Relembre o que foi a Pequena Taça do Mundo

Se você é corintiano, pode ser que tenha ouvido falar da Pequena Taça do Mundo. Se não, pouco provável. De todo modo, por fins de curiosidade, hoje vai descobrir o que foi essa competição, que teve várias edições e aconteceram desde a década de 50.

ANÚNCIO

Para os mais céticos, saiba que o evento também ficou sendo chamado de Troféu Marcos Pérez Jiménez. Foi uma competição internacional de futebol que aconteceu na Venezuela entre os anos de 1952 até 1957. Depois, foi entre 1963 e 1975 em um segundo período.

Relembre o que foi a Pequena Taça do Mundo
Foto: (reprodução/internet)

Como tudo começou

A Pequena Taça do Mundo teve inspiração com um clube brasileiro que foi jogar na Venezuela. Isso aconteceu através do Torneio Internacional de Caracas do ano de 1950, quando o Clube do Remo, de Belém do Pará venceu.

Relembre o que foi a Pequena Taça do Mundo
Foto: (reprodução/internet)

Assim, o evento foi uma inspiração para a criação da Pequena Taça do Mundo. Em 1950 foi a primeira ida de um clube brasileiro em solo venezuelano, ao mesmo tempo em que o Brasil se organizava para sediar a Copa do Mundo das Seleções.

ANÚNCIO

Como surgiu a Pequena Taça do Mundo

O nome do Troféu tem a ver com o presidente venezuelano da época, obviamente porque foi lá que o evento aconteceu. Agora, considere que eram empresas venezuelanas que organizavam as edições, que tinham entre três e oito clubes participantes. 

Relembre o que foi a Pequena Taça do Mundo
Foto: (reprodução/internet)

A ideia era unir Europa e América do Sul. Conforme a organização do evento, com o apoio da Federação Venezuelana de Futebol, só poderia participar equipes classificadas nas primeiras posições da liga nacional. 

Durante as edições, mudanças aconteceram, como em 1952 ano em que o Atlético de Madrid recusou o convite para o evento. O Real Madrid foi no lugar. Um fato curioso é que os clubes preferiam essa competição do que outras, como a Copa Rio, que aconteciam no mesmo período. 

ANÚNCIO

Os clubes brasileiros

Os clubes do Brasil também preferiam essa competição internacional quando eram convidados. Assim, nas 6 edições que aconteceram no primeiro período, chamado de Pequena Taça do Mundo Original, o Brasil esteve presente em 5 anos. 

Relembre o que foi a Pequena Taça do Mundo
Foto: (reprodução/internet)

Entre eles, o Botafogo do Rio (1952 e 1957), o Vasco da Gama (1956), o Corinthians (1953) e o São Paulo (1955). Os clubes paulistas tiveram sucesso e venceram a competição em seus respectivos anos de participação. 

Nas edições iniciais, os clubes espanhóis participaram por 7 vezes, sendo que na edição de 1957 tivemos dois clubes da Espanha. Já os clubes venezuelanos, do país-sede, participaram em 3 ocasiões. Também participaram: Portugal, Itália, Áustria, Argentina, Uruguai e Colômbia.

Era uma Pequena Taça do Mundo?

Outra curiosidade sobre o evento esportivo é que a imprensa de outros países não considerava o evento como uma Pequena Taça do Mundo, ao menos não como os venezuelanos faziam. Na Espanha, era chamada de “Torneio de Caracas”. No Brasil, às vezes vinha o nome de “Torneio Internacional de Caracas”, às vezes como “Taça Presidente Perez Jimenez”. 

Relembre o que foi a Pequena Taça do Mundo
Foto: (reprodução/internet)

Ou  ainda recebia o nome de “Torneio Quadrangular de Caracas” entre os brasileiros. Isso tudo porque ao mesmo tempo aconteciam também outros campeonatos internacionais importantes, como a Copa Rio Internacional, a Copa Intercontinental e a Copa do Mundo da FIFA. No próximo tópico, vamos falar mais dessas outras competições.

Outras competições da época

A Copa Rio Internacional foi uma competição de clubes disputada em dois anos seguidos no Brasil durante 1951 e 1952. Mais tarde, ele foi reconhecido pela FIFA. No Brasil, na época, ficou chamado de “Torneio Mundial de Campeões”. Foi idealizada por Mário Filho.

Relembre o que foi a Pequena Taça do Mundo
Foto: (reprodução/internet)

Copa Intercontinental foi uma espécie de copa sul-americana, que também foi chamada de Copa Toyota. Aconteceu entre 1960 e 2004. A disputa acontecia entre o campeão da Liga dos Campeões da UEFA e da Copa Libertadores da América. 

De todas, a Copa do Mundo de Clubes da FIFA é a mais conhecida porque ela é atual e vem de 21 edições. Isso porque existe desde 2000 e tem a função de unir em uma mesma competição os campeões de cada continente – além do representante do país-sede.

Por que a Pequena Taça do Mundo acabou

Existem vários motivos e até mesmo ideias que provam ou comentam porque essa competição chegou ao fim. A ideia mais aceita é pelo fato de que nasceu a Copa dos Campeões da Europa, que foi criada em 1955 e fez com que fosse prioridade para os clubes europeus

Relembre o que foi a Pequena Taça do Mundo
Foto: (reprodução/internet)

Hoje, conhecida mais como Champions League, ela teve o Real Madrid como primeiro vencedor. O curioso é que o mesmo Real Madrid também participou da competição em Caracas no ano seguinte. Logo, a ideia parece não fazer muito sentido, ainda que aceita.

Mas, vale lembrar, como falamos lá na parte inicial do texto, que o evento teve uma espécie de segundo período, que começou após 6 anos de hiato após o fim da primeira temporada. Ou seja, com o fim em 1957, a volta dele foi em 1963, mas sem muito êxito.

