Ao assistir um jogo onde Leo Messi estava inspirado, você também ficou com a sensação de que parece que ele tem um motorzinho embaixo dos pés? É natural, afinal, todos nós ficamos com essa impressão. Porém, não há mágica e nem motorzinho, viu?
É a capacidade interna de Messi que tem feito dele o jogador do século. Ou, pelo menos, das últimas décadas. Para muitos comentaristas, Leo é um artista. Para tantos outros, um profeta. Mas, na prática, o que temos é um jogador de futebol diferenciado e totalmente humano.
Quem é Messi?
Lionel Messi, Leo Messi ou simplesmente Messi é um jogador argentino que atualmente está no Barcelona, da Espanha. Ele foi considerado como o melhor jogador do mundo por várias vezes e campeão do prêmio por 3 vezes seguidas.
Nascido em 1987, na cidade de Rosário, ele se revelou interessado pelo futebol desde a infância. Primeiro, jogou pelo Abanderado Grandoli, perto da sua casa. Aos 7 anos, foi para o Newell’s Old Boys. Lá é que começou a tratar um problema hormonal que tinha.
Estreou no time Catalão, que está até hoje, em 2003, sendo que de início ganhou o título do ano. Ele ainda levou a Liga dos Campeões, contra o Arsenal, da Inglaterra. O auge dele foi em 2009, quando venceu o título de Melhor Jogador do Mundo pela FIFA, competindo com Cristiano Ronaldo e Xavi Hernández.
Mais prêmios do craque
Já na temporada de 2008-2009, ele venceu quase todas as competições que participou. Ele ganhou a Liga dos Campeões com 22 anos e, em 2010, conquistou o prêmio Bola de Ouro. E aí é que vem a melhor história…
Foi eleito o melhor jogador da FIFA não só em 2009, mas também em 2010 e 2011! Ou seja, tricampeão. Algo bastante substancial para um jogador de futebol. Em 2012, tornou-se uma das pessoas mais influentes do mundo, conforme a revista norte-americana Time.
Com tantos prêmios, o que fica para muita gente é a dúvida sobre ele e o Maradona. Esse é outro ídolo argentino, que começou a carreira aos 15 anos, jogando pelo Argentino Juniors. Inclusive, foi considerado o atleta mais jovem a vestir a camisa argentina.
Os números de Messi
Messi é o hoje o principal jogador do Barcelona e isso se dá também pela história. Conforme dados de 2020, o jogador, que atua pelo clube desde 2004, já marcou 648 gols, sendo assim, fica bem na frente de Cézar Rodrigues, que tem 232 gols pelo clube.
Já pela seleção argentina, Messi acumula 71 gols e 45 assistências em 142 jogos oficiais. Assim, também se classifica como o jogador que mais marcou gols pelo país. Atrás dele vem Gabriel Batistuta, com 56 gols em 78 partidas.
Em contrapartida, ele não tem títulos pela seleção principal. O mais perto foi um vice no Mundial de 2014 e outros vices na Copa América. Já pelo Barça, são 3 Mundiais de Clube, 4 Liga dos Campeões, 3 Supercopa da UEFA e mais um monte de troféus nacionais.
A vida pessoal do camisa 10
A vida pessoal de Messi é bastante reservada, sendo que ele pouco aparece na mídia e quando aparece é devido aos seus shows dentro de campo. Para quem está por perto, a avaliação é de que é uma pessoa humilde e tímida.
Noites badaladas? Não. Messi nunca foi desses. Ainda assim, o jornalista Leonardo Faccio, que também é argentino, disse que o garoto jovem e simples, diferente da maioria dos atletas da sua idade com poder aquisitivo igual ao dele, era diferente.
Uma das principais curiosidades é que muito jornalista chegou a comentar que seria mais fácil conhecer Messi jogando video game. Isso porque ele foi capa de franquias como FIFA e o Pro Evolution Soccer ou PES.
O relacionamento amoroso
Em 2011, Messi terminou a relação que tinha com a argentina Antonella Roccuzzo, que conheceu na infância em Rosário. Em agosto desse mesmo ano, eles reataram o romance. Então, foi em novembro de 2012 tiveram o primeiro filho, Thiago Messi Roccuzzo, nascido em Barcelona.
Em junho de 2017, eles se casaram. E em outubro do mesmo ano, Antonella anunciou a 3ª gravidez. O segundo filho foi Mateo, que nasceu em 2015.
Curiosamente, a Antonella é quem mais publica imagens da família. Por isso, acaba sendo muito procurada pela imprensa. Para os interessados, as imagens geralmente são liberadas para o público, no Instagram.
O lazer de Messi
E como estamos falando da vida pessoal, vamos considerar aqui a curiosidade que conta sobre o lazer de Messi. Afinal, o que ele gosta de fazer nas horas vagas ou nas férias? É claro que ele aproveita a família, inclusive, casou nas férias.
