Os 10 técnicos de futebol que mais famosos pelo mundo

É claro que o atual campeão da Champions League estaria nessa listagem. Mas, será que também tem treinadores brasileiros? Por exemplo, o responsável por levar o Flamengo a conquistar diversos títulos em 2020 também se consagra como um dos mais famosos? Veremos.

ANÚNCIO

O estudo indicativo foi feito pelo Football World Rankings e também usamos dados da Federação Internacional de História e Estatística do Futebol. A divulgação foi feita no ano de 2020. Por isso, os dados continuam atuais. Logo, saiba quais são os técnicos mais famosos no mundo.

Os 10 técnicos de futebol que mais famosos pelo mundo
Foto: (reprodução/internet)

10. Fabio Cannavaro (Guangzhou Evergrand – China)

Quem é que não se lembra do Cannavaro, hein. Ele é aquele zagueirão que muita gente viu jogar há pouco tempo. A carreira de jogador começou em 1992 e o ápice foi em 2006 pelo Real Madrid. Em 2014 começou na vida de treinador. 

Os 10 técnicos de futebol que mais famosos pelo mundo
Foto: (reprodução/internet)

Só por curiosidade, lembre-se que em 2006 ele foi considerado o melhor jogador da Copa do Mundo, recebendo a Bola de Ouro da revista France Football. A Itália também venceria naquele mundial. Foi o primeiro jogador a vencer o prêmio desde 2006.

ANÚNCIO

Inclusive, começou lá na China, no Guangzhou. Depois, foi para a Arábia Saudita (Al-Nassr) e voltou para a China passando por outros clubes até voltar ao Ghangzhou. Nesse último clube, ele tem um campeonato chinês e uma supercopa. 

9. Thomas Tuchel (Paris Saint-Germain – França)

Um técnico alemão que está fazendo sucesso na Inglaterra. É isso mesmo porque antes de ir para o Chelsea, em uma chegada recente, 2021, ele dirigiu o PSG, da França. E antes disso, o Borussia Dortmund e o Mainz 05.

Os 10 técnicos de futebol que mais famosos pelo mundo
Foto: (reprodução/internet)

Sendo assim, a carreira de treinador começou mesmo foi no Augsburg B, em 2017, na própria Alemanha. Como jogador, Thomas não rendeu muito, tendo jogado apenas entre 1992 e 1998, na posição de zagueiro. 

ANÚNCIO

Já como treinador, seus aproveitamentos são considerados bons. No Augsburg II ele teve 66% e no Mainz só 47%. Mas, no Borussia teve 70% de aproveitamento em 108 partidas e no PSG teve um resultado ainda mais impressionante, de 78% em 127 partidas feitas. 

8. Gustavo Alfaro (Boca Juniors – Argentina)

O técnico argentino começou a carreira em 1992 no Atlético Rafaela. E ficou na Argentina, mudando de clube, até 2009. Nesse ano, foi para o o-Ahli, da Arábia Saudita. E em 2010 voltou para a sua terra natal. Atualmente, é o treinador do Boca Juniors, desde 2019. 

Os 10 técnicos de futebol que mais famosos pelo mundo
Foto: (reprodução/internet)

No Boca, ele mantém um aproveitamento super positivo, de 75%. No entanto, o seu único título internacional se deu com o Arsenal da Argentina, em 20017, na Sulamericana. Depois, no mesmo clube, ele ainda venceu 3 campeonatos nacionais. 

7. Jorge Jesus (Flamengo – Brasil)

Hoje, o Jorge está no Benfica, de Portugal. Mas, durante a pesquisa que foi feito, ele ainda atuava pelo Flamengo, em uma passagem que foi marcante para a história do clube carioca e do técnico português

Os 10 técnicos de futebol que mais famosos pelo mundo
Foto: (reprodução/internet)

Jesus é de 1954 e começou a treinar clubes em 1990. Fez isso em Portugal até assumir grandes nomes como Benfica e Sporting. Depois, foi para a Arábia Saudita até chegar ao Flamengo, que foi onde teve um dos momentos mais brilhantes da vida profissional. 

Somente entre o ano de 2019 e 2020 ele levou a Copa Libertadores da América, a Recopa Sul-Americana, o Campeonato Brasileiro, a Supercopa do Brasil, o Campeonato Carioca, a Taça Guanabara. É incrível ou não é?

6. Renato Gaúcho (Grêmio – Brasil)

O Renato Gaúcho fez história no Grêmio desde quando era jogador, ganhando até mesmo Libertadores da América. E, como treinador, a sua história se manteve muito idolatrada. A carreira de técnico de futebol começou em 2000 no Madureira. 

Os 10 técnicos de futebol que mais famosos pelo mundo
Foto: (reprodução/internet)

Ele ainda passou por Fluminense, Vasco, Bahia, Atlético Paranaense e o Grêmio, que foi onde conseguiu acumular mais títulos. Inclusive, é onde mantém um bom aproveitamento até hoje, com quase 61% em mais de 385 jogos disputados. 

Pelo clube gaúcho, ele tem acumulado Copa do Brasil, Taça Libertadores, Recopa Sul-Americana, e foi vice do Mundial de 2017. Nesse mesmo ano, ficou com o título de melhor treinador da Libertadores e com o Prêmio Goal Brasil.

5. Pep Guardiola (Manchester City – Inglaterra)

Em qualquer lista de melhor treinador do mundo você vai ler, em algum momento, esse nome: Pep Guardiola. O treinador catalão foi um volante que passou por Barcelona, Roma e Al-Ahli. Mas foi na carreira de técnico do Barça que ele fez história, em 2008 até 2012.

