Você sabe como que é feita a divisão entre as lutas do UFC? Há algum tempo, chegou-se a cogitar que ela seria por tipo de luta, como boxe ou judô ou muay thai. Mas o que ficou definido é que as lutas seriam divididas por categorias, baseada nos pesos dos atletas.
Assim sendo, a cada nova temporada os organizadores tentam reajustar essas categorias para encontrar um ponto de equilíbrio nela. Por enquanto, são 8 categorias para os homens e 4 para as mulheres. E dá para lutar em várias categorias, mesmo não sendo comum.
Confira alguns dos tópicos que abordaremos a seguir:
- O UFC masculino
- Peso Mosca (até 57 Kg)
- Peso Galo (de 57 Kg a 61 Kg)
- Peso Pena (de 62 Kg a 66 Kg)
- Peso Leve (de 67 Kg a 70 Kg)
- Peso Meio-Médio (de 71 Kg a 77 Kg)
- Peso Médio (de 78 Kg a 84 Kg)
- Peso Meio-Pesado (de 85 Kg a 93 Kg)
- Peso Pesado (de 94 Kg a 120 Kg)
- O UFC feminino
- Peso Palha (até 52 Kg)
- Peso Mosca (até 56 Kg)
- Peso Galo (de 53 Kg até 61 Kg)
- Peso Pena (de 62 Kg até 66 Kg)
- Os melhores de todas as categorias
O UFC masculino
O UFC masculino é um dos esportes mais assistidos no mundo todo. Sendo que o primeiro evento que existiu aconteceu em Denver, no Colorado, Estados Unidos. Atualmente, a maioria das lutas continua sendo em solo americano, só que também tem eventos em outros lugares.
Os competidores podem praticar diferentes tipos de lutas, como boxe, muay thai, karatê, tae-kwon-do, judô, jiu-jitsu, entre outras. Entre as regras básicas, a gente tem o fato de que acontecem 3 assaltos de 5 minutos cada. E não vale dar golpes baixos.
Outra regra tem a ver com as divisões das categorias, que é feita por pesos. Assim sendo, a mais conhecida e vibrante é a peso pesado. Mas o UFC ainda possui mais 8 delas, como vamos mencionar abaixo. Continue lendo para descobrir e saiba também sobre os atuais campeões.
Peso Mosca (até 57 Kg)
O principal nome do Peso Mosca no mundo do UFC é do americano Demetrious Johnson. Ele já defendeu o cinturão 9 vezes e até aqui se tornou imbatível. Logo, ele é o único e o primeiro campeão dessa categoria. Ou seja, foi o que melhor se adaptou a ela.
Uma curiosidade é que não é uma das categorias que tem mais nocaute em lutas. Sendo assim, a maioria dos assaltos acontecem de forma ágil e contínua, sendo que no fim a decisão final acaba vindo dos juízes ou por finalização. Hoje, Deveson Figueiredo, do Brasil, é o dono do cinturão.
Peso Galo (de 57 Kg a 61 Kg)
Agora temos uma categoria que também tem nome de melhor representante da atualidade: Dominick Cruz, um norte-americano. Ele foi o primeiro campeão dela, mas perdeu o cinturão por ter se lesionado e ficado longe dos ringues do UFC por mais de 2 anos.
Por isso, o brasileiro Renan Barão acabou se tornando o campeão da vez. Só que ele também perdeu o cinturão para TJ Dillashaw, outro norte-americano. Nesse meio tempo, Cruz se recuperou da lesão, voltou a lutar e conseguiu, de novo, o cinturão. Atualmente, o cinturão está com Petr Yan.
Peso Pena (de 62 Kg a 66 Kg)
José Aldo, que é um brasileiro, é o principal nome dessa categoria do UFC. Ele chegou a defender o cinturão por 7 vezes até ser derrotado por Conor McGregor, da Irlanda. A luta foi marcante e rápida. Mas McGregor trocou de categoria e Aldo voltou a ser o campeão.
Uma curiosidade interessante é que essa é uma das categorias preferidas de quem está assistindo. Isso porque são lutas mais longas e que exigem muita técnica dos lutadores. Sendo assim, sempre há muitos golpes e uma grande chance de nocaute.
Peso Leve (de 67 Kg a 70 Kg)
A próxima das categorias é a do Peso Leve, que ficou conhecida após a chegada do Conor McGregor, que estava no Peso Pena. Aliás, há 3 nomes de lutadores que conseguiram segurar o cinturão por 3 defesas: B. J. Penn, Frank Edgar e Ben Henderson – todos americanos.
Depois, Anthony Pettis (americano), Rafael dos Anjos (brasileiro) e Eddie Alvarez (americano) aparecem na lista de campeões. Já Conor prometeu fazer as lutas serem ainda mais emocionantes. Por enquanto, só norte-americanos entre os melhores do Peso Leve, né.
Peso Meio-Médio (de 71 Kg a 77 Kg)
Essa é uma categoria interessante porque desde a saída um nome de peso, literalmente, pouca gente conseguiu chegar perto. O nome dele é Georges St. Pierre, do Canadá. Ele defendeu o cinturão por 9 vezes e a última vitória foi sobre Johny Hendricks (americano).
Após isso, ele se aposentou. Sem Pierre no ringue de 8 lados, outros lutadores conseguiram o cinturão, porém, nenhum com tanto sucesso. Atualmente, quem defende o cinturão é Kamaru Usman (americano), que diz que não vai “largar o osso” tão cedo.
