Conheça as modalidades de canoagem que existem

A canoagem é um esporte que vem ganhando espaço a cada dia. Ainda mais no Brasil, que nos últimos Jogos Olímpicos tiveram ótimos resultados. Mas o que pouca gente sabe é que ele existe há bastante tempo, inclusive, nesses campeonatos internacionais.

ANÚNCIO

Apesar de ainda ser um esporte pouco conhecido por ter equipamentos grandes e que exigem investimento, como embarcações, saiba que há diversos tipos de incentivos esportivos que levam muita gente a buscar mais informações sobre ele. E hoje você vai conhecer os tipos.

Conheça as modalidades de canoagem que existem
Fonte: (Reprodução/Internet)

Para entender mais das principais modalidades da canoagem, leia os tópicos:

  • Um breve histórico da canoagem;
  • Canoagem de Velocidade;
  • Canoagem Slalom;
  • Canoagem Freestyle;
  • Canoagem Oceânica;

Um breve histórico da canoagem

A canoagem é um esporte náutico, que é praticada com uma canoa ou um caiaque, como vamos mencionar abaixo. O esporte é olímpico desde 1936 e até hoje faz campeões nos Jogos. A história da canoagem vem de muito tempo, quando elas foram criadas para transitar no mar.

ANÚNCIO
Conheça as modalidades de canoagem que existem
Fonte: (Reprodução/Internet)

Isso vem lá dos povos nativos da América do Norte, que foram os precursores dessa modalidade. Ainda sobre a origem do esporte, saiba que ele deriva da palavra kenu, que significa dugout, que é um tipo de canoa feito de tronco de árvores. 

É importante saber também que os caiaques podem ter formatações diferentes, mas seguem padrões para competições internacionais. Eles podem ser usados em descidas de rios ou em corridas em águas agitadas. Por isso, há vários tipos de canoagem, como veremos abaixo.

As siglas usadas nas modalidades de canoagem

Para quem não entende das siglas, considere que há dois tipos de barcos usados na canoagem. Assim, a canoa permite 1 ou 2 atletas. Depois, vem o caiaque, que permite entre 1 até 4 competidores. A letra C indica a canoa e o K o caiaque. 

ANÚNCIO

Depois, vem os números, que indicam o número de competidores por equipe. Ou seja, C-1 é canoa com 1 atleta já o K-4 é o caiaque com 4 atletas para cada equipe. Isso é importante para entender outras partes do texto, que virão abaixo. Conheça as modalidades de canoagem. 

Canoagem de Velocidade

De fato, não daria para começar de outra forma que não fosse para falar da canoagem de velocidade, né. Sem dúvidas, ela é a mais popular de todas, sendo que acontece em vias de até 2 quilômetros de comprimento. Inclusive, é uma modalidade olímpica.

Conheça as modalidades de canoagem que existem
Fonte: (Reprodução/Internet)

Nos Jogos Olímpicos, as provas são em percursos de 200 metros a 1.000 metros. Elas podem acontecer de forma individual, em duplas ou até com quatro canoístas em cada equipe. As embarcações usadas são os caiaques ou as canoas, que são bem rápidas.

Uma curiosidade bem interessante é que ela é inspirada nos índios canadenses, sendo que hoje em dia é um tipo de prova que une não apenas a força, mas também a concentração. Até mesmo porque o barco pode virar, literalmente falando. 

A canoagem de velocidades nos Jogos Olímpicos

Para quem ficou curioso em saber, leve em conta que a canoagem em velocidade começou a acontecer nos Jogos desde 1936. Nesse ano, as categorias foram de C-1 e C-2, além de K-1 e K-2 nos 1.000 m e nos 2.000 m. Ambos masculinos porque não havia feminino nesse ano.

Trazendo o assunto para os dias atuais, a gente tem muito mais modalidades. Todas que foram participantes da primeira edição continuaram. Além disso, entraram as provas mais rápidas, de 200 m e as de 400 m, por exemplo. E também entraram as provas para mulheres, desde 1948.

Canoagem Slalom

Essa é uma prova que é bem mais rápida, por isso, ela exige muito da força e da explosão do atleta. É comum que aconteça em percursos que variam de 250 a 300 metros. E no geral, os canoístas devem passar por 18 a 25 balizas. A ideia é fazer isso rapidamente e sem erros.

Conheça as modalidades de canoagem que existem
Fonte: (Reprodução/Internet)

Ao lado da canoagem de velocidade, essa é a mais conhecida por ser bastante radical. Ah, sim, também está listada nos Jogos Olímpicos há bastante tempo. Curiosamente, ela foi influenciada pelo Esqui Slalom, que era comum na Suíça.

No Brasil, o esporte chegou em 1943 com o José Wingen, um alemão que era competidor no seu país de origem. O mais comum de acontecer nas provas é que as embarcações larguem com alguns minutos de diferença no individual, mas simultaneamente em equipes. 

A canoagem slalom nos Jogos Olímpicos

Se é para falar de Olimpíadas, considere que a modalidade slalom da canoagem não é tão antiga como as provas de velocidade. No entanto, leve em conta que existe desde 1972 nessa competição internacional do esporte. E todo ano é um luta pelas medalhas.

