Conheça esportes indianos surpreendentes

A Índia é um dos países mais ricos em termos culturais. Há características de lá que são bastante peculiares e até mesmo místicos. É por isso que sempre que se fala em esportes surpreendentes, a Índia aparece. De fato, eles são bastante diferentes e incríveis. 

ANÚNCIO

Abaixo, a gente fez um texto que considera aqueles esportes indianos que são menos conhecidos do povo ocidental e outros que são mais conhecidos, mas ainda assim são tópicos dos indianos. Leve em conta, portanto, que os mais surpreendentes estão no fim do texto!

Conheça esportes indianos surpreendentes
Foto: (reprodução/internet)

Lagori

Para muita gente, o Lagori é muito mais uma brincadeira de rua da Índia do que propriamente um esporte. Mas, você vai ter que concordar que poderia muito bem ser incluído na lista de modalidades olímpicas. Ao menos, pelo fato de ser bastante interessante. Entenda!

Conheça esportes indianos surpreendentes
Foto: (reprodução/internet)

Primeiro, você não precisará de algum material para jogar. Mas, vai precisar de pedras. Elas ficam empilhadas em cima da outra. Depois, vem dois times. Um jogador de uma equipe atira uma bola na pilha. A ideia é derrubar a pilha toda. 

ANÚNCIO

A equipe tem que restaurar as pilhas rapidamente enquanto adversários continuando atacando as bolinhas nelas. Se tocar em alguém, a equipe perde o jogador. Se você não entendeu, pense em algo parecido com o jogo de bolinha de gude. Há semelhanças. 

Maha Lilah

Esse é mais um esporte que nem sempre entra na lista de esportes indianos, mas poderia. Isso porque ele é um jogo de tabuleiro, como o Xadrez. Por isso, pode ser chamado de esporte de autoconhecimento também. Envolve cartas e tabuleiro, além de questões pessoais. 

Conheça esportes indianos surpreendentes
Foto: (reprodução/internet)

A gente explica: o objetivo é compreender melhor e de forma totalmente lúdica, sobre você e a sua própria vida. Isso permite que você se conheça melhor. Mas, como funciona? É preciso ter um tabuleiro próprio de Maha Lilah, além de dado e peão.

ANÚNCIO

Então, cada um dos níveis do tabuleiro representa um estado de consciência, como talento, sentimento, virtude, etc. O tabuleiro tem flechas e espadas, além de serpentes, que possuem suas características. Sem dúvidas, é algo totalmente ligado à cultura indiana.

Kabaddi

Até pode ser que você nunca tenha ouvido falar desse esporte que surgiu na Índia. No entanto, entre tantos, ele é um dos que mais tem ganhado globalização no mundo. Por isso, muita gente já ouviu falar aqui no Brasil. Mas, vamos lá!

Conheça esportes indianos surpreendentes
Foto: (reprodução/internet)

O esporte é comum em todo Sul Asiático e conta com 14 participantes divididos entre dois times. O objetivo é tocar no maior número de membros da equipe adversária. O outro time deve impedir isso. O curioso é que o “atacante” tem que falar “Kabaddi”.

E isso deve acontecer até ele voltar para o seu lado da quadra. Os times alternam entre ataque e defesa e os tempos duram 20 minutos cada um. Quando o time tira alguém da equipe adversária da quadra, ele pode trazer de volta alguém que foi eliminado antes. 

Pehlwani

É um tipo de luta indiana. Também chamada de Kushti. A luta livre foi criada no império Mughal e mistura Koshti pahlevani persa com a cultura indiana de malla-yuddha. O Grande Gama foi um dos maiores praticantes do esporte e colocou a Índia como país-origem.

Conheça esportes indianos surpreendentes
Foto: (reprodução/internet)

O esporte se tornou tão grandioso que passou a inspirar outros, como é o catch-wrestling. E foi a partir disso que vieram as lutas de artes marciais mistas, chamadas de MMA. Acredita que a origem seja datada há mais de 5 mil anos na Índia. 

Atualmente, as competições acontecem em aldeias, sendo que possuem áreas delimitadas, podendo ser quadradas ou circulares. Tudo acontecem em chão de terra, que é limpo antes das competições. Um óleo vermelho é borrifado no chão antes de cada duelo.

Snake Boat

Aqui temos um esporte indiano secular. Ou seja, ele tem séculos de vida. E o nome é bastante sugestivo para quem já entendeu que se trata de um “bote em formato de cobra”. Pense em uma corrida de canoas gigantes. E olha que elas possuem 40 metros e mais de 100 jogadores.

Conheça esportes indianos surpreendentes
Foto: (reprodução/internet)

O mais comum de acontecer é um campeonato que tem 80 equipes que remam pelo lago de Kerala em busca do troféu. A corrida é anual e uma tradição da Índia. O curioso aqui é saber que é um esporte inclusivo, apesar de ser competitivo. 

