Relembre essas 9 novelas brasileiras que abordam o esporte

A Rede Globo é hoje em dia uma das principais emissoras do Brasil. Os maiores sucessos da sua programação diária passam pelas novelas. E as novelas, por sua vez, são importantes para falar de temas e críticas do cotidiano do brasileiro. O esporte é um desses assuntos.

ANÚNCIO

E fazendo uma análise histórica das novelas que foram transmitidas desde o início dos anos 2000, a gente encontrou 9 que citam como pano de fundo o esporte. E fazem isso de um modo bastante interessante, já que mostra não apenas competições, mas treinamentos e desafios.

Relembre essas 9 novelas brasileiras que abordam o esporte
Foto: (reprodução/internet)

9 – Malhação (2007) aborda o judô

A gente vai falar mais sobre Malhação, que é uma minissérie da Rede Globo que acontece todos os anos. Mas, nesse primeiro momento, saiba que em 2007 ela abordou um dos esportes mais conhecidos no mundo, o judô, que tem origem japonesa. 

Relembre essas 9 novelas brasileiras que abordam o esporte
Foto: (reprodução/internet)

Naquela época, a história toda se passava no colégio Múltipla Escolha, que perdurou por várias edições da série. Assim, o judô era um esporte que fazia parte da grade curricular. Os atores Rômulo Arantes, Kleber Toledo, Igor Trípoli e Cláudio Heinrich viveram a luta nas cenas. 

ANÚNCIO

A história contava sobre um ídolo nacional do tatame, que morreu de um acidente de carro por não usar o cinto de segurança. Mais tarde, a edição seguinte continuou falando do esporte, mostrando os quimonos azuis e brancos. 

8 – A Vida da Gente (2011) traz o tênis

A novela começou em 2011 e foi até 2012. Tem Fernanda Vasconcellos como atriz principal, representando a personagem Ana Fonseca. A autora também não é das mais comuns, sendo Lícia Manzo. Mas, o diretor é conhecido na Globo, Jayme Monjardim. 

Relembre essas 9 novelas brasileiras que abordam o esporte
Foto: (reprodução/internet)

Quem assistiu essa novela ficou bem mais próximo de como é a vida de uma esportista do tênis. A moça, Ana, é muito determinada, disciplina e guerreira, tudo o que o tênis exige. Assim, se torna uma promessa do esporte para o Brasil. 

ANÚNCIO

No entanto, ela é afastada das quadras e começa a viver um drama particular com a sua família. Curiosamente, é uma das novelas que mais foram reprisadas no país. Além de Ana, Sofia (Alice Wegmann) e Cecília (Polliana Aleixo) são outras jogadoras de tênis. 

7 – Avenida Brasil (2012) retrata o futebol

Sem dúvidas, essa foi uma das novelas que mais marcaram o início dos anos de 2010 na TV brasileira. Um dos motivos foi a novela Avenida Brasil, que fez um sucesso tremendo. Com assinatura de João Emanuel Carneiro, a trama trouxe a criação de um clube de futebol.

Relembre essas 9 novelas brasileiras que abordam o esporte
Foto: (reprodução/internet)

É isso mesmo: estamos falando do Divino Futebol Clube, que tinha o Tufão (do ator Murilo Benício) como principal jogador. Ele foi campeão carioca pelo Flamengo e patrocinava a equipe, que contava com o filho adotivo, o Jorge (do ator Cauã Reymond).

O Divino Futebol Clube tinha na seleção de jogadores os seguintes atletas: Roni (Daniel Rocha), Iran (Bruno Gissoni) e o Leandro (Thiago Martins). Ela venceu prêmios da própria Rede Globo, da Nick, da Extra, da Quem, da Contigo, da CGP, além do troféu APCA, Imprensa e Internet.

6 – Alto Astral (2014) fala da natação

A novela que começou em 2014 e acabou em 2015 foi dirigida por Jorge Fernando e abordou a natação. É uma novela das seis, o que quer dizer que não tem o mesmo número de espectadores de uma novela das nove, considerando a grade da Globo.

Relembre essas 9 novelas brasileiras que abordam o esporte
Foto: (reprodução/internet)

No entanto, com a direção de Jorge Fernando e atuação de Nando Rodrigues (no papel de Ricardo) e de Sergio Malheiros (vivendo Emerson), a novela teve a sua parcela de sucesso. Os atletas e professores sonham, lutam, treinam e competem para se tornarem campeões.

Assim, vindo de família pobre, Emerson passa boa parte das cenas focado na sua profissão e na sua carreira. O esporte ainda é representado por atores como Guilherme Leicam e Alejandro Claveaux, que formam uma espécie de dupla concorrente e rival.

5 – A Força do Querer (2017) mostra o MMA

Em uma época em que o MMA (que é um esporte de luta de artes marciais) estava em alta, a Rede Globo aproveitou para trazer o assunto em pauta. Para isso, contou com a atuação impecável de Jeiza, vivida por Paolla Oliveira, que tem fãs por todo Brasil.

Relembre essas 9 novelas brasileiras que abordam o esporte
Foto: (reprodução/internet)

A novela foi escrita por Glória Perez e mostrou toda a adrenalina que acontece dentro de um octógono, que é uma espécie de ringue usado para esse tipo de luta livre. Curiosamente, Jeiza era uma policial linha dura que queria ser lutadora profissional de MMA.

