Shaun White – Todo mundo que gosta de snowboard deveria conhecer esse atleta

Se você não conhece ainda o Shaun White, aqui vai uma breve biografia dele: tem uma banda de música (Bad Things), participou de filmes (Amizade Colorida) e séries (Go On), já teve um personagem próprio em um desenho animado, além disso tem um jogo de videogame e uma marca de roupas.

ANÚNCIO

Só que claro que não é só isso: toda fama começou quando ele se tornou conhecido por vencer campeonatos de skate. Porém, não é no skate que ele faz o maior sucesso hoje e sim no snowboard. É cheio de medalhas no peito e vencedor do halfpipe. Vamos explicar isso.

Shaun White – Todo mundo que gosta de snowboard deveria conhecer esse atleta
Foto: (reprodução/internet)

Veja os seguintes tópicos no artigo abaixo:

  • A história do snowboard;
  • Entendendo o snowboard;
  • O que é o halfpipe no snowboard;
  • Saiba a diferença entre todas as provas;
  • As principais manobras de snowboard;
  • A história de Shaun White no snowboard;
  • As medalhas de Shaun White;
  • Por que ele é o atleta mais famoso do snowboard;
  • Outras premiações;
  • A história de Shaun nas Olimpíadas;
  • Outros medalhistas olímpicos.

A história do snowboard

O esporte nasceu de três americanos: Tom Sims, Jake Burton Carpenter e Dimitrije Milovich. Sims é chamado de pai do snowboard, sendo o criador do primeiro modelo em 1963. O que ele fez foi adaptar o skate para que pudesse deslizar na neve e a ideia deu certo.

ANÚNCIO
Shaun White – Todo mundo que gosta de snowboard deveria conhecer esse atleta
Foto: (reprodução/internet)

No ano de 1983 já havia uma porcentagem de áreas que permitia a prática do esporte. Assim, a primeira competição aconteceu um pouco antes, em 1981, no Colorado, entre praticantes de skate, de surfe e, recentemente, de snowboard também.

Mas o Primeiro Campeonato Mundial de Snowboard foi em Lake Tahoe, nos Estados Unidos, no ano de 1985. Em 1986, o esporte chega na Europa, já com competições. A Federação Internacional nasce em 1993 e, em 1998, o esporte se torna olímpico.

Entendendo o snowboard

O snowboard é um esporte olímpico que entrou na competição em 1998, no Japão. Uma curiosidade é que no ano de 2018, o esporte passou a ter mais modalidades disponíveis para os atletas. Por exemplo, foi o primeiro ano do Big Air. 

ANÚNCIO

E foi o segundo ano do Slopestyle. Já o Slalom Gigante e o Slalom Paralelo deixaram de fazer parte do programa em 1998 e 2014, respectivamente. Portanto, atualmente, os competidores do snowboard podem participar de 5 categorias do snowboard.

Elas são: Big Air, Halfpipe, Slalom Gigante Paralelo, Slopestyle e o Snowboard Cross. As mesmas categorias valem para a disputa feminina. Um fato curioso é que até hoje somente 4 atletas conseguiram somar 3 medalhas no snowboard olímpico, mas somente White tem 3 ouros.

O que é o halfpipe no snowboard

Dentro do snowboard, a gente tem a competição de halfpipe. O que seria isso? É uma estrutura em forma de U que é destinada para a prática de esportes radicais. Ou seja, ela serve para o snowboard assim como para o skite, os patins, o BMS, o esqui.

Shaun White – Todo mundo que gosta de snowboard deveria conhecer esse atleta
Foto: (reprodução/internet)

A ideia é que essa estrutura côncava seja feita de madeira, de ferro ou de outros materiais que possibilitem a velocidade. No caso do snowboard, ela é feita na neve. E a partir dessa estrutura, vieram outras adaptações, como a superpipe que é bem maior em tamanho.

Depois, tem ainda a slopestyle, que é usada para manobras. Nesse último caso, porém, ela só serve para dois esportes, sendo o esqui e o snowboard. O fato é que esse cara chamado Shaun White tem medalha em todas essas variações. A gente vai citar as medalhas dele também.

Saiba a diferença entre todas as provas

Você pode ter achado complicado entender a diferença das provas, mas saiba que não é. A gente criou esse tópico para explicar cada uma delas de forma rápida. O halfpipe você conhece: provas livres com manobras, giros, arremessos e aterrisagem.

Shaun White – Todo mundo que gosta de snowboard deveria conhecer esse atleta
Foto: (reprodução/internet)

O slalom acontece na montanha e dois atletas descem em paralelo. Eles avançam por baterias até que reste um único competidor. O cros é uma prova que tem um percurso difícil, com saltos e obstáculos. O slopestyle é focado em manobras mais difíceis com saltos amplos.

Por fim, o big air, que também é uma prova livre. Ela permite saltos em uma mega rampa após uma descida de aceleração. Assim sendo, as provas envolvem a pontuação de juízes, uma pista e os equipamentos que devem ser usados pelos competidores.

As principais manobras de snowboard

Atualmente, algumas das principais manobras desse esporte são muito comuns no skate e no surfe, como o flip, que é um salto mortal. Tem ainda outras que são bem diferentes, como o air-to-fakie, que é um salto simples entrando na frente e voltando atrás da prancha.

