Se você não conhece ainda o Shaun White, aqui vai uma breve biografia dele: tem uma banda de música (Bad Things), participou de filmes (Amizade Colorida) e séries (Go On), já teve um personagem próprio em um desenho animado, além disso tem um jogo de videogame e uma marca de roupas.
Só que claro que não é só isso: toda fama começou quando ele se tornou conhecido por vencer campeonatos de skate. Porém, não é no skate que ele faz o maior sucesso hoje e sim no snowboard. É cheio de medalhas no peito e vencedor do halfpipe. Vamos explicar isso.

Veja os seguintes tópicos no artigo abaixo:
- A história do snowboard;
- Entendendo o snowboard;
- O que é o halfpipe no snowboard;
- Saiba a diferença entre todas as provas;
- As principais manobras de snowboard;
- A história de Shaun White no snowboard;
- As medalhas de Shaun White;
- Por que ele é o atleta mais famoso do snowboard;
- Outras premiações;
- A história de Shaun nas Olimpíadas;
- Outros medalhistas olímpicos.
A história do snowboard
O esporte nasceu de três americanos: Tom Sims, Jake Burton Carpenter e Dimitrije Milovich. Sims é chamado de pai do snowboard, sendo o criador do primeiro modelo em 1963. O que ele fez foi adaptar o skate para que pudesse deslizar na neve e a ideia deu certo.

No ano de 1983 já havia uma porcentagem de áreas que permitia a prática do esporte. Assim, a primeira competição aconteceu um pouco antes, em 1981, no Colorado, entre praticantes de skate, de surfe e, recentemente, de snowboard também.
Mas o Primeiro Campeonato Mundial de Snowboard foi em Lake Tahoe, nos Estados Unidos, no ano de 1985. Em 1986, o esporte chega na Europa, já com competições. A Federação Internacional nasce em 1993 e, em 1998, o esporte se torna olímpico.
Entendendo o snowboard
O snowboard é um esporte olímpico que entrou na competição em 1998, no Japão. Uma curiosidade é que no ano de 2018, o esporte passou a ter mais modalidades disponíveis para os atletas. Por exemplo, foi o primeiro ano do Big Air.
E foi o segundo ano do Slopestyle. Já o Slalom Gigante e o Slalom Paralelo deixaram de fazer parte do programa em 1998 e 2014, respectivamente. Portanto, atualmente, os competidores do snowboard podem participar de 5 categorias do snowboard.
Elas são: Big Air, Halfpipe, Slalom Gigante Paralelo, Slopestyle e o Snowboard Cross. As mesmas categorias valem para a disputa feminina. Um fato curioso é que até hoje somente 4 atletas conseguiram somar 3 medalhas no snowboard olímpico, mas somente White tem 3 ouros.
O que é o halfpipe no snowboard
Dentro do snowboard, a gente tem a competição de halfpipe. O que seria isso? É uma estrutura em forma de U que é destinada para a prática de esportes radicais. Ou seja, ela serve para o snowboard assim como para o skite, os patins, o BMS, o esqui.

A ideia é que essa estrutura côncava seja feita de madeira, de ferro ou de outros materiais que possibilitem a velocidade. No caso do snowboard, ela é feita na neve. E a partir dessa estrutura, vieram outras adaptações, como a superpipe que é bem maior em tamanho.
Depois, tem ainda a slopestyle, que é usada para manobras. Nesse último caso, porém, ela só serve para dois esportes, sendo o esqui e o snowboard. O fato é que esse cara chamado Shaun White tem medalha em todas essas variações. A gente vai citar as medalhas dele também.
Saiba a diferença entre todas as provas
Você pode ter achado complicado entender a diferença das provas, mas saiba que não é. A gente criou esse tópico para explicar cada uma delas de forma rápida. O halfpipe você conhece: provas livres com manobras, giros, arremessos e aterrisagem.

O slalom acontece na montanha e dois atletas descem em paralelo. Eles avançam por baterias até que reste um único competidor. O cros é uma prova que tem um percurso difícil, com saltos e obstáculos. O slopestyle é focado em manobras mais difíceis com saltos amplos.
Por fim, o big air, que também é uma prova livre. Ela permite saltos em uma mega rampa após uma descida de aceleração. Assim sendo, as provas envolvem a pontuação de juízes, uma pista e os equipamentos que devem ser usados pelos competidores.
As principais manobras de snowboard
Atualmente, algumas das principais manobras desse esporte são muito comuns no skate e no surfe, como o flip, que é um salto mortal. Tem ainda outras que são bem diferentes, como o air-to-fakie, que é um salto simples entrando na frente e voltando atrás da prancha.
Já qualquer manobra com rotação acima de 180 graus se chama alley-oop. O blindside é um giro que acontece através da parte traseira da prancha. O boned é quando o atleta segura a prancha e estica as pernas para trás. O cab é um giro de 360 graus e aterrisagem para frente.
O carve é algo como fincar o lado traseiro ou dianteiro da prancha no chão enquanto desliza para reduzir o atrito e descer mais rápido. O rodeo é o parafuso, que é uma mistura de spin com flip.
A história de Shaun White no snowboard
É bastante legal começar essa história contando que ainda quando era pequeno, ele precisou passar por cirurgias devido a Tetralogia de Fallot, uma má formação no coração. Porém, aos 15 anos, ele já tinha duas medalhas de snowboard no X-Games.

