A seleção brasileira tem praticado bons jogos nas Eliminatórias para a Copa do Mundo. É um cartel de jogos ganhos e uma invencibilidade incrível. Mas, em termos de finanças, você sabe qual é o jogador brasileiro que mais vale no mundo. Fomos descobrir.
Os dados apresentados abaixo foram apresentados em vários estudos feitos ao longo do ano de 2021. Por exemplo, um do Centro Internacional do Estudo do Esporte. Portanto, trata-se de uma média entre as pesquisas e os valores podem se alterar em cada novo dia. Confira quem são os 15 jogadores brasileiros.
15 – Malcom (40 milhões de euros)
Se você conhece o Corinthians, com certeza, já ouviu falar do Malcom. Foi lá que ele começou a sua carreira no futebol, atuando na juventude, entre 2008 e 2014. Se profissionalizou e alguns meses depois já estava no Bordeaux, da França.
Em seguida, passou pelo Barcelona até ser comprado pelo Zenit. O Malcom também é conhecido por ter vencido o ouro de Tóquio, já que é um canhoto de apenas 24 anos. Foi para o Zenit em 2019 pelo valor de 40 milhões de euros e mais 5 milhões em variáveis.
14 – Diego Carlos (49 milhões de euros)
De todos os nomes aqui, talvez esse seja um dos menos conhecidos pelo povo brasileiro. Mas, o zagueiro Diego Carlos tem destaque no Sevilla, da Espanha. Atualmente, ele tem 28 anos e está no seu melhor momento da carreira.
Começou no interior de São Paulo, até se profissionalizar no Desportivo Brasil. Mas, foi por empréstimo para grandes clubes, como São Paulo, Paulista e aí partiu para Portugal, onde jogou até mesmo pelo Porto B. Foi anunciado no Sevilla em 2019 pelo valor milionário de 49 milhões de euros.
13 – Roberto Firmino (50 milhões de euros)
Agora temos um nome bem mais conhecido aqui. De Alagoas, Firmino é o principal atacante do Liverpool na atualidade. O camisa 9 começou lá atrás em 2005 jogando pelo CRB. Depois, passou pelo Figueirense e aí foi para o exterior, jogar na Alemanha.
O sucesso veio em 2015 quando o Liverpool se interessou pelo atleta brasileiro e anunciou uma compra de 41 milhões de euros. Essa foi a segunda contratação mais cara da história do clube. Naquele ano, foi artilheiro e líder de assistências da Premier League.
12 – Marquinhos (57,9 milhões de euros)
Outro nome conhecido é o do zagueiro Marquinhos. Ele foi campeão com o Brasil nos Jogos do Rio, em 2016. O Marquinhos é conhecido entre os corintianos, já que foi formado na base do clube paulista. Depois, partiu para Roma e logo foi contratado pelo PSG.
Aliás, está no PSG há bastante tempo, desde 2013. A apresentação oficial dele foi em julho daquele ano, em um contrato de 5 anos, que acabou sendo renovado. O valor da transação, naquela época, foi de 31,4 milhões de euros. Em 2020, ele se tornou capitão do PSG.
11 – Alisson (59 milhões de euros)
O goleiro de 28 anos é outro astro do Brasil que faz sucesso na Europa. Antes, porém, começou no Internacional, de Porto Alegre. Jogou por lá entre 2006 e 2016 até que foi contratado pelo Roma, da Itália. Hoje, está no Liverpool.
O camisa número 1 já recebeu o troféu Samba de Ouro, que é para o melhor jogador brasileiro que atua na Europa. Além disso, foi considerado o melhor goleiro da Copa América, da UEFA, do Mundo, etc. Chegou na Inglaterra após o fim da Copa do Mundo de 2018.
10 – Ederson (61 milhões de euros)
Vamos começar a parte do top 10 com mais um goleiro brasileiro, o Ederson. Ele é um brasileiro com cidadania portuguesa, sendo que fez a maior parte da sua história em Portugal. Começou no São Paulo, durante a base, mas ainda na juventude foi para o Benfica.
A sua melhor história dentro dos gramados começou a ser contada no próprio Benfica, em 2015, após ele ganhar experiência em clubes de menores expressões. Hoje, defende o Manchester City, da Inglaterra. O contrato se iniciou em 2017 no valor de 61 milhões de euros.
9 – Casemiro (70 milhões de euros)
Para quem nasceu na década de 1990, o Casemiro cresceu rápido demais. Atualmente, ele tem 29 anos e é um verdadeiro capitão por onde passa. Atua como volante com ótima participação no ataque. Começou lá no São Paulo e logo foi para o Real Madrid, como talento.
Depois, foi emprestado ao Porto e hoje está no Real, de novo. A ida definitiva para o Real foi em 2013, onde assinou um vínculo de 4 temporadas. Naquela época, o valor do negócio não foi divulgado ao público. Entre 2014 e 2015 foi emprestado ao Porto. E em 2015 voltou ao Real.
8 – Arthur (75,8 milhões de euros)
O Arthur foi um dos jogadores que mais impressionam por estar aqui. Não que ele não seja um ótimo jogador de futebol. No entanto, o meio-campista é daquele tipo que pouco aparece na mídia, exceto quando é para falar dos valores estratosféricos de suas contratações.