Nesse ano de entrada, a estreia já aconteceu com as versões masculinas e femininas. Por exemplo, havia o C-1, o C-2 e o K-1 masculino, além do K-1 feminino. Só que aí ele ficou fora dos Jogos por algumas edições, voltando apenas em 1992 e permanece até hoje.

Canoagem Freestyle

Ela também é chamada de canoagem rodéu em alguns países. A ideia é simples, como o nome indica: ser livre, permitindo uma variante da canoagem, na qual é possível fazer manobras ou quase isso. O objetivo é fazer mais manobras em menos tempo.

Conheça as modalidades de canoagem que existem
Fonte: (Reprodução/Internet)

Atualmente, a canoagem freestyle é representada pela Federação Internacional de Canoagem. E isso acontece desde outubro de 2004. As manobras são feitas a partir de embarcações feitas em ondas ou em rios. A pontuação vem dos movimentos e da variedade. 

A curiosidade desse tópico é sobre o fato de que é uma modalidade mais nova. Sendo assim, o canoísta tem que fazer manobras e movimentos específicos. Para cada manobra em níveis variados, a pontuação muda. Hoje, é um dos eventos mais radicais da água.

A canoagem freestyle no campeonato brasileiro

Atualmente, existe o campeonato brasileiro de canoagem freestyle. O evento é focado nessa modalidade, sendo que tem o aval da Canoagem Brasileira para funcionar. O objetivo é ter informações, organizadas e padronizadas, sobre os principais atletas do país.

O evento é de alto nível técnico e tem a presença do público, o que aumenta ainda mais a importância dele. Ultimamente, ele tem servido como base para a classificação para a Copa do Mundo de Canoagem Freestyle. Brasil e Argentina são fortes concorrentes. 

Canoagem Oceânica

Agora, outra modalidade da canoagem, que é a oceânica. Ela é uma opção onde o atleta tem que realizar certo percurso no mar. Para isso, se usa um tipo de barco especial, ao passo que as condições climáticas do dia podem tornar o evento mais difícil. 

Conheça as modalidades de canoagem que existem
Fonte: (Reprodução/Internet)

O mais comum é que o percurso aconteça em um percurso de 20 quilômetros. O caminho é demarcado por boias ou outras referências naturais, como galhos de árvores mais densos. A chegada acontece no mesmo lugar da chegada, sendo uma prova de downwind.

Atualmente, o competidor que participa fica sentado dentro de uma espécie de cockpit fechado. As pernas são cobertas pelo convés enquanto a propulsão é feita por um remo de duas pás. Eles são caiaques mais finos e mais compridos, para alta performance.

Os campeonatos da canoagem oceânica

Hoje em dia, os campeonatos, tanto nacionais como internacionais, são divididos por categorias. Por exemplo, tem os individuais, que são divididos entre masculinos e femininos, júniores, subs e sêniores também. Em algumas regiões existem outras variações.

Na parte dos sêniores, considere que há o Master de A até o G, mudando o requisito da idade, que vai dos 35 até mais do que 65 anos. Tem ainda a opção da canoagem oceânica em duplas, que pode ser masculina, feminina ou mista. 

Outras modalidades da canoagem 

Além de todas as modalidades de canoagem que já foram citadas aqui, considere que existem outras que são bem menos comuns, mas também acontecem. É o caso da canoagem maratona, que é aquela que os percursos são bem maiores, de mais de 15 quilômetros.

Conheça as modalidades de canoagem que existem
Fonte: (Reprodução/Internet)

Outra que vale a pena mencionar aqui é a canoagem havaiana ou polinésia, como também é chamada. Ela surgiu no triângulo polinésio e é apelidada de Va’a. Ela pode ser praticada com canoas com flutuadores nas laterais e podem ter até 6 remadores.

Os equipamentos usados na canoagem

Além das embarcações que já citamos acima, como canoa ou caiaque, saiba que para praticar esse esporte na água também é preciso ter colete salva-vidas, capacetes, remos, cabo de resgate, saia, roupas e acessórios. Fora isso, é preciso ter treinamento para a prática.

O Isaquias Queiróz é um dos brasileiros que mais ganharam medalha nesse esporte em Jogos Olímpicos. Em várias entrevistas ele chegou a dizer que é uma modalidade esportiva que exige muito treinamento e experiência. Por isso, vale a pena considerar a palavra de um campeão.

Outros campeonatos importantes da canoagem

Se por um lado as Olimpíadas é a edição mais importante para o esporte, saiba que por outro também existem eventos que são importantes em termos de ranking. Á nível mundial, a gente tem o Campeonato Mundial de Canoagem em Velocidade e Paracanoagem.

Ele acontece todos os anos, exceto quando se tem Jogos Olímpicos. Depois, vem os nacionais, como do Brasil, que leva as melhores equipes para o nível mundial. Atualmente, em termos de seleções, Alemanha, Hungria e Reino Unido disputam as medalhas com o Brasil e a Argentina.