Já qualquer manobra com rotação acima de 180 graus se chama alley-oop. O blindside é um giro que acontece através da parte traseira da prancha. O boned é quando o atleta segura a prancha e estica as pernas para trás. O cab é um giro de 360 graus e aterrisagem para frente.

O carve é algo como fincar o lado traseiro ou dianteiro da prancha no chão enquanto desliza para reduzir o atrito e descer mais rápido. O rodeo é o parafuso, que é uma mistura de spin com flip.

A história de Shaun White no snowboard

É bastante legal começar essa história contando que ainda quando era pequeno, ele precisou passar por cirurgias devido a Tetralogia de Fallot, uma má formação no coração. Porém, aos 15 anos, ele já tinha duas medalhas de snowboard no X-Games. 

Shaun White – Todo mundo que gosta de snowboard deveria conhecer esse atleta
Foto: (reprodução/internet)

E acabou ficando fora das Olimpíadas de Inverno de Salt Lake City em 2002 por pouco. Só que mais tarde, em Turim, no ano de 2006, ele conseguiu o primeiro ouro olímpico no halfpipe e fez o mesmo na edição seguinte, que aconteceu em Vancouver, no ano de 2010.

Em 2014, ele não fez história, mas em 2018, nos jogos de PyeongChang, ele levou o ouro, de novo, se tornando tricampeão. Todas essas medalhas de ouro foram no halfpipe, que é a especialidade dele.

As medalhas de Shaun White

Além dos 3 ouros em Jogos Olímpicos, Shaun também tem mais 6 ouros no Winter Dew Tour, sendo entre os anos de 2008 e 2009. Depois, vem mais 12 ouros no Winter X Games, entre 2003 e 2012. E foram mais 3 pratas e 2 bronzes no Winter X Games.

Shaun White – Todo mundo que gosta de snowboard deveria conhecer esse atleta
Foto: (reprodução/internet)

Ele chegou a vencer ainda o Snowboarding Grand Prix de 2009 e o TTR World Snowboardi Tour de 2007. Isso tudo variou entre as modalidades de superpipe, halfpipe e slopestyle. No TTR ele venceu na categoria geral mesmo. 

Fora do snowboard, ele também venceu várias vezes no skateboard. Por exemplo, no X Games de 2007 e 2011. Já em 2005 e 2010 ficou com a prata. E em 2008 com o bronze. Ele participou também do Dew Tour do skate, ficando com ouros em 2007 e 2008. 

Por que ele é o atleta mais famoso do snowboard

Além de todas as medalhas que a gente citou acima, saiba que o Shaun também tem outros recordes e conquistas. A gente vai mencionar aqui para você se dar conta da importância do atleta para o esporte. Confira. 

Shaun White – Todo mundo que gosta de snowboard deveria conhecer esse atleta
Foto: (reprodução/internet)

Ele foi considerado o primeiro atleta a conseguir um Cab 7 Melon Grab no skate vertical. É o único skatista a realizar o frontside varial heelflip 540. E isso tudo para falar do skate. Já no snowboard, a história é maior ainda. Ele foi o primeiro a ganhar 5 ouros no Winter X Games.

Depois, é considerado a única pessoa do mundo a vencer dois tipos da competição Dew Cup, sendo de Verão e de Inverno. E tem o recorde de maior pontuação no halfpipe no masculino das Olimpíadas, com 48,4 conquistado em 2010 na corrida final.  

Outras premiações

Também dá para considerar aqui que ele ganhou a 100ª medalha de ouro das Olimpíadas. Além do mais, é o único a ter duas pontuações perfeitas, é o maior vencedor dos X Games, com 15 ouros e o maior no quadro geral de medalhas também, com 23. 

Shaun White – Todo mundo que gosta de snowboard deveria conhecer esse atleta
Foto: (reprodução/internet)

Já ganhou 11 prêmios de melhor atleta masculino de Esportes de Ação e foi o melhor atleta olímpico masculino dos Estados Unidos. 

A história de Shaun nas Olimpíadas

O que a gente quer contar aqui é um fato curioso que liga a história do halpipe e do snowboard nas Olimpíadas com a história de White. Essa modalidade entrou em 1998 e está até hoje. Sendo que foram 6 edições. Na primeira delas, Shaun não tinha nem idade para participar. 

Shaun White – Todo mundo que gosta de snowboard deveria conhecer esse atleta
Foto: (reprodução/internet)

Já na segunda, em 2002, ele não se classificou por questões de décimos. Já em 2006, ele venceu, assim como em 2010 e 2018. No entanto, você pode estar se perguntando o que aconteceu em 2014, não é mesmo? Saiba que ninguém é perfeito. 

O ano de 2014 foi um dos piores anos para White. Ele desistiu do Slopestyle para focar no Superpipe. Porém ele cometeu erros e ficou apenas na 4ª posição. Com o resultado ruim, ele chegou a tirar uma folga para colocar a cabeça no lugar na época. 

Outros medalhistas olímpicos

Se a gente estudar a modalidade de halpipe no snowboard olímpico, a gente vai ver que os Estados Unidos, a Suíça e o Japão são os dominadores. Assim, o ouro só ficou com norte-americanos (2002, 2006, 2010 e 2018) e com suíços (1998 e 2014).

Enquanto isso, o Japão tem algumas pratas (2014 e 2018). E para variar outros atletas também ficaram no pódio dessa modalidade, sendo noruegueses, finlandeses e australianos. Só que de um total de 18 medalhas, 9 são norte-americanas, mostrando a hegemonia do país.