Volleyball World – Acompanhe todas as partidas com esse app

A FIVB é a Federação do Vôlei no mundo e criou um aplicativo para celular, que pode ser baixado gratuitamente, por quem gosta de acompanhar o esporte. Por ele é possível ver os resultados das partidas em tempo real, além de notícias, vídeos, imagens.

ANÚNCIO

E tem ainda algumas funções interessantes, como o envio de notificações por push. Para quem viu que os jogos de Tóquio aconteciam em horários diferentes e não habituais no Brasil, o app serviu de base para acompanhamento dos jogos das seleções. Conheça mais sobre o Volleyball World.

Volleyball World - Acompanhe todas as partidas com esse app
Foto: (reprodução/internet)

Veja os tópicos mais importantes dessa publicação:

  • Como funciona o app Volleyball World;
  • Principais funcionalidades;
  • Como baixá-lo;
  • Outras opções para acompanhar os jogos de vôlei.

A Federação Internacional de Voleibol (FIVB)

Antes de qualquer coisa, a gente precisa mencionar aqui essa Federação porque ela vai ser importante em outras partes do artigo. A FIVB é a federação internacional do esporte. É ela que coordena a maioria das competições internacionais do vôlei. Fica sediada na Suíça.

ANÚNCIO
Volleyball World - Acompanhe todas as partidas com esse app
Foto: (reprodução/internet)

A história é contada desde 1947 e ela tem vários idiomas oficiais, como alemão, espanhol, francês, inglês e italiano. Atualmente, o principal papel está por trás dos eventos mesmo, como no planejamento e organização das competições, como nas Olimpíadas.

Para se ter uma ideia, é essa Federação que organiza a Copa dos Campeões, o Torneio Olímpico, a Copa do Mundo, o Circuito Mundial, etc. E ela tem conselhos ou comitês sobre Confederações Continentais, como sob a CSV, Confederação Sul-Americana de Voleibol.

Os tipos de vôlei

Só por fins de curiosidade, saiba que a FIVB está por trás do vôlei de quadra e o de areia, que são as categorias mais conhecidas do vôlei. No entanto, também é possível conhecer o vôlei da piscina, chamado de biribol.

ANÚNCIO

Tem ainda o futevôlei, que é um esporte praticado na areia também. E tem o vôlei paraolímpico, que pode ser em pé ou sentado. Mas, eles possuem regras diferentes e federações também. Então, não é um esporte tão restrito como muita gente pensa.

A FIVB como promotora do esporte

O que pouca gente sabe é que além de estar por trás dos eventos esportivos do vôlei, a FIVB também atua fortemente na promoção dele. Isso porque a ideia é que disseminar as informações, regras, resultados e o esporte com um todo no mundo inteiro.

Volleyball World - Acompanhe todas as partidas com esse app
Foto: (reprodução/internet)

Logo, o resultado está em atrair patrocinadores e parceiros comerciais para negociar direitos de transmissões, cobertura de eventos e colocar o vôlei em alto nível. Para isso, há programas, auxílios, comunicação, medidas e muito mais. Um exemplo é a criação de aplicativos.

Alguns deles, como é o caso do Volleyball World, é um aplicativo que transmite os jogos de vôlei em tempo real. Além dos resultados, os programas também informam sobre notícias, jogadores, equipes, seleções e muito mais. 

App Volleyball World

Assim, a gente chega nesse tópico. O aplicativo Volleyball World foi criado pela FIVB e tem esse objetivo que tanto falamos acima: promover o esporte. Por isso, o programa visa informar os interessados sobre as partidas internacionais em tempo real.

Ah, curiosamente, saiba que a FIVB está por trás dos jogos e eventos do vôlei tradicional e do vôlei de praia também, viu. Quanto ao app, considere que ele torna possível ver as principais jogadas com destaque e reprises de alguns lances.

Fora isso, é possível receber notificações por push, na tela do celular, quando novas notícias ou vídeos forem lançados no programa. E, como é óbvio, dá para saber o resultado ao vivo de vários torneios (ou melhor, de todos os torneios) que são organizados pela FIVB no mundo.

Como baixar o aplicativo Volleyball World

Se você quer ter o aplicativo no seu celular para acompanhar as competições esportivas do vôlei, saiba que ele tem melhorado a cada dia, apesar das queixas. Então, o passo a passo para isso é bem simples, sendo que a primeira coisa é você acessar a plataforma de apps.

Volleyball World - Acompanhe todas as partidas com esse app
Foto: (reprodução/internet)

No caso do Android, estamos falando do Google Store. O ícone do app é um “V” roxo em um fundo preto. Vale ainda observar o criador dele, que é a FIVB. O app fica na categoria de “esportes”. Já para os dispositivos iOS, basta acessar a Apple Store.

Então, você poderá ler toda a descrição, os comentários e ver os requisitos para baixar. Por exemplo, ter um Android com sistema 5.0 ou superior a ele. Também é preciso ter um espaço de 16 M pelo menos. Se você gostar e concordar, aí é só fazer o download do programa. 

O aplicativo vale a pena?

