Wayne Rooney se aposenta do futebol

Wayne Rooney fazendo sua mudança para o mundo da gestão permanente.

ANÚNCIO

Wayne Rooney tem sido um dos jogadores mais icônicos das últimas décadas, já que serviu como o rosto de um dos clubes mais populares do mundo e das equipes nacionais mais consistentemente excelentes por quase 20 anos. 

Infelizmente, porque todas as coisas boas devem chegar ao fim, Rooney trouxe oficialmente o fim de sua carreira de jogador em favor de fazer a transição para a gestão.

Wayne Rooney se aposenta do futebol
Foto: (reprodução/internet)

“Tive uma grande carreira e aproveitei cada minuto”, disse Rooney. “É claro que vou sentir falta, mas tive muita sorte de jogar por alguns times massivos”. Jogar pelo Everton foi um sonho meu de infância e depois ir jogar por 13 anos no United foi o ponto alto. Ficar no maior clube do mundo por tanto tempo e ganhar tantos troféus é algo que eu sempre apreciarei”.

ANÚNCIO
Wayne Rooney se aposenta do futebol
Foto: (reprodução/internet)

Rooney, que vinha atuando como gerente interino do derby county  da segunda divisão, foi nomeado gerente, encerrando sua quase duas décadas de carreira como jogador.

Leia também: Messi, Ronaldo e Rashford: quem é o jogador mais valioso da Europa?

Onda de homenagens 

O anúncio de Rooney provocou uma onda de homenagens de ex-companheiros de equipe e isso inclui muitos dos atuais integrantes da equipe principal, além de nomes lendários e rostos familiares de nossa história.

ANÚNCIO
Wayne Rooney se aposenta do futebol
Foto: (reprodução/internet)

Entre muitos outros, Rio Ferdinand disse: “Eu o vi quando ele tinha 16 ou 17 anos de idade, depois de um jogo da Inglaterra também, eu disse a seus pais: ‘certifique-se que ele assine pelo Manchester United’ e eles olharam para mim e riram e provavelmente pensaram: ‘nós já fizemos o negócio’. E ele veio! Que jogador… ele já fez tudo. Que jogador, ridículo. Ninguém pode duvidar, classe mundial”.

Wayne Rooney continua sendo um dos maiores jogadores da Inglaterra de todos os tempos

Depois de iniciar sua carreira no Everton, Rooney entrou no Manchester United em 2004, dando início a um período de 13 anos que o viu ganhar 16 troféus, incluindo cinco títulos da Premier League e uma vitória na Champions League em 2008.

Ao todo, Rooney marcou 253 gols em 559 jogos com o United, fazendo dele o artilheiro do clube depois de superar Bobby Charlton. Rooney seguiu sua passagem pelo United, retornando ao Everton e escrevendo uma passagem de sucesso na MLS com o DC United.

Wayne Rooney se aposenta do futebol
Foto: (reprodução/internet)

Suas 120 partidas pela Inglaterra lhe renderam 53 gols, fazendo dele o maior artilheiro da história da seleção inglesa.

O Derby, ao qual Rooney se juntou como jogador-técnico antes de se mudar para a linha de toque em tempo integral, está precisando da genialidade tática de Rooney agora mesmo, já que eles estão na zona de rebaixamento com apenas 19 pontos conquistados em 22 partidas. Seus 14 gols são os menores do campeonato.

Wayne Rooney se aposenta do futebol
Foto: (reprodução/internet)

Rooney ainda não provou que pode efetivamente dar o salto de jogador para técnino, um salto que até mesmo alguns dos melhores de todos os tempos foram incapazes de fazer. No entanto, se sua carreira é algo a ser feito, ele vai descobrir o que fazer em pouco tempo. O Derby lançou Frank Lampard para a Premier League, e o Rooney pode ter a mesma sorte.

Leia também: Quais jogadores já ganharam mais prêmios de Jogador do Mês da Premier League

Traduzido e adaptado por equipe Ao Vivo Esporte

Fontes: Fansided e Manutd