Quantas vezes seguidas você já gritou “é campeão” para o seu time? Se a gente considerar o campeonato estadual, saiba que há clubes que venceram por 10 anos consecutivos, acredita? E não é um clube só, não, viu. A gente vai falar deles logo mais.
Mas, para início de conversa é importante considerar que temos aqui os principais times que venceram sequencialmente os campeonatos de seus estados. Vamos começar pelo heptacampeonato, ou seja, que venceram 7 ou mais vezes seguidas. Vamos lá?
10. River (heptacampeão do piauiense)
A gente vai começar a lista com um clube curioso, o River, do Piauí. Ele é o clube que mais ganhou títulos no estado, sendo um total de 31. Depois dele, o mais próximo é o Flamengo de lá, que tem 17 troféus.
E a grande curiosidade é que o River ganhou um heptacampeonato em 1956 e um hexacampeonato em 1963. E a curiosidade não para aqui. O campeonato piauiense é um dos que tem mais campeões diferentes durante os mais de 105 anos de história.
Assim, são 24 clubes que venceram, ao menos 1 vez, o campeonato. Inclusive, em 2020 quem venceu foi o 4 de Julho, que tem apenas 4 títulos. E em 2018 foi o Altos, que venceu apenas duas vezes, sendo em 2017 e 2018.
9. Moto Club (heptacampeão do maranhense)
No Maranhão, o clube de futebol com mais títulos no estadual é o Sampaio Correa, com 34 troféus. Na mesma cidade, São Luís, tem o Moto Club, que é o segundo com mais títulos, sendo um total de 26. Só que o Moto Club é o que tem a melhor sequência.
Isso porque ele conseguiu o heptacampeonato em 1950, em uma sequência que vinha desde 1944. Outro clube, o Luso Brasileiro, também tem história, sendo 6 títulos seguidos, que consagrou o hexa em 1927. Já o Sampaio Correa tem 5, que aconteceram em 1988.
Uma curiosidade desse estadual é que todos os campeões são de São Luís do Maranhão, exceto o Imperatriz (de Imperatriz), o Bacabal (de Bacabal) e o JV Lideral (Imperatriz).
8. Bahia (heptacampeão do baiano)
O famoso Ba-Vi é um clássico disputado entre Bahia e Vitória, que são os dois clubes mais conhecidos da Bahia, ambos em Salvador. Porém, a diferença de títulos entre eles é gritante. O Bahia tem 49 e o Vitória tem 29. Depois, vem o Ypiranga, com 10 troféus.
E quando se fala em títulos consecutivos, o Bahia leva vantagem por ter um heptacampeonato, que aconteceu entre 1973 e 1979. Depois, ainda teve um penta em 1962 e um tetra em 1950 e 1984. Já o Vitória tem apenas o tetra, que aconteceu duas vezes, em 2005 e 2010.
A última sequência e mais atual é do Bahia, também, que venceu desde 2018, conseguindo um tricampeonato. O campeonato tem 116 anos de história e é um dos mais antigos do país, sendo que hoje tem a participação de 10 equipes na competição.
7. Rio Branco (heptacampeão do acreano)
Quando se fala em futebol do Acre, o que vem à sua cabeça? Com certeza, você se lembra do Rio Branco, certo? E está certo mesmo, afinal, esse é o principal clube do estado e tem hoje acumulados 47 títulos.
Depois, vem alguns concorrentes, mas com bem menos títulos, como é o caso do Juventus, com 14 canecos e o Independência, com 11 troféus. E se for para falar de campeonatos consecutivos, o Rio Branco tem alguns. O maior é o hepta, que aconteceu em 1941.
Mais recentemente, em 2005, o clube conseguiu um pentacampeonato também. Curiosamente, nos últimos dois anos, a gente teve dois clubes menos conhecidos com o título em mãos, sendo: Atlético Acreano em 2019 e Galvez em 2020.
6. Remo (heptacampeão do paraense)
O Parazão é o principal campeonato de futebol do estado do Pará. Ele é competido desde 1908 e atualmente conta com 12 equipes na primeira divisão. O maior campeão é o Paysandu (48 títulos), mas que vem seguido bem de perto pelo Remo (46 títulos).
No entanto, o Remo também tem o seu destaque por outro motivo: conseguiu a façanha de vencer 7 campeonatos seguidos, entre os anos de 1913 e 1919. E aqui tem mais história interessante. Foi em 1913 que o campeonato começou a acontecer, depois de 2 anos parado.
E o título daquele ano ficou com o Remo, ou Grupo do Remo, que foi fundado em 1905 para a prática de regatas. No ano seguinte, em 1914, foi que surgiu aquele que seria o seu principal concorrente, o Paysandu.
