COB – Acompanhe conteúdo olímpico exclusivo e online

O COB é o Comitê Olímpico Brasileiro. Só que a partir desse texto, você vai começar a ver o COB de outra forma. E sabe por quê? Porque COB também tem um outro significado a partir de agora: Canal Olímpico Brasileiro. E já vamos te contar o que é isso.

ANÚNCIO

Saiba que as Olimpíadas acontecem de 4 em 4 anos. E quando isso acontece, as emissoras de TV fazem uma verdadeira guerra para sabe quem vai transmitir a competição. Agora, você sabia que nesse intervalo também tem muitos jogos importantes dos atletas olímpicos

COB – Acompanhe conteúdo olímpico exclusivo e online
Foto: (reprodução/internet)

Então, nesse texto você vai ver:

  • O que dá para ver no COB;
  • Como assistir os jogos ao vivo;
  • A parceria com COB com a TV NSports;
  • Outras formas de assistir os jogos olímpicos;
  • O que é Time Brasil.

O que dá para ver no COB

A partir de agora estaremos falando do COB enquanto Canal Olímpico, combinado? Considere que é uma plataforma que foi criada para dar as pessoas a chance de ver jogos da seleção além do evento esportivo mais famoso do mundo, as Olimpíadas.

COB – Acompanhe conteúdo olímpico exclusivo e online
Foto: (reprodução/internet)

Assim, dá para fazer fases classificatórias, treinos, competições de alto nível e muito mais. A programação é tão recheada que acontece o ano todo. Só para você ter uma ideia disso, enquanto a gente produz esse conteúdo, leve em conta que já tem uma grade do COB.

Assim, dá para saber que hoje à noite vai ser transmitido o jogo do Sul-Centro Americano de Handebol Masculina. A partida está eletrizante: Brasil e Uruguai, valendo uma vaga na final. E a final será amanhã, sendo que também será transmitida no COB, ao vivo e online. 

Além dos jogos ao vivo

Você viu que a maior vantagem do COB é a chance de ver os jogos em tempo real, mesmo que ele não esteja sendo televisionado em nenhuma TV, né? Fora isso, tem mais. Sabia que existe uma equipe por trás cuidando do site e informando os usuários?

ANÚNCIO

Por isso, além da categoria de “programação ao vivo”, você também vai poder ver as “novidades da semana”, que conta tudo sobre os esportes olímpicos, sejam os de verão ou inverno. E tem os “eventos anteriores”, com os resumos do que aconteceu.

Outras categorias são: “Fala Aí”, que é um tipo de entrevista com vários atletas olímpicos, como Rafaela Silva, Rebeca Andrade e Leandro Ribela. Tem o “Game Show Olímpico”, o “Especiais Canal Olímpico”, o “Pequim 2022”, o “Entrevistas Coletivas” e muito mais. 

A parceria com COB com a TV NSports

Mencionamos acima essa parceria, mas ainda não explicamos. E vale a pena para você entender como é que o COB passou a permitir que as pessoas acompanhassem os atletas olímpicos desde os Jogos de Tóquio, que foi quando a ideia começou a prosperar.

COB – Acompanhe conteúdo olímpico exclusivo e online
Foto: (reprodução/internet)

A NSports é um serviço de streaming de esportes. Ou seja, assim como existe um serviço de streaming de filmes e séries (Netflix, Amazon Prime, Disney Plus) e os de música (Spotify, Deezer, etc) também existe o de esportes, que é o caso da NSports.

Bom, ela é a responsável pela transmissão dos jogos que aparecem no site do COB ou no aplicativo do COB. Assim, a COB é responsável por permitir esse acesso exclusivo as bases do Time Brasil, que é o Time Brasileiro que forma o Comitê.

Qual é a ideia da parceria

Além dos serviços que já falamos acima, através das categorias, considere que o COB e a NSports possuem um planejamento para oferecer entrevistas coletivas em tempo real, boletins do Time Brasil de forma atualizada e Stories contando tudo sobre os atletas.

O próprio COB falou sobre isso recentemente: “O Canal Olímpico Brasil veio para ocupar um espaço de protagonismo na relação do esporte olímpico brasileiro com os fãs. Isso porque existe uma incrível demanda reprimida e o COB vai suprir essa lacuna com conteúdo”. 

Até aqui, a plataforma disse que teve mais de 13 milhões de minutos assistidos. Isso enquanto o app ainda não funcionava e apenas o site estava no ar. Agora, com as novas atualizações, a empresa diz que o número deve mais do que dobrar. 

O que é Time Brasil

Ao longo desse conteúdo muito se falou sobre o Time Brasil. Mas, você sabe o que é isso? Considere que é a marca dos atletas brasileiros inscritos nos jogos olímpicos. Logo, uma equipe formada por várias modalidades esportivas que representam o país.

COB – Acompanhe conteúdo olímpico exclusivo e online
Foto: (reprodução/internet)

A partir dessa ideia, o COB passou a oferecer produtos do Time Brasil, sendo que a entrega é feita pelos Correios. Alguns exemplos são os bonés, os copos e os pins. Também tem outros artigos que todo amante do esporte adora. 

