Veja a lista dos esportes mais antigos do mundo

Você já parou para pensar em quais são os esportes mais antigos do mundo? É claro que correr é uma atividade comum ao ser humano. Só que como esporte, a corrida surgiu mais tarde, depois da luta livre, por exemplo. Veja, em ordem, esses esportes.

ANÚNCIO
Veja a lista dos esportes mais antigos do mundo
Foto: (reprodução/internet)

Ah, e leve em conta que estamos nos baseando em contextos históricos e relatos ou comprovações. Por isso, até pode ser que em breve surjam novas provas que coloquem outros esportes nessa listagem de mais antigos do mundo. Afinal, descobertas acontecem todos os dias.

15000 a.C – Luta Livre (França)

As lutas livres devem ter sido o primeiro esporte que existiu no mundo, ainda que não fosse bem um esporte e sim um estado de sobrevivência ou mesmo uma forma cultural de comemorar ou festejar. Isso porque pinturas comprovam o fato.

Veja a lista dos esportes mais antigos do mundo
Foto: (reprodução/internet)

As pinturas de uma caverna em Lascaux, na França, que tem mais de 15 mil anos diz isso através de retratos. Há imagens também na Líbia, na Mongólia, no Japão e outros países. Depois, há até fragmentos de papiro que possuem esses desenhos.

ANÚNCIO

Bom, sem saber a exatidão de quando as lutas livres começaram, o que se sabe é que elas existem há muito tempo e desde então vem passando por mudanças culturais, históricas e nas regras. Recentemente, voltou a ganhar os holofotes da sociedade. 

776 a.C – Corrida (Grécia)

Analisando friamente, também não é incomum acertar que um dos esportes mais antigos do mundo venha a ser a corrida, certo? Afinal, até hoje é considerado um esporte popular e de fácil acesso, ainda que tenha se desenvolvido muito em várias categorias.

Veja a lista dos esportes mais antigos do mundo
Foto: (reprodução/internet)

O fato é que a corrida também é vista como uma forma humana de expressão, ao passo que foi o único esporte incluído na primeira edição dos Jogos Olímpicos, que foi em 776 a. C. Além de antigo, é o primeiro esporte olímpico que existiu.

ANÚNCIO

A corrida de pedestres, que mais tarde foi desenhada em vasos, por exemplo, eram divididas em subtipos. Como o estádio, o diaulo, o dólico e o hoplitódromo. Ou seja, tinha uma corrida simples até mesmo uma corrida com armas. O estádio era a prova mais disputada. 

708 a.C – Lançamento de Dardo (Grécia)

Nas primeiras edições dos jogos olímpicos também tivemos uma modalidade de atletismo que consistia em atirar dardo o mais longe possível. A primeira vez que isso aconteceu de forma oficial foi em 708 a.C. Aliás, nem era tão oficial assim, né. 

Veja a lista dos esportes mais antigos do mundo
Foto: (reprodução/internet)

Curiosamente, o esporte só entrou na lista dos jogos olímpicos em 1906, quando a competição se tornou moderna e de maneira registrada. Lá no começo, as lanças usadas eram mais leves do que as atuais, o que fazia com que era preciso além da força, mas a estratégia.

Aqui vale a curiosidade de considerar que alguns estudiosos não se cansam de dizer que o esporte era vinculado ao pentatlo da antiguidade. Assim, era praticado a distância e com um tiro ao alvo. Além disso, era lançado a partir da ajuda de um ankule, um tipo de tira de couro.

600 a.C – Hóquei (Grécia)

Até pouco tempo atrás não se tinha essa informação. Porém, quando foi encontrada uma imagem datada em 600 a.C descobriu-se que o hóquei é bem mais antigo do que se imaginava. Isso porque era um jogo praticado com stick curvo. 

Veja a lista dos esportes mais antigos do mundo
Foto: (reprodução/internet)

Logo, descobriu-se também que era chamado de Shinty e a primeira vez que o termo hóquei foi usado foi em 1363 por Eduardo III, da Inglaterra. O fato é que império britânico alterou as regras e as características do jogo, dando a ele um ar mais moderno.

A partir da década de 1800, o esporte foi lançado ao mundo, quando se tornou popular em várias partes do Globo Terrestre. No Brasil, ele ainda não é tão conhecido assim, apesar de já haver clubes e times focados nele. É um esporte em ascensão. 

316 d.C – Polo (Império Persa)

Se a gente viu que tem um esporte que se inicia na França e a outra parte, em grande maioria, vem das civilizações gregas, saiba que o império persa, que é da Ásia Central, também tem o seu papel de importância histórico-cultural no assunto dos esportes. 

Veja a lista dos esportes mais antigos do mundo
Foto: (reprodução/internet)

Isso porque os imperadores jogavam polo. Esse era um esporte coletivo jogado a cavalo, como a gente conhece hoje, só que de um modo mais rústico. As equipes tinham que marcar gols a partir de pequenas bolas de madeira. 

Há registros desse esporte que remontam a data de 316 d.C. Só que vale dizer que a versão mais moderna do esporte foi criada na Índia, durante o império britânico, lá por volta de 1833, quando nasceu o primeiro clube de polo do mundo. 