Agora, acredite você: uma das paixões de Messi é jogar video game com os filhos. E mesmo que seja um antissocial dos campos, ele adora estar nas redes sociais também. Portanto, saiba que ele tem redes como WhatsApp, Instagram, Facebook e muita internet.
Outra coisa é a música. Ele chegou a contar em um programa de TV que adora a música argentina. Entre os gêneros principais, ele cita: cumbia, reggae, etc. O craque ainda fez propaganda para o grupo Los Cafres, ao citar a banda como preferida.
Colecionador de camisas de futebol
Talvez esse não seja um lazer e sim um hobby. Mas, o fato curioso da vez é que Messi adora uma camisa de futebol. É isso mesmo. Ele chegou a divulgar na internet, certa vez, que guarda as camisas dos adversários, seja de clubes ou de seleções.
Entre os clubes de maior apreço pelo argentino, que ele tem a camisa guardada até hoje, tem a do Susaeta, que jogava pelo Athletic Bilbao e já enfrentou Messi 24 vezes, sendo que só o venceu uma única vez.
Ele também tem a do Ezequiel Lavezzi, enquanto jogava pelo PSG, que é amigo do Messi desde as categorias de base da seleção argentina. Outra camisa curiosa é de Iker Casillas, o goleiro do Real Madrid, que foi um dos principais carrascos do Messi. Entre os brasileiros, tem a de David Luiz.
A habilidade do craque tem explicação?
Essa é uma boa pergunta a se fazer. Inclusive, um dos biografistas do Leonel Messi, chamado Luca Caioli, que pesquisou muito sobre a vida do atleta, consegue explicar isso. Para ele, Messi é um gênio do futebol e nada mais além disso.
Junto com Caioli, outros curiosos tentam fugir das quatro linhas do campo para entender o que Messi faz dentro das 4 linhas. Por exemplo, nenhum deles diz que o fato dele ter tomado hormônios durante a juventude influenciou nisso.
O que se sabe é que quem saiu ganhando com isso tudo foi o Barcelona. Para quem não conhece essa parte da história, saiba que após o River Plate e o Newell’s Old Boys negarem a possibilidade de pagar o tratamento hormonal dele, o Barça fez e se deu bem com isso.
A pulga atômica
Devido à baixa estatura e grande velocidade, Messi pode mudar de direção mais rapidamente. Isso fez com que ele levasse um apelido desde os seus primeiros dribles: pulga atômica, como a imprensa local gostava de falar.
Curiosamente ou não, Pep Guardiola, que foi um dos técnicos do Messi, e hoje um dos homens mais respeitados do futebol, disse que ele corre mais rápido com a bola do que sem ela. O que é algo bastante incomum dentro de qualquer estádio de futebol.
Entre outras características que foram notadas desde cedo estão a finalização, o posicionamento, as reações rápidas e a habilidade de correr com as bolas nos pés. Tanto é que isso tudo fez dele o melhor driblador do mundo.
O Messi na Liga dos Campeões
Como a gente sabe, a Liga dos Campeões é o campeonato internacional de clubes mais desejado, observado e admirado do mundo. Por isso, separamos aqui alguns dados bacanas do Messi com referência à competição. Confira.
Contra o Arsenal, da Inglaterra, Messi marcou 9 gols em 6 jogos. Já contra o Milan, da Itália, a média é de 1 gol por jogo, sendo 8 jogos. Essa é a mesma média contra o Manchester City, também da Inglaterra.
Pior foi quando o Leverkusen, da Alemanha, que o Messi marcou 7 gols em 3 jogos. Sendo 5 gols em um único jogo, no Camp Nou. E o primeiro gol dele na Champions foi contra o Panathinaikos, da Grécia, em novembro de 2005.
Os patrocinadores do Messi
Outra curiosidade sobre o Messi é que atualmente ele é um dos jogadores que mais recebe dinheiro em patrocínios no mundo. Entre as empresas, tem a Turkish Airlines, a Adidas, a EA Sports, a Pepsi, a Herbalife, a Dolce & Gabbana, a Chery, a Audemars Piguet, a Air Europe e a WeChat.
Além disso, considere que recentemente alguns jornais argentinos e internacionais fizeram um levantamento para mostrar o patrimônio de Lionel Messi. Ele foi considerado o jogador mais bem pago de 2020 e teve rendimentos de 126 milhões de dólares.
Já em questão ao patrimônio acumulado, ele soma mais de 400 milhões de dólares. Ah, e pelas contas feitas, o salário de Messi, considerando mês a mês fica em R$ 55 milhões. Ou melhor, um salário de 10,5 milhões de dólares. O que acha disso?