Paintball – conheça este esporte divertido

Hoje o paintball é  considerado um esporte, mas já faz um tempo que ele existe. Surgiu nos EUA no final da década de 70, anteriormente era usado para marcar árvores para corte e gado para abate.

Então, os militares aperfeiçoaram os equipamentos e iniciaram treinamentos bélicos. A partir disso, os civis descobriram que esta grande tática poderia ser transformada em um esporte.

A história parece meio macabra, mas dela surgiu uma brincadeir que, além de ser um ótimo negócio, é excelente para quem quer abrir um campo para as pessoas irem visitar e jogar e para quem consome esse tipo de entretenimento. 

Para jogar, há algumas regras, como a não permissão do contato físico. Apesar de ser um jogo complicado, é possível ter fácil articulação. Isso sem contar que nele você pode jogar em coletivo, um ótimo programa para fazer nas férias com os amigos.  

Paintball - Conheça mais sobre
Foto: (reprodução/internet)

Se você gosta de esportes diferentes ou de experimentar novas aventuras, conheça o Paintball. Acompanhe este artigo e saiba mais detalhes sobre ele.

ANÚNCIO

O que é paintball? 

Hoje é um esporte de ação, estratégia e equipe, em que dois times de lados opostos do campo, tem de capturar uma bandeira, protegendo-se e tentando eliminar seu oponente com uma arma que, na verdade, o nome certo é marcador, que atira bolinhas com uma tinta solúvel.

Se consiste em um jogo com uma disputa entre duas equipes, onde há duas maneiras de vencer a partida, pegando a bandeira do time adversário, ou “matando” todo o time oponente. O esporte acontece em florestas, ou em arenas com obstáculos infláveis, em uma área pré-determinada entre as equipes.

Cada jogador utiliza uma “arma” que funciona a base de CO2 ou ar comprimido, com o qual dispara bolinhas de tinta nos adversários das outras equipes. Quando se leva um tiro, tem que sair do jogo e esperar a próxima rodada.

É considerado um jogo muito seguro, por não permitir o contato físico, o único cuidado que é necessário ter é com a visão. Mas para isso há equipamentos de proteção como a máscara de proteção, sendo proibida a retirada durante a partida. 

Confederação Brasileira de Paintball

Sim, você leu certo. Hoje existe uma Confederação Brasileira de Paintball. As pessoas sentiram a necessidade da criação de uma confederação para o esporte pois todos os outros possuem a sua. Tudo começou no ano 2012, quando foi dado início às articulações para a criação. 

A Confederação Brasileira de Paintball foi criada devido o crescimento e a criação das seguintes federações:

  • Federação de Paintball do Estado de São Paulo;
  • Federação de Paintball do Estado do Rio Grande do Sul;
  • Federação de Paintball do Estado de Sergipe;
  • Federação Esportiva de Paintball do Distrito Federal;
  • Federação Alagoana de Paintball;
  • Federação de Paintball do Estado de Santa Catarina;
  • Federação de Paintball do Estado de Minas Gerais.

A CBP é a autoridade máxima do esporte no Brasil. Sua criação foi necessária para que as competições além de brincadeira, tivessem um teor mais sério. A confederação acabou autenticando de fato o Paintball como esporte no país tupiniquim.

ANÚNCIO