Por que a camisa do goleiro é a número 1 no futebol?

Você já se perguntou antes porque a camisa do goleiro, no futebol, quase sempre é a número 1? Isso tem uma explicação óbvia para acontecer, que vamos explicar durante o texto. Só que também vamos falar de situações que mudaram esse cenário.

ANÚNCIO

Por exemplo, você já viu jogador de linha usando a número 1? Isso realmente existiu. E sobre atacantes usando a número 2? Também é fato. Tem ainda zagueiros que mandaram bem com a camisa mais pesada do futebol, a número 10. Conheça todas essas curiosidades. 

Por que a camisa do goleiro é a número 1 no futebol?
Foto: (reprodução/internet)

Os casos fora do comum

Atualmente, a gente sabe que em alguns jogos, os jogadores usam números diferentes para representar algum momento único e especial. Por exemplo, Harlei, o goleiro do Goiás, no Brasil, chegou a usar a camisa 400 em 2006 para comemorar o seu 400º jogo pelo clube. 

Por que a camisa do goleiro é a número 1 no futebol?
Foto: (reprodução/internet)

Herzog usou a 100 no centésimo jogo pela seleção austríaca, durante um amistoso contra a Noruega. E como essas há outras várias histórias de números comemorativos em camisas de futebol. Porém, há casos que fogem a essas regras, como vamos falar abaixo. 

ANÚNCIO

Wilfried Bony, o atacante camisa 2 do Swansea

Um dos casos curiosos foi durante a temporada de 2017/2018 quando o clube Swansea City anunciou um novo camisa 2 para o seu elenco. No entanto, diferente do que é mais comum no futebol mundial, ele não atuaria pela lateral-direita e sim pelo ataque. 

Por que a camisa do goleiro é a número 1 no futebol?
Foto: (reprodução/internet)

 

É isso mesmo, Bony era um atacante que veio a vestir a camisa número 2, algo totalmente incompreensível para aquele momento. Afinal, não é sempre que se vê um camisa 2 no ataque, ainda mais jogando de centroavante, certo?

ANÚNCIO

Nessa temporada, o jogador atacante da Costa e Marfim usou o número por um motivo. Essa era a segunda passagem dele pelo clube. E se você acha que já tinha alguém usando a 9, que é de atacantes, está enganado. Isso porque a 9 estava disponível naquele momento. 

Outros atacantes com a camisa 2

E se você acha que esse caso é único, considere que na mesma temporada o Sandro Wagner foi contratado pelo Bayern de Munique para o ataque e também usou a número 2, mesmo que tenha sido o número 9 da seleção alemã naquela época. 

Por que a camisa do goleiro é a número 1 no futebol?
Foto: (reprodução/internet)

Além dele, outro marfinense com a camisa 2 no ataque foi Arouna Koné, que jogou pelo Wigan Athletic em 2012/2013. Isso porque ele foi, por um bom tempo, o camisa 9 da seleção de Costa e Marfim. E tem mais histórias assim: Clint Dempsey usou a 2 no Tottenham Hotspur. 

Os zagueiros com a pesada camisa 10

Por outro lado, você sabe que geralmente um camisa 10 é destinado a um meio-campista que comanda a equipe para o ataque, certo? Ou um atacante muito valioso. Isso porque a camisa vem da história contada por Pelé e Maradona, além de outros.

Por que a camisa do goleiro é a número 1 no futebol?
Foto: (reprodução/internet)

No entanto, William Gallas foi um zagueiro francês que vestiu a 10 do Arsenal. Isso causou estranheza na época, mas foi o técnico que escolheu porque ele era um dos mais experientes da equipe. Depois, a 10 foi para Robin Van Persie, o que era natural de acontecer.

No Brasil, dois clubes inscreveram seus jogadores na Libertadores e precisaram mudar de última hora. Assim, a camisa 10 acabou ficando com zagueiros, como é o caso do Marquinhos do Corinthians e do Gabriel Silva do Palmeiras. 

Jogadores de linha que usavam a camisa número 1

A camisa número 1, geralmente, vai para o goleiro titular. Sendo que a número 12 vem para o reserva, não é assim? Nem sempre. Muitas vezes, a número 1 já foi para jogadores de linha, inclusive, em Copas do Mundo. E vamos te lembrar desse fato. 

Por que a camisa do goleiro é a número 1 no futebol?
Foto: (reprodução/internet)

Osvaldo Ardiles era um volante argentino que disputou a Copa de 1982 e usou a número 1. O motivo é que a numeração não era feita por posições e sim por ordem alfabética. Em 1978, ele foi o número 2, por exemplo. O único que fugiu a regra foi Maradona, que ficou com a 10. 

No Brasil, Diego Souza usou a 1 no Atlético Mineiro por ter sido a principal contratação do clube naquela temporada. Edgar Davids também usou a 1 na carreira, sendo que em 2013/2014 atuou pelo Barnet, da 4ª divisão do inglês. Ele era um jogador-treinador. 

