Tudo sobre Tênis – Um guia completo para iniciantes

Todo brasileiro conhece o Guga, certo? Ele é um dos ícones do esporte que nós temos por aqui. Inclusive, foi um dos responsáveis por popularizar o tênis aqui no país. E mesmo que a gente tenha visto o Guga jogar, nem sempre dá para entender todas as regras do esporte.

ANÚNCIO

Para quem está à procura de novo esporte que faça sentido, o tênis acaba sendo uma opção interessante porque é bastante completo. Ele exige técnica, preparo físico, treinamentos, além de ser sempre muito dinâmico.

Tudo sobre Tênis - Um guia completo para iniciantes
Foto: (reprodução/internet)

Por isso, vamos falar do tênis nos seguintes tópicos:

  • As regras para jogar tênis
  • A pontuação no jogo de tênis
  • O saque ou o serviço que acontece no tênis
  • O que é o game no tênis
  • O que é o set no jogo de tênis
  • Os equipamentos para jogar tênis
  • A raquete de tênis
  • A bola de tênis
  • O tênis e a roupa ideal para o esporte
  • Outros acessórios
  • Os tipos de quadra de tênis

As regras para jogar tênis

Nesse primeiro tópico, a gente vai trazer algumas regras que se encaixam também como curiosidade do tênis. Isso porque, aqui no Brasil, somos muito habituados a falar, ver e praticar o futebol e, portanto, comparar esses dois esportes é bastante interessante. 

ANÚNCIO
Tudo sobre Tênis - Um guia completo para iniciantes
Foto: (reprodução/internet)

Primeira dica: o tênis é diferente do futebol no que diz respeito à torcida, barulho e concentração. Isso porque no futebol, o canto da torcida se faz presente e acaba sendo necessário. Já no tênis, o silêncio vale ouro e auxilia na concentração dos jogadores. 

Aliás, falando em jogadores, diferente do futebol, no tênis é permitido no máximo 4 atletas por partida – isso quando estamos falando sobre os jogos em dupla. Mas o mais comum é que tenha apenas 2 atletas na quadra, quando se trata de uma partida individual. 

A pontuação no jogo de tênis

Um dos motivos que faz muita gente perder o interesse por esse esporte tem a ver com as regras sobre o jogo, ou seja, como o jogo funciona, quem ganha, como marcar pontos. Só que isso é mais fácil do que parece e vamos comentar agora mesmo. 

ANÚNCIO
Tudo sobre Tênis - Um guia completo para iniciantes
Foto: (reprodução/internet)

OUT é quando a bola cai fora da linha delimitada e quando isso acontece é ponto para o adversário. Quando a bola não ultrapassa a rede, o ponto vai para o adversário também.

Se a bola quica duas vezes no chão de um jogador (a primeira tem que ser dentro da área delimitada), o ponto vai para o outro. Há ainda um jeito de marcar pontos que é “acertando” alguma parte do corpo do jogador adversário. Mas isso não é recomendado. 

O saque ou o serviço que acontece no tênis

Mais uma das regras que parece difícil, mas faz todo sentido quando é entendida tem a ver com o saque. A ideia de pontuar é a mesma que citamos acima, mas algo muda. Por exemplo, primeiro que o jogador tem 2 chances para colocar a bola em jogo: o 1º e 2º serviço

Tudo sobre Tênis - Um guia completo para iniciantes
Foto: (reprodução/internet)

Se errar os dois serviços, o ponto vai para o adversário. E esse erro tem até um nome: dupla falta. Por outro lado, se a bola resvalar na rede e atingir a área do saque, então, o jogador poderá sacar de novo – e isso só vale para o saque, ok?

Ah, tem um detalhe importante aqui no saque e em qualquer outro ponto que acontece: quando a bola quica na linha demarcada, ela é considerada bola dentro. Atualmente, existem até câmeras voltadas para saber a bola quicou na linha, dentro ou fora dela. 

O que é o game no tênis

A próxima dica é sobre game e set. Saiba que o game termina quando um jogador completa 4 pontos. E os pontos recebem o nome de 15, 30, 40 e 60. E os pontos sempre parte de quem está sacando. A dica é: para fechar o game é preciso ter 40 pontos e dois a mais que o outro.

Tudo sobre Tênis - Um guia completo para iniciantes
Foto: (reprodução/internet)

E quando o jogo fica em 40-40, por exemplo, é chamado de iguais. Assim, quem faz o próximo ponto não ganha o jogo, mas tem o direito (vantagem), já que se fizer mais um ponto vencerá. Para isso, é preciso sempre considerar ter dois pontos na frente, ok?

Então, vamos supor que o jogo estava em 40 iguais. Aí o jogador A faz o ponto e passa a ter a vantagem. Porém, quem pontua agora é jogador B. O que acontece? O jogo volta a ficar iguais. E assim vai até que alguém abra dois pontos de diferença. 

O que é o set no jogo de tênis

Um set é composto por vários games. Então, de modo geral, um set será finalizado com 6 games. Só que para isso um jogador tem que ter 2 games a mais do que o outro para fechar um set. Se houver empate nos sets, então, cria-se o “tie-break”. 

Tudo sobre Tênis - Um guia completo para iniciantes
Foto: (reprodução/internet)

Assim sendo, quem chegar a 7 pontos primeiro vencerá o set, mas sempre respeitando aquela regra de manter uma distância de 2 pontos de diferenças. Ah, e a partida toda termina quando alguém vencer mais de 3 ou 5 sets, dependendo do campeonato. 

