Por que fazer exercício traz felicidade

É sabido que o exercício aeróbico tem muitos benefícios para a saúde e que criar um déficit de calorias com uma dieta saudável e exercícios regulares é a maneira mais eficaz de perder peso. O que muitas pessoas podem não saber é que, a atividade física está cientificamente comprovada para melhorar o seu humor.

Por que fazer exercício te torna feliz
Foto: (reprodução/internet)

O exercício deixa você feliz de duas maneiras importantes: em primeiro lugar, faz com que seu corpo libere endorfinas e dopamina e, em segundo lugar, leva a outros grandes benefícios à saúde que fazem seu corpo se sentir melhor mesmo quando você não está se exercitando.

Veja também: Dicas de esportes para praticar ao ar livre

O cérebro em exercício: atividade física e química

Muitos aspectos da química do seu cérebro podem ser alterados pela atividade física. As endorfinas são um dos hormônios mais conhecidos do corpo humano. Eles são criados pela glândula pituitária e ajudam a regular o humor e limitar a quantidade de dor que sentimos.

Dopamina, norepinefrina e serotonina também são liberadas, o que ajuda a estabilizar seu humor, bem como regular o ciclo do sono e estimula uma sensação de positividade e bem-estar em nossos cérebros.

Por que fazer exercício te torna feliz
Foto: (reprodução/internet)

Além de causar a liberação de hormônios indutores de positividade e neurotransmissores, a atividade física regular também limita a produção de substâncias químicas cerebrais negativas, como cortisol e adrenalina, o que faz você se sentir estressado se houver muito disso em seu sistema.

A adrenalina tem o objetivo de nos colocar em modo de defesa ou então nos dar energia extra para fugir do perigo, então você se sentirá mais estressado e ansioso quando níveis excessivos de adrenalina forem criados em seu cérebro.

Benefícios imediatos do exercício

Além das mudanças na química cerebral, a atividade física também pode melhorar o seu humor imediatamente quando você começa a se exercitar. Por exemplo, é uma grande distração das coisas que estão incomodando você.

Claro, deve ser um treino desafiador o suficiente para exigir sua atenção total. Embora se distrair dos problemas da vida certamente não os resolverá, isso lhe dará tempo para abordá-los com uma mente clara, livre de emoções opressoras. Dessa forma, é mais provável que você chegue a um método razoável para resolver o problema.

Por que fazer exercício te torna feliz
Foto: (reprodução/internet)

Além de ser apenas uma distração, fazer um treino vai deixar seu corpo cansado de um jeito bom e levar a um sono melhor. Ao contrário dos efeitos do álcool ou soníferos, a fadiga de um treinamento cardiovascular ou de força saudável fará com que seu corpo adormeça mais rápido e durma mais agitado.

Isso significa que você estará em um estado mental muito melhor no dia seguinte. Se seu corpo está dormindo o suficiente e, especialmente, a proporção certa de sono REM, você estará mais alerta e terá um pensamento mais aguçado.

Benefícios à longo prazo

Embora a atividade física possa funcionar como uma espécie de antidepressivo ou estimulante rápido a curto prazo, ela também leva a uma melhor função corporal e a um risco reduzido de dor crônica e doenças que podem causar estresse ou tristeza.

Se você atribui grande importância a ter músculos esculpidos ou um físico esculpido, os exercícios lhe trarão grandes ganhos e aumentará sua autoestima. Mesmo que você não esteja tentando se tornar um fisiculturista, apenas descobrir que é capaz de suportar longos períodos de cardio também pode aumentar sua auto-estima.

Por que fazer exercício te torna feliz
Foto: (reprodução/internet)

À medida que envelhecemos, corremos mais risco de ter cognição diminuída, deficiência ou mesmo demência. A atividade física regular faz com que suas células cerebrais funcionem e reduz muito a probabilidade de que sua função cognitiva diminua conforme você avança para a velhice.

Veja também: Dicas para encontrar o esporte ideal para você

Quanto exercício nos torna mais felizes?

Alguma quantidade de exercício é melhor do que nada. Mesmo baixos níveis de atividade física terão impactos positivos no seu humor em comparação com um estilo de vida completamente sedentário, especialmente se você conseguir sair para a luz do sol e absorver algumas vitaminas nesse meio tempo.

No entanto, pesquisas mostram que pessoas ativas são mais felizes quanto mais se exercitam até certo ponto. Se você sair e esticar demais a articulação do ombro ou levantar tanto que não consiga fazer nada no dia seguinte, pode muito bem desfazer todos os benefícios do exercício para a saúde e se desencorajar de continuar a malhar no futuro.

Por que fazer exercício traz felicidade
Foto: (reprodução/internet)

A melhor maneira de melhorar seu humor e impulsionar a função cerebral com exercícios é construir um programa de exercícios que o ajudará a atingir seus objetivos de saúde e condicionamento físico, aumentar sua frequência cardíaca e não esgotá-lo completamente.

Você manterá o programa por tempo suficiente para ver melhorias em longo prazo e é mais provável que você obtenha o barato do corredor se o exercício for cansativo o suficiente.

Confira também: Os 5 melhores exercícios para bem-estar e positividade

Traduzido e adaptado por equipe Ao Vivo Esporte

Fonte: Fitplan