Descubra quais os maiores títulos do PSG

O Paris Saint-Germain (PSG) tem uma história de sucesso no futebol internacional. Hoje considerado o principal clube francês, ele já acumula mais de 4 dezenas de títulos, sendo dois de grande expressão continental. Abaixo, você verá quais os maiores títulos do PSG.

ANÚNCIO

Aliás, durante a temporada de 1970/1971, o Paris Saint-Germain foi promovido à Primeira Liga da França. No entanto, caiu para a divisão no ano seguinte. E retornou no próximo ano. Assim, está na Primeira Liga Francesa desde a temporada de 1973/1974.

Descubra quais os maiores títulos do PSG
Foto: (reprodução/internet)

Todas as competições nacionais da França

Como já adiantamos, você sabe que o PSG tem títulos internacionais também. Porém, é importante a gente considerar que o futebol francês tem várias competições internas. E a gente criou esse primeiro tópico para explicar um pouco sobre elas. 

O campeonato nacional francês é dividido em 5 divisões. Depois, vem a Copa da França. Assim, anualmente, há a Supercopa da França, que une os vencedores do campeonato nacional com o campeão da copa francesa. 

ANÚNCIO
Descubra quais os maiores títulos do PSG
Foto: (reprodução/internet)

Além dessas 3 competições, que são as mais importantes, a gente tem a Copa da Liga Francesa, que é diferente da Copa da França. Por fim, dá para citar ainda a Copa Gambardella, que é para jovens de 19 anos e é focada na divisão de base dos clubes. 

Liga 2 do Campeonato Francês de 1970/1971

É claro que muita gente não considera a segunda divisão como um título importante. Lá fora, em Paris, na França, também não. De todo modo, considerando o histórico que já citamos acima vale dizer que esse foi o primeiro título oficial do PSG. 

Descubra quais os maiores títulos do PSG
Foto: (reprodução/internet)

Então, saiba que a Ligue 2, que até 2002 tinha o nome de Division 2, também é chamada de Ligue 2 BKT devido ao patrocínio que recebe. Assim como no Brasil, é uma espécie de competição que leva os clubes para a divisão mais importante do campeonato. 

ANÚNCIO

Ela é organizada pela LFP, como a primeira divisão. Além do PSG, outros grandes clubes franceses já venceram a competição, como Lens, Nancy, Nice, Lyon, Toulouse, Rennes, Bastia, etc. O maior vitorioso, porém, é o Le Havre, com 5 títulos. 

Taça da França de 1981/1982

Entre os maiores títulos do PSG foi a Taça da França (Coupe de France) de 1981. E o motivo é bastante simples: esse foi o primeiro título conquistado pelo Paris Sainta-Germain na Primeira Divisão. A última partida aconteceu contra o rival Saint-Étienne. 

Descubra quais os maiores títulos do PSG
Foto: (reprodução/internet)

Lembrando que com base no histórico do clube, ele havia subido para a Primeira Liga em 1970, mas rebaixou no ano seguinte. Assim, após o retorno para a Primeira Liga (1973), o clube havia apenas feito boas partidas até que conquistou o título em 1981.

Foi a partir disso que o PSG, clube mais famoso da França hoje, se tornou uma máquina de vencer. Tanto é que venceu competições de formas sequenciais após esse primeiro título. 

Campeonato Francês de 1985/1986

O primeiro título nacional do PSG aconteceu em 1985, sob o comando de Gérard Houlier. Por isso, esse campeonato foi histórico para o clube. 

Descubra quais os maiores títulos do PSG
Foto: (reprodução/internet)

A escalação do clube parisiense era completa e muito apreciada por torcedores do mundo todo. Ela era formada por: Joel Bats, Jean-Marc Pilorget, Bacconnier, Philippe Jeannol, Michel Bibard, Luis Fernandez, Fabrice Poullain, Safet Susic, Oumar Séne, Roberto Jacques e Rocheteau.

Campeonato Francês de 1993/1994

Novamente, o campeonato francês aparece por aqui. Só que nesse caso por um motivo bem especial: ele foi marcante para o que ficou conhecido, no futuro, como “esquadrão da morte”. Esse foi o apelido da equipe do PSG durante os anos de 1992 até 1998.

Descubra quais os maiores títulos do PSG
Foto: (reprodução/internet)

Esse esquadrão começou a sua história vencendo a Copa da França de 1992. E foi até ser bicampeão da Supercopa da França, em 1998. A curiosidade é que também foi responsável pelo primeiro título internacional do clube – como veremos abaixo (Recopa de 1995).

Mais uma curiosidade desse esquadrão é que ele era formado por dois brasileiros, sendo Raí e Valdo. Curiosamente, o Ricardo Gomes também participou, no ano de 1996, quando assumiu o controle do comando do time. 

