Teste de Aptidão Física – Aprenda como treinar para o TAF em casa

O TAF é um verdadeiro pesadelo para muita gente. Por que? Esse Teste de Aptidão Física é considerada uma prova física que é exigida e obrigatória em diversos concursos públicos, especialmente aqueles com vagas para a Polícia Militar ou Guarda Municipal. 

ANÚNCIO

A prova tem caráter eliminatório. Ou seja, não vai classificar o competidor em primeiras ou últimas posições. Porém, vai dizer se ele continua no processo seletivo ou se é desclassificado a partir dali. A prova, portanto, é muito decisiva para quem pleiteia essa vaga pública. 

Teste de Aptidão Física - Aprenda como treinar para o TAF em casa
Foto: (reprodução/internet)

O treinamento para TAF

Para contextualizar o texto, saiba que muita gente opta por treinar em academias, com personal trainer e muito mais. No entanto, nem sempre isso é possível devido ao alto custo do investimento ou mesmo a falta de uma estrutura ou de tempo.

Teste de Aptidão Física - Aprenda como treinar para o TAF em casa
Foto: (reprodução/internet)

Por isso, muita gente tem optado por treinar o TAF em casa. E a boa notícia é que realmente isso pode ser feito, já que as provas vão cobrar do interessado exercícios que podem ser praticados em espaços pequenos, como no quintal de casa, na varanda, no quarto.

ANÚNCIO

Inclusive, mesmo que você prefira usar acessórios para esse tipo de treinamento, considere usar o que você já tem em casa, como é o caso de sofás, cadeiras, cabo de vassouras, etc. O ideal é que você saiba como treinar, o que treinar e de que forma. 

Sobre o TAF

E para quem está meio perdido no texto, considere que o Teste tem o objetivo único de avaliar a capacidade física do candidato. Portanto, tudo vai depender do cargo que ele almeja. Mas, de um modo geral, as pessoas já sabem como será o teste. Por isso, é possível treinar antes.

Teste de Aptidão Física - Aprenda como treinar para o TAF em casa
Foto: (reprodução/internet)

Para se ter uma ideia do que estamos falando, considere que entre os exercícios cobrados, nós temos o treino abdominal, a flexão de braços, a corrida de 12 minutos e natação. A natação é mais acentuada e mais rigorosa em concursos da Marinha, por exemplo. 

ANÚNCIO

Assim, a recomendação é que ao mesmo tempo em que inicia os estudos mentais, das provas escritas, o aluno também comece por treinar a parte física. Afinal, ambas são importantes para conseguir o êxito nesse tipo de concurso. Há quem diga que em 5 meses dá para se preparar.

O cronograma de treinamentos

O primeiro passo é ter um cronograma de treinamentos. Isso porque mesmo que você saiba quando será a sua prova e quais são os exercícios, se você não souber por onde começar e o que fazer e quando fazer, então, terá um sério problema. 

Teste de Aptidão Física - Aprenda como treinar para o TAF em casa
Foto: (reprodução/internet)

Assim sendo, como no caso do estudo, ter uma rotina de treinos é fundamental. Até mesmo porque na questão física você não vai conseguir bons resultados da noite para o dia. Educadores físicos dizem que “pegando firme” você pode estar preparado em 5 meses.

Portanto, esse pegar firme precisa ser considerado a partir de uma rotina de treinos que tem que ser diária com descansos intervalados e foco nos exercícios. 

A alimentação durante o tempo de preparo

Enquanto se prepara para o TAF, você também terá que se preocupar com a parte da alimentação porque ela vai dizer muito sobre como está indo o seu treino. Afinal, será que você tem uma boa performance ou será que está longe do ideal?

Teste de Aptidão Física - Aprenda como treinar para o TAF em casa
Foto: (reprodução/internet)

A alimentação tem que andar junto. Um dos erros mais comuns do candidato é começar a comer menos durante os treinos para perder peso. No entanto, quanto mais se treina, mais o corpo exige energia. Logo, isso exige uma alimentação melhor. 

E se alimentar melhor não é comer mais ou comer menos, mas comer bem. Então, além de ter alguém acompanhando você para os treinos físicos, mesmo que online, também é legal ter por trás um profissional da área alimentar para ajudar na criação de receitas nutricionais.

O descanso é tão necessário como o treino e a alimentação

Com o descanso vamos fechar um trio que é imprescindível para o candidato que quer se dar bem no TAF do concurso público. Assim como se alimentar errado pode prejudicar você durante o tempo de preparo, saiba que não descansar tem o mesmo efeito.

Teste de Aptidão Física - Aprenda como treinar para o TAF em casa
Foto: (reprodução/internet)

Portanto, uma boa noite de sono vai se tornar essencial para esses dias de preparo. É claro que sabemos que nem sempre isso será possível. Ainda mais na vida de quem tem uma rotina profissional agitada. No entanto, a ideia de ficar noites em claros prejudica o desempenho.

