Paintball – Veja as regras e como praticar o esporte

Ainda que tenha competições internacionais acontecendo ao redor do mundo, o Paintball também pode ser um esporte para todo mundo. Ou seja, se você reunir um grupo de amigos poderá criar uma batalha nesse esporte. 

ANÚNCIO

Até mesmo porque há pacotes com 100 tiros, que incluem a locação do campo e dos equipamentos básicos, que saem por R$ 39 para cada jogador. Logo, é um esporte acessível. Mas, você sabe quais as regras do Paintaball e como é a prática dele? Então, descubra. 

Paintball - Veja as regras e como praticar o esporte
Foto: (reprodução/internet)

O que é o Paintball

Quando a gente vai em busca da melhor definição para o termo “Paintball”, a gente encontra algo como “esporte de ação”. No entanto, esse esporte também envolve estratégia e trabalho em equipe, entre outras variáveis. 

Paintball - Veja as regras e como praticar o esporte
Foto: (reprodução/internet)

A partida acontece quando dois grupos se dividem e se tornam oponentes. Assim, eles devem captar bandeiras adversárias, em um estilo pique-pega. No entanto, quem levar um tiro é eliminado da partida. Ou seja, não é tão simples como parece.

ANÚNCIO

E na verdade, a ideia da bandeira é apenas um ingrediente a mais nesse jogo, que pode funcionar muito bem sem ela também. O fato é que a ideia principal é não receber uma bolinha cheia de tinta porque isso indica que você está fora da partida. 

A história do Paintball

Nos textos mais teóricos, a gente encontra a história desse esporte como vinda lá do Canadá e dos Estados Unidos. O jogo começou como uma brincadeira entre madeireiros, que trabalhavam com marcadores. Eles atiravam bolinhas em árvores que seriam derrubadas. 

Paintball - Veja as regras e como praticar o esporte
Foto: (reprodução/internet)

Assim, no fim do expediente, eles aproveitavam para fazer um jogo popular naquela época, chamado de “Capture the Flag” – ou seja, “Capture a Bandeira”. Mas, a partir disso, eles viram que daria para unir as bolinhas com o jogo da bandeira e isso deu certo.

ANÚNCIO

Assim sendo, Bob Gurnsey, que hoje é considerado o pai do Paintball foi um dos trabalhadores que mais levaram a ideia a sério. Desde então o esporte vem sendo adaptado para as novas realidades, passando por simulações de combate e sendo chamado de esporte radical.

O Paintball enquanto esporte

O Paintball é um esporte que pode ser praticado por pessoas de todas as profissões, estios de vida, idades. Inclusive, permite que homens e mulheres possam competir de forma igualitária e que os mais jovens não levem vantagens sobre os mais velhos. 

Paintball - Veja as regras e como praticar o esporte
Foto: (reprodução/internet)

Na verdade, uma boa parte dos jogadores gostam de pensar no Paintball como um jogo de xadrez, onde é preciso pensar de forma ágil e tomar decisões que resultem em bons resultados. Mas, engana-se quem pensa que não é preciso usar as condições físicas. 

Por esses fatores, o Paintball é considerado um esporte que ajuda as pessoas a desenvolverem suas habilidades, sejam as individuais ou as coletivas. Por exemplo, permite o trabalho em equipe, as táticas de liderança, a autoconfiança, entre outros. 

As competições internacionais

Esse tópico vale como curiosidade. Afinal, pouca gente sabe que existem 5 torneios expressivos de Paintball ao redor do mundo. Um deles é o Circuito Sul-Americano de Paintball. Outro é o Paintball Sport Promotional. Tem o National Paintball Players League.

Paintball - Veja as regras e como praticar o esporte
Foto: (reprodução/internet)

E a lista ainda passa pelo Millenium Series (nos Estados Unidos) e Centurio Circuit (na Europa). Sabendo disso, criaram-se grupos profissionais, associações e até mesmo federações para que as competições fossem mais bem organizadas. 

No entanto, nenhuma das equipes profissionais ainda recebem 100% de patrocínio, sendo que acabam tendo que encontrar alternativas para cuidar das finanças empresariais.  

O cenário do Paintball

O cenário do Paintball é um dos grandes diferenciais desse jogo. O motivo é que dá para pensar em vários ambientes diferentes. Até mesmo porque estamos falando de um esporte de ação, que exige espaço físico para comportar as equipes. 

Paintball - Veja as regras e como praticar o esporte
Foto: (reprodução/internet)

A boa notícia é que ele pode ser praticado em qualquer tipo de campo. No entanto, as escolhas costumam ser no que é chamado de Master Field, que nada mais é do que um campo verde, que tem cenários variados e ainda inclui obstáculos, como água, túneis, árvores. 

Além do mais, a prática também pode acontecer em lugares mais burlescos e sombrios, como casas abandonadas e até mesmo fazendas desocupadas. Isso permite que os jogadores consigam pensar em novas estratégias a partir do ambiente escolhido. 