Tudo começou no Goiás, depois ele foi para o Grêmio e lá ficou por longa data até se profissionalizar. Aí partiu direto para o Barcelona, amigos. E ficou lá por duas temporadas até que fosse negociado com a Juventus. Nesse último caso, criou um contrato de 5 anos.
7 – Rodrygo (77,7 milhões de euros)
No top 7 dos jogadores mais caros do Brasil vem o Rodrygo. É um jovem de apenas 20 anos e que fez a cabeça do Real Madrid bem cedo. O curioso é que o talento santista, que começou na base do time da baixada passou antes pelo Real Madrid Castilla.
Mas, em 2019 não teve jeito, o time catalão viu a joia rara que tinha e contratou definitivamente o atacante ambidestro de Osasco. Hoje, ele é apelidado como Rayo. Na época, a contratação foi anunciada por 45 milhões de euros.
6 – Fabinho (83,6 milhões de euros)
Aqui mais um jogador brasileiro que impressiona por estar na lista. O Fabinho tem 27 anos e é um volante, que atua como zagueiro e lateral-direito também. No Brasil, começou no Paulínia, passou pelo Fluminense e foi para Portugal.
Emprestado, jogou na Europa, como no Real Madrid e no Mônaco. Em 2018 se tornou jogador do Liverpool, onde permanece até hoje. A contratação foi anunciada pelo clube inglês por 45 milhões de euros, o que tornou o jogador muito visado no mundo todo.
5 – Vinicius Júnior (84,5 milhões de euros)
Em algum momento desse texto você sabia que a gente falaria dele, né? O jovem de 21 anos é um dos atletas brasileiros que mais representam o país. Ele é de São Gonçalo, no Rio e bem cedo foi jogar no Real Madrid. A base veio do Flamengo.
Ele tem participação na seleção desde os 15 anos. A contratação pelo Real foi em setembro de 2018, por 84,5 milhões de euros, quando ele fez a sua estreia em jogo oficial. Também passou pelo Castilla antes, que é uma filial do Real Madrid. Pelos colegas de equipe, ele é chamado de “Fenômeno”.
4 – Richarlison (104 milhões de euros)
O Richarlison é outro nome curioso aqui. Ele é conhecido mais atualmente porque foi convocado para a seleção brasileira diversas vezes. Ainda que no começo, nem todo mundo aceitava isso, hoje ele é uma referência no ataque do Brasil.
Venceu os jogos de Tóquio. O que pouca gente sabe é que ele começou no Espírito Santo e se profissionalizou pelo América Mineiro. Depois, passou pelo Fluminense e foi vendido ao Watford. De lá é que ganhou a cena até que foi contratado pelo Everton.
3 – Gabriel Jesus (115,6 milhões de euros)
E o top 3 dos jogadores mais caros do Brasil você conhece. O primeiro nome é do menino Jesus. O Gabriel Jesus é o número 9 do Manchester City. Atacante nato, ele se profissionalizou no Palmeiras e foi vendido à Inglaterra em 2017.
Também foi campeão do Brasil nos Jogos do Rio. A venda para o City foi na temporada de 2016/2017 e o contrato vale 27 milhões de libras. Estreou apenas em 2017. Atualmente, além de jogador, ele participa de vários vídeos musicais no Youtube.
2 – Philippe Coutinho (160 milhões de euros)
O Coutinho já é um nome batido entre os brasileiros. Ele quebrou vários recordes em termos de finanças. É outro que saiu do Rio de Janeiro para se tornar o Pequeno Mágico ou o Pequeno Príncipe. Atualmente, ele vete a 14 do Barcelona, na Espanha.
Começou lá no Vasco da Gama, passou pela Inter de Milão e chegou ao Liverpool em 2013. Em 5 temporadas fez o maior sucesso da sua carreira. Depois, foi vendido ao Barcelona e para a nova temporada está emprestado ao Bayern de Munique.
1 – Neymar (222 milhões de euros)
Não há muito o que falar do Neymar, né? Prata nos Jogos de Londres e ouro nos Jogos do Rio. Ele começou a carreira no interior de São Paulo, na baixada e fez do Santos o seu primeiro passo para a profissionalização.
Depois, foi para o Barcelona e hoje está no PSG. Chegou ao clube francês em 2017, sendo que o PSG aceitou pagar a multa rescisória de 222 milhões de euros pelo atacante. E isso fez dele o jogador mais caro de todos os tempos no futebol.
Outros jogadores valiosos do Brasil
A lista poderia estar bem mais extensa. Por exemplo, com os seguintes nomes: Alex Sandro (27 milhões de euros), David Neres (28 milhões de euros), Éder Militão (29 milhões de euros), Douglas Costa (30 milhões de euros) e Matheus Cunha (32 milhões de euros).
Sem contar que há uma novidade. Há um jogador que está no Brasil, ainda, e que também já foi considerado com um valor de mercado bem alto, é o Gabriel Veron (25 milhões de euros), que é um atacante de apenas 18 anos e uma das joias brasileiras a ser lapidadas.