O motivo é que ele permite que várias religiões e castas se unem em um mesmo lugar. Assim, o Snake Boat é um símbolo de que o esporte tem o poder de unir pessoas e comunidades. A corrida permite o desempenho físico além de sons, gestos e muita fé. 

Gilli-Danda

Vale começar falando que esse esporte tem vários nomes: Gilli Danda, Viti Dandu, Kitti-Pul e outros. O fato é que estamos falando de algo que é da Índia e outros países, como Camboja, Turquia e África do Sul. Veja como funciona!

Conheça esportes indianos surpreendentes
Foto: (reprodução/internet)

Ele conta com duas baquetas, a Danda e o Gilli. Também tem um stick de alvo menor. Ou seja, se você pensou em algo como o críquete e o beisebol saiba que o caminho é esse mesmo. Há semelhanças entre eles. A origem do esporte vem de 2.500 anos. 

O jogo permite dois ou quatro jogadores. E usa-se um círculo para delimitar a área. Quando o jogador acerta a pedra/bola, ele deve correr até tocar no ponto combinado fora do círculo. Mas, tem que fazer isso antes de a bola ser recuperada por outro jogador. 

Kalari

O Kalari é um esporte que deu origem as artes marciais. Ao menos, é o que muitos pesquisadores de esportes acreditam. É um tipo de luta que tem muitos anos de tradição e foi totalmente inspirada em animais, na forma de defesa e ataca deles. 

Conheça esportes indianos surpreendentes
Foto: (reprodução/internet)

O esporte nasceu em Kerala, no sul da Índia e conta com golpes dados com os braços, chutes com os pés e na modernidade também incluiu armas e métodos de cura. Culturalmente, o esporte começa com uma massagem corporal feita com óleo para coordenar mente e corpo.

Agora, também é importante considerar que esse tipo de arte marcial indiana tem suas características adaptadas conforme a região do país. Mas, sempre parte de um único lugar: Kerala. Em dias mais recentes, o esporte tem sido visto com outro ângulo, da dança. 

Varma Kalai 

E já que falamos em dança, nada melhor do que citarmos o Varma Kalai. Ele mistura de tudo um pouco, inclusive, da dança. Tem massagem, medicina alternativa, ioga tradicional e as artes marciais também. Assim, a ideia é pensar em pontos de pressão do corpo humano.

Conheça esportes indianos surpreendentes
Foto: (reprodução/internet)

Tem uma aplicação de combate, que é onde se encaixa a ideia do esporte. Assim, com ou sem armas, dá para praticar a atividade em vários estágios. Os golpes são direcionados nos nervos, em veias, em tendões, em tecidos moles ou ligamentos, além de articulações. 

A história passa ainda pelo fato de que os primeiros guerreiros de Varma Kalai aprenderam a luta batendo em elefantes durante batalhas. Isso poderia matar ou, pelo menos, assustar os animais gigantes da Índia. É algo que mostra como os indianos consideram a natureza em todo aprendizado.

Kho Kho

Esse talvez seja o esporte da Índia que mais vai chamar a sua atenção porque não é comum de ver por aqui, desse lado do Planeta. Apesar disso, podemos dizer que é um dos esportes mais comuns da Índia. O jogo exige muita força física dos jogadores, além de habilidade.

Conheça esportes indianos surpreendentes
Foto: (reprodução/internet)

Eles devem se esquivar e driblar os outros com muita velocidade. Cada equipe tem 12 jogadores, sendo que 9 deles entram em campo. É uma partida de dois turnos, onde a maioria dos membros devem perseguir outros na pista central e em direções opostas. 

O outro membro é caçado o tempo todo. A ideia é colocar os membros para fora do campo. E isso tem que ser feito com as palmas das mãos. O jogo acontece em campos de terra. Curiosamente, o jogo também é praticado na África do Sul e partes da Inglaterra. 

Outros esportes tradicionais da Índia

Se por um lado a gente tem vários esportes indianos que são surpreendentes, considere que também temos aqueles que são famosos por lá e conhecidos no mundo todo. Por exemplo, o hóquei de campo, o críquete, o tênis, o futebol, o xadrez e as artes marciais. 

Conheça esportes indianos surpreendentes
Foto: (reprodução/internet)

O país ganhou competições a nível mundial em vários desses esportes, como a Copa do Mundo de Críquete Twenty20 e a Copa Davis. Já no futebol, a seleção indiana venceu a Copa de Federação de Futebol da Ásia algumas vezes.

Os filmes que contam sobre esportes indianos

E agora sim para terminar a leitura, que tal você usar o tempo livre para assistir filmes que contam mais sobre os esportes da Índia? Por exemplo, Mary Kom, que é de 2014 e narra uma biografia esportiva de uma filha de um fazendeiro que entra no boxe.

E tem o Herói 100 Rivais, que é de 2019 e mistura ação e comédia. Ele tem o foco nas artes marciais e conta como uma jovem treina duro para seguir os passos do seu herói dentro dessa luta. O filme se passa na Índia e alguns países asiáticos.