E acabou ficando fora das Olimpíadas de Inverno de Salt Lake City em 2002 por pouco. Só que mais tarde, em Turim, no ano de 2006, ele conseguiu o primeiro ouro olímpico no halfpipe e fez o mesmo na edição seguinte, que aconteceu em Vancouver, no ano de 2010.
Em 2014, ele não fez história, mas em 2018, nos jogos de PyeongChang, ele levou o ouro, de novo, se tornando tricampeão. Todas essas medalhas de ouro foram no halfpipe, que é a especialidade dele.
As medalhas de Shaun White
Além dos 3 ouros em Jogos Olímpicos, Shaun também tem mais 6 ouros no Winter Dew Tour, sendo entre os anos de 2008 e 2009. Depois, vem mais 12 ouros no Winter X Games, entre 2003 e 2012. E foram mais 3 pratas e 2 bronzes no Winter X Games.

Ele chegou a vencer ainda o Snowboarding Grand Prix de 2009 e o TTR World Snowboardi Tour de 2007. Isso tudo variou entre as modalidades de superpipe, halfpipe e slopestyle. No TTR ele venceu na categoria geral mesmo.
Fora do snowboard, ele também venceu várias vezes no skateboard. Por exemplo, no X Games de 2007 e 2011. Já em 2005 e 2010 ficou com a prata. E em 2008 com o bronze. Ele participou também do Dew Tour do skate, ficando com ouros em 2007 e 2008.
Por que ele é o atleta mais famoso do snowboard
Além de todas as medalhas que a gente citou acima, saiba que o Shaun também tem outros recordes e conquistas. A gente vai mencionar aqui para você se dar conta da importância do atleta para o esporte. Confira.

Ele foi considerado o primeiro atleta a conseguir um Cab 7 Melon Grab no skate vertical. É o único skatista a realizar o frontside varial heelflip 540. E isso tudo para falar do skate. Já no snowboard, a história é maior ainda. Ele foi o primeiro a ganhar 5 ouros no Winter X Games.
Depois, é considerado a única pessoa do mundo a vencer dois tipos da competição Dew Cup, sendo de Verão e de Inverno. E tem o recorde de maior pontuação no halfpipe no masculino das Olimpíadas, com 48,4 conquistado em 2010 na corrida final.
Outras premiações
Também dá para considerar aqui que ele ganhou a 100ª medalha de ouro das Olimpíadas. Além do mais, é o único a ter duas pontuações perfeitas, é o maior vencedor dos X Games, com 15 ouros e o maior no quadro geral de medalhas também, com 23.

Já ganhou 11 prêmios de melhor atleta masculino de Esportes de Ação e foi o melhor atleta olímpico masculino dos Estados Unidos.
A história de Shaun nas Olimpíadas
O que a gente quer contar aqui é um fato curioso que liga a história do halpipe e do snowboard nas Olimpíadas com a história de White. Essa modalidade entrou em 1998 e está até hoje. Sendo que foram 6 edições. Na primeira delas, Shaun não tinha nem idade para participar.

Já na segunda, em 2002, ele não se classificou por questões de décimos. Já em 2006, ele venceu, assim como em 2010 e 2018. No entanto, você pode estar se perguntando o que aconteceu em 2014, não é mesmo? Saiba que ninguém é perfeito.
O ano de 2014 foi um dos piores anos para White. Ele desistiu do Slopestyle para focar no Superpipe. Porém ele cometeu erros e ficou apenas na 4ª posição. Com o resultado ruim, ele chegou a tirar uma folga para colocar a cabeça no lugar na época.
Outros medalhistas olímpicos
Se a gente estudar a modalidade de halpipe no snowboard olímpico, a gente vai ver que os Estados Unidos, a Suíça e o Japão são os dominadores. Assim, o ouro só ficou com norte-americanos (2002, 2006, 2010 e 2018) e com suíços (1998 e 2014).
Enquanto isso, o Japão tem algumas pratas (2014 e 2018). E para variar outros atletas também ficaram no pódio dessa modalidade, sendo noruegueses, finlandeses e australianos. Só que de um total de 18 medalhas, 9 são norte-americanas, mostrando a hegemonia do país.