Zinedine Zidane: seu tempo no Real Madrid está se esgotando?

Quando Zinedine Zidane voltou a dirigir o Real Madrid pela segunda vez, sentiu-se que ele traria de volta os bons tempos mas não foi bem assim. Vencedor da Liga dos Campeões três vezes em sua primeira passagem, Zidane levou o Real ao título da La Liga na temporada passada depois de retornar.

ANÚNCIO

Atualmente ele enfrenta a perspectiva muito real de supervisionar a pior campanha europeia do clube em 30 anos. A derrota do gigante espanhol para o Shakhtar Donetsk na terça-feira coloca o time em risco de não conseguir ultrapassar a fase de grupos da Liga dos Campeões pela primeira vez.

Zinedine Zidane: seu tempo no Real Madrid está se esgotando?
Foto: (reprodução/internet)

Na La Liga, a equipe de Zidane está em quarto lugar e sete pontos atrás do primeiro lugar – embora com um jogo a menos. Com os próximos jogos contra Sevilla, Borussia Monchengladbach e Atlético de Madrid, certamente não vai ficar mais fácil para Zidane.

A despedida de Zidane está próxima?

A derrota para o Shakhtar deixou o Real em terceiro lugar no Grupo B, com a necessidade de vencer o Monchengladbach na próxima semana para garantir a sua vaga nas oitavas de final. Isso será mais fácil de dizer do que fazer, considerando a sua recente forma – eles venceram apenas quatro dos 11 jogos anteriores em todas as competições.

ANÚNCIO

Porém quando questionado após a derrota do Shakhtar se consideraria a renúncia, Zidane mostrou-se desafiador. “Não vou renunciar”, disse ele. “Passamos por momentos difíceis no passado. Tenho força para continuar e darei o meu melhor, e os jogadores também”.

Caso não haja renúncia, haverá demissão?

Em declarações ao podcast Football Daily da BBC Radio 5 Live, o especialista em futebol espanhol Guillem Balague disse: “O tomador de decisões do Real Madrid enviou uma mensagem muito clara a dois ou três jornalistas: ‘Vou me livrar de Zidane se perdermos para o Borussia Monchengladbach ‘.

“O mesmo tomador de decisões também enviou mensagens aos jornalistas dizendo ‘Não vou me livrar dele se perdermos para o Borussia Monchengladbach!’A situação financeira é ruim para o Real Madrid e eles precisam reduzir seu orçamento em cerca de 250 milhões de euros e isso é uma prioridade.

ANÚNCIO
Zinedine Zidane: seu tempo no Real Madrid está se esgotando?
Foto: (reprodução/internet)

“Eles não querem balançar o barco. Mas, ao mesmo tempo, o próximo passo de todos é criticar o presidente e, quando isso acontecer, você demite o gerente.”

Zidane é o culpado pelas dificuldades do Real?

Não há dúvida de que Zidane enfrentou algumas situações difíceis. O Real Madrid claramente ainda sente falta da influência de Cristiano Ronaldo e da habilidade de vencer jogos quase sozinho, enquanto os problemas de lesão de Eden Hazard não ajudaram.

Zinedine Zidane: seu tempo no Real Madrid está se esgotando?
Foto: (reprodução/internet)

O belga fez apenas 28 jogos pelo Real desde que foi contratado em junho de 2019, e o seu último revés por lesão deve eliminá-lo na maior parte de dezembro. “Eu entendo que a pressão e os resultados não têm sido bons o suficiente”, disse o jornalista francês Julien Laurens.

Além disso, completou que “Se eles não conseguirem se classificar [para a fase a eliminar da Champions League], isso é inaceitável. Mas não é culpa dele Hazard ter se lesionado praticamente todo o tempo em que está no clube. Não é culpa dele não ter sido recrutado no verão passado pela primeira vez em sabe-se lá quantos anos.

Zinedine Zidane: seu tempo no Real Madrid está se esgotando?
Foto: (reprodução/internet)

“Ele está mostrando alguns limites taticamente nas decisões que tomou e há coisas que não entendo. Mas Raphael Varane cometeu mais erros em seus últimos 10 jogos do que em seus 70 anteriores na Liga dos Campeões, então você não pode culpar o gerente para isso também. ”

O futuro de Zinedine Zidane

Balague acrescentou: “O clube sabe que não deu a Zidane as melhores cartas – ele queria Paul Pogba e não o recebeu. Não é a equipe mais forte e se jogadores como Sergio Ramos ou Dani Carvajal se lesionam a equipe cai muito. Eles sabem que não seria justo livrar-se dele.”

“A mensagem que recebi do clube é que ele é uma lenda e não podemos nos livrar dele, mas ao mesmo tempo seria muito difícil ver Zidane com futuro se perder para o Sevilla e for eliminado da Champions League.

Veja também: Guardiola, Mourinho and Wenger: Os técnicos com gastos mais altos da última década

Traduzido e adaptado por equipe Ao Vivo Esporte

Fonte: BBC