1696 – Natação (Grécia)

A natação é um esporte bem curioso quando o assunto tem a ver com a origem. Isso porque não é tão comum como correr ou andar, porém, existe há bastante tempo. Ela foi praticada primeiro entre os gregos e mais tarde entre os romanos.

Veja a lista dos esportes mais antigos do mundo
Foto: (reprodução/internet)

A sua popularização foi mais lenta do que os outros esportes, ainda assim se tornou organizada na forma de competir. Os primeiros registros são de 1696, quando M. Thevenal descreveu a maneira de nadar parecida com a de uma rã. 

Os primeiros torneios são dó século 19, acontecendo na Austrália. Agora, o que é ainda mais curioso é que o uso de piscinas para a prática da natação se tornou uma realidade apenas em 1930, já que antes disso as competições aconteciam no mar ou em lagos. 

1744 – Críquete (Inglaterra)

A data mais antiga que se tem notícia sobre o críquete é de 1744, lá na Inglaterra. Entre os esportes coletivos, ele é visto como o mais antigo que se tem notícias. Sim, mais do que o futebol, se é isso que você estava pensando. Os jogos de críquete aconteciam em condados.

Veja a lista dos esportes mais antigos do mundo
Foto: (reprodução/internet)

O primeiro clube foi formado ao longo do século e com regras sendo escritas aos poucos. Mas, foi em 1744 que nasceu o Star and Garter, o primeiro clube de críquete da história. Mais tarde, o Marylebone Cricket Clube nasceu em Londres, com novas regras.

Aliás, foram essas novas regras que se tornaram referência para o mundo moderno. É a partir do críquete que se tem um enredo para a criação de outros esportes, como o beisebol, que você conhecerá abaixo. Continue lendo com atenção. 

1845 – Beisebol (Estados Unidos)

Na Inglaterra e na Irlanda, muitos jogos foram criados depois do críquete, mas todos com o mesmo viés do jogo-base. Assim, o conceito era aquele que você conhece: rebater a bola. Já quando chegou em solo norte-americano, o jogo mudou de face. 

Veja a lista dos esportes mais antigos do mundo
Foto: (reprodução/internet)

Assim, em 1845 nasceu o Knickebocker Club, em Nova Iorque, que criou regras para o que viria a ser o beisebol. Depois, as regras foram levadas a estados como Filadélfia e Boston. Porém, até hoje se usa as regras dos nova iorquinos no beisebol e por isso eles são referência.

Em vários artigos históricos da internet, você vai ver que há uma “briga” cultural sobre a origem do beisebol. Isso porque muitas fontes dizem que a palavra foi datada inicialmente em 1700, através do bispo anglicano Thomas Wilson.

Os esportes criados no Brasil

Já chegando ao fim do texto vale mais uma curiosidade, sobre os esportes que foram criados no Brasil. Apesar de a gente não ter tido uma ideia tão grande assim, o que fizemos foi adaptar os esportes que já existiam. Mas, essa é uma prática comum desde a história dos esportes. 

Veja a lista dos esportes mais antigos do mundo
Foto: (reprodução/internet)

Para se ter uma ideia, tem a nossa assinatura de esportes como peteca, futebol de praia, futsal, biribol, futetênis, futevôlei. Já quando o assunto tem a ver com as lutas, a gente também tem destaque, como com a capoeira, que vem dos povos mais antigos que estiveram aqui.

Depois, a gente ainda inventou o Vale Tudo e o Jiu Jitsu Brasileiro. Apesar dessas nossas criações, atualmente, os esportes mais tradicionais entre os brasileiros são: futebol, basquete, vôlei, handebol, automobilismo, judô e tênis.

E o futebol?

O futebol tem uma história engraçada porque hoje se fala muito em futebol moderno ou futebol inglês. No entanto, se a gente considerar a origem do esporte dá para considerar que ele é bem mais antigo do que isso, viu. E você vai conhecer agora!

Veja a lista dos esportes mais antigos do mundo
Foto: (reprodução/internet)

Isso porque lá por volta de 3.000 a.C. os chineses antigos chutavam a cabeça dos soldados inimigos mortos como forma de marcar gols. Haviam equipes formadas por 8 jogadores e que tinham que levar as cabeças para dentro de estacas, os gols.

Obviamente, o futebol se manteve em alguma parte igual a isso. Mas, devido ao enredo macabro poucos historiadores se atrevem a lançar a origem do futebol como um dos esportes mais antigos do mundo. De todo modo, agora você conhece um pouco da história. 

O esporte mais novo do mundo

Você sabia que a cada ano vários esportes surgem? É claro que nem todos se transformam em esporte tradicionais ou olímpicos, por exemplo. Porém, essa obstinação do ser humano por criar coisas novas é muito interessante de ser notada até mesmo no esporte.

Por exemplo, você já ouviu falar sobre Earthing? Esse é um esporte que surgiu em 2021 e tem assinatura de Mark Aaron Saus. Ele combina natação e corrida, sendo que não é um biatlo, que é prova de resistência, mas sim uma prova de velocidade e potência.