As viradas mais incríveis do futebol mundial

A gente fez um estudo aprofundado aqui para falarmos sobre algumas histórias que fazem parte daquele tipo: “se contar ninguém acredita”, sabe? Mas, esses fatos históricos realmente aconteceram e impressionam. Há viradas dentro do futebol nacional, internacional e também entre seleções. Inclusive, o Brasil levou algumas viradas bem tristes, como veremos abaixo.

Só para concluir a introdução, saiba que o nosso estudo está listado aqui em ordem cronológica, mas inversa. Ou seja, a gente vai começar contando sobre os casos mais recentes e vamos chegar até os mais antigos. De todo modo, cada jogo desse é uma história a parte que merece ser contada ou, ao menos, lembrada. 

2019 – Grêmio 4 x 5 Fluminense

Foto: (reprodução/internet)

Vamos começar falando de algo que aconteceu há pouco tempo. O jogo parecia estar dominado pelo Grêmio, que chegou a abrir 3 a 0 sobre o clube carioca. Isso tudo aconteceu em 20 minutos. Mas, como estamos falando de um jogo épico, o que vem depois impressiona. 

Aos poucos, o Flu foi diminuindo o placar até empatar e virar. Então, o Grêmio fez mais um gol, empatando de novo a partida. Só que daí para frente só deu Fluminense, que conseguiu marcar mais um gol com Yony Gonzalez e saiu com a vitória. 

2017 – Botafogo 3 x 4 São Paulo

Foto: (reprodução/internet)

Esse jogo merece estar aqui e bem no topo da lista por um motivo especial: foi marcante para a saga são-paulina de evitar o rebaixamento, que seria o primeiro da sua história. A virada contra o time carioca aconteceu no próprio Rio de Janeiro.

Primeiro, o São Paulo marcou. Depois, o Botafogo virou. Mas, mesmo perdendo um pênalti, o time paulista conseguiu sair com a vitória, em uma das viradas mais marcantes dos últimos anos. 

2016 – Liverpool 4 x 3 Borussia Dortmund

Foto: (reprodução/internet)

O ano de 2016 teve uma das viradas mais incríveis e mais recentes do futebol mundial. A partida entre o Liverpool e o Borussia aconteceu pela Liga da Europa. O resultado final levou o clube vencer à semifinal da competição na temporada 2016-2017. 

Obviamente, como podemos ver pelo resultado final, o torcedor teve todos os ingredientes que são necessários para deixar um jogo de futebol imperdível. O time do Liverpool, na época era comandado por Jurgen Klopp.

2014 – Real Madrid 4 x 1 Atlético de Madrid

Foto: (reprodução/internet)

Esse jogo é bem diferente. Mas, vale a lembrança por se tratar uma virada que impressionou, mas nem tanto. Achou confuso, vamos com calma que dá para explicar isso melhor. Essa era a primeira final da Liga dos Campeões daquela temporada. 

Os times eram da mesma cidade, porém, havia uma diferença técnica gritante entre eles. O Atlético até começou ganhando, com gol de Godín. No entanto, no último minuto do jogo, Sergio Ramos empatou para o Real. Na prorrogação é que veio a virada com mais 3 gols. 

2011 – Santos 4 x 5 Flamengo

Foto: (reprodução/internet)

Abaixo, a gente vai ter uma história mais alegre para os santistas e contra um clube carioca. Mas, não agora. Nesse ano de 2011, o Santos levou a virada. Até saiu na frente com 2 gols do craque Neymar. No entanto, Ronaldinho Gaúcho fez 3 para o mengão. 

Aliás, a virada foi tão impressionante que o Santos chegou a abrir 3 a 0 contra o Flamengo. E sem falar que o Elano ainda perdeu um pênalti durante a partida. Sem dúvidas, para paulistas e cariocas esse foi um jogo intenso, inesquecível, marcante. 

2010 – Santos 3 x 4 Palmeiras

Foto: (reprodução/internet)

Em 2010, os torcedores protagonizaram mais um jogo emblemático do ponto de vista das viradas. O jogo foi frenético, diga-se de passagem. Assim, aconteceu na Vila Belmiro e era pelo Campeonato Paulista.

O Santos, de Robinho e Neymar, abriu 2 a 0. O Palmeiras empatou ainda no primeiro tempo. Depois, virou. Mas, aí quem empatou foi o Santos. No final, aos 42 minutos, Robert fez o seu 3º gol para o Palmeiras, que saiu vitorioso.

2005 – Corinthians 4 x 3 Cruzeiro

Foto: (reprodução/internet)

2005 foi um ano muito marcante para os corintianos. E esse jogo, em especial, tem a sua história particular. O jogo foi no Pacaembu, a casa do Timão até então. Só que foi a Raposa quem saiu na frente. E o clube paulista empatou. O Cruzeiro fez mais. O Corinthians empatou de novo. 

Só que o final da história foi diferente: o último gol foi do Timão, que acabou vencendo aquele campeonato brasileiro. Entre os principais nomes, estava o de Carlitos Tevez. 

2000 – Palmeiras 3 x 4 Vasco

Foto: (reprodução/internet)

Para os palmeirenses, esse jogo foi bem ruim. Aliás, considere que é um dos capítulos que todo torcedor do clube quer esquecer, mesmo que não consigam. No fim daquele ano, em São Paulo, no antigo Parque Antártica, o clube paulista levou a virada do carioca.

