Descubra por quais times o Neymar já jogou

Neymar da Silva Santos Júnior ou menino Ney tem apenas 30 anos. No entanto, o nome dele é um dos mais lembrados em toda a história do futebol mundial. Muitas vezes, comparado a um astro com a bola nos pés, a verdade é que a carreira dele não é tão longa como parece. 

Ao menos, não em termos de clubes profissionais. Como todo brasileiro, ele começou bem cedo a chutar bola. Porém, a sua profissionalização veio apenas em 2009, quando ganhou o título de jogador profissional pelo Santos (SP). Continue lendo para entender toda a história.

Descubra por quais times o Neymar já jogou
Foto: (reprodução/internet)

O Neymar Jr. na Portuguesa Santista

Será que existe uma história do Neymar antes de vestir a camisa do maior clube da baixada santista? Existe sim. O primeiro clube dele não foi o Santos, mas sim a Portuguesa Santista, meus amigos. É isso mesmo. Esse foi o primeiro clube da juventude dele.

Descubra por quais times o Neymar já jogou
Foto: (reprodução/internet)

Ficou na Portuguesa por 5 anos, sendo que isso aconteceu desde 1998 até 2003. Ou seja, com apenas 6 anos de idade, já vestia a camisa e ia para campo. Com 11 anos, o Santos o contratou, fazendo uma das melhores escolhas para compor o seu elenco juvenil.

Ficou no Santos por 6 anos até subir para os profissionais, o que aconteceu em 2009, quando tinha completado a idade mínima para isso. E foi no Santos que iniciou a sua carreira de ídolo do futebol brasileiro e mundial, como veremos no próximo tópico.

O Neymar Jr. no Santos

Um dos fatos mais curiosos é que a família toda do Ney já sabia que o viria pela frente. Isso porque logo se mudou para o Santos para investir na carreira do craque.Os pais dele compraram um imóvel bem ao lado da Vila Belmiro, o estádio do Santos.

Descubra por quais times o Neymar já jogou
Foto: (reprodução/internet)

O que nos interessa aqui é saber que com 15 anos, ele já tinha um salário de R$ 10 mil, o que foi importante para permitir essa compra de um novo imóvel. Aos 17 anos, se tornou o titular do Santos e aí não teve jeito, o sucesso foi imediato, especialmente, com os patrocínios. 

No ano de estreia, ele foi a revelação do campeonato paulista. Depois, artilheiro da Copa do Brasil e terminou o ano com 42 gols em 60 jogos. Assim, com 19 anos, levou o prêmio de Futebolista Sul-Americano de 2011. Depois, veio o Barcelona. 

O Neymar Jr. no Barcelona

A verdade é que o Ney quebrou muitos recordes dentro do futebol. Além disso, entrou no Hall da Fama do que era improvável. Por exemplo, alguém sair do Santos e ir direto para o Barcelona, da Espanha. Mas, isso aconteceu mesmo.

Descubra por quais times o Neymar já jogou
Foto: (reprodução/internet)

A transferência do menino Ney foi polêmica, mas oficializada em 2013. O valor anunciado foi de 57 milhões de euros. Porém, acredita-se que tenha sido mais do que isso. A polêmica está no fato de que o Real Madrid tentou comprar o Ney, só que ele estava “prometido” ao Barça.

O fato é que durante a apresentação do craque brasileiro, mais de 56 mil torcedores estiveram no Camp Nou, quebrando o recorde anterior, que era de Zlatan Ibrahimovic. Ficou na Espanha até 2017, quando o PSG, da França, optou por pagar uma multa milionário para ter o craque.

O Neymar Jr. no PSG

Com a multa de 222 milhões de euros, o PSG ficou com o craque Neymar, que chegou vestindo a 10 e transformando o futebol francês. A estreia foi em agosto e por lá ele está até hoje. Como falamos, o Neymar não é um jogador rodado, já que vestiu poucas camisas.

Descubra por quais times o Neymar já jogou
Foto: (reprodução/internet)

Vale lembrar que até aqui ele tem acumulado muitos títulos e prêmios. No PSG, por exemplo, já venceu a Ligue 1 por 4 vezes, além de ter outras 3 Copas da França e 2 Copas Francesas. A Supercopa da França veio em 2018 e 2020, também. 

Além disso, ele se igualou e passou o Rivaldo, que havia sido o brasileiro com mais gols marcados na Liga dos Campeões. Chegou a marcar 4 gols em um único jogo. No entanto, por enquanto, outros motivos chamam a atenção dele no PSG, como o fato de se lesionar muito.

O Neymar Jr. na Seleção Brasileira (categoria de base)

E a gente não pode deixar de contar aqui sobre outra camisa que o menino Ney vestiu, sendo que talvez seja a mais pesada de todas: a da Seleção. Ele começou no Sub-17, quando jogou em 2009. Depois, participou do Sub-20 e do Sub-23 também.

