A trajetória do Palmeiras na Libertadores 2020

O Palmeiras, depois de longos anos na fila de espera, conseguiu voltar a vencer a Libertadores. O alviverde bateu o Santos em partida difícil no Maracanã, marcada por polêmicas, mas que acabou com a vitória do time comandado por Abel Ferreira.

ANÚNCIO

O time paulista conquistou o título no último sábado (30), se tornando bicampeão do torneio. No entanto, se engana quem acha que a trajetória até o título palmeirense foi fácil, principalmente na semifinal da Libertadores, onde enfrentou o River Plate, uma das equipes mais poderosas do continente.

A trajetória do Palmeiras na Libertadores 2020
Foto: (reprodução/noticiasfutebol.com.br)

Fase de grupos tranquila para o Palmeiras

O Palmeiras passou sem sustos pela fase de grupos do torneio. O time teve uma das melhores campanhas da competição, conseguindo terminar em primeiro lugar do grupo, contando com um retrospecto de 5 vitórias e apenas 1 empate. O Porco seguiu invicto para a próxima fase.

A trajetória do Palmeiras na Libertadores 2020
Foto: (Miguel Schincariol/AFP)

O único jogo que não conseguiu vencer foi contra o Guarani – PAR, fora de casa, onde empatou por 0 x 0. Com a boa campanha na fase de grupos, o time conseguiu contar com a vantagem de sempre decidir os jogos do mata-mata em casa, no Allianz Parque.

ANÚNCIO

A única exceção seria o jogo final, que iria ser disputado em jogo único, no Maracanã. O time paulista fez boas campanhas nas últimas edições da Libertadores, porém, por estar batendo na trave quase sempre, certa apreensão foi criada para a fase eliminatória do torneio.

Oitavas de final tranquila

Apesar das eliminações recentes, o Palmeiras chegou confiante para a próxima fase do torneio. Principalmente se levarmos em consideração que o adversário da vez era o Delfín – ECU, equipe sem muita tradição na maior competição da América do Sul.

A trajetória do Palmeiras na Libertadores 2020
Foto: (Reuters)

Mesmo jogando fora de casa, o Palmeiras conseguiu vencer o jogo por 3 a 1, com gols de Zé Rafael, Gabriel Menino e Rony, um dos destaques do torneio. O gol do time da casa na verdade foi contra do palmeirense Ramires, que ainda fazia parte do plantel da equipe.

ANÚNCIO

Já o jogo de volta, no Allianz Parque, foi um atropelo do Palmeiras. O alviverde venceu o jogo por 5 a 0, com grande atuação de Gabriel Veron, que deixou duas vezes a marca dele. Apesar da vida fácil nas oitavas, o próximo jogo ia exigir mais do elenco palmeirense.

Alerta ligado nas quartas de final

O adversário das quartas de final foi o Libertad – PAR, equipe de muita tradição e que sempre conta com um elenco competitivo. O primeiro jogo foi na casa dos paraguaios, e a equipe paulista penou para conseguir sair com um empate de lá.

A trajetória do Palmeiras na Libertadores 2020
Foto: (AFP)

A partida terminou em 1 a 1, com o Palmeiras levando a vantagem do empate para o jogo de volta. No entanto, jogando em casa, a história foi diferente. O Verdão não teve maiores dificuldades e conseguiu impor seu ritmo de jogo no Allianz Parque.

O duelo terminou de 3 a 0 para o time da casa, que passou de fase com a moral elevada por eliminar um dos grandes da competição. Porém, mal sabia o Palmeiras que o próximo adversário seria o mais difícil em todo o torneio.

Semifinal eletrizante contra o River Plate

A semifinal da Libertadores foi contra o River Plate, uma das equipes mais poderosas da América do Sul. O time paulista teria um grande desafio pela frente, mas o jogo de ida do Palmeiras, na casa dos argentinos, contou com um resultado inesperado até para o mais otimista dos torcedores.

O Palmeiras venceu o River por 3 a 0, jogando na Argentina. O resultado praticamente garantia o alviverde na final, mas o jogo de volta também reservava algumas surpresas para o torcedor palmeirense. Os argentinos vieram para cima do Verdão com tudo.

O River fez uma exibição de gala, vencendo o jogo por 2 a 0, mas não conseguiu fazer o terceiro para forçar uma prorrogação contra os paulistas. Depois de uma partida acirrada, o Palmeiras estava conseguindo voltar a disputar uma final de Libertadores.

Consagração no Maracanã

O último jogo do Palmeiras na competição foi contra o Santos, um de seus maiores rivais em São Paulo. O clássico aconteceu no Maracanã, e contou com a polêmica expulsão de Cuca da partida, depois de tentar atrapalhar a cobrança rápida de lateral do alviverde.

A trajetória do Palmeiras na Libertadores 2020
Foto: (reprodução/CONMEBOL)

Com a expulsão do treinador, mesmo que no fim do jogo, o Santos ficou perdido em campo. O Palmeiras não deixou a oportunidade escapar, e após cruzamento preciso de Rony, Breno Lopes, que havia saído do banco, marcou de cabeça para o Verdão.

O gol heroico foi marcado nos acréscimos da partida, não dando tempo para o Peixe se organizar para tentar atacar o rival. Com o resultado, o Palmeiras voltou a conquistar a Libertadores, 21 anos depois de seu último título da competição.