Isso considerando uma trajetória que parecia ter final feliz: 3 a 0 para o alviverde. Só que a virada alvinegra aconteceu, com 4 gols seguidos, fazendo do Vasco o campeão da Copa Mercosul (atualmente, Sul-Americana). 

1999 – Bayern de Munique 1 x 2 Manchester United

Foto: (reprodução/internet)

O resultado desse jogo não parece tão atípico assim. No entanto, saiba que mesmo que ele não esteja na sua memória, o jogo foi um verdadeiro clássico da Liga dos Campeões. E tudo aconteceu nos minutos finais. 

Assim, a virada do Manchester aconteceu em alguns instantes antes do fim da partida. E o resultado final fez desse clube o campeão daquele ano, daquele campeonato. 

1996 – Brasil 3 x 4 Nigéria

Foto: (reprodução/internet)

É meus amigos, se você é brasileiro e gosta de futebol, com certeza, tem que se lembrar dessa história triste sobre a nossa seleção canarinho. Uma das viradas mais tristes para nós aconteceu contra a Nigéria, em 1996. 

E olha que a gente tinha em campo Ronaldinho e Roberto Carlos. A partida parecia muito bem encaminhada quando o Brasil fez 3 a 1 no país nigeriano. Porém, após os 30 minutos do segundo tempo, faltando 15 minutos para o jogo terminar, a gente levou a virada. 

Inclusive, foi nessa competição que acabamos ficando com a medalha de bronze. Já os africanos levaram para a casa a medalha mais valiosa. 

1995 – Santos 5 x 2 Fluminense

Foto: (reprodução/internet)

Na década de 90 tivemos esse outro jogão de futebol, só que agora dentro do país. A partida era a segunda das semifinais do Brasileirão daquele ano. O mais engraçado é que o peixe chegou na partida todo desanimado, ao menos é o que parecia.

Afinal, a primeira partida havia terminado 4 a 1 para o adversário em pleno Maracanã. Logo, a partida de volta teria que ser vencida por 3 gols de diferença. E o que era improvável aconteceu, de fato. Giovanni foi o grande destaque, marcando 2 gols para o clube paulista.

1988 – Inter 2 x 1 Grêmio

Foto: (reprodução/internet)

Talvez alguns gaúchos lembrem, mas nem todos. O jogo aconteceu no ano de 1988, portanto, é um dos mais antigos dessa lista. Só que vale a lembrança. Até mesmo porque a partida valia uma vaga na final do Campeonato Brasileiro daquele ano. E também na Libertadores seguinte. 

O Gre-Nal do século não recebeu esse título por acaso. O Grêmio saiu na frente e antes de terminar o primeiro tempo, o Inter ainda teve um jogador expulso. A virada era improvável, só que não impossível. 

Curiosamente, saiba que o jogo aconteceu em 1989, mas valia para o campeonato do ano anterior, por isso, muita gente confunde as datas. 

1966 – Portugal 5 x 3 Coreia do Norte

Foto: (reprodução/internet)

Nas quartas de final da Copa do Mundo de 1966 esse foi um daqueles jogos memoráveis. A Coreia começou ganhando com menos de 1 minuto de jogo. E chegou a marcar mais 2 gols, fazendo 3 a 0 nos portugueses. 

Só que Portugal tinha um cara chamado Euzébio, que marcou 4 gols, sendo 2 de pênalti e virando a partida para os portugueses. E ainda daria tempo de Portugal fazer mais, chegando a semifinal da competição. 

1958 – Santos 7 x 6 Palmeiras

Foto: (reprodução/internet)

De fato, temos agora um jogo lendário dentro do futebol nacional. Independente se você é do norte ou do sul, leste ou oeste, você tem que conhecer essa história. O jogo valia pelo Torneio Rio São Paulo. E podemos dizer que teve uma “virada tripla”. É isso mesmo. 

A partida aconteceu no estádio do Pacaembu. O impossível aconteceu e nós vamos tentar contar aqui como foi. 

Urias marcou para o Palmeiras. Pelé e Pagão viraram para o Santos. Nardo empatou o jogo. Dorval, Pepe e Pagão fizeram 5 a 2 para o Santos. Paulinho, Urias e Mazzola (2 vezes) viraram a partida, deixando 6 a 5 para o Palmeiras. Só que o Pepe marcou mais 2 vezes para o Santos. Assim, o jogo terminou em incríveis 7 a 6.

1950 – Brasil 1 x 2 Uruguai

Foto: (reprodução/internet)

Mesmo que você nem estivesse vivo para ver, com certeza, já ouviu falar de uma das maiores decepções do futebol do país. A final da Copa do Mundo de 1950 não poderia ser lembrada de forma mais triste: a virada dos uruguaios aconteceu a pouco mais de 10 minutos do fim. 

Assim, mesmo que a gente tenha saído ganhando de 1 a 0, os mais de 170 mil torcedores que estavam no Maracanã prestigiaram um final infeliz que foi causado pelos gols de Schiaffino e Ghiggia. 

Qual outra virada marcou a sua vida?

Apesar de todas as histórias que relembramos acima pode ser que, conforme a sua idade e a sua lembrança, você tenha na memória outros jogos marcantes como esses. Tem? Se você se lembra de alguma virada que não foi contada acima, mencione nos comentários.