Esse tópico não vai ser dos mais animadores, mas continue lendo porque você pode se surpreender nos próximos tópicos. Isso porque apesar de a ideia do aplicativo ser muito boa, ele ainda não está totalmente pronto. Ao menos é o que dizem os usuários.

A nota média do aplicativo no Google Play Sotre é de 3,7 estrelas, sendo que o total é de 5 estrelas. Então, é uma boa média. Mas, entre os últimos comentários, foi possível identificar algumas pessoas insatisfeitas, como do Luciano Martini, que diz que “é desorganizado”. 

Ainda assim, os desenvolvedores conseguiram colocar “no ar” o último grande evento que aconteceu, que foi durante os Jogos Olímpicos de Tóquio, chamado de “2020 Olympic Games”. E eles ainda avisaram que estão tentando melhorar a experiência dos usuários.

Como assistir as partidas de vôlei ao vivo

Já para quem quer ver os jogos de vôlei ao vivo, especialmente aqueles que são organizados e administrados pela FIVB, considere que temos outra dica. O aplicativo é ótimo para quem quer saber dos jogos em tempo real, mas não podem assistir os vídeos e as transmissões.

Volleyball World - Acompanhe todas as partidas com esse app
Foto: (reprodução/internet)

Já para quem quer ter essa visão das cenas, dos lances e do ponto a ponto, a ideia é acessar o canal do Youtube da FIVB. Por lá, a FIVB transmite praticamente todos os jogos que organiza. Por exemplo, enquanto fazíamos esse conteúdo, testamos o canal deles.

E lá estava sendo transmitido o jogo sub-19 da Copa do Mundo masculina, em uma partida entre Tailândia e Camarões. E também havia outro jogo, entre Itália e República Tcheca pela mesma competição. Fora os jogos ao vivo, o canal transmite também lances e detalhes.

Outro app da FIVB para assistir as partidas ao vivo

Para quem não sabe, a FIVB também tem outro app, só que funciona como uma espécie de serviço de streaming. Ou seja, a ideia é ser um canal de transmissão dos jogos de vôlei. Na verdade, o app vem do site, que faz essa transmissão.

O problema, nesse caso, é que ele não está disponível no Brasil, somente em outras regiões do mundo. E como todo serviço de streaming, ele tem um custo mensal ou anual, conforme o perfil do interessado. O resultado é uma “TV de vôlei que transmite jogos ao vivo”. 

Nesse caso, o app é bem melhor recomendado pelos usuários, já que tem uma nota acima de 4,2 estrelas. Lá no Google Play dá até para ler alguns comentários positivos, como o que diz que “os vídeos são de boa qualidade” e “com opções de acelerar para ver os lances”. 

O Volleyball World no Instagram

Mais uma curiosidade que você pode curtir é essa daqui. Saiba que o Volleyball World também tem uma página no Instagram, que é uma rede social das mais usadas no mundo. Porém, por lá, eles lançam apenas as notícias e os destaques das competições. 

Volleyball World - Acompanhe todas as partidas com esse app
Foto: (reprodução/internet)

Ou seja, não dá para ver os jogos de vôlei ao vivo pelo Instagram, mas dá para saber qual a seleção que foi campeão dos Jogos Olímpicos. Assim como ver os jogadores de destaque, as histórias marcantes e até mesmo alguns trechos da vida particular de vários jogadores. 

Para se ter uma ideia do sucesso da página, considere que são mais de 8,5 mil publicações até aqui e mais de 1,5 milhão de seguidores. E até mesmo os jogadores profissionais de vôleis curtem a página para acompanhar o noticiário do esporte. 

Outros aplicativos para quem pratica vôlei

Além dos aplicativos que citamos acima, considere que você também poderá encontrar outros que foram criados para quem gosta do esporte. Aliás, um deles é o Volleyball Referee que é para equipes que jogam vôlei e querem marcar os pontos pelo celular

Acaba sendo uma ótima ideia para quem não tem placar eletrônico na quadra, por exemplo. Ele está disponível em vários idiomas, inclusive, no português. E a Eduarda Camargo até comentou: “eu jogo com meus amigos e esse app serve muito bem para marcar pontos”. 

Entre as funções dele, a gente tem a opção de criar partidas de vôlei, gerenciar o placar, confirmar cada set e ter o controle da posição de cada jogador. Além de fazer substituições, adicionar tempos técnicos, criar as próprias regras, transmitir partidas, etc. 

Aplicativos para quem quer se profissionalizar no vôlei

E para fechar o texto, saiba que há ainda mais dois apps que podem ser bastante úteis do ponto de vista do estudo das partidas de vôlei. Um deles é o Volleyball Scout, que permite a detecção de estratégias, posições de ataque, fundamentos, etc. 

E tem outro, que é o Volleyball Rotations. Nesse caso, o foco está bem mais nas posições e rotações dentro da quadra. Veja os diferenciais que eles apresentam: “aprenda as rotações”, “coaches”, “jogadoras”. É uma ótima ideia para entender sobre ataque/defesa, por exemplo.