Se você gosta, ao menos um pouco do golfe, com certeza já ouviu falar sobre o PGA Championship, que também é chamado de US PGA Championship ou US PGA. O torneio acontece todos os anos e é feito pela Professional Golfers Association of America.
Está na lista dos maiores torneios profissionais do esporte, sendo o último major de cada temporada. Além do mais, ele é um dos que tem o prêmio maior, acima de US$ 10 milhões – e isso o torna altamente atrativo entre os competidores.
O título do PGA Tour
Sem falar nessa questão financeira, saiba que o vencedor da competição tem alguns privilégios importantes e que aumentam a visibilidade da carreira. Por exemplo, eles já se classificam, de forma automática, para os outros torneios maiores de golfe (Masters, US Open e The Open).
Outra coisa é que o vitorioso, chamado de The Player Championship, também é selecionado para participar do PGA Tour dos próximos 5 anos. Já na excursão da Europa, ele é convidado a participar das próximas 7 edições que existirão.
Sem falar que esse é o único torneio entre os grandes que é considerado exclusivo. Assim, somente profissionais selecionados e bem ranqueados participam do evento. Atualmente, ele tem acontecido em pequenos campos de golfe e de forma mais intimista.
O histórico e o formato do PGA Tour
O primeiro campeonato PGA Tour que existiu foi em outubro de 1916 no Siwanoy Country Club, Nova Iorque. Jim Barnes venceu e recebeu US$ 500 – além da medalha de ouro cravejada de diamantes que foi doada por Rodman Wanamaker.
O formato inicial era “match play”. Porém, ele foi variando, assim como nos meses que acontecia anualmente. Após a Segunda Guerra Mundial, por exemplo, mudou mais ainda. A partir de 2019, ele foi anunciado na semana antes do Memorial Day.
Além disso, a PGA of America citou a adição do golfe nos Jogo Olímpicos. Até aqui, o estado de Nova Iorque já recebeu a competição por 13 vezes, sendo seguida por Ohio e Pensilvânia.
Os campeões do PGA Tour
A competição é dividida entre o modelo antigo, que funcionava no modelo de Match Play (1916 – 1957) e a Era Stroke Play (1958 – hoje). E quando se soma todas as Eras, a gente tem dois grandes campeões, sendo Walter Hagen e Jack Nicklaus, que venceram 5 vezes cada.
Depois deles, na ordem, vem Tiger Woods com 4 troféus PGA Tour, além de Gene Sarazen e Sam Snead, todos americanos e esses últimos venceram um tricampeonato. Abaixo deles, a gente tem vários golfistas que já venceram a competição por duas vezes.
Há 4 golfistas de outros países que vamos mostrar mais abaixo. Veja agora a lista de bicampeões americanos do PGA possui:
- Jim Barnes;
- Leo Diegel;
- Denny Shute;
- Paul Runyan;
- Byron Nelson;
- Ben Hogan;
- Dave Stockton;
- Raymond Floyd;
- Lee Trevino;
- Larry Nelson;
- Brooks Koepka;
- Phil Mickelson.
Gary Player (África do Sul)
O Gary fez história no golfe em vários sentidos. Atualmente, ele é dono de uma empresa que projeta os campos de golfe. Mas, durante a história de jogador, ele se tornou o “Cavaleiro Negro” por sempre usar roupas na cor escura (preta). Ou era chamado de Mr. Fitness.
É visto até hoje como um dos melhores da sua época. Ele nasceu em Johanesburgo, na África do Sul e atualmente mora em Jupiter Island, nos Estados Unidos. É um homem de sucesso, rico e muito visado quando o assunto é o golfe.
Além do bicampeonato no PGA Tour, que aconteceu em 1962 e 1972, ele ainda soma mais 3 Masters (1961, 1974 e 1978), um US Open (1965) e mais 3 The Open (1959, 1968 e 1974). Atualmente, ele tem 85 anos, por isso, um ícone vivo do golfe mundial.
Nick Price (Zimbábue)
O nome dele é Nicholas Raymond Leige Price. Atualmente, ele possui 64 anos. E o que pouca gente sabe é que é um jogador de golfe que nasceu em Zimbábue. Apesar de hoje morar em Júpiter, Flórida, nos Estados Unidos, ele é um dos únicos africanos de fama nesse esporte.
Assim como Gary Player, obviamente. Aliás, ainda sobre a origem dele, saiba que ele tem nacionalidade de Zimbábue, porém, nasceu na África do Sul, em 1957. Além dos PGAs de 1992 e 1994, ele também tem um The Open, que foi conquistado em 1994.
No início da década de 1990, ele chegou a ficar no topo do ranking mundial de golfe e em 2003, ele entrou no Hall da Fama do esporte. Outras conquistas são: 7 vitórias no European Tour, 12 no Sunshine Tour, 2 no PGA da Australasia e mais 8 de competições menores.