Onde jogar Paintball

A gente falou que dá para criar vários cenários para jogar Paintball, certo? E isso é verdade. Porém, nem sempre é fácil conseguir tais lugares. Por isso mesmo, há empresas se especializando em alugar tais ambientes para os praticantes. 

Paintball - Veja as regras e como praticar o esporte
Foto: (reprodução/internet)

Para quem mora em São Paulo, por exemplo, considere que a Andrena Paintball é uma casa que fica aberta durante a semana e permite que os jogadores criem campeonatos e partidas. O valor é de R$ 45 por pessoa em um pacote de 2 horas.

Além desse lugar, dá para encontrar outros na internet, como o Delta 1 Paintball, o Paintball Comando’s, o Mega Play, o Kamikasi Paintball, O Snipers Paintball, o Centurion Paintball, entre outros. Sendo que cada um deles possuem as suas condições e preços. 

As regras do Paintball

Para quem nunca praticou o Paintball antes, considere que as regras servem para guiar os jogadores. Afinal, não se trata de um vale tudo. Logo, o jogador que for atingido por um tiro (de bolinha) é eliminado. Isso vale para qualquer parte do corpo ou marcador.

Paintball - Veja as regras e como praticar o esporte
Foto: (reprodução/internet)

Ainda falando das regras, considere que elas podem se alterar conforme o que for combinado em cada competição ou partida. De um modo geral, existe a posse da bandeira. Ou seja, a ideia é localizar a bandeira do time adversário e levar até o lugar indicado. 

Há ainda algumas partidas que não fazem o uso da bandeira, sendo que a graça toda está apenas em mirar e acertar um oponente

O tipo mais comum de jogo

Aqui no Brasil há vários tipos de jogos de Paintball, que variam conforme as regras. Mas, um dos mais comuns é o chamado “center flag”. Ou seja, cada equipe tem 5 jogadores e uma bandeira é colocada bem no centro do campo.

Paintball - Veja as regras e como praticar o esporte
Foto: (reprodução/internet)

Então, o objetivo é sair da base, capturar a bandeira e coloca-la na base adversária antes que o outro time faça isso. Logicamente, cada jogador tem uma arma que dispara bolinhas de tinta. Quando atingem um jogador, a bolinha se rompe e mancha o jogador. Ele está eliminado. 

Sendo assim, o jogo termina quando um dos times coloca a bandeira na base do adversário ou quando todos de um mesmo time forem eliminados. Assim, a ideia de ter obstáculos no campo torna tudo mais frenético. Sendo que somente com estratégia e coragem dá para vencer. 

Um esporte de ação, mas nem tanto

Apesar de ser considerado um esporte de ação, saiba que o Paintball também é conhecido por ser um dos mais seguros. O motivo principal para isso é que ele não permite o contato físico entre os jogadores.

Paintball - Veja as regras e como praticar o esporte
Foto: (reprodução/internet)

Assim, o único risco é acertar a bolinha de tinta em partes do corpo mais sensíveis. Justamente por isso, a recomendação é sobre acessórios e roupas e proteção, como as máscaras faciais. Aliás, as armas atiram a 300 pés por segundo e como as bolinhas são leves, elas não são letais. 

Inclusive, esse jogo tem algumas vertentes no mundo todo. Por exemplo, há a modalidade “speed”, que é mais rápida, sendo que usa obstáculos infláveis como barricadas. Outra opção é a modalidade “cenário”, que tem temas, como campos de batalhas. 

Os acessórios do Paintball

As bolinhas, que são de matéria biodegradável, são os principais acessórios. Elas não poluem o meio ambiente e são feitas de gelatinas com tinta solúvel em água. Aliás, elas são disparadas por uma arma de gás comprimido, que também é usada nesse esporte. 

Paintball - Veja as regras e como praticar o esporte
Foto: (reprodução/internet)

Além disso, também é obrigatório o uso de vestimentas e máscaras. Afinal, é preciso que o esporte seja seguro. No Brasil, a maioria das empresas que fornecem equipamentos e espaços permitem que haja um orientador para falar sobre as regras de segurança. 

No entanto, elas vão respeitar as condições de cada time e grupo de pessoas que vai jogar. Ou seja, não existe uma regra geral para todo mundo. Por isso, é interessante sempre ter um orientador para ditar as regras antes de cada nova partida de Paintball. 

Os termos usados no Paintball

Para quem nunca praticou antes, saiba que existem alguns termos que são usados nesse esporte e que são interessantes de serem conhecidos. Por exemplo, Ranger é o juiz que fica dentro do campo checando quem foi atingido e apitando o início ou fim do game.

Paintball - Veja as regras e como praticar o esporte
Foto: (reprodução/internet)

Game é o nome da partida, que geralmente dura 10 minutos. Paintcheck é o pedido ao juiz para ver se algum jogador está marcado com tinta. Loader é o recipiente acima da arma, onde se coloca as bolinhas de tinta. 

Tem ainda o front player, que é o jogador de frente, como um atacante. Tem o barrel plug, que é uma rolha que vai na ponta do cano para evitar que bola caia do cano antes do disparado. E o bunker é um obstáculo.