Beach Tennis – Tudo o que você tem que saber desse esporte

Na maior parte do mundo, beach tennis. Para alguns países e regiões praianas, frescobol. E para algumas pequenas partes do mundo, tênis de praia. O fato é que o nome é o mesmo para representar esse esporte que tem ganhado novos adeptos a cada dia. 

ANÚNCIO

E sempre que começam a conhecer a modalidade, as pessoas se pergunta qual é a relação com o tênis. A gente vai falar disso nos próximos tópicos, além de mencionar nomes de jogadores, competições internacionais e as regras para praticar o beach tennis. 

Beach Tennis – Tudo o que você tem que saber desse esporte
Foto: (reprodução/internet)

A história do beach tennis

O beach tennis surgiu na Itália, em Ravena, no ano de 1980. Portanto, não é um esporte tão novo como muita gente pensa. É que a popularização dele está aconteceu agora, a partir dos anos de 2010. E na Europa ele já tem o seu nível de importância como esporte regional. 

Beach Tennis – Tudo o que você tem que saber desse esporte
Foto: (reprodução/internet)

Para se ter uma ideia, acredita-se que existam mais de 1 milhão de praticantes pelo mundo todo. Mas, além da Itália e da Europa, alguns países da América também adotaram o esporte, como é o caso do Brasil, que é o considerando o segundo país com mais esportistas. 

ANÚNCIO

Hoje, a International Tennis Federation, que é a mesma do tênis, é o órgão responsável pelo beach tennis. Ela realiza eventos durante o ano todo e tem até um ranking de atletas. Além da ITF, há ainda a IFBT, que é a International Federation of Beach Tennis.

As raquetes e as bolinhas

Uma das primeiras coisas que as pessoas querem saber sobre o esporte é qual é a semelhança ou a diferença dele com o tênis, que é bem mais tradicional. O design das raquetes é parecido, mas elas não são as mesmas. As bolinhas, também. 

Beach Tennis – Tudo o que você tem que saber desse esporte
Foto: (reprodução/internet)

Aliás, as raquetes não possuem cordas. O material usado é carbono, kevlar e grafite. Já a bolinha é despressurizada, sendo mais macia se comparada ao tênis tradicional. 

ANÚNCIO

Isso tudo é o que permite que esse esporte seja bastante popular, ao passo que é interessante para os mais jovens e mais velhos, homens e mulheres. Logo, não é preciso muito investimento financeiro, exceto treinamentos e conhecimento das regras. 

A escolha da raquete

A gente optou por trazer mais um tópico sobre a raquete porque sempre que vai começar a jogar, a pessoa interessada costuma ter dúvidas sobre a compra da raquete do beach tennis. Considere que, de fato, nenhuma é igual a outra.

Beach Tennis – Tudo o que você tem que saber desse esporte
Foto: (reprodução/internet)

Portanto, o que se recomenda é avaliar o comprimento dela (o padrão é 50 cm) porque ele pode permitir melhor pegada na bola. A largura também influência (no máximo 26 cm), sendo que a forma mais arredondada é mais indicada para iniciantes. 

Outro fator é o peso da raquete, sendo que nesse caso não há uma recomendação especifica. Quanto mais leve, maior o conforto do atleta. Mas, profissionais optam pelas mais pesadas para terem melhor controle da bola. O material mais comum é de carbono ou fibra de vidro. 

As quadras de beach tennis

Apesar de ser um esporte praiano, muito praticado entre os turistas, considere que para as disputas oficiais é preciso ter uma quadra com medidas padronizadas. Assim, conforme a IFT, elas devem ter 16 x 5 metros para jogos simples ou 16 x 8 para jogos em duplas. 

Beach Tennis – Tudo o que você tem que saber desse esporte
Foto: (reprodução/internet)

Já a altura da rede vai é de 1,70 metros a partir do chão. Aliás, sobre as redes, saiba que encostar a raquete nela dá o ponto ao adversário. Assim como saltar (dar qualquer tipo de pulo) ou correr durante o ato do saque.

Outras curiosidades sobre as quadras é que os tamanhos delas podem variar conforme o jogo e a competição, sendo que não há uma regra única para quem só quer se divertir. Além do mais, não é preciso ter grandes recuos, já que os jogadores ficam mais dentro da quadra. 

Como funciona o jogo de beach tennis

O começo do jogo parte de um saque, que pode ser feito de qualquer lugar da quadra, mas desde que o jogador esteja atrás da linha de funda do seu campo. Outra coisa diferente é que a bola pode tocar na fita e para a quadra adversária, sem que isso seja uma falta. 

Beach Tennis – Tudo o que você tem que saber desse esporte
Foto: (reprodução/internet)

Mas, quando o saque para na quadra de quem sacou, o ponto vai para a outra equipe. A partir do saque, é importante saber também sobre o sistema de pontos, que obedece a uma regra clássica do tênis: 15, 30, 40 e game. Logo, a diferença é que não há vantagens. 