Vijay Singh (Fiji)
Bom, somente o fato dele ser um atleta de Fiji já é um histórico de sucesso. Isso porque o país não é tão famoso assim no mundo do esporte. Fora isso, o Singh é um senhor do golfe. Tanto é que recebe o apelido de “The Big Fijan” ou algo como “O Grande Fijano”.
Foi em 2004 que ele conseguiu o seu bicampeonato no PGA Tour, sendo o líder o ranking naquela ocasião. Hoje, ele mora em Ponte Vedra Beach, na Flórida e tem apenas 58 anos, sendo que ainda continua atuando como jogador profissional de golfe.
O nascimento é de Lautoka, em Fiji. Além do bicampeonato no PGA, o jogador ainda possui mais uma vitória no Masters de 2000. Depois, conseguiu um T2 em 2003 no The Open e um T3 no US Open de 1999.
Rory McIlroy (Irlanda do Norte)
Você sabe por que nós deixamos esse nome por último? Por que o irlandês é uma história a parte. Além de ser um dos poucos a conseguir a façanha de vencer por duas vezes o PGA Tour, o fato é que ele tem hoje apenas 32 anos, sendo considerando um dos mais jovens do esporte.
Ele nasceu no Condado de Down em 1989 e atualmente mora em Moneyreagh, ambos na Irlanda do Norte. Conhecido como Rors, ele tem na carreira dois títulos PGA (2012 e 2014), além de já ter vencido o US Open (2011) e o The Open (2014).
Depois, tem ainda um 4º lugar no Masters, que aconteceu em 2015. Curiosamente, ele começou a jogar golfe com 2 anos, quando batia as bolas a metros de distância. Isso porque os pais o incentivava. Aos 16 anos, ele largou o estudo para se tornar golfista profissional.
Os maiores campeões não americanos do Masters
Se você ficou curioso para saber mais sobre os golfistas não americanos que já venceram os outros torneios mais importantes do golfe no mundo, vamos lá. Começaremos pelo Masters, que tem o Jack Nicklaus como maior vencedor, com 6 troféus.
Já em termos de não americanos, o Gary Player, já citado aqui, é o principal nome. Ele venceu em 3 ocasiões (1961, 1974 e 1978). Com o mesmo número de títulos vem o inglês Nick Faldo (1989, 1990 e 1996).
Já a lista de bicampeonato do Masters, de não americanos, agrega os espanhóis Seve Ballesteros (1980 e 1983) e José María Olazábal (1994 e 1999), além do alemão Bernhard Langer (1985 e 1993). Depois, há ainda mais 11 americanos com pelo menos 2 títulos.
Os maiores campeões não americanos do US Open
Nessa competição há alguns fatos curiosos. Por exemplo, como o evento começou, lá em 1895, os escoceses e ingleses dominavam a lista de campeões. Depois, foi a vez dos americanos. E o último campeão é um espanhol, o que o torna um dos mais populares.
Willie Anderson é da Escócia e imigrou para os Estados Unidos, sendo o primeiro jogador de golfe a ganhar quatro US Open (1901, 1903, 1904 e 1905). Outros escoceses também aparecem, mas geralmente com um único título.
E há ainda um sul-americano, o argentino Ángel Cabrera, mas com um único título também, sendo em 2007. Além de argentino, americanos, escoceses e espanhóis, há na lista ingleses, alemães, irlandeses, neolandezes, australianos, sul-africanos.
Os maiores campeões não americanos do The Open
Para quem não sabe, já fica a primeira dica: o The Open é o Aberto Britânico de Golfe, ou seja, não acontece nos Estados Unidos. E o maior vencedor, portanto, não é americano. Aliás, só há um americano na lista dos vencedores com 5 ou mais troféus do The Open, o Tom Watson (5).
O maior vencedor da competição é o Harry Vardon, de Jersey (colônia britânica). Ele tem 6 vitórias (1896, 1898, 1899, 1903, 1911 e 1914). Depois, vem o James Braid, da Escócia, com 5 troféus, assim como o americano Tom Watson e o inglês John Henry Taylor.
O australiano Peter Thomson também tem 5 vitórias nesse campeonato. Já na lista abaixo, com 4 e 3 títulos aparecem jogadores da África do Sul (Gary Player) também, assim como da Espanha (Seve Ballesteros). A competição acontece na Escócia, na Inglaterra e na Irlanda.
Os Estados Unidos dominam o PGA
E para encerrar o artigo e voltar ao título do texto, considere que se em outros campeonatos vários países dominam, no PGA só da Estados Unidos.
O país tem 85 vitórias com 59 vencedores diferentes. Já a Austrália vem na sequência, só que com apenas 5 vitórias e 5 vencedores diferentes.