Atual Copa da Liga de 1994/1995

Aqui é importante a gente contextualizar o assunto. A Copa da Liga Francesa (Coupe de la Ligue) começou em 1963, no que era chamado de Primeira Copa da Liga. Depois, em 1982 se transformou em Copa de Verão e só em 1994 passou a ser a Atual Copa da Liga. 

Descubra quais os maiores títulos do PSG
Foto: (reprodução/internet)

Considerando esse histórico, a gente pode considerar que o PSG foi o primeiro clube a ser campeão, já na primeira temporada, que aconteceu no ano de 1994. A final foi contra o Bastia e terminou 2 a 0 para os franceses de Paris. 

Após esse primeiro título na Atual Copa da Liga Francesa, o clube do PSG ainda venceu outras edições, como de 1997, de 2007, de 2013, de 2014, de 2015, de 2016, de 2017, de 2019, de 2020. Ou seja, são 10 títulos totais acumulados na atual competição. E um único vice, em 2000.

Trophéé des Champions (Supercopa da França) de 1995

Aqui vale citar o contexto da Supercopa da França antes de começar. Basicamente, o torneio reúne o vencedor do campeonato francês com o vencedor da Copa da França. A primeira edição foi 1949 e por vários anos não aconteceu. Mas, desde 1994 acontece anualmente.

Descubra quais os maiores títulos do PSG
Foto: (reprodução/internet)

O que muda é que a primeira edição (1949) ficou chamada de Campeão da França vs Campeão da Copa da França. Depois, a partir de 1955 mudou para Challenge des Champions. E até aqui o PSG nunca venceu. Mas, a partir de 1995 recebeu o nome de Trophée des Champions. 

Então, no primeiro ano dessa nova competição, o PSG levou o título ao vencer o Nantes nos pênaltis por 6 a 5. Enquanto isso, no tempo normal, a partida terminou empatada em 2 a 2. 

Recopa Europeia da UEFA de 1995/1996

Apesar de ser um evento futebolístico extinto, a Recopa Europeia tem um valor bastante interessante em termos de competição internacional – já que é uma competição continental. Ela teve início em 1960 e se prolongou até 1999. Nesse ano, o PSG tinha o Raí no elenco.

Descubra quais os maiores títulos do PSG
Foto: (reprodução/internet)

O PSG venceu na temporada de 1995/1996, que foi a 4ª edição que existiu. A final aconteceu em maio e o gol da vitória foi marcado por Bruno N’Gotty. No entanto, o clube mais vitorioso foi com o Barcelona, da Espanha, com 4 títulos. 

A final foi contra o Rapid Wien (Áustria) e terminou 1 a 0. Na primeira rodada, o PSG venceu o Molde (Noruega) por 6 a 2. Depois, venceu o Celtic (Escócia) por 4 a 0. Nas quartas, o PSG derrotou o Parma (Itália): 3 a 2. Na semi, a vitória foi sobre o Deportivo (Espanha), por 2 a 0.

UEFA Intertoto Cup de 2001

O próximo campeonato mais valioso para o PSG é a UEFA Intertoto. No ano de 2001, o título do clube de Paris foi incrível porque ele terminou a competição sem perder um único jogo. Inclusive, esse também é um campeonato continental. 

Descubra quais os maiores títulos do PSG
Foto: (reprodução/internet)

No entanto, foi uma competição atípica que terminou com 3 vencedores. Isso mesmo: foram 3 campeões, sendo que além do PSG, o Aston Villa (Inglaterra) e o Troyes (também da França) foram os outros vitoriosos. Todos foram levados a Copa UEFA de 2001/2002.

O PSG passou por clubes como FC Jazz (Finlândia), SC Tavriya (Ucrânia), Gent (Bélgica) e Brescia (Itália). Na final, os jogos terminaram empatados. No entanto, prevaleceu a regra do gol fora de casa, já que na segunda partida, o empate foi por 1 a 1. E no primeiro jogo, 0 a 0.

Todos os títulos do PSG na história

Além dos dois títulos internacionais que citamos acima (Recopa Europeia da UEFA de 1995/1996 e UEFA Intertoto Cup de 2001), o Paris Saint-Germain acumula muitos outros, especialmente no campeonato doméstico, dentro da França. A lista é extensa e passa por 9 títulos do campeonato francês, 10 títulos da taça da Liga Francesa, 10 títulos do da Supercopa da França, 13 títulos da Copa da França e 1 título da Ligue 2.. 

E para fechar essa lista de títulos do PSG e de curiosidades, saiba que o maior campeão do campeonato francês é o Saint-Étienne, que também chegaram a final da Liga dos Campeões, perdendo para o Bayern. O primeiro título deles foi em 1957.