Os 10 técnicos de futebol que mais famosos pelo mundo
Foto: (reprodução/internet)

Depois, foi para o Bayern de Munique até chegar no Manchester City em 2016, onde se mantém até agora. Na profissão de treinador, ele tem uma história interessante se a gente considerar o aproveitamento em cada clube que passou. Confira isso abaixo.

78,8% no Barcelona, 79,5% no Bayern e 76,1% no City. E mesmo com um aproveitamento abaixo da sua média, conseguiu levar o City a troféus importantes, como os campeonatos ingleses, das copas da Inglaterra, a Liga Inglesa e a Super Copa também. Pelo Barça, tem dois mundiais da FIFA.

4. Maurizio Sarri (Juventus – Itália)

Com 12.365 pontos com base no estudo feito, o próximo treinador famoso que temos aqui é o Sarri. Ele é um italiano nascido em 1959 que atualmente está sem clube. Mas, entre 2019 e 2020 foi quem dirigiu a Juventus da Itália.

Os 10 técnicos de futebol que mais famosos pelo mundo
Foto: (reprodução/internet)

No currículo, ainda carrega grandes clubes em uma carreira que começou em 1990 pelo Stia. Em 2008 é que ele ganhou notoriedade ao começar a treinar o Verona. Então, passou por vários clubes menores até chegar ao Napoli em 2015 e ao Chelsea em 2018.

Na Juventus foi onde teve um dos melhores aproveitamentos da carreira, com mais de 70%. Chegou a levar o título italiano também, em 2019.

3. Ernesto Valverde (Barcelona – Espanha)

Para quem acompanha o futebol internacional nem tanto. Mas, se você só fica ligado aqui no Brasileirão ou na Libertadores, com certeza não deve conhecer o Ernesto ainda. Mas a gente conta quem ele é: foi o técnico do Barça nos 3 últimos anos.

Os 10 técnicos de futebol que mais famosos pelo mundo
Foto: (reprodução/internet)

Isso mesmo e olha que a história dele como técnico é bem interessante. Ele começou a carreira profissional em 2001, como assistente do Athletic Bilbao. Depois, foi para o time B e assumiu o A em 2003. A partir daí rodou em vários clubes grandes.

Por exemplo, Espanyol, Olimpiakos, Vilarreal, Valência até chegar ao Barça, em 2017. Atualmente, Valverde está sem clube. Mas carrega na história alguns títulos importantes, mas sempre nacionais. 

2. Marcelo Gallardo (River Plate – Argentina)

Se a disputa fosse por medalhas, Marcelo seria prata. O técnico do River Plate, desde 2014, conseguiu acumular 12.816 pontos conforme o ranking feito. E olha que a sua história e relação com o River é bastante antiga. Entenda isso.

Os 10 técnicos de futebol que mais famosos pelo mundo
Foto: (reprodução/internet)

O treinador jogou pelo clube argentino em 1992 e depois em 2003 e ainda em 2010. Mas, a sua carreira como treinador data de 2011 tendo o Nacional, do Uruguai, como primeira experiência. Em 2014 ele foi para o River Plate e está lá até hoje. 

Portanto, como técnico, ele carrega um aproveitamento de quase 61% pelo River. Além de muitos títulos nacionais e internacionais, como uma Sul-Americana (2014), duas Libertadores da América (2015 e 2018), uma Suruga (2015) e a Supercopa Euroamericana (2015).

1. Jurgen Klopp (Liverpool – Inglaterra)

Um dos principais motivos para esse nome estar no topo da lista de técnicos mais famosos no futebol mundial tem a ver com a estratégia que ele usa dentro de campo: ofensiva. Assim, Klopp fez muito sucesso no Borussia Dortmund e, por isso, foi contratado pelo Liverpool.

Os 10 técnicos de futebol que mais famosos pelo mundo
Foto: (reprodução/internet)

Conforme o estudo feito pelo site indicado acima, a pontuação do treinador é de 15.727. Jurgen é alemão, nascido em Stuttgart em 1967. É um ex-zagueiro do futebol e antes do Borussia também treinou o Mainz 05, da Alemanha. Atualmente, está na Inglaterra.

Na sua carreira de treinador de clubes, ele mantém um aproveitamento de 67,8% no atual clube, o Liverpool. Além do mais, por esse clube, conseguiu a Liga dos Campeões de 2018/2019, além da Supercopa da UEFA, da Premier e do Mundial, todos em 2019.

Outros brasileiros na lista de técnicos famosos

Aqui a gente trouxe uma lista com os 10 primeiros nomes da lista com base no estudo feito pela nossa equipe. Porém, se a gente fosse levar os outros treinadores até a 50ª posição, a gente teria revelado outros nomes. Inclusive, vamos fazer isso agora mesmo. Confira. 

O Ricardo Ferretti (do Tigres) estaria na lista em 13ª posição. Depois, ainda teríamos o Tiago Nunes, o Luiz Felipe Scolari, o Odair Hellman e o Mano Menezes. Agora, você já pensou em quanto tempo um técnico fica no clube aqui no Brasil? Então, descubra isso abaixo.

Curiosidades a parte, saiba que o Globo Esporte fez um estudo para mostrar o tempo médio de permanência de um técnico em um clube da elite do futebol brasileiro. A resposta foi: 5,9 meses. É isso mesmo, a média de um técnico em um clube é e 6 meses.