Veja os times brasileiros que nunca caíram da série A

É curioso observar que ao mesmo tempo em que as torcidas comemoraram os títulos dos seus times do coração no campeonato nacional, elas também vibram quando o adversário cai para a segunda divisão. Porém, há 3 clubes brasileiros que nunca caíram para a Série B.

ANÚNCIO

A gente vai falar quais são esses sobreviventes do Brasileirão. Só que antes disso, a gente também vai falar sobre os grandes que mais foram rebaixados e os que se mantém na primeira divisão de outros países. Conheça todas essas curiosidades a partir do próximo tópico. 

Veja os times brasileiros que nunca caíram da série A
Foto: (reprodução/internet)

O time grande com mais rebaixamento

Antes de falarmos dos times brasileiros que nunca caíram para série B, a gente vai falar aqui do clube grande que mais vezes esteve nessa divisão inferior: o Vasco da Gama. O clube carioca caiu 4 vezes e se tornou o recordista entre os 12 grandes do futebol nacional. 

Veja os times brasileiros que nunca caíram da série A
Foto: (reprodução/internet)

O primeiro rebaixamento veio em 2008. Depois, em 2013, 2015 e 2020. Assim, considerando as 18 edições dos pontos corridos, ele fica ao lado de Avaí, Coritiba e Vitória, que também caíram 4 vezes para a série B. 

ANÚNCIO

Depois do Vasco, entre os grandes, vem outro clube carioca, o Botafogo. Ele caiu 3 vezes, sendo a primeira em 2022, depois em 2014 e a última em 2020. Na sequência, ainda vem o Grêmio e o Palmeiras, com 2 quedas para a divisão inferior. 

O time que mais caiu para a série B do Brasileirão

Acima, a gente considerou a tabela de pontos corridos na competição, que vai de 2003 até a edição de 2020. E também pensamos nos times grandes. Mas, se a gente considerar o Brasileirão desde 1988 e levar em conta todos os clubes de futebol, o ranking muda.

Veja os times brasileiros que nunca caíram da série A
Foto: (reprodução/internet)

Assim, o América Mineiro é o time com mais queda, sendo 6 e está ao lado do Coritiba, que também tem 6 rebaixamentos. Na sequência, vem o Goiás, com 5 quedas para a Série B, o mesmo número de Santa Cruz, Sport e Vitória. 

ANÚNCIO

Entre os grandes, além do Vasco que tem 4 rebaixamentos, nó temos o Atlético Paranaense, que já caiu 3 vezes, mesmo número do Botafogo, do Bahia, do Figueirense, do Fortaleza, do Náutico, do Paraná, da Ponte Preta e da Portuguesa. 

Os times estrangeiros que nunca caíram da série A

Hoje em dia, são 3 os únicos clubes brasileiros que nunca caíram para a série B. No entanto, vale mencionar que o mais antigo deles é o que começou a disputar a edição de 1959. Já em termos mundiais, há um clube que começou a disputar a divisão principal em 1905. Acredita?

Veja os times brasileiros que nunca caíram da série A
Foto: (reprodução/internet)

O Aberdeen, da Escócia, nunca caiu para a série B desde 1905, o que o torna uma lenda do futebol internacional. Antes dele, há clubes que também conseguiram essa façanha, como Celtic (Escócia). O Cliftonville, o Glentoran e o Linfield são da Irlanda do Norte e nunca caíram.

Na América do Sul, Peñarol e Nacional do Uruguai se mantém na Série A do uruguaio desde 1900 e 1901. Depois, vem o Guaraní e o Olímpia, ambos do Paraguai, que estão na divisão de elite desde 1906. O Internazionale, da Itália, nunca caiu e isso vem desde 1909.

Os grandes times estrangeiros que nunca caíram da série A

Acima a gente citou uma curiosidade a partir de um fato histórico, considerando os clubes mais antigos em seus países. Agora, para complementar isso, vamos falar de um fato cultural. Alguns países também possuem times que nunca caíram e você vai conhecer abaixo.

Veja os times brasileiros que nunca caíram da série A
Foto: (reprodução/internet)

Na Argentina, apenas Boca Juniors nunca foi rebaixado. Na Itália, apenas a Internazionale sobreviveu, como falamos no tópico acima. Isso porque a Juventus caiu em 2006 devido a punição por manipulação de resultados.

Em Portugal, os maiores nunca caíram, como Benfica, Porto e Sporting. Na Espanha, Real Madrid, Barcelona e Atlético de Bilbao nunca foram para a série B. E na Alemanha, apenas o Hoffenheim nunca caiu, sendo que disputa desde 2008 a série A da Bundesliga. 

Os times brasileiros que nunca caíram da série A

Assim a gente chega na última parte do texto que é para falar dos 3 grandes clubes brasileiros que nunca caíram para a série inferior do campeonato brasileiro. O curioso é que há polêmicas por trás deles. Mas, de forma oficial, pela CBF, eles são os únicos sobreviventes. 

