Polo – aprenda as regras e veja curiosidades desse esporte

O polo é um esporte que é originado na Índia e surgiu a partir da inspiração na caça de pequenos roedores. Nesse começo de texto já dá para notar como o esporte é cheio de curiosidades, certo? Ah, ele também já foi esporte olímpico, viu.

ANÚNCIO
Polo – aprenda as regras e veja curiosidades desse esporte
Foto: (reprodução/internet)

Para falar tudo o que é interessante sobre o polo, você pode ler os próximos tópicos. E se você não sabe como ele funciona, tudo bem. Porque também vamos explicar sobre as regras, os gols e tudo mais o que é importante para conhecer esse esporte com cavalos.

A origem do polo

É verdade que ele nasceu a partir da caça a roedores, como ratos, mas especialmente aqueles maiores, como é o caso da capivara de hoje em dia. Naquela época, a caça era feita com bastões e foi exatamente esse o pretexto para criar o esporte. 

Polo – aprenda as regras e veja curiosidades desse esporte
Foto: (reprodução/internet)

Assim, as evidências mais concretas dizem que o esporte foi praticado inicialmente na Ásia, com os cavaleiros chineses e da Ásia central. Isso foi um século antes de Cristo, o famoso 1 a.C. No entanto, como é de se imaginar, o esporte era bastante rudimentar praticado por nobres.

ANÚNCIO

Depois da China e Ásia, o polo chegou no Egito, na Grécia e na Índia como esporte persa. Nesse tempo já haviam campos focados nessa prática. Foi em 1859 que nasceu o primeiro clube de polo, o The Retreat at Slichar, do capitão Robert Stewart, o pai do polo moderno.

A partida de polo

Entre tanto tempo e adaptações, uma partida de polo hoje em dia dura, na média, 90 minutos. Ela conta com 4 jogadores de cada equipe e cada um deles pode ter uma função diferente. Tanto é que os campeonatos que ainda existem são divididos por níveis de experiência. 

Polo – aprenda as regras e veja curiosidades desse esporte
Foto: (reprodução/internet)

É a partir disso que se cria torneios que variam de 2 até 40 gols de handicap. Ah, handicap é o nome dado ao nível de qualidade do jogador. A pontuação vai de menos 1 até mais 10 para cada jogador. Um time 40 quer dizer um time profissional com 4 jogadores top.

ANÚNCIO

O mais comum é que os campeonatos partam de 2 gols e vai até 40 gols, que é o máximo. Para cada falta cobrada, o cronômetro é pausado. Depois, ainda vem os detalhes sobre os equipamentos, tacos e até mesmo as raças dos cavalos, veja nos próximos tópicos. 

Como funciona o jogo de polo

O jogo acontece entre duas equipes, que pode ser duas seleções, por exemplo. Cada uma tem 4 jogadores e vários cavalos. Isso porque é usado um cavalo para cada tempo para cada jogador. Falaremos mais disso no decorrer da matéria.

Polo – aprenda as regras e veja curiosidades desse esporte
Foto: (reprodução/internet)

Bom, o objetivo do jogo de polo é marcar pontos. E isso pode ser feito a partir de golpes dados na bola. Quando a bola atravessa a trave vale um ponto ou gol. Na teoria, são regras bem parecidas com a do futebol inglês, que conhecemos tanto aqui no Brasil. 

Para que o jogo aconteça de forma organizada, as equipes dividem os jogadores entre atacantes, meio campistas e os defensores. Cada jogador usa um número conforme a posição. O campo adequado mede 275 x 180 metros e uma partida é fiscalizada por dois árbitros. 

A mudança de campo

Uma das maiores curiosidades do polo referente a outros esportes coletivos é que ele muda de campo conforme os gols acontecem. É como no vôlei, só que o vôlei acontece por tempo ou por pontuação, certo? No polo isso é a cada gol.

Polo – aprenda as regras e veja curiosidades desse esporte
Foto: (reprodução/internet)

Sim, é isso mesmo: a cada gol que é feito, as equipes mudam de lado no campo e também de baliza. A ideia é uma só: não deixar que alguma das equipes sejam beneficiadas pelas condições climáticas ou do campo de jogo, tornando-o mais neutro possível. 

Inclusive, hoje em dia, o esporte é validado e organizado e até mesmo padronizado pela Federação Internacional de Polo. O Brasil é representado pela Confederação Brasileira de Polo e é uma seleção forte, como veremos abaixo. 

Os equipamentos do polo

Não dá para falar dos equipamentos do polo sem começar pelos tacos, que é a marca registrada do esporte porque é um taco bem diferente de tudo o que você já viu na vida, viu. Na originalidade, eles são feitos com a cana da Índia. Acredita nisso? Mas, tem explicação!

Polo – aprenda as regras e veja curiosidades desse esporte
Foto: (reprodução/internet)

É um tipo de cana especial, que é compactada e bastante flexível. O comprimento também impressiona, já que pode chegar a 54 polegadas. Ou seja, ele é bem comprido. Mas, saiba que ele se adapta à altura do jogador e do cavalo, ok?

