Hoje, o paintball é considerado um esporte, mas já faz um tempo que ele existe. Surgiu nos EUA, no final da década de 70, e anteriormente era usado para marcar árvores para corte e gado para abate, bem diferente do que é atualmente.
Então, os militares aperfeiçoaram os equipamentos e iniciaram treinamentos bélicos. A partir disso, os civis descobriram que esta grande tática poderia ser transformada em um esporte, de aspecto divertido, apesar de doloroso.
Para jogar, há algumas regras, como a não permissão do contato físico. Apesar de ser um jogo complicado, é possível ter fácil articulação. Isso sem contar que nele você pode jogar em coletivo, um ótimo programa para se fazer nas férias com os amigos.
Se você gosta de esportes diferentes ou de experimentar novas aventuras, conheça o paintball. Acompanhe este artigo e saiba mais detalhes sobre ele.
O que é o paintball
Hoje é um esporte de ação, estratégia e equipe, em que dois times de lados opostos do campo, tem de capturar uma bandeira, protegendo-se e tentando eliminar seu oponente com uma arma que, na verdade, o nome certo é marcador, que atira bolinhas com uma tinta solúvel.
É possível vencer capturando a bandeira, mas é mais comum que a partida acabe de outra maneira: eliminando o time adversário. Para deixar a experiência mais emocionante, as partidas acontecem em ambientes montados, com obstáculos presentes.
Cada jogador utiliza uma “arma” que funciona a base de CO2 ou ar comprimido, com o qual dispara bolinhas de tinta nos adversários das outras equipes. Quando se leva um tiro, tem que sair do jogo e esperar a próxima rodada.
Regras do paintball
Se engana quem acha é pura bagunça e bala para todo lado. O conta com regras, e os jogadores não podem descumpri-las, para que não haja risco a saúde ninguém. Confira agora quais são as regras do paintball:
- Não se pode atirar em adversário muito próximos, principalmente na região dos olhos. Peça para que ele se renda se encontrá-lo de costas;
- Não é permitido o contato físico durante as partidas;
- Não fique sem o equipamento de segurança (colete e máscara protetora) durante os jogos, pois um tiro pode acabar te machucando;
- Após ser atingido, o jogador deve levantar os braços e deixar a arena de jogo.
Se divirta, mas sempre com cuidado
O paintball está no ramo dos esportes radicais, e por isso, é necessário ter muito cuidado na hora de começar a praticar. Apesar de muito divertido, e de ser realmente viciante, o jogo pode significar alguns riscos para os praticantes, por conta da potência das armas.
Apesar de serem bolinhas aparentemente inofensivas, um tiro desses, a curta distância, pode acabar provocando hematomas sérios, e por isso, não se pode atingir adversários muito próximos. Além disso, é necessário ficar sempre de máscara.
Um tiro desses, no olho, pode acabar até mesmo causando cegueira, e muitas pessoas não sabem disso. Por isso, quando estiver se divertindo, lembre-se dos cuidados a serem tomados para que se aproveite o melhor do esporte junto de seus amigos, sem riscos.