É muito provável que quando se fala em Zimbábue você não tenha na cabeça algum nome de esportista famoso. Afinal, o país africano não tem o histórico de fazer nascer os melhores atletas do mundo. No entanto, engana-se que pensa que de lá não saíram grandes nomes.
Nick Price é apenas um deles. Nesse texto, você vai conhecer mais da história do golfista que foi um dos maiores vencedores do PGA Tour, o campeonato mais importante do golfe máster. E também vamos trazer aqui curiosidades sobre esse país e a relação dele com o esporte.
Por aqui você vai ler os seguintes temas:
- Quem foi o Nicholas Raymond Legie Price;
- O começo no esporte do Nick Price;
- O breve histórico da carreira de Nick Price;
- A melhor fase da carreira de Price;
- Outros esportistas famosos do Zimbábue.
Quem foi o Nicholas Raymond Legie Price
O Nick Price, como é chamado, está vivo e ainda joga golfe, mas não mais do modo profissional. A sua Era mais impressionante foi no início dos anos de 1990, ainda que ele tenha vencido competições antes e depois disso também. Mas, vamos com calma.
O Nick nasceu em 1957 e é conhecido por ter vencido três torneios importantes do golfe profissional, sendo dois PGA e mais um Open entre os anos de 1992 e 1994. Nessa mesma década, ele chegou ao topo do ranking dos golfistas do mundo, sendo o número 1.
O que pouca gente sabe é que ele nasceu em Durban, na África do Sul. Porém, os pais eram britânicos, sendo o pai inglês e a mãe galesa. Com isso, a juventude acabou sendo toda em Rodésia, que fica em Zimbábue. Tanto que ele estudou na Prince Edward School.
O começo no esporte do Nick Price
Na escola ele já era o capitão do time de golfe e isso já indicava qual poderia ser o seu futuro. No entanto, após a escola, ele ainda serviu a Força Aérea da Rodésia durante a Guerra de Bush. Atualmente, ele tem cidadania britânica e do Zimbábue.
Sobre a carreira no golfe, ele se profissionalizou em 1977, quando participou da South African Tour. Depois, jogou na European Tour e foi para o PGA Tour em 1983. No ano seguinte, ele renunciou a cidadania do Zimbábue para poder participar como britânico.
Atualmente, ele é casado com Sue e possui três filhos, sendo que a família mora na Flórida. O sobrinho dele, Ray Price, é ex-jogador de críquete da seleção de Zimbábue.
O breve histórico da carreira de Nick Price
O primeiro torneio de golfe que ele venceu fora da África foi na Suíça, no The Open de lá de 1980. Nessa época, ele era desconhecido. Porém, ao ficar uma tacada atrás de Tom Watson no The Open de 1982, ele ganhou fama e assim entrou no PGA Tour após uma 3ª colocação.
Já em 1983, um ano depois da classificação, ele ficou com o seu primeiro evento e um triunfo de quatro tacadas sobre o Jack Nicklaus durante a World Series of Golf. Porém, houve um hiato de 8 anos até que ele voltasse ao PGA Tour de novo.
Nesse meio tempo, no entanto, ele bateu um recorde no campo do Augusta National Golf Club durante o Masters de 1986 e ficou em 2º lugar no Open Championship de 1988.
A melhor fase da carreira de Price
Sem dúvidas, os meados de 1990 foram os mais importantes para o golfista. Ele foi considerado o melhor do mundo e em 1994 venceu dois torneios majors, o The Open e o PGA Championship. Isso porque já tinha um PGA Tour, que veio em 1992.
Entre os anos de 1993 e 1994, ele foi líder de recordes com os prêmios do PGA Tour e ficou 43 semanas como o número 1 do Official World Golf Rankings. Também teve a Ordem de Mérito do Sunshine Tour e recebeu o Troféu Vardon, pelo PGA da América – melhor média de pontos.
Confira abaixo a lista completa e detalhada com todos os prémios do atleta:
- PGA Tour – 1992 e 1994;
- The Open – 1994;
- Jogador do ano no PGA Tour em 1993 e 1994;
- Vencedor do prêmio principal do PGA Tour 1993 e 1994;
- Troféu Vardon 1993 e 1997;
- Prêmio Byron Nelson 1997;
- Prêmio Payne Stewart 2002;
- Prêmio Bob Jones 2005;
- Prêmio Old Tom Morris 2011.
O resultado desses anos viria ainda mais tarde, quando em 2003 ele foi incluído no Hall da Fama do golfe mundial. Em 2005, ele foi eleito o Bob Jones Award, a maior homenagem do esporte. E em 2001, levou o prêmio Old Tom Morris.