E isso faz parte do metabolismo do corpo também. Assim, recomenda-se que todo candidato leve muito a sério a questão do sono e do descanso.

O treino tem que ser consciente

Como falamos, você tem que notar que há 3 pontos importantes para passar em uma prova do TAF: treinamento físico, alimentação correta e descanso. Agora, tudo isso precisa ser levado a sério, especialmente o treino. Afinal, você tem metas a serem batidas.

Teste de Aptidão Física - Aprenda como treinar para o TAF em casa
Foto: (reprodução/internet)

O ideal é que chegue no dia da prova conseguindo fazer todos os exercícios de forma “tranquila”, sem ter que contar com a sorte, por exemplo. Abaixo, vamos falar mais de qual é a sua meta. Porém, saiba que treinar de forma consciente tem a ver com isso: alcançar metas. 

E essa consciência também vale na hora de evitar o treino em excesso porque isso pode ter efeito colateral, como você se lesionar antes das provas. Aí, vai ter que se recuperar antes de fazer um novo teste. O que pode ser ruim porque os concursos públicos têm datas certas.

Saiba usar o que você tem em casa a seu favor

É claro que o seu treinador ou personal trainer poderá ajudar você com isso. Mas, no caso de quem treina sozinho, a dica é aprender a usar o que você tem em casa e precisa para fazer um bom treino. Dá para usar uma série de acessórios.

Teste de Aptidão Física - Aprenda como treinar para o TAF em casa
Foto: (reprodução/internet)

Só que além disso, não se deve ficar preso apenas ao que vai cair na prova, sabe? Nem sempre você terá uma piscina em casa, certo? De todo modo, vale a pena você começar a treinar a parte cardiorrespiratória, por exemplo, até que encontre uma chance de treinar na piscina.

Outra questão bacana é considerar que hoje em dia há vários sites que vendem alguns tipos de equipamentos específicos para o seu tipo de treino. Por exemplo, existem barras que podem ser colocadas em certos lugares, como em vãos das portas, de forma segura. Estude isso. 

As simulações podem ajudar muito a estar preparado

Quando você estiver respeitando o seu planejamento, saiba que tudo deve caminhar de forma mais consciente e simples. No entanto, mesmo assim o candidato pode ficar inseguro. Nesses casos, uma boa ideia é fazer os testes que simulam a prova do TAF.

Teste de Aptidão Física - Aprenda como treinar para o TAF em casa
Foto: (reprodução/internet)

Porém, isso não vai poder ser feito em casa. Assim, o ideal é que se busque um lugar para treinar em um dia especifico. Pode ser um clube ou uma academia, por exemplo. E, nessa hora, é bem legal ter alguém para avaliar a performance e o tempo também. 

Logo, o resultado final vai dizer muito sobre as suas chances de passar no teste do TAF ou não. E a partir disso, você pode melhorar, mudar ou manter a sua rotina de treinos. 

A escolha dos horários de treinamento e simulação

Outra dica que pode fazer a diferença é sobre os horários dos treinos. É claro que você vai treinar na hora que der e tudo bem. Porém, saiba que algumas provas costumam manter horários padrões, seja pela manhã ou pela tarde.

Teste de Aptidão Física - Aprenda como treinar para o TAF em casa
Foto: (reprodução/internet)

Então, ainda que seja somente durante a sua simulação é legal fazer esse treinamento especifico no horário da prova real. Isso permite que você saiba e reconheça suas condições, com base no clima, no horário, etc.

Como saber qual será o TAF do seu concurso

Para terminar o texto, ainda que já tenhamos falado disso é importante saber que cada concurso pode exigir uma quantidade de movimentos, de exercícios ou de tempo de prova. Por isso, não há dica melhor do que dizer para você ler o edital do seu concurso na íntegra.

Teste de Aptidão Física - Aprenda como treinar para o TAF em casa
Foto: (reprodução/internet)

E lá que vai estar escrito exatamente o que será cobrado no dia da sua prova física. Para se ter um exemplo, considere que a prova de agente da Polícia Federal masculino dá as melhores notas para quem fizer 15 barras fixas e ter um salto de impulsão acima de 2,45 metros. 

Além disso, a nota máxima vai para quem faz uma corrida de 12 minutos conseguindo bater a distância de 2,71 metros. E a natação é de 50 metros. Sendo que quem fizer abaixo de 29 segundos consegue a nota máxima, que é de 6 pontos. 

O mínimo exigido pela Polícia Militar

Considerando o mesmo cargo do mesmo concurso que citamos acima, saiba que quem faz abaixo de 3 flexões é eliminado da prova. Assim como quem tem um salto de impulso abaixo de 2,14 metros ou corre menos do que 2,350 metros em 12 minutos.

Já para quem nada 50 metros em mais de 42 segundos é eliminado da competição também. Para as mulheres, os números e as exigências são outras.