O que é natural: o goleiro usa o número 1

Agora, apesar de todas as histórias mirabolantes, mas reais que contamos acima, saiba que é natural que hoje em dia o goleiro ou a goleira use a camisa número 1. E isso se explica pelo fato de que o goleiro titular costuma ser o primeiro jogador a aparecer na escalação.

Por que a camisa do goleiro é a número 1 no futebol?
Foto: (reprodução/internet)

Já a número 12, que é do goleiro reserva, vem devido ao fato dele ser o primeiro reserva do banco, a disposição do treinador. E isso também valia para a regra de quando ele era o 16, já que em alguma época era possível fazer 5 substituições por partida. 

Já em Copas do Mundo atual, as seleções podem inscrever 23 jogadores. Logo, o terceiro goleiro acaba trazendo consigo a número 23. Antes de 2002, eram 22 atletas selecionados, sendo que o goleiro número 3 vinha escalado com a camisa número 22. 

As camisas de goleiros com números estranhos

Durante o ano de 1974, a Holanda adotou a primeira letra do sobrenome para a numeração. Assim, o goleiro Jan Jongbloed jogou com a 8. Já na copa seguinte, ele manteve o número, mesmo sem a regra alfabética. 

Por que a camisa do goleiro é a número 1 no futebol?
Foto: (reprodução/internet)

Fabien Barthez foi um goleiro que foi campeão com a França em 1998. Ele imortalizou a camisa 16, sendo que era pouco comum que um goleiro usasse esse número. O motivo tinha a ver com a tradição, já que lá na França goleiros reservas usavam o último número do plantel.

Mas, na seleção brasileira também teve um goleiro com a 16. O Cássio, que jogou a Copa de 2018 e a Copa América, sendo o terceiro goleiro, usou o número. E nas Olimpíadas de 2012 os goleiros usavam a camisa 18, que é o último número da listagem. 

A importância do número da camisa de futebol

O que se sabe mesmo, com certeza, é que a numeração nas camisas de futebol é usada para identificar os jogadores que estão atuando. Inicialmente, os números também indicavam as posições deles, sendo que sempre variavam de 1 a 11 para os titulares.

Por que a camisa do goleiro é a número 1 no futebol?
Foto: (reprodução/internet)

No entanto, os números passaram a ser menos importantes para essa questão estratégica de posicionamento até que o futebol moderno acabou extinguindo essa função. Esses números, de 1 a 11 para titulares, ainda se mantém em alguns casos, mas sem muito foco. 

Ou seja, com clubes que possuem jogadores de várias funções e com treinadores que usam de vários esquemas táticos, considere que a número para saber a posição não importa. Inclusive, tem até casos de jogadores que usaram números diferentes para confundir adversários. 

As associações que se mantiveram ao longo do tempo

Ainda assim, a número 1 para o goleiro é a camisa que mais se manteve ao longo do tempo justamente porque o goleiro se mantém nessa mesma função durante a história do futebol e durante os jogos que acontecem. 

Por que a camisa do goleiro é a número 1 no futebol?
Foto: (reprodução/internet)

Outra coisa que se manteve foi sobre usar a 10 para os craques e a 7 para jogadores que são mais rápidos ou jogam pelas beiradas do campo. O 9 é típico de um atacante matador, que faz muitos gols. Já os outros números parecem ter perdido essa conexão. 

Outra coisa que aconteceu e que é notável tem a ver com o fato de que muitos jogadores ficaram marcados pelo número que usaram durante suas passagens por clubes e sem ter a ver com a posição. Como foi o Roberto Carlos, que sempre usou a 3 no Real Madrid. 

A história da numeração nas camisas de futebol

Ao que os estudiosos mostram e afirmam, o primeiro caso de numeração no futebol que se tem documentado vem de 1924, quando os Fall River United jogou contra o St. Louis Vesper Buick pela National Challenge Cup. 

Por que a camisa do goleiro é a número 1 no futebol?
Foto: (reprodução/internet)

Nesse jogo e em alguns que aconteceram depois, a regra era uma que a gente ainda lembra, mas já não tem a mesma importância. Isso vai do 1 do goleiro até o 9 do centroavante, passando ainda pelos defensores: 2, 3, 4 e 5. Além dos ofensivos: 7, 8, 10 e 11.

Em alguns países sul-americanos, devido ao esquema tático do 4-2-4 ou do 4-3-3, a número muda um pouco. Sendo que o 5 vai para o volante enquanto que o 11 fica com o ponta esquerda e o 7 com o ponta direita. O 10 é o meia esquerda e o 8 é o meia direita. 

O futebol e o seu incrível papel de trazer curiosidades

Ao pesquisar sobre outros esportes, a nossa equipe também notou que algumas regras, como a da numeração de camisas, também são quebradas em outros esportes, especialmente naqueles que são coletivos, como handebol, basquete e vôlei.

Porém, devido a tradição do futebol, o que impressiona é como uma simples mudança de número pode chamar tanta a atenção e até mesmo ser motivo de polêmica e de crítica, de forma indireta. E você conhecia todas essas histórias das numerações?