Descubra por quais times o Neymar já jogou
Foto: (reprodução/internet)

Na categoria de base, um dos resultados mais importantes foi em 2011, quando venceu com a seleção Sub-20 o Sul-Americano. Já no Sub-23, uma parte muito importante da história do Neymar: as Olimpíadas de 2016. Ele foi o capitão da seleção, com a camisa 10. 

Foi nesse ano que o Brasil conseguiu conquistar o título inédito do ouro olímpico, e com participações atrativas do craque brasileiro. Mas, mesmo jogando no Sub-23 em 2016, não se engane: o Neymar já vestia a camisa da seleção principal desde 2010.

O Neymar Jr. na Seleção Brasileira (categoria principal)

Ele conseguiu vestir a camisa da seleção em duas categorias diferentes porque tinha idade permitida para isso. Mas, falando do elenco principal, considere que Ney recebeu a primeira convocação para vestir a camisa amarelinha em 2010, com Mano Menezes.

Descubra por quais times o Neymar já jogou
Foto: (reprodução/internet)

Nos anos seguintes, também jogou. Sendo que em 2011 e 2012 esteve na Copa América e em outros amistosos. Em 2013, veio a Copa das Confederações, onde ele ganhou muito destaque. Em 2014, a Copa do Mundo, sem muita notícia boa para os brasileiros.

Inclusive, um período pós-copa do mundo foi bem tenso para o atleta. Em 2015, por exemplo, apareceu na mídia por ter sido expulso de um jogo da Copa América. A Copa de 2018 também foi um fracasso, para o Brasil e para o Ney.

O Neymar Jr. e a Seleção Brasileira

Antes de terminar a parte do texto que fala sobre essa relação, a gente precisa considerar que o Brasil não vem mostrando muita “sorte” nos últimos anos no futebol. Porém, nem por isso, o Neymar deixou de brilhar. Mesmo com o fracasso das Copas, ele teve o seu mérito.

Descubra por quais times o Neymar já jogou
Foto: (reprodução/internet)

Por exemplo, em 2020 superou Ronaldo em jogos das Eliminatórias. Assim, ele se tornou o segundo maior artilheiro da seleção nessa competição, atrás apenas do Pelé. Já em 2021, ele se tornou o segundo maior artilheiro da seleção em todos os jogos.

Isso porque chegou a 67 gols marcados, igualando ao Ronaldo e ultrapassando o Zico. O fato é que está perto de alcançar o feito de Pelé, que ainda soma 10 gols a mais pela contagem da FIFA. Agora, vamos conhecer um pouco mais do Neymar Jr. além das camisas de futebol.

O Neymar Jr. em jogos beneficentes

Também é legal de mencionar que pode ser que você veja o craque da seleção vestindo uma camisas de futebol um tanto quanto diferentes. E há motivos para isso, Ney participa de jogos beneficentes em prol de instituições de caridade, ONGs e outras empresas.

Descubra por quais times o Neymar já jogou
Foto: (reprodução/internet)

No ano de 2016, foi convocado por Robinho, ex-jogador do Santos e da Seleção. A partida aconteceu no Pacaembu, em São Paulo. No mesmo ano, ele participou de outra pelada, agora feita pelo cantor Alexandre Pires, em Uberlândia (MG).

Em 2017, por exemplo, participou de um jogo promovido pelo jogador Nenê, na época do Vasco da Gama. O jogo foi em Jundiaí (SP). E para lembrar outro exemplo, considere que em 2012 ele apareceu na partida do “Natal sem Fome”.

Qual é o valor do patrimônio do Neymar Jr.

A verdade é que ninguém tem essa resposta totalmente certa, né. O fato é que em 2020, após 15 anos de parceria, rescindiu contrato com a Nike e foi anunciado pela Puma. O que isso tem a ver? Que ele passou a ter um contrato ainda mais milionário.

Descubra por quais times o Neymar já jogou
Foto: (reprodução/internet)

Mas, o fato é que com base em dados do Celebrity Net Worth, o Neymar Jr. tem um patrimônio líquido de 200 milhões de dólares. Assim, em 2021, ele foi listado como o 6º esportista mais bem pago do mundo, atrás apenas de Roger Federer, Lewis Hamilton e outros.

Fora isso, a gente precisa lembrar que ele tem mais de dezenas de imóveis, além de mansões, marcas com a sua assinatura e o número de carros impressiona também. Acredita-se que ele tenha mais do que uma dezena, entre Audi, Volvo, Ferrari, Maserati e outros.

O Neymar Jr. como ator

Para terminar o texto, também vale dizer que ele vestiu a camisa de vários personagens ao aparecer na TV e em filmes. Inclusive, a própria camisa, já que ele muitas vezes apareceu como o próprio “Neymar Jr”. A primeira aparição foi em 2010, em Malhação, da Rede Globo.

Depois, em 2013, ele esteve em Carrossel (SBT) e Amor à Vida (Globo). Mais tarde, em 2014, veio a única participação expressiva, na Turma da Mônica (Nickelodeon). Este em A Regra do Jogo, em 2015, na Globo. Em 2017 fez Os Parças e Returno of Xander Cage no cinema. Por fim, em 2019, ele apareceu em La Casa de Papel, da Netflix.