5. Grêmio (heptacampeão do gaúcho)
O Grêmio é um dos maiores clubes de futebol do Sul do país. Aliás, do Rio Grande do Sul. E ele conseguiu vencer, incríveis, 7 competições seguidas. Isso começou lá em 1962 durante até 1968. Só que depois disso, o clube amargou quase 1 década sem levar o caneco do gauchão.
Atualmente, é quem mantém a melhor sequência, já que venceu o campeonato regional de 2018, 2019 e 2020. O Grêmio também tem 2 hexas, sendo que as campanhas vitoriosas terminaram em 1967 e 1990.
O lado ruim é que, no ranking geral, o Grêmio possui 6 títulos a menos do que o seu principal concorrente, o Internacional que, inclusive, venceu o campeonato gaúcho por 8 vezes seguidas, como vamos mostrar abaixo.
4. Internacional (octacampeão do gaúcho)
Em 2016, o Internacional conquistou o hexa Campeonato Gaúcho. A final aconteceu contra o Juventude e terminou 3 a 0 para o colorado no estádio Beira-Rio. Ou seja, desde 2011 o clube vinha vencendo a competição. Mas, em 2017 quem levou foi o Novo Hamburgo.
Isso porque o hexa também aconteceu há algum tempo atrás, em 1940. Aquele foi o primeiro título da sequência que durou até 1945, o que rendeu 6 gritos de campeão consecutivos. No ano seguinte, o Grêmio levou.
Só que o Inter também é heptacampeão, com uma campanha que terminou em 1976. No entanto, a maior sequência do clube foi a partir de 1969, o que durou até 1976, garantindo ao colorado o grito de campeão por 8 vezes diretas, todos os anos.
3. Joinville (octacampeão do catarinense)
Por incrível que pareça, o campeonato estadual catarinense tem vários títulos que sempre brigam pelo título regional. A lista começa no Figueirense e passa por Avaí, Joinville, Criciúma, Chapecoense e Caxias.
Mas, quando o assunto é títulos consecutivos, o Joinville tem a sua história contada a parte. Isso porque ele venceu de 1978 até 1985, garantindo 8 gritos de campeão ao seu torcedor. E curiosamente, esse é o 3º clube com mais títulos do estado.
Isso porque na primeira posição está o Figueirense, com 18 títulos. Depois, vem o Avaí com 17 canecos. E o Joinville possui apenas 12, dos quais 8 foram consecutivos. Incrível, não? E no último ano do octa, de 1985, o clube ainda aplicou uma goleada por 9 a 0 no Juventus.
2. ABC (decacampeão do campeonato potiguar)
O campeonato potiguar, que acontece no Rio Grande do Norte tem bem menos clubes participantes do que os outros estaduais. Assim, também tem menos concorrentes ao título. No entanto, há dois deles que disputam sempre o caneco: ABC e América. Ambos de Natal.
O ABC tem vantagem porque se consagrou como um dos clubes brasileiros que mais venceu títulos estaduais de forma consecutiva, sendo 10 vezes. Isso começou em 1932 e foi até 1941, em uma campanha para deixar qualquer torcedor extasiado.
O mais engraçado é que o ABC também venceu por 5 vezes seguidas e depois 4 vezes seguidas. Enquanto isso, o América, que é o principal concorrente, só conseguiu 1 tetracampeonato, que aconteceu em 1982. Outros clubes que já venceram a competição foram: Alecrim e Potiguar.
1. América (campeonato mineiro)
Assim como o ABC de Natal, o América de Minas Gerais também tem história para contar dentro do futebol brasileiro, viu. Isso porque entre 1916 e 1925 só deu América lá em Minas. Ou seja, foram 10 gritos de campeão ano a ano.
E a curiosidade está no fato de que isso fez com o que clube ficasse entre os 3 com mais títulos do estado, perdendo apenas para os grandes, Cruzeiro e Atlético Mineiro. Atualmente, o América tem 16 títulos, sendo que o último foi em 2016.
Lá em Minas, depois do decacampeonato do América, apenas o Atlético Mineiro venceu 6 vezes seguidas, em uma sequência de anos que foi até 1983. O Cruzeiro tem um penta e o Vila Nova tem um tetra. Depois, só o Siderúrgica, Ipatinga e Caldense possuem títulos mineiros.
Os títulos sequenciais no Brasileirão
Além dos jogos estaduais pode ser que você queira saber sobre o campeonato nacional daqui certo? Então, considere que também temos curiosidades, mas nada que chegue perto de um heptacampeonato, ok?
O Santos (SP) venceu a Taça Brasil (antigo Brasileirão), entre 1961 e 1965. Ou seja, é pentacampeão. Depois disso, quem chegou mais perto foi o São Paulo (SP), com 3 títulos seguidos, entre 2006 e 2008.