Assim, ela precisa conciliar a sua vida entre o esporte e o trabalho. As cenas também são destacadas pela vida amorosa conturbada que ela tem. Essa novela também venceu prêmios: APCA, Extra, Jovem Brasileiro, IstoÉ, F5, Contigo, Imprensa, Internet e Geração Glamour.

4 – Segundo Sol (2018) traz o assunto da capoeira

Um esporte tipicamente brasileiro, como todos nós gostamos de falar. É assim que a capoeira é vista, com suas origens desde a época dos escravos negros. Nessa novela, o sucesso fica por conta de João Emanuel Carneiro, que cita algumas cenas e o enredo desse esporte.

Relembre essas 9 novelas brasileiras que abordam o esporte
Foto: (reprodução/internet)

Ícaro é vivido por Chay Suede e Acácio é o personagem de Danilo Ferreira. Eles são os protagonistas das principais cenas de capoeira, que é uma mistura de esporte e arte, o que envolve muita cultura nacional. A roda de capoeira aparece em várias cenas de Salvador (BA).

Foi outra das novelas da Globo com diversas indicações e prêmios. Entre os vencedores por seus papéis, nós temos o próprio Chay Suede, além de Adriana Esteves, Vladimir Britcha, Letícia Colin, Louis Lobianco, Davi Queiroz e Fabrício Boliveira. 

3 – Malhação: Vidas Brasileiras (2018) mostra a ginástica rítmica

Já falamos de uma Malhação e abaixo vamos falar de novo. Aqui entra de novo a minissérie. Porque, se você notou, ela faz questão de sempre mostrar o esporte como alternativa para quem busca melhores condições de vida, melhor qualidade de vida, etc. 

Relembre essas 9 novelas brasileiras que abordam o esporte
Foto: (reprodução/internet)

Em 2018, a história que foi contada por Patrícia Moretzsohn, recebeu muitos elogios ao trazer a ginástica como pano de fundo. O esporte foi a base para que Verena (da atriz Joana Borges) conseguisse conquistar o sonho de ir para as Olimpíadas.

Dandara (de Jennifer Dias) também foi uma apaixonada pelo esporte, que se tornou, mais tarde, a aluna de Verena. 

2 – Malhação: Toda Forma de Amor (2019) conta sobre o Muay Thai

Aqui há vários pontos a serem observados. O Muay Thai é uma espécie de categoria que permite que o lutador faça lutas de MMA, como foi citado em “A Força do Querer”. Assim, é um tipo de luta, como boxe, capoeira, entre outros. 

Relembre essas 9 novelas brasileiras que abordam o esporte
Foto: (reprodução/internet)

Já Malhação é uma espécie de série que a Rede Globo exibe anualmente e que tem o foco de formar jovens talentos para a TV nacional. No ano de 2019, a minissérie trouxe o assunto das lutas através do cotidiano de uma academia de Muay Thai. 

O projeto Boa Luta traz o Madureira (Henri Castelli) como dando apoio aos jovens de baixa renda para a prática do esporte. O centro de treinamento conta com Daniel (Hugo Moura) como professor. As principais alunas são Jaqueline (Gabz) e Anjinha (Caroline Dallarosa).

1 – A Dona do Pedaço (2019) mostra o boxe

Outra luta que é citada em novas da Rede Globo é o boxe, que também é uma luta, só que muito mais clássica, que acontece em ringues e usa principalmente os socos. A novela de Walcyr Carrasco trouxe Rock (Caio Castro) como grande lutador

Relembre essas 9 novelas brasileiras que abordam o esporte
Foto: (reprodução/internet)

Rock, que não tem esse nome por acaso (e sim por causa de Rock Balboa), é um jovem que almeja ser um grande campeão do boxe. O problema é que ele vem de família problema e não tem facilidade na hora de encontrar um bom patrocinador para sua carreira. 

Porém, Agno (do ator Malvino Salvador) aparece e a história passa a ter um enredo diferente. Com essa assistência financeira, Rock começa a ter mais chances de disputar lutas importantes e chegar aonde deseja, que é ser um campeão da sua categoria. 

Vale a pena ver de novo?

E você, já viu ou lembra de alguma novela dessas? Como falamos acima, são novelas que vem desde o início dos anos de 2000, portanto, são consideradas novas e atuais. Porém, nem sempre dá para assistir todos os episódios, certo? Devido ao horário e compromissos.

Relembre essas 9 novelas brasileiras que abordam o esporte
Foto: (reprodução/internet)

A grande vantagem é que hoje em dia dá para buscar na internet essas novelas na íntegra. Sendo que a própria Rede Globo agora tem um canal de assinaturas onde deixa disponível a maioria das suas novelas que foram ao ar. Inclusive, as edições de “Malhação”, que citamos.

O custo da Globoplay

Só que também é preciso saber que esse canal de assinatura tem um custo mensal, que pode ser parcelado no ano, no cartão de crédito. Logo, se você quer rever as novelas, procure saber antes sobre os preços, a política, as condições.

Ou, outra alternativa, é esperar que a novela seja transmitida de novo, em programas como o “Vale a Pena ver de novo”, que é uma espécie de retransmissão das novelas em formato mais enxuto e em horário especial.