Os produtos são licenciados. E o mais legal é que dá para comprar até máscara facial dos Jogos de Inverno. Aliás, sobre o inverno, também tem jaquetas sendo oferecidas e as mochilas do Time Brasil. Tudo está disponível no site da COB, que vamo disponibilizar a seguir. 

Quais os atletas do Time Brasil

Outra dúvida que você pode ter é sobre os atletas do Time Brasil, coreto? Leve em conta que são todos aqueles que representam o país em jogos olímpicos. Por exemplo, tem o Abner Teixeira que é o do boxe e o Abner Vinícius, que é do futebol.

Para conhecer todos eles, você pode usar um filtro e separar por modalidades, como atletismo, badminton, basquete, biatlo, etc. Ou dá para ver por competições, sendo a de Atenas em 2004, a de Londres em 2012 e assim por diante.

Ou você pode simplesmente filtrar os atletas por medalhas também, sendo que tem ouro, prata e bronze disponíveis lá. A página de atletas do Time Brasil é atualizada de forma constante e você pode acompanhar os atletas de graça.

Como assistir os jogos ao vivo

Se você gostou da ideia, ótimo. Mas, possivelmente, o que quer saber mesmo é: como dá para ver os jogos ao vivo da seleção? Independente do esporte, o caminho é o mesmo: você vai acessar à página do COB e ir em programação. Aí, lá você pode ver o que está na grade.

COB – Acompanhe conteúdo olímpico exclusivo e online
Foto: (reprodução/internet)

Fizemos esse teste para dar aqui uma informação verdadeira. Então, entramos no jogo entre Brasil e Uruguai. O jogo estava marcado para daqui 3 horas e foi isso que o site mostrou. Então, é uma forma de ficar sabendo a programação.

Mas, se o jogo estivesse sendo transmitido, você só precisaria fazer um cadastro simples para começar a ver a partida. Inclusive, se quiser pode deixar o seu cadastro feito para só logar quando o jogo acontecer, que tal? Veja abaixo como fazer.

O cadastro para ver os jogos ao vivo

O cadastro no COB é muito simples. Primeiro, se você nunca fez isso antes, saiba que basta inserir o seu e-mail. Ou também é possível usar a conta de e-mail do Google ou do Facebook. Depois, você confirma os dados e cria uma senha para entrar na plataforma.

Aliás, esse mesmo cadastro poderá ser usado no aplicativo, que também transmite os jogos ao vivo e em tempo real. O aplicativo é recente, sendo que foi lançado no fim de 2020, com o foco nos Jogos Olímpicos de Tóquio e deve permanecer.

Assim, junto com a TV NSports, o COB, passou a permitir que as pessoas vissem os jogos pelo celular, democratizando o evento. O mesmo aplicativo poderá ser usado nos próximos jogos olímpicos, que vão acontecer em 2024, lá em paris, na França. 

Outras formas de assistir os jogos olímpicos

Além do COB, saiba que você pode ver os jogos olímpicos pelas emissoras que são responsáveis pela transmissão das partidas. No último ano, no Brasil, a Rede Globo foi esse nome e, inclusive, fez a transmissão pelos seus canais digitais, como o Globoplay.

COB – Acompanhe conteúdo olímpico exclusivo e online
Foto: (reprodução/internet)

Além disso, existem alguns canais esportivos que também transmite os jogos mesmo quando não é época das Olimpíadas. Por exemplo, nas fases eliminatórias e classificatórias. Para se ter uma ideia, o Gooutside vai transmitir vários jogos classificatórios para os jogos de inverno.

Algumas associações e federações também ficam responsável por transmitir na internet ou na TV os jogos do seu esporte. Por exemplo, tem a TV de Vôlei ou o Canal do Handebol e assim por diante, o que acaba sendo novas opções. 

Outros canais de esportes para ver jogos ao vivo

Além das olimpíadas, você sabe que tem esporte o ano todo. Logo, seja para ver um jogo de futebol do campeonato brasileiro, espanhol ou até mesmo outros esportes, também pode ter um canal de TV por assinatura, que pode ser pago mensalmente ou por jogo (pay-per-view).

No Brasil, hoje são vários nomes disponíveis, como SporTV, Premiere e até mesmo alguns novatos como a TNT Sports, que entrou em cena. Assim, a ideia é ter um canal de TV que foque em esportes, exatamente como tem canal de notícias, de filmes, etc. 

Outros serviços de streaming esportivos

E não dá para terminar o texto sem falar dos serviços de streaming. Se leu o texto até aqui já sabe o que é isso: são canais digitais que são focados em esportes. Assim, podem transmitir jogos em tempo real, assim como ter uma programação esportiva comum. 

No Brasil, esses serviços estão ganhando cada vez mais usuários, como é o UOL Esporte Clube, o El Plus, o TNT Go, o DAZN. E aí o que aconteceu foi que os canais de TV por assinatura também passaram a funcionar dessa maneira, com transmissões até pelo celular.