5 benefícios do treinamento cardio

Os exercícios cardiovasculares são uma das coisas mais benéficas que você pode fazer para sua saúde. 

ANÚNCIO

A ciência mostra que um exercício cardiovascular tem muitos efeitos positivos para a saúde além da perda de peso, incluindo melhora do colesterol, redução do risco de diabetes, menor pressão arterial em repouso, sono de maior qualidade, melhor humor e função cerebral melhorada. Outro benefício da cardioplastia é que ela aumenta a força muscular.

5 benefícios do treinamento cardio
Foto: (reprodução/internet)

Os exercícios cardiovasculares e o treinamento de força realmente condicionam o corpo de maneiras basicamente opostas, mas as pessoas que se abstêm completamente de fazer exercícios cardiovasculares quando estão tentando construir massa muscular estão levando isso longe demais e muito provavelmente perdendo mais ganhos musculares.

Pode ser difícil digerir todas as informações disponíveis sobre exercícios cardiovasculares e aeróbicos e seus efeitos no crescimento do esqueleto muscular. 

ANÚNCIO

Veja também: As principais diferenças entre chin-ups e pull-ups

Benefícios do treinamento cardio

1. Cérebro e articulações

O exercício cardiovascular pode beneficiar a saúde do cérebro e das articulações. Um estudo relatou que a atividade física pode reduzir o risco de demência, não importa a idade. Outros benefícios incluem:

5 benefícios do treinamento cardio
Foto: (reprodução/internet)
  • Aumenta o fluxo sanguíneo e diminui as chances de acidente vascular cerebral.
  • Melhora a memória e a capacidade de raciocínio.
  • Combate o declínio do funcionamento do cérebro com a idade.
  • Ajuda a proteger contra o desenvolvimento do mal de Alzheimer.
  • Combate a osteoporose e reduz as chances de uma fratura do quadril.
  • Ajuda a administrar o desconforto da artrite e mantém a amplitude do movimento articular.

2. Pele, músculos e peso

Não importa como você decida se mover, ser ativo ajuda a aumentar a circulação, o que leva a uma pele mais clara e mais saudável. Outros benefícios à saúde também podem ir muito mais fundo do que apenas sua pele.

ANÚNCIO

Quando você trabalha seus músculos, ele aumenta a oferta de oxigênio, permitindo assim que os músculos trabalhem mais. Ao longo do tempo, o exercício cardiovascular regular permite que seus músculos se adaptem a uma maior carga de trabalho, fazendo com que as atividades regulares pareçam mais fáceis.

5 benefícios do treinamento cardio
Foto: (reprodução/internet)

Quando emparelhado com um plano de nutrição saudável para o coração, a perda de peso segura vem com a realização de exercícios cardiovasculares regulares. 

Não só é menos provável que você desenvolva doenças como diabetes, certos cânceres e doenças cardíacas, mas seu corpo pode circular mais facilmente o sangue. Menos tempo sentado e mais atividade física também ajudam a manter um peso saudável, queimando mais calorias ao longo do dia.

3. Pâncreas, pulmões e sangue

Seu pâncreas é o órgão que ajuda a converter os alimentos que você come em energia, ao mesmo tempo em que ajuda a ajudar na digestão. Permanecer ativo ajuda a melhorar o controle do açúcar no sangue, diminui o estresse deste órgão vital e reduz sua chance de desenvolver diabetes tipo 2. 

Também ajuda a melhorar os bons níveis de colesterol ao mesmo tempo em que reduz as gorduras no sangue.

5 benefícios do treinamento cardio
Foto: (reprodução/internet)

“Seus pulmões também são positivamente afetados pela atividade física”, diz o Dr. Van Iterson. “A cardiologia ajuda a diminuir a freqüência com que você tem que respirar à medida que a capacidade de exercício melhora e pode levar a reduções na fadiga e na falta de ar em problemas pulmonares crônicos”.

4. Humor

Nosso humor flutua diariamente, mas permanecer ativo ajuda a aumentar seu humor, especialmente depois de um dia estressante. Portanto, da próxima vez que você estiver se sentindo estressado ou tiver um dia de folga, comece a mover seu corpo.

5 benefícios do treinamento cardio
Foto: (reprodução/internet)

“Não apenas isso, mas combate a depressão, melhora sua auto-estima e libera hormônios de combate à tensão como serotonina, dopamina e norepinefrina”, diz o Dr. Van Iterson.

5. Sono e energia

Há uma razão pela qual você se sente incrível depois de um exercício físico. O exercício físico ajuda sua energia ao liberar endorfinas, dando-lhe mais, energia duradoura ao longo do seu dia. Quando se trata de bater os lençóis, lutar para adormecer é a última coisa que você quer depois daquele longo e ocupado dia. A boa notícia é que o cardio ajuda você a adormecer mais rápido e promove o sono REM.

5 benefícios do treinamento cardio
Foto: (reprodução/internet)

“Certifique-se de evitar exercícios rigorosos muito perto da cama ou você estará muito energizado para contar carneiros”, adverte o Dr. Van Iterson.

Pegue suas roupas de ginástica e jogue nos tênis, você não só impulsionará seu sistema imunológico – ajudando-o a se afastar do frio ou da gripe – mas, ao melhorar sua aptidão cardiorrespiratória, você também pode aumentar suas chances de viver mais tempo.

Leia também: Os 5 melhores exercícios para bem-estar e positividade

Traduzido e adaptado por equipe Ao Vivo Esporte

Fontes: Fitplan e Health Cleveland Clinic