Os campeões da Pequena Taça do Mundo

Agora vamos chegando ao ponto que todo mundo gosta de saber. No fim das contas, quem foi que venceu essa competição internacional? Você já sabe sobre a participação dos clubes brasileiros, europeus e da América do Sul, então, fica mais fácil.

Relembre o que foi a Pequena Taça do Mundo
Foto: (reprodução/internet)

Considere que nós temos 3 títulos espanhóis, 2 brasileiros e um colombiano. Fora isso, também estão no pódio argentinos, italianos, portugueses, austríacos, venezuelanos e uruguaios. Vamos começar pela lista de campeões e cada ano da primeira temporada:

  • 1952 – Real Madrid (Espanha)
  • 1953 – Milionários (Colômbia)
  • 1954 – Corinthians (Brasil)
  • 1955 – São Paulo (Brasil)
  • 1956 – Real Madrid (Espanha)
  • 1957 – Barcelona (Espanha)

Já quanto aos outros vice-campeões ou finalistas, a gente ainda lembra desses participantes, que se dividem entre países e continentes:

  • Botafogo e Vasco da Gama (Brasil),
  • River Plate (Argentina),
  • Roma (Itália),
  • Valência, Sevilla e Espanyol (Espanha),
  • Rapid Viena (Áustria),
  • Benfica e Porto (Portugal),
  • Nacional (Uruguai),
  • La Salle e Caracas XI (Venezuela).

Campeões do Trofeo Ciudad de Caracas

Como você sabe, porque a gente já falou aqui, leve em conta que o torneio teve uma nova tentativa em uma segunda temporada. Isso foi entre 1963 e 1975. No meio desses anos, a gente teve vários anos sem competições, como em 1964, 1968, 1971, 1972, 1973 e 1974.

Relembre o que foi a Pequena Taça do Mundo
Foto: (reprodução/internet)

Ou seja, de fato, a competição não deu muito certo. Ainda assim, a gente pode considerar que nos anos que aconteceram, entre idas e vindas, a gente teve campeões, sendo um brasileiro, dois espanhóis, dois portugueses, um alemão e outra da República Tcheca. Confira:

  • 1963 – São Paulo (Brasil)
  • 1965 – Benfica (Portugal)
  • 1966 – Valência (Espanha)
  • 1967 – Atlético de Bilbao (Espanha)
  • 1969 – Sparta Praga (República Tcheca)
  • 1970 – Vitória de Setúbal (Portugal)
  • 1975 – Alemanha Oriental (Alemanha)

Entre os vices e finalistas, também podemos falar dos seguintes clubes:

  • Santos (Brasil),
  • Real Madrid, Atlético de Madrid, Real Zaragoza e Deportivo La Coruna (Espanha),
  • Vitória de Guimarães, Boavista, Porto, Sporting (Portugal),
  • Lazio (Itália),
  • Chelsea (Inglaterra),
  • Rosário Central e Platense (Argentina),
  • Werder Bremen (Alemanha).

Todos os campeões da Pequena Taça do Mundo

Para terminar as contas, fechando tudo o que foi dito nos dois tópicos anteriores, considere que somente Real Madrid (Espanha) e São Paulo (Brasil) possuem dois títulos da competição. Depois, vem vários com um único título.

Relembre o que foi a Pequena Taça do Mundo
Foto: (reprodução/internet)

Da Espanha, temos: Valência, Barcelona, Atlético de Bilbao. No Brasil, o Corinthians. De Portugal, o Benfica e o Vitória de Setúbal. Tem o Milionários, da Colômbia. A Alemanha Oriental e o Sparta Praga (República Tcheca). Ainda fazendo as contas, a Espanha possui um total de 5 títulos, seguido do Brasil com 3 troféus e de Portugal, que venceu por 2 vezes.

E o Bangu (RJ) não venceu a competição?

Agora, se você torce para o Bangu ou é do Rio de Janeiro pode ser que tenha ouvido falar também que o Bangu já venceu o Torneio de Caracas, é verdade? A gente explica. A Pequena Taça do Mundo foi dividida entre duas temporadas, correto?

Relembre o que foi a Pequena Taça do Mundo
Foto: (reprodução/internet)

Nesse meio tempo, surgiu a Copa Navidad de Caracas, que foi em 1958. Mais tarde, ficou chamado de Troféu Triangular de Caracas e sim, o Bangu foi o campeão. E há uma curiosidade aqui, o evento aconteceu alguns meses após a Copa do Mundo de 1958.

E o que aconteceu na Copa de 1958? O Brasil venceu e a Suécia foi a vice-campeã. No Triangular de Caracas, foi o mesmo: o Bangu (Brasil) venceu e o Malmo FF (Suécia) ficou em segundo lugar. Já na terceira posição ficou o último participante, o Osasuna (Espanha). 

Outros campeões brasileiros em Caracas

E agora sim para fechar o texto, considere que no meio das temporadas da Pequena Taça do Mundo, vários eventos foram criados em Caracas, como o que o Bangu venceu, chamado de Copa Navidad. Assim, mesmo sem continuação acabaram se consagrando campeões.

  • Em 1965, o Santos venceu o 4º Centenário de Caracas
  • Em 1966, o Botafogo venceu a Taça Círculo de Periódicos Esportivos
  • Em 1968 e 1970, o Botafogo venceu o Triangular de Caracas
  • Em em 1977, o Cruzeiro venceu o Torneio de Caracas

E outros clubes, de outros países também venceram essas competições, como Spartak Trnava (República Tcheca) e Dinamo Moscou (Rússia). Ainda que a disputa não tenha continuado nos anos seguintes, pode-se dizer que deu origem a outras competições relevantes para o futebol.