Além disso, leve em conta que a quantidade de games pode variar conforme o torneio que está sendo disputado. De modo comum, são 6 games para as partidas simples e 9 games para as partidas para as que são jogadas em duplas. 

Os movimentos do beach tennis

Por fins de curiosidade, considere que há alguns movimentos, além do saque (serviço), que são bem comuns de acontecerem durante os jogos. Por exemplo, para devolver um saque, usa-se os voleios, chamados de forehand e backhand. 

Beach Tennis – Tudo o que você tem que saber desse esporte
Foto: (reprodução/internet)

Eles podem variar com o lob, que é quando se joga uma bola longa por cima do adversário. Ou também com o drop-shot, que é a bola curta próxima a rede. Já o smash é para matar o ponto. 

Assim sendo, são ações bem parecidas com a do tênis comum, só que com a mudança de raquetes, bolinha e quadra, o esporte também se torna diferente. O fato é que ele traz muitos benefícios para a saúde, além de ser fácil de ser praticado e acessível. 

Por que o beach tennis está se popularizando

A gente consegue observar, desde a criação do esporte até hoje, alguns fatores que fazem com que o beach tennis tenha motivos de sobrar para ganhar o coração e as mãos de jogadores no mundo todo. O primeiro é que é um esporte muito fácil de ser praticado, sem complicações.

Beach Tennis – Tudo o que você tem que saber desse esporte
Foto: (reprodução/internet)

Outra coisa é que ele é ótimo para quem busca qualidade de vida a partir da prática de uma atividade física. Por ser praticado na areia, ele é super recomendado para quem quer perder peso ou ganhar massa muscular, por exemplo, além de ser divertido. 

A questão do custo menor para comprar a raquete e as bolinhas também tem impacto nesse esporte, já que muitas vezes, ele sai mais barato até mesmo que a prática do tênis tradicional, que existe até mesmo um calçado mais apropriado para o tipo de terreno.

Como começar a praticar o beach tennis

Apesar de todas as vantagens que citamos acima, considere que a prática do beach tennis exige algum treinamento inicial, especialmente por conta das técnicas que ele exige. Assim sendo, uma boa dica é começar por conhecer o esporte e assistir jogos de campeonatos. 

Beach Tennis – Tudo o que você tem que saber desse esporte
Foto: (reprodução/internet)

A partir daí, junto com uma equipe de profissionais, pode se pensar em treinamentos diários, físicos, técnicos e de conhecimento. Isso pensando em uma profissionalização no esporte. Já se você só quer se divertir, basta montar a própria quadra e começar a jogar. 

Tanto é que além da raquete, das bolinhas e da quadra, você só precisaria pensar em bermudas ou saias/shorts, além de uma camiseta com proteção UV se você estiver em um local com muito sol. Até mesmo porque dá para jogar descalço. Óculos de sol é opcional.  

Onde jogar o beach tennis

Uma próxima dúvida que muita gente tem é sobre onde praticar o beach tennis. Considere que atualmente dá para pensar em quadras indoor ou externa. Mas, o que seria isso e quais as diferenças? A gente explica. Mas, saiba que ambas permitem um bom jogo.

Beach Tennis – Tudo o que você tem que saber desse esporte
Foto: (reprodução/internet)

Por exemplo, você pode montar a própria quadra na areia da praia ou em ambientes adaptados, como em condomínios, parques e clubes. Isso seria um lugar externo. Por outro lado, também dá para optar por quadras que possuem o foco nesse esporte.

Elas ainda não são tão comuns em todas as regiões do mundo, mas assim como as quadras de vôlei e futebol, também existem as de beach tennis para quem quer marcar um horário para se divertir ou para treinar. Há várias arenas de areia indoor nas capitais dos países. 

Os campeonatos de beach tennis

Para terminar o assunto, considere que atualmente há mundiais que são os campeonatos principais desse esporte, eles acontecem em países variados. Depois, há os torneios nacionais, especialmente no Brasil e na Itália, como Copas e Circuitos. 

Beach Tennis – Tudo o que você tem que saber desse esporte
Foto: (reprodução/internet)

Outro assunto que prometemos acima é sobre os jogadores de beach tennis de maior destaque no mundo. Atualmente, os dois primeiros são italianos (Alessandro Calbucci e Michele Cappelletti). Depois, vem uma russa, um espanhol, um italiano e dois brasileiros. 

A variedade de jogadores bem ranqueados

Além das várias nacionalidades que citamos acima, considere que através do ranking também dá para notar como há uma grande diversificação dentro desse esporte. O primeiro colocado é de 1979 – ou seja, ele tem 42 anos. O segundo colocado é de 1992 e tem 29 anos.

Outra coisa é que temos europeus, sul-americanos e asiáticos na lista. O melhor asiático é um japonês que está na 52º posição, o Satoshi Goda.