Já a bolinha pode ser de madeira ou de polipropileno maciço, que é um tipo de plástico mais rígido. É comum que elas tenham 150 gramas e 24 centímetros de diâmetro. Sobre as raças dos cavalos, a maioria são puro sangue inglês ou cruzas com crioulo, manga-larga, etc. 

O uso dos cavalos no polo

É sempre um tanto quanto controverso ou polêmico falar dos cavalos no uso do polo. No entanto, diferente do que acontece em rodeios, os animais não são maltratados nesse esporte. Ao contrário, eles recebem um tratamento bastante intenso e cuidadoso.

Polo – aprenda as regras e veja curiosidades desse esporte
Foto: (reprodução/internet)

A escolha das raças e das cruzas tem a ver com as características deles, como é o caso da velocidade e da resistência. A partir disso, os argentinos conseguiram “criar” uma raça exclusiva para o esporte, a raça polo, que tem um nome objetivo o bastante.

  • A raça polo argentino é cruzamento das mestiças crioulas com puro sangue
  • As mestiças crioulas são mais fortes, mais resistentes e mais ágeis
  • E as éguas puro sangue são as mais rápidas do mundo

Outro detalhe é que os cavalos participam apenas de 1 tempo por jogo. Ou seja, em um jogo de polo de 4 tempos, são usados 4 cavalos por jogador. Isso também faz com que o polo seja um dos esportes mais caros e menos acessíveis de serem praticados no mundo. 

O polo nos jogos olímpicos

Considerando as Olimpíadas como evento mais importante do mundo esportivo, saiba que o polo já esteve presente em 5 edições e isso aconteceu há bastante tempo. Sendo assim, foi um esporte dos Jogos de 1900, 1908, 1920, 1924 e 1936, sendo a última em Berlim, Alemanha.

Polo – aprenda as regras e veja curiosidades desse esporte
Foto: (reprodução/internet)

Nesses anos todos, apenas o polo masculino aconteceu. Na primeira edição, não haviam seleções e sim equipes mistas. Assim, o jogo foi entre jogadores britânicos, norte-americanos e franceses, além de mexicanos. Em uma mistura, os britânicos-americanos venceram.

Já a partir da outra edição, só deu britânicos. Já os argentinos conseguiram vencer o ouro das edições finais em que o polo esteve presente. Além desses países, a Espanha, a Bélgica e a Hungria também participaram bem dos eventos, chegando as fases finais. 

O polo em outras competições internacionais

Além das Olimpíadas, considere que o primeiro campeonato mundial de polo foi em 1987. Antes disso, porém, já haviam os continentais, como os Jogos Pan-Americanos de 1951, que foi em Buenos Aires, na Argentina, onde os donos da casa venceram. 

Polo – aprenda as regras e veja curiosidades desse esporte
Foto: (reprodução/internet)

Atualmente, como não está mais nos Jogos Olímpicos, o mundial de polo é o evento mais importante dessa modalidade. Apesar de ser um esporte pouco conhecido no Brasil, sabia que nós já vencemos uma edição e foi lá em 1955. Aliás, uma não, várias. Vencemos também em 2001 e 2004. 

  • Além dos 3 ouros, o Brasil também tem pratas;
  • Sendo em 1998, 2008 e 2011;
  • E o país ficou com o bronze na primeira edição, em 1987;
  • E também em 2015, no evento que foi no Chile.

Mas, quem mais venceu foram os argentinos, sendo campeões em 5 situações e, inclusive, na última, que foi em 2017. O próximo evento está marcado para acontecer em 2022, nos Estados Unidos. 

O duelo do século no polo

Como estamos falando sobre competições, considere que o evento mais importante da história do polo foi aquele que ficou conhecido como o duelo do século. Ele foi um jogo entre Inglaterra e Estados Unidos e aconteceu em 1886 pelo Troféu Westchester Club

Polo – aprenda as regras e veja curiosidades desse esporte
Foto: (reprodução/internet)

Agora, quem venceu o torneio? A Alemanha. É isso mesmo. No entanto, ninguém tem muita informação clara sobre esse evento. O que se sabe é que esse foi o primeiro jogo entre as seleções, que viria a ser um duelo em cada nova partida. 

Atualmente, vários estudiosos estão focados em criar filmes, séries e documentários sobre o evento, porém, ainda sofrem com a falta de informação oficial. Ainda assim, foi um jogo que entrou para a história devido a originalidade e o impacto entre as seleções.

O polo equestre

Para terminar o texto e as curiosidades do polo, saiba que ele ficou sendo chamado de polo equestre devido ao sucesso do polo aquático. Obviamente, são esportes diferentes e não apenas porque o segundo é praticado na água, viu.

O polo aquático não tem cavalos e nem mesmo outros animais, além do mais é um esporte coletivo de força, tática e gols. É uma espécie de handebol na água e que tem regras bastante únicas. Hoje, esses são os dois tipos de polos que existem no esporte mundial.