Conheça maratonas que só são praticadas na Rússia

A Rússia é um país exótico quando a gente observar as diferenças com os países da América. O frio talvez seja um elemento surpresa na prática de esportes. Agora, já ouviu falar sobre as loucas maratonas russas? Sim, existe uma porção delas até hoje.

ANÚNCIO

Isso quer dizer que se você está acostumado a entender maratona apenas como 42 quilômetros em uma rua ou estrada, calma lá. A partir do próximo tópico vai ver que pode ter que fazer uma nova atualização na sua lista de maratonas para o próximo ano.

Conheça maratonas que só são praticadas na Rússia
Foto: (reprodução/internet)

Ice Valdaice (fevereiro)

A primeira maratona do ano na Rússia é a Ice Valdaice. Ela acontece em dois dias. No sábado são provas mais curtas, sendo que é para praticantes de esqui, indo de 1 km até 30 km. Já no domingo, a prova é no gelo e pode chegar a 42 km, acredita?

Conheça maratonas que só são praticadas na Rússia
Foto: (reprodução/internet)

Conforme a descrição do evento, que tem o intuito de chamar pessoas de outros países para participar, saiba que “é um verdadeiro conto de fadas russo”. Isso porque mostra todas as paisagens de inverno na superfície gelada do lago Valdayskoye. 

No site do evento você pode encontrar todas as informações sobre como participar e, inclusive, descobrir se é um evento para você. Afinal, além das passadas largas para chegar ao fim do percurso, você terá que ter uma boa respiração contra o frio. 

Maratona de Kazan (maio)

Kazan é chamada de capital russa do esporte e por bons motivos. É uma cidade segura, limpa e muito boa para a prática de exercícios – até mesmo no inverno rigoroso do país. O lugar fica à 1 hora de avião da capital, Moscou.

Conheça maratonas que só são praticadas na Rússia
Foto: (reprodução/internet)

Ao todo, anualmente, mais de 20 mil participantes fazem essa corrida em uma pista incrível. O evento costuma acontecer em maio e também permite a participação de atletas que preferem correr menos, apenas 10 km ou fazerem a meia maratona, de 21 km. 

ANÚNCIO

O percurso mais completo parte do Estádio Central e chega ao mesmo lugar. Sendo que há várias estações de distribuição de água e socorro, além de vestiários e banheiros para quem tiver imprevistos. O tempo máximo para terminar a prova é de 6 horas

Elton Ultra (maio a junho)

Só de ver que é uma prova que pega dois meses você já deve imaginar a grandiosidade dela, né? De fato, é uma maratona, só que tem mais do que os 42 km da São Silvestre que você está acostumado a ver na TV, viu. Ao todo, são mais do que 200 km de corrida, amigos. Bora?

Conheça maratonas que só são praticadas na Rússia
Foto: (reprodução/internet)

Para quem gosta de corridas de rua exóticas e longas, sem dúvidas, essa é uma opção para ninguém botar defeito, viu. Por outro lado, quem tem essa coragem acaba tendo na memória as paisagens mais lindas do mundo, que são quase inexplicáveis.

Elton é um lago salgado que fica em Volgogrado, perto do Cazaquistão, ao sul do país russo. Por lá, a natureza se mostra através dos estepes desertos. É uma paisagem áspera e muito linda de se ver. Porém, tem uma sensação de solidão única, ótima para corredores loucos.

Altai Ultra-Trail (junho a julho)

 Que podemos falar dessa maratona que só acontece na Rússia, hein? O lugar é na República de Altai, que fica a leste de Moscou. Ela aconteceu entre junho e julho e leva alguns dias. Afinal, o percurso pode ser de 8 quilômetros e chegar até 110 quilômetros. 

Conheça maratonas que só são praticadas na Rússia
Foto: (reprodução/internet)

Podemos dizer que é a maratona mais selvagem do mundo ou da Rússia. Entre o ponto de partida, a rota e a chegada não se tem terrenos que são tocados pela civilização. É isso mesmo: para quem quer se sentir um lobo solitário, essa é uma ideia e tanto.

Essa região fica em uma parte remota da Sibéria Ocidental, que é famosa por ter montanhas e florestas, além de ser cenário de vários filmes e séries. Há muito pouco de vestígios humanos por lá. Ainda assim, você poderá passar por lugares como o Parque Natural Belukha. 

Transural (julho a agosto)

Para quem já está na Rússia e quer aproveitar o tempo livre após a Elton Ultra ou a Altai Ultra-Trail, uma próxima ideia de maratona internacional muito doida é a Transural, já ouviu falar dela? Ela acontece em Urais Centrais, perto de Moscou e é uma das maiores do planeta Terra. Veja!

Conheça maratonas que só são praticadas na Rússia
Foto: (reprodução/internet)

A maratona que dura vários dias é realizada de 4 em 4 anos. E vale dizer que começou bem recentemente, lá em 2014. Ou seja, até aqui apenas duas edições foram feitas. Para cada nova etapa, um novo percurso é feito. Os últimos tiveram mais do que 140 quilômetros.

