Rúgbi – conheça o esporte coletivo mais violento do mundo

As lutas livres, como MMA, sempre aparecem como esporte mais violento do mundo. No entanto, quando o assunto é sobre coletividade, outras modalidades podem surpreender, já que nem sempre parecem ser tão agressivas assim. Mas, elas são!

ANÚNCIO

Apesar de mencionarmos vários esportes violentos, o foco desse artigo está em falar do rúgbi, que não é comum para todo mundo, apesar de ter a sua fama em vários países. Em uma partida de rúgbi, sangue e pancada é bem mais natural do que você pode imaginar.

Rúgbi – conheça o esporte coletivo mais violento do mundo
Foto: (reprodução/internet)

Os esportes mais violentos do mundo

Para começar a conversa de modo leve, a gente vai mencionar aqui quais são os esportes considerados mais violentos no mundo todo. O rúgbi é um deles e você já sabe disso. Porém, há outros que também entram no top 5 dos mais agressivos do planeta.

Rúgbi – conheça o esporte coletivo mais violento do mundo
Foto: (reprodução/internet)

O futebol americano é uma das modalidades. Isso porque a defesa impede o ataque de avançar de um modo: derrubando o adversário. Tem o hóquei no gelo também, que mistura velocidade sobe patins com uma marcação muito pesada.

ANÚNCIO

Ah, e tem outro esporte aquático que entra na lista das modalidades esportivas mais violentas da atualidade: o polo aquático. É isso mesmo e tem uma explicação: esse esporte é uma versão do rúgbi na água, onde é possível agarrões, empurrões, cotoveladas, etc.

O futebol irlandês

E para terminar a nossa lista de esportes violentos, o que vai surpreender você ainda mais: o futebol. Ué, como assim o futebol é um esporte agressivo? E olha que nem estamos falando sobre lesões que acontecem “naturalmente”, viu. 

O fato é que estamos mencionando aqui o futebol irlandês, que é aquele que mistura o futebol com o rúgbi. Ou seja, o rúgbi sempre é uma versão violenta do esporte, né. Bom, esse futebol gaélico, como também é chamado, permite socos e chutes na bola.

ANÚNCIO

Além do mais, são 15 jogadores de cada lado, o que faz com que o contato físico seja praticamente inevitável. E sobre as regras, bom, elas são um pouco leves demais, permitindo que sangue, machucados e cenas fortes acontecem em cada partida. 

O que é o rúgbi 

Vamos a pergunta inicial que você pode estar procurando: o que é o rúgbi? Ele é um esporte que tem uma bola e é coletivo. A bola é oval e os jogadores conduzem ela até o campo adversário. O que acontece é que os adversários podem impedir isso com a força física.

Rúgbi – conheça o esporte coletivo mais violento do mundo
Foto: (reprodução/internet)

Assim, temos o contato físico, que gera a possível “violência” do esporte. Bom, o gol é em formato de H, sendo uma trave sem goleiros e alta. O objetivo é fazer o “try”, que nada mais é do que passar com a bola através da linha de fundo e encostar a bola ao chão. 

Também dá para pontuar de outras formas. No geral, é um dos esportes que mais exigem força física, habilidades, agilidade e, portanto, muita estratégia para formar equipes e vencer partidas. Os jogadores devem usar vários tipos de protetores e coletes. 

Quando surgiu o rúgbi

O nascimento do rúgbi ao que se tem conhecimento vem de 1823 na Inglaterra. Em 1981 chegou ao Brasil e desde então tem tido versões diferentes, como a dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, que vamos mencionar mais no fim do texto. 

Ainda falando da origem, acredita-se que gregos e romanos já faziam um jogo muito próximo do rúgbi, só que usavam esferas. O responsável por introduzir regras e o nome ao esporte é o inglês William Webb Ellis. Ele, na verdade, é quem ditou o esporte em letras.

O que o William fez foi adaptar regras que eram orais e passadas de escola em escola. E também foi ele que mudou o sentido do jogo, quando começou a correr com a bola nas mãos ao invés de ficar apenas chutando, como acontecia no futebol.

As regras mais conhecidas do rúgbi

Como sabemos, as regras se adaptaram ao longo do tempo. Hoje, a gente tem uma espécie de padrão, mas que também pode sofrer alterações dependendo do campeonato ou do país. No modo geral, a gente tem um esporte que segue essas seguintes diretrizes. 

Rúgbi – conheça o esporte coletivo mais violento do mundo
Foto: (reprodução/internet)

O jogo acontece em um campo de 100 metros por 70 metros. O jogo dura duas etapas. Os passes de bola são feitos para o lado ou para trás e com as mãos. Para frente, apenas com os pés. Só se pode derrubar o jogador com a bola, se não é falta. 