Isso porque, no amadorismo, a maioria das vezes joga-se em 3 sets. Mas, quando se fala em grandes torneios, como é o caso do Grand Slam, então, a gente vai até 5 sets. 

Os equipamentos para jogar tênis

Apesar de ser muito popular e ter regras fáceis de serem entendidas, saiba que quando estamos falando de campeonatos oficiais é preciso ver o tênis com essa mesma visão: do profissionalismo. Por isso, entender e saber quais são os equipamentos usados é importante. 

Tudo sobre Tênis - Um guia completo para iniciantes
Foto: (reprodução/internet)

Nas próximas dicas, nós vamos dar uma pincelada em cada um dos itens necessários para a prática do esporte. Agora, observe que o interessado/atleta poderá escolher entre as marcas e modelos que ele preferir. Inclusive, hoje há várias lojas especializadas nesses produtos. 

Ah, e é legal você ler até o fim porque também vamos falar sobre os tipos de quadras de tênis que existem e isso interfere muito na sua próxima compra de um tênis ou uma raquete para praticar esse esporte. 

A raquete de tênis

Então, sobre os equipamentos, o primeiro que você vai considerar é a raquete, não é? Saiba que escolher a melhor delas não é uma tarefa simples porque isso varia conforme o atleta, o campo, o estilo de jogo e outras coisas. 

Tudo sobre Tênis - Um guia completo para iniciantes
Foto: (reprodução/internet)

Só para se ter uma ideia, a maior fabricante de raquetes do mundo tem uma que é para iniciantes, chamada de Challenge Lite. E entre os modelos mais profissionais, para quem está começando, ela tem um ótimo custo-benefício. 

Depois da raquete para iniciantes, saiba que ainda existe a raquete intermediária e a raquete de performance, que é para os profissionais. O que muda, você já sabe: o público. A de iniciante tem tecnologia que ajuda a diminuir a vibração do contato com a bola, por exemplo. 

A bola de tênis

As bolas de tênis também possuem diferença entre elas. Assim, o jogador poderá escolher com base no seu nível dentro do esporte. Atualmente, há dois tipos mais conhecidos, sendo a de lã natural e a de lã sintética. 

Tudo sobre Tênis - Um guia completo para iniciantes
Foto: (reprodução/internet)

As bolinhas de tênis de lã natural são altamente recomendadas para quem quer controlar mais a velocidade nas quadras. Ou seja, elas são ótimas por serem mais rápidas e, portanto, indicadas para a superfície lisa. 

Enquanto isso, as bolas de tênis de lã sintética são mais lentas. Portanto, servem muito bem para as quadras de saibro. Afinal, o material sintético usado diminui a resistência com o ar e equilibra a velocidade do jogo. Abaixo, vamos falar mais das roupas e quadras. 

O tênis e a roupa ideal para o esporte

A gente falou dos dois principais equipamentos do tênis. Mas, agora vamos focar nas roupas dos jogadores, porque isso pode interferir muito nas partidas. Afinal, ninguém vai se dar bem no tênis jogando de calça jeans e sapato, não é mesmo?

Tudo sobre Tênis - Um guia completo para iniciantes
Foto: (reprodução/internet)

Sobre o tênis, considere que ele precisa ser confortável para o tipo de quadra. Alguns possuem biqueira, que pode ser ótimo. Outros são mais duráveis. Tem aqueles com amortecimento para o alto impacto e assim por diante. 

Já quanto as roupas, o ideal é que se use aquelas que sejam confortáveis para a atividade física. Por exemplo, peças de poliéster, que permitem melhor ventilação para que o corpo respire melhor. E shorts que se ajustam ao corpo, como com elástico na cintura e com bolsos.

Outros acessórios

Apesar de não ser regra, saiba que alguns acessórios esportivos também podem fazer parte da vida do atleta de tênis. Por exemplo, a testeira. É aquela espécie de “tiara” que muitos jogadores usam na testa. Ela serve para absorver o suor.

Tudo sobre Tênis - Um guia completo para iniciantes
Foto: (reprodução/internet)

Tem a munhequeira também, que é usado na munheca e serve para diminuir as articulações do pulso ao empenhar a raquete. Acaba sendo muito boa para manter a saúde dos jogadores, que usam demais essa parte do corpo. 

E tem a viseira, que acaba sendo escolhida para quando as partidas acontecem em quadras abertas. Logo, tudo vai depender do clima do lugar. A viseira é ótima para dias de sol e muito calor. Isso porque ela pode bloquear os raios solares, por exemplo. 

Os tipos de quadras de tênis

E para concluir esse texto, a gente tem aqui uma espécie de curiosidade. Mas que não é tão curiosidade assim, porque também serve como regra para quem quer aprender a praticar o tênis. Atualmente, são 3 tipos de quadras: saibro, dura ou grama. Saibro é feita com terra, argila e pó de tijolo. Ou seja, é uma quadra lenta. Ela ganha altura com o atrito do chão, mas perde velocidade ao quicar. 

Já a quadra dura pode ser de vários materiais, como cimento, madeira, asfalto. E elas são médias – nem tão rápidas e nem tão lentas. É a quadra usada no Aberto da Austrália. E tem a quadra de grama natural, também. É a mais rápida do tênis porque a bola ganha velocidade ao quicar. O Torneio de Wimbledon usa esse tipo de quadra.