Agora, o maior diferencial nem é essa questão de distância, viu. Saiba que você que vai se aventurar nessa prova vai passar por paisagens e altitudes bem diferentes, onde verá colinas rochosas, campinas alpinas e muito mais. Haja coração. Ou melhor, haja pulmão, né amigos. 

Golden Ring Ultra Trail (julho)

Mais uma provinha em julho para quem quer correr na Rússia. Ela acontece em Suzdal, bem distante de Moscou. Dá uns 250 quilômetros da capital russa. Esse percurso é um dos menores que vai ser citado nesse texto, mas é uma ótima experiência de corrida de rua.

Conheça maratonas que só são praticadas na Rússia
Foto: (reprodução/internet)

O nome tem relação com o que é chamado de Anel de Ouro Russo, assim, é uma corrida que até pode chegar a 100 quilômetros de percurso, mas raramente os atletas optam por isso. É comum que tenha pouco mais do que 10 quilômetros de extensão.

A vantagem é que você poderá ver as florestas russas, as aldeias russas, as maravilhas da arquitetura russa e muito mais do que vem do século 17 e 18. Essa é a maior corrida da Rússia em termos de participação e permite unir esporte com natureza. Vamos?

Maratona Internacional da Sibéria (agosto)

Aqui temos uma competição oficial com mais de 3 décadas de história. Talvez, ela não seja tão louca como as outras maratonas, mas tem muita história e cultura por trás. É um dos maiores eventos esportivos da Rússia e com alto nível de organização e milhares de participantes. 

Conheça maratonas que só são praticadas na Rússia
Foto: (reprodução/internet)

A maratona acontece na cidade de Omsk desde 1990, que foi a primeira a ser aberta para estrangeiros. Apelidada de maratona de verão, ela faz parte das festividades dos dias da cidade e acontece na semana de Santa Ilya, que é a padroeira da cidade.

O percurso se inicia e termina na Praça da Catedral, no centro da cidade. Assim, são duas voltas planas e uma corrida ao longo de ruas centrais. As inscrições são abertas no começo do mês e custam a partir de 18 euros para quem é amador. 

Maratona de Moscou (setembro)

Talvez você ache uma bobagem a gente citar a maratona de Moscou aqui, né. Mas, é verdade, ela é única no país, por isso merece estar aqui. Acontece todos os anos e é disputada aos domingos, sempre no mês de setembro, mas já aconteceu em agosto no passado.

Conheça maratonas que só são praticadas na Rússia
Foto: (reprodução/internet)

Como o nome sugere, a maratona é um percurso de 42 Km e que costuma ter próximo dos 10 mil corredores em cada edição. Tem provas para 5 Km também. O Brasil já teve vários representantes nessa prova, sejam os que moram lá ou que foram só para competir.

E não à toa essa é chamada de a meia maratona mais massiva do país porque também conta com outros corredores profissionais, de vários países. O percurso vai de Luzhniki, passa por Frunzenskaya e vai até Prechinstenskaya.

Baikal Energy Marathon (setembro)

É aquela maratona que todo mundo (ou todo atleta) deveria fazer ao mesmo uma vez na vida. A prova não é bem uma maratona porque não tem aqueles 42 km que estamos acostumados a ver por aí, em vários países e até mesmo aqui no Brasil.

Conheça maratonas que só são praticadas na Rússia
Foto: (reprodução/internet)

No entanto, é uma corrida que acontece em setembro no lago Baikal, a leste de Moscou, que tem 42 quilômetros, sendo única. Aliás, ela é uma das mais recentes sendo que a primeira edição é de 2017. Ainda assim, já tem o prêmio de prova mais pitoresca do país. Veja algumas das manchetes que falam dessa corrida:

  • A corrida a pé mais difícil do mundo;
  • A maratona mais extrema do mundo;
  • As melhores corridas a pé;
  • As melhores maratonas do mundo.

O que acontece é que você, enquanto atleta inscrito, poderá correr à margem do lago que tem a água mais limpa da Terra. Mas, não vá achando que isso é fácil por conta da beleza natural. A estrada tem muitas subidas e descidas, indo de Sliudianka até Baikálsk. 

O incentivo russo ao esporte

Para terminar o texto, uma curiosidade a mais entre tantas maratonas. Você sabia que o governo russo incentiva muito o esporte? Tanto é que há competições em nível nacional que premia anualmente as melhores escolas com os melhores desempenhos.

Entre os prêmios estão os incentivos financeiros e entre as competições mais famosas dos estudantes russos, a gente pode mencionar o “Concurso Presidencial” e “Jogos Esportivos Presidenciais”. Entre as modalidades estão: ginástica, basquete, natação, dança, futebol, etc.