O início da partida e todo reinício acontece a partir do chute na bola, que é dado no centro do campo. O ponto mais comum de ser feito é o try, passando a linha H, que é o gol adversário. Já o drop goal vale 3 pontos e nada mais é do que chutar a bola por cima do travessão.

O rúgbi é igual ao futebol americano

Esse tópico é bem interessante porque muita gente confunde o rúgbi com o futebol americano. Só que na verdade são esportes bem diferentes. O futebol americano surgiu depois do rúgbi e seguiu padrões parecidos no começo.

Hoje, ele tem as próprias regras. Além disso, há outras diferenças. Por exemplo, no futebol americano, a bola pesa apenas 200 gramas enquanto que no rúgbi ela pode passar dos 400 gramas. Já quanto aos pontos, eles são bem parecidos, só que com nomes diferentes.

O try do rúgbi é o mesmo que o touchdown do futebol americano. Ah, e tem a principal diferença entre todas: no futebol americano dá para passar a bola para a frente usando as mãos e não apenas com os pés/chute. Portanto, são esportes parecidos, mas diferentes.

A maior agressão da história do rúgbi

Um ponto que vale a pena ser falado aqui é sobre a suspensão por 99 anos de um jogador de rúgbi. O fato aconteceu em 2016 e marcou o mundo dos esportes. Adivinhe só: o rúgbi de novo entrou na pauta de esporte violento por esse acontecimento. 

Rúgbi – conheça o esporte coletivo mais violento do mundo
Foto: (reprodução/internet)

O curioso é que como vamos falar no decorrer da matéria, apesar de violento, o rúgbi não é visto como um esporte desleal. Assim, ele acaba sendo uma espécie de evolução dos primeiros esportes que surgiram no mundo, que passa pelas lutas de gladiadores, por exemplo. 

Por outro lado, há sim algumas notícias e acontecimentos que mancham de sangue a história do esporte, como essa de 2016, que aconteceu na Argentina. Para quem viu as cenas, aquelas foram algumas das piores imagens da vida. Veja só o que aconteceu.

O jogo entre Pucara e San Albano

A partida foi marcada quando Cipriano Martinez, que era um jogador do Pucara, chutou violentamente a cabeça de um adversário. O lance lhe custou 99 anos de “sentenciamento” do esporte, sendo que ele nunca mais voltará a jogar em uma partida oficial. 

Na época, o próprio clube, o Pucara, soltou uma nota à imprensa dizendo que repudia a atitude do jogador. Veja só o que eles disseram naquela época: “denunciamos a conduta antidesportiva que ocorreu e pedimos desculpas ao jogador lesionado”. 

A volta do rúgbi nos Jogos Olímpicos

Outro fato curioso sobre o rúgbi é que ele voltou aos Jogos Olímpicos após 92 anos de ausência. Assim, o retorno aconteceu nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, sendo que a última havia sido em Paris, no ano de 1924. E mais recente foi em Tóquio, nos Jogos de 2020/2021.

Rúgbi – conheça o esporte coletivo mais violento do mundo
Foto: (reprodução/internet)

Nesse novo processo, o rúgbi se demonstrou um esporte possível mesmo que esteja na lista dos mais violentos. A motivação você sabe: o objetivo é chegar com a bola até o fim do campo adversário e os defensores podem agarrar e derrubar atacantes.

No entanto, quem vai em defesa do esporte diz que ele pode ser tolerável se for supervisionado. Assim, para garantir a segurança regras foram alteradas ao longo do tempo até que ele se tornasse um esporte olímpico novamente.

A versão olímpica do rúgbi

Se você leu com atenção deve ter entendido que o rúgbi foi adaptado para os Jogos Olímpicos para que se tornasse menos violento. Deve modo, a versão usada é a que é chamada de “Rugby Sevens”, que permite que duas equipes tenham 7 atletas em partidas de 14 minutos.

Assim, são dois tempos de jogo. Já a final acontece em dois tempos de 10 minutos. Como essa versão é um pouco diferente, é comum que os jogos de rúgbi aconteçam de modo mais veloz durante os Jogos, como foi no Rio e em Tóquio, no ano de 2021.

O objetivo da partida é o mesmo que você conhece: chegar até o campo adversário ou chutar ao gol, que tem formato de H. Assim, os jogadores avançam passando a bola oval de mão em mão e somente para trás. Os atletas podem chutar a qualquer momento. 

Como conhecer mais do rúgbi

Para terminar o texto, saiba que hoje em dia existem grandes campeonatos mundiais de rúgbi. Um deles já citamos aqui, que é a Olimpíadas. Apesar de ser adaptada, ela mostra muito bem como é o esporte e como ele funciona em termos de coletividade. 

Depois, a gente ainda tem competições como a Copa das Seis Nações, a The Rugby Championship, a Pacific Nations Cup e até mesmo o campeonato sul-americano, que tem países como Argentina, Brasil, Chile, Uruguai, entre outros.