

E seria um grande erro a gente terminar esse conteúdo que menciona estádio de Copa do Mundo sem falar do Al Bayt. Você conhece? Ele fica no Catar e tem sido muito comentado nos últimos dias pelo simples fato de ser luxuoso. É um dos estádios mais sofisticados  que o mundo já viu.

  • O Estádio Al Bayt tem formato de concha assimétrica;
  • Possui assentos cobertos para todos os espectadores;
  • Tem capacidade para mais de 6 mil carros, 350 ônibus e 1000 táxis;
  • O Al Bayt pode receber 60 mil torcedores e 1000 pessoas da imprensa.

O contrato de construção dele se deu em 2015, bem antes da Copa do Mundo acontecer. Em 2020, ele ganhou diversos selos, como de design verde e eficiência energética. A abertura da Copa de 2022 vai ser lá. Inclusive, os Jogos da Copa Árabe de 2021 já aconteceram ali.