Peso Médio (de 78 Kg a 84 Kg)
Agora chegamos à divisão mais famosa do UFC. O motivo é que um só: Anderson Silva, um brasileiro conhecido por ser um “spider” dentro do octógono. Por muitos, ele foi considerado o melhor lutador de MMA de todos os tempos. Para outros, isso é exagero.
O fato é que após a lesão, o mundo viu outros vencedores nessa categoria. O combate da lesão foi marcante e aconteceu contra o americano Chris Weidman. Depois, o cinturão passou para Luke Rockhold (americano). Atualmente, está com Israel Adesanya (Nigéria).
Peso Meio-Pesado (de 85 Kg a 93 Kg)
O primeiro campeão da categoria foi o norte-americano Ken Shamrock em 1997. Depois, ainda viria a aparecer outros grandes nomes como do brasileiro Vitor Belfort e do americano Jon Jones. Jones, inclusive, defendeu o cinturão por 8 vezes, tornando um bom nome no UFC.
Atualmente, o nome de quem está com o cinturão é Stipe Miocic. Ele é um croata/norte-americano que trabalha como bombeiro em Ohio. Curiosamente, ele também jogou basebol e futebol americano, além de ser competidor de wrestling.
Peso Pesado (de 94 Kg a 120 Kg)
Essa é uma categoria que já foi famosa e hoje não tem tanto brilho assim. Também está na lista de categorias onde os combates não chegam até o fim, na maioria das vezes. Os atletas são bem fortes e com poucos golpes dá para vencer um round ou um assalto.
O atual campeão é o Jan Blachowicz da Polônia. Só que ainda há na disputa um monte de outros nomes famosos, como do brasileiro Fabrício Werdum e do mexicano/norte-americano Caín Velásquez.
O UFC feminino
As mulheres têm chamado cada vez mais a atenção no octógono do UFC. No entanto, há um nome que se destaca mais por considerar uma vencedora de várias categorias: Amanda Nunes, que é brasileira e se tornou uma celebridade maior do que da americana Ronda Rousey.
Outra curiosidade sobre o UFC feminino é que só existem 4 categorias disponíveis, sendo que a Amanda está dominando 2 delas. A outras também possuem donas, que são difíceis de tirar do trono, sendo uma russa e uma chinesa, o que é bem inusitado para lutas de MMA.
Peso Palha (até 52 Kg)
A categoria menos conhecida do UFC é a Peso Palha, que considera as atletas com menos peso. Curiosamente, Rousey chegou a lutar por essa categoria algumas vezes. Atualmente, só há algumas campeãs. A primeira foi a americana Carla Esparza.
Mas depois veio a polonesa Joanna Jedrzejcyk, que defendeu o título várias vezes. Porém, atualmente, a grande campeã é a chinesa Zhang Weili. Ao todo ela tem incríveis 20 vitórias em 21 lutas disputadas no UFC. A única derrota foi na 1ª luta, que aconteceu em 2013.
Peso Mosca (até 56 Kg)
Um pouco acima dos 52 Kgs, a gente tem o Peso Mosca Feminino, que é um título inaugural entregue a Nicco Montaño (norte-americana), que venceu Roxanne Modafferi (norte-ameriacna). Atualmente, o título pertence a russa Valentina Shevchenko.
Ela tem um histórico breve pelo boxe, onde venceu 2 lutas de 2 disputadas e pelo kickboxing, no qual venceu 56 das 58 lutas que disputou. Já no MMA, ela tem 20 vitórias em 23 lutas. Nas últimas lutas venceu uma brasileira, uma norte-americana, além da polonesa Joanna.
Peso Galo (de 53 Kg até 61 Kg)
Foi em 2013 que aconteceu a primeira luta envolvendo mulheres pelo UFC. O combate aconteceu entre Ronda Rousey e Liz Carmouche. Ambas americanas. O público gostou e a categoria se tornou um sucesso. Rousey perdeu para Holly Holm (México), porém.
Já Holm perdeu para a Miesha Tate, outra americana. Mas, após isso, só deu Amanda Nunes, a brasileira que venceu Miesha. Uma curiosidade é que Nunes é uma das poucas atletas lésbicas de lutas de MMA assumida.
Peso Pena (de 62 Kg até 66 Kg)
Como sabemos, essa categoria tem a Nunes como principal nome. A próxima luta da Amanda é contra uma australiana, chamada Megan Anderson. A última luta dela foi uma vitória sobre a canadense Felícia Spencer, que terminou por decisão unânime.
Uma curiosidade é que Amanda Nunes não perde uma luta desde 2014, quando foi derrotada para a norte-americana Cat Zingano por nocaute técnico. Mas, no ano seguinte, voltou a vencer, quando encarou outra norte-americana, a Shayna Baszler.
Os melhores de todas as categorias
A UFC tem um ranking também que traz, através de pontuações, os melhores lutadores da atualidade, considerando todas as categorias. Sendo assim, o top rank feminino parece não haver dúvidas: Amanda Nunes, seguida de Valentina Shevchenko e Weili Zhang.
Do lado masculino, a gente tem no topo o Khabib Nurmagomedov (russo), que é o atual campeão do peso-leve. Depois vem Jon Jones, Israel Adesanya, Stipe Miocic, Kamaru Usman e Alexander Volkanovski (australiano campeão do peso pena).