Nick Price como representante de seleções
Outro fato legal da vida de Price que merece estar aqui é sobre a representação que ele teve nas seleções. Por exemplo, durante o período amador, ele defendeu a Rodésia no Troféu Eisenhower, no ano de 1976.
No âmbito profissional, ele jogou a Copa do Mundo de 1978 pela África do Sul e de 1993 pelo Zimbábue. Além disso, pelo Zimbábue ainda participou da Alfred Dunhill Cup em vários anos, sendo que venceu a mesma competição pela África do Sul, em 1995.
Também jogou na Wendy’s 3-Tour Challenge em quatro edições e venceu a de 2008.
O pós-melhor fase de Nick Price
A verdade é que, como já falamos aqui, ele continua a jogar golfe, mas não mais de modo excelente e profissional. Hoje, a dedicação maior dele está o empreendedorismo, já que como outros golfistas, ele continuou no esporte de outros modos.
Relembre as vitórias em turnês:
- 18 na PGA Tour;
- 7 no Tour pela Europa;
- 1 no Tour do Japão;
- 12 no Sunshine Tour;
- 2 no PGA Tour da Austrália;
- 4 no PGA Tour Champions;
- 11 outros.
O Price é dono de uma marca de artigos para golfistas e amantes do esporte, como roupas. Ele é considerado pelos fãs como um dos melhores jogadores de golfe que o mundo já viu – ainda mais quando se fala em PGA Tour.
E para quem quer se lembrar da história dele, dá para considerar a primeira vitória dele, que veio no Champions Tour do Outback Steakhouse Pro-Am de 2009 – onde ele teve três bogeys duplos na rodada final.
Outros esportistas famosos do Zimbábue
Como falamos acima, saiba que esse país também tem outros atletas importantes no mundo dos esportes. Para se ter uma ideia disso, a seleção esteve em vários jogos olímpicos, como de 1980, 1984, 1988, 1992, 1996, 2000, 2004, 2008, 2012 e 2016 e estará em Tóquio também.
E antes disso, a Rodésia, que tinha jogadores que hoje são do Zimbábue, também participou, sendo desde 1928. Logo, por menos conhecidos que sejam, eles possuem atletas fortes e competitivos, como é o caso do Nick. Agora, veja também outros nomes importantes.
Kirsty Coventry (natação)
De fato, não dá para falar de Zimbábue nas Olimpíadas sem falar da Kirsty. Ela é considerada a maior medalhista do país. Por exemplo, tem ouro em Atenas (2004) e Pequim (2008). Além disso, são mais 4 pratas e um bronze durante esses dois eventos.
Aliás, com exceção do hóquei de grama, que venceu um ouro, ela é a única atleta do país que tem medalhas olímpicas, totalizando 7 em duas edições. A especialidade dela era o medley e o nado costas, que foi onde ela venceu na maioria das vezes.
Kevin Ullyett (tênis)
Está certo que ele não é mais profissional do tênis. No entanto, seria um grande erro deixar de falar do Kevi – até mesmo porque ele foi vencedor de três Grand Slams. Ele nasceu na capital do país, Harare e é um dos principais esportistas do país, atrás só de Wayne Black.
Além disso, ele venceu vários torneios, especialmente na dupla que fez com o Black, sendo no US Open de 2001 e o Australian Open de 2005. Já na prova mista, ele venceu junto com a eslovaca Daniela Hantuchová em 2002, no Australian Open.
Cara Black (tênis)
Acima gente falou do Kevin e citamos o parceiro dele, o Wayne, correto? Então, leve em conta que ele tem um parentesco com a Cara Black, que é uma das tenistas mais famosas do país. Ela é irmã do Wayne e do Byron Black e tem 5 títulos em duplas femininas e mais 4 em mistas.
Ao todo, são 9 Slams na carreira, sendo que em 2005 ela chegou ao posto de número 1 do mundo no tênis. Atualmente com 40 anos, ela já venceu em quadras famosas, como de Wimbledon, no US Open, no Aberto da Austrália, em Roland Garros.
Outros atletas zimbabuenses
E para terminar o texto, considere que a lista poderia citar ainda os atletas da corrida, como Brian Dzingai, Lewis Banda, Young Nyongani, Cuthbert Nyassango, Mike Fokoroni e Ngonidzashe Makusha. Enetre as mulheres, a Tabitha Tsatsa é a mais famosa.
Já no ciclismo, Antipas Kwan é o mais conhecido e compete no Cross-Country. Na natação, além de Kirsty, a gente tem o Heather Brand, que é do nado borboleta. E no remo, a Elana Hil. Por fim, vale citar o triatleta Chris Felgate, que ficou em 42º lugar nos Jogos que participou.