Veja os times brasileiros que nunca caíram da série A
Foto: (reprodução/internet)

A gente optou por trazer uma ordem que respeitasse o tempo que o clube se mantém na edição principal. Ou seja, quanto antes ele começou a jogar na série A. Assim, a lista começa com o São Paulo. Depois, vem um clube carioca e outro paulista. Veja quais são.

Ah, tem um detalhe que você vai gostar de saber, se a gente tivesse feito a lista antes de 2019, ela teria 4 clubes brasileiros. Porém, como estamos em 2021, saiba que o cruzeiro não entra nela porque ele foi rebaixado em 2019. 

São Paulo

A gente vai começar essa lista dos 3 únicos clubes do Brasil que nunca foram rebaixado para a série B, a segunda divisão, como São Paulo. Isso porque o clube paulista é o mais jovem dele na competição, sendo que estreou em 1967.

Veja os times brasileiros que nunca caíram da série A
Foto: (reprodução/internet)

Desde esse ano, o São Paulo se mantém na elite do futebol nacional e ainda soma 6 títulos, sendo o primeiro em 1977, 10 anos depois de estrear no campeonato brasileiro. O último foi em 2008. O São Paulo ainda tem 6 vices e em 3 vezes ficou na 3ª posição.

Apesar de estarmos falando do Brasileirão, saiba que o fato curioso sobre o São Paulo é que em 1990 ele seria rebaixado. No entanto, o regulamento daquele ano não previa a Divisão Especial. Aí vem a polêmica. Porém, de forma oficial, o tricolor nunca caiu para a série B.

Flamengo

O Flamengo é o único time do Rio de Janeiro que nunca caiu para a segundona do Brasileirão. A primeira participação dele na competição foi em 1964. Com isso, o Rubro-Negro é um dos que mais jogou na séria A do campeonato nacional. 

Veja os times brasileiros que nunca caíram da série A
Foto: (reprodução/internet)

A equipe é uma das mais vencedoras, com 7 troféus de campeão. O primeiro título veio em 1980 e o último é de 2020, em um bicampeonato. O Mengão ainda soma mais 2 vices e outros 3 títulos de 3º lugar na competição mais importante do país. 

Agora, vale lembrar do episódio de 1995, que até hoje traz muitas dúvidas e até mesmo euforia entre os torcedores cariocas. Nesse ano, o clube ficou em último lugar, mas não foi rebaixado. Isso porque havia um regulamento novo naquele ano. 

Santos

O primeiríssimo lugar da lista fica com o Santos, da baixada santista. Isso porque ele é um dos times mais antigos da elite do campeonato brasileiro, já que disputa os jogos desde 1959. Assim sendo, são mais de 40 edições consecutivas na série A.

Veja os times brasileiros que nunca caíram da série A
Foto: (reprodução/internet)

O peixe, como é chamado o Santos Futebol Clube, ainda soma incríveis 8 títulos dessa competição, sendo o primeiro lá em 1961 e o último em 2004. Além disso, é um dos clubes com mais título na competição, ficando atrás apenas do Palmeiras, que tem 10. 

Fora os troféus, ainda soma mais 8 vice-campeonatos e em outras 3 vezes ficou na 3ª posição. Só para terminar o tópico do clube paulista, saiba que em 2008 ele deu um grande susto na sua torcida, ao ficar bem próximo de cair para a série B. Mas, se recuperou.

Rebaixamento à vista? O ano de 2021 pode ser o pior do Santos

E vale dizer uma coisa importante. Se por um lado o Santos já deu um susto nos torcedores em 2008, saiba que não é diferente em 2021. O clube paulista é o que mais corre risco de rebaixamento nessa nova edição. Isso porque o Flamengo está bem acima da tabela.

Veja os times brasileiros que nunca caíram da série A
Foto: (reprodução/internet)

Enquanto isso, o São Paulo fica no meio da tabela, lutando pela fase de classificação para a competição sul-americana. Por outro lado, o clube da baixada está em 15º lugar, sendo que soma 29 pontos. Já o Juventude é o primeiro da zona de rebaixamento, com 28 pontos.

Isso quer dizer que apenas 1 ponto separa os clubes. No meio deles ainda tem o Bahia, que também possui 28 pontos. Outro clube que pode atrapalhar o Santos é o Sport, que tem 27 e o Grêmio, que está com 26. Até aqui, eles jogaram na média 26 jogos e ainda faltam 14 partidas.

O maior campeão brasileiro

Curiosamente, apesar de Santos, Flamengo e São Paulo nunca terem sido rebaixados, saiba que nenhum deles é o maior campeão do país. Como já falamos, o Palmeiras é deca campeão, sendo que venceu em 10 edições. Apesar disso, o Verdão já caiu para a Série B por duas vezes.

Depois do Palmeiras, na ordem de títulos, vem o Santos com 8, o Corinthians tem 7 e já caiu uma vez para a Série B, além do Flamengo, que também possui 7 títulos do campeonato brasileiro. Depois vem o São Paulo com 6 títulos e o Cruzeiro, que possui 4.