Modalidades esportivas para o verão – Conheça as melhores

Realizar exercícios físicos no verão é uma das atividades mais comuns entre o povo brasileiro. Aproveitar as altas temperaturas para se exercitar ao ar livre, enquanto curte o contato com a natureza, é uma das melhores formas de se manter sempre incentivado.

ANÚNCIO

Com isso, muitas modalidades esportivas acabam se tornando extremamente populares durante esse período, principalmente em cidades litorâneas do país, onde a gama de atividades que podem ser realizadas se torna ainda maior.

Modalidades esportivas para o verão - conheça as melhores
Foto: (reprodução/shutterstock.com)

Natação

A natação já é um esporte bastante praticado mesmo quando não estamos no verão, já que proporciona um ambiente muito divertido, principalmente para os mais jovens, mas durante esse período, pode ser uma atividade ainda mais prazerosa.

Modalidades esportivas para o verão - conheça as melhores
Foto: (reprodução/ciaathletica.com.br)

Para quem vive perto do mar, ou tem uma piscina em casa, praticar natação pode ser uma excelente maneira de se manter em forma, além de também diminuir o calor sentido no verão, tão comum em todas as partes do Brasil.

ANÚNCIO

Um ponto bastante positivo para quem quer um incentivo a mais para começar a praticar, é que a natação não precisa de qualquer aparelho para ser realizada, além de auxiliar na perda de peso e no fortalecimento muscular. Mas é claro, o indivíduo tem que saber nadar.

Caminhada ou corrida

É o esporte mais praticado aqui, e com certeza, a grande maioria das pessoas não terá maiores dificuldades no momento da caminhada. Isso pode até acontecer no início, mas assim que o corpo se acostuma, se torna um dos esportes mais prazerosos.

Modalidades esportivas para o verão - conheça as melhores
Foto: (reprodução/xplorer)

Além do benefício para a saúde, sendo um dos mais eficazes para quem quer perder peso, a caminhada, ou corrida, para os que já tem um melhor condicionamento físico, é uma excelente forma de aproveitar as paisagens que sua cidade pode proporcionar.

ANÚNCIO

Para os que não tem muito costume de praticar exercícios físicos, é recomendado que se inicie apenas com caminhadas, e conforme for pegando o ritmo da prática, e sentindo menos fadiga, desenvolver para a corrida é uma excelente forma para se manter em forma no verão.

App para ajudar nas corridas

Para quem deseja praticar corrida, o aplicativo Strava pode ser de grande ajuda. Funciona como uma rede social de corredores, onde é possível comparar o seu desempenho com o de outros corredores, além de conferir bons lugares para se praticar.

Caso não goste muito de competição, ele apenas armazena seus dados para que você consiga acompanhar sua evolução enquanto realiza seu trajeto normalmente. É uma boa forma de se manter motivado, pois a grande maioria das pessoas acaba se animando ao notar o próprio progresso.

Surfe

O surfe é outra modalidade esportiva muito popular no Brasil. Bastante praticada por quem mora em cidades perto de praias, a prática é muito incentivada para quem quer conhecer um esporte que proporciona uma dose de adrenalina maior.

Modalidades esportivas para o verão - conheça as melhores
Foto: (reprodução/jornalnh.com.br)

Mas se engana quem acha que é apenas subir na prancha e aproveitar. É necessário muito equilíbrio para conseguir se manter em cima do objeto, além de que é preciso muita prática até que se consiga fazer isso com segurança no mar.

Além disso, ter força no abdômen e nas pernas é essencial para que imprevistos não aconteçam, mas é possível desenvolver essas habilidades com o tempo. Ainda é válido destacar que, para que não se corra riscos, é preciso saber nadar para surfar com segurança.

Vôlei de praia

O vôlei de praia, apesar de não ter o mesmo incentivo que a sua variante de quadra, ainda assim é um dos esportes mais praticados no Brasil. Inclusive, o país é o que mais conquistou medalhas olímpicas nessa modalidade, o que só reforça o número de talentos que temos por aqui.

Modalidades esportivas para o verão - conheça as melhores
Foto: (reprodução/marciatravessoni.com.br)

O ponto positivo do vôlei de praia é que é possível jogar com menos pessoas, sendo necessárias apenas 2 de cada lado da quadra para isso. Com uma rede, e uma bola adequada, os participantes já podem começar a se divertir.

É mais recomendado para quem vive em cidades próximas à praia, mas não é impossível praticar em grandes centros urbanos. Tornou-se muito comum encontrarmos quadras de areia localizadas em praças públicas ou em pequenos centros esportivos.

Frescobol

Muito parecido com o conceito da peteca, o frescobol se tornou um dos esportes mais populares entre o povo em geral durante o verão. Para praticá-lo, basta uma raquete, uma bolinha e duas pessoas dispostas a se divertirem.

Modalidades esportivas para o verão - conheça as melhores
Foto: (reprodução/sportbuzz.uol.com.br)

O objetivo do jogo é não deixar que a bola caia no chão, e por isso, é necessário que ambos se movimentem bastante. A dupla precisa cooperar entre si e fazer os movimentos de maneira sincronizada, do contrário, não conseguirão passar muito tempo com a bolinha no ar.

Além de exigir bastante atenção dos seus praticantes, o frescobol é uma excelente maneira de se manter em forma, já que auxilia na perda de peso, além de tonificar os músculos do corpo. Se praticado na praia, pode ainda te ajudar a pegar aquele bronze.

Como jogar frescobol

Esse esporte pode ser jogado de diferentes formas, mas as que as pessoas mais praticam é a modalidade livre, onde elas apenas tentam manter a bola no ar o máximo de tempo possível. No entanto, existem outros métodos mais “profissionais” de se aproveitar o jogo.

Na modalidade veloz, por exemplo, os jogadores devem atacar um ao outro, de maneira rápida, aumentando o nível da partida. Cada um dos jogadores devem ficar a, pelo menos, 8 metros de distância um do outro. O esporte também pode ser praticado em trio.

ANÚNCIO