Espanhol, gabonês, belgo, jamaicano, francês. Essas são as nacionalidades dos 5 jogadores mais bem-pagos da Premier League. Quer outra curiosidade? O mais velho tem somente 30 anos. Ficou curioso, né? Então, confira essa listagem com os 10 nomes mais valiosos de lá.
Aliás, antes de irmos para a lista, quer outra curiosidade? Nas primeiras posições só dá Manchester United e Manchester City, sendo que há apenas um clube inglês que foge disso, o Arsenal. E o jogador é um africano.
10 – Harry Kane (Tottenham)
Vamos começar com um nome polêmico. Mas, polemico porque você pode dizer que tem outros jogadores que ganham mais do que ele. Calma lá, amigos. O salário do Kane pode até não ser o mais atualizado aqui. No entanto, tivemos muitas mudanças nesses últimos meses.
Por exemplo, o Mesut Ozil tinha um salário maior do que o do Kane. Porém, ele foi para a Turquia e não está mais na Premier. Além disso, outros salários sofreram alterações e ninguém sabe ao certo quanto é, como do Rashford e do Firmino.
Então, vamos começar a lista com o Kane, que é um ícone do futebol inglês. Ele tem 27 anos, é destro e já passou por Arsenal e Watford antes de chegar no Tottenham, onde está desde 2018. O salário dele, por ano, é de mais de 10 milhões de libras, diz a imprensa.
9 – Virgil Van Dijk (Liverpool)
O holandês de Breda tem 29 anos e é zagueiro, o que é novidade devido a posição. Quando é que um jogador defensivo é mais bem-pago que atacantes, hein? Isso acontece na Premier. Ele começou a carreira em 2011 pelo Groningen e em 2018 chegou no Chelsea.
É um nome forte na seleção holandesa também, sendo que joga desde 2011 pelo Sub-19. O salário dele é de 208,5 mil euros na semana. Tem no currículo campeonato escocês (Celtic) e pelo Liverpool já venceu a Liga dos Campeões e a Copa do Mundo da FIFA.
Na lista de prêmios individuais, dá para citar aqui a de melhor jogador da UEFA em 2018-2019.
8 – Ben Chilwell (Chelsea)
Vamos confessar uma coisa: na parte inferior do texto você vai ver muito sobre jogadores do Manchester City e do United. Mas, aqui no começo temos algumas novidades, como Chelsea e Liverpool, também. O Ben, por exemplo, atua pelo Chelsea desde a última temporada.
Ele veio do Leicester City, sendo que chegou a ficar emprestado por um tempo para o Huddersfiled Town. É o jogador mais jovem da lista, com 24 anos. É um lateral-esquerdo. E essa é uma novidade, já que a maioria dos jogadores mais bem-pagos são ofensivos.
O salário dele é de 220,1 mil euros por semana. Com a carreira ainda em início, ele já conseguiu uma Liga dos Campeões da UEFA. É jogador da Inglaterra desde 2014, quando jogou pelo Sub-18. É inglês nascido em Milton Keynes.
7 – Mohamed Salah (Liverpool)
Esse é um dos textos mais multiculturais que você vai ler hoje. É sobre o campeonato inglês, o mais importante do mundo. Só que vamos trazer aqui atletas que são os mais bem-pagos e que são de países diferentes. O Salah, por exemplo, é do Egito.
Ele veste a 11 do Liverpool e a 10 da sua seleção. Joga no país desde 2010, quando ainda era um sub-20. Já a carreira profissional em clubes começou no seu próprio país, no Al-Mokawloon. Depois, foi para a Suíça, no Basel. E enfim chegou ao Chelsea, na Inglaterra.
Esteve emprestado para o Fiorentina e Roma antes de chegar no Liverpool, que é onde a sua história faz maior sucesso. Hoje, ele tem um salário semanal de 254,9 mil euros. É considerado o Bola de Ouro da Copa do Mundo da FIFA de 2019 e Chuteira de Ouro da Premier por 2 vezes.
6 – Anthony Martial (Manchester United)
O Martial é nascido em Massy, na França. Ele tem nacionalidade de Guadalupe também, no Caribe. Tem 25 anos, é apelidado de Tony, destro e veste a 9 do United. Joga pela França desde 2010, quando se apresentou no Sub-16.
Profissionalmente, começou a carreira no Lyon, do seu país de origem. Depois, foi para o Mônaco e somente em 2015 saiu do país e foi para a Inglaterra, jogar a Premier pelo United. Por lá, venceu a Copa, a Supercopa e a Liga da Europa.
Entre os prêmios individuais, ele tem o Golden Boy de 2015 e esteve na Equipe do torneio do Campeonato Europeu sub-19 de 2013. A imprensa internacional estima que o salário semanal dele seja de 289,6 mil euros.
5 – Paul Pogba (Manchester United)
Esse é um futebolista francês considerado um dos mais bem-humorados que tem no futebol, apesar da cara de razinza. Há algumas curiosidades sobre ele, como o fato de ter nascido em Lagny-sur-Marne, na França. Só que ele tem nacionalidade de guineano também.
Com 28 anos, Ele passou por clubes pequenos, como Roissy-em-Brie e Torcy, além do Le Havre, antes de chegar no Manchester, ainda na juventude. Depois, teve uma breve passagem de 4 anos pela Juventus e retornou ao clube inglês, onde está desde 2016.
Pogba ganha 312,8 mil euros semanais e entra no top 5 dos jogadores mais bem-pagos. Ele foi o Golden Boy de 2013 – vamos explicar abaixo. E recebeu ainda o Troféu Bravo e o de melhor jogador jovem da Copa do Mundo de 2014.
4 – Raheem Sterling (Manchester City)
O Sterling, apesar de ter nacionalidade britânica, é um jamaicano de Kingston. Ele tem somente 26 anos e um craque que veste a camisa 10 da Inglaterra e a 7 do City. Ele começou jogando pelo Queens Park Rangers e pelo Liverpool na juventude.
Como profissional, foi jogador do Liverpool antes de ir para o City, que é onde está desde 2015. Faz parte da Seleção Inglesa desde 2009, quando jogou pelo sub-16. Semanalmente, ele recebe um salário de 347,6 mil euros – o mesmo do Bruyne, que vai vim abaixo, leia.
No ano de 2014, ele foi considerado o Golden Boy, um prêmio italiano que vai para jogadores que atuam na Europa e possuem menos do que 21 anos. Fora isso, esteve na lista da Seleção da Liga dos Campeões da UEFA de 2019-2020.
3 – Kevin de Bruyne (Manchester City)
É um nome muito conhecido lá na Inglaterra. Assim como na Bélgica, o seu país de origem. O de Bruyne é um meio-campista de apenas 29 anos e que começou a vida no KVV Drongen e no Gek. Depois, chegou ao Chelsea, ainda jovem. E passou pelo Wolfsburg.
A estreia pelo Manchester foi em 2015, sendo uma contratação valiosa. Atualmente, ele tem um salário semanal de 347,6 mil euros. E isso traz a ele uma medalha de bronze entre os mais bem-pagos da Premier League.
O jogador tem títulos por quase todo clube que passou. Os mais importantes são pelo City, como as Copas e o Inglês. Fora isso, ele tem prêmios individuais respeitados, como o de futebolista alemão de 2015 e o de melhor jogador da Premier de 2019-2020.
2 – Pierre-Emerick Aubameyang (Arsenal)
Você sabe de quem estamos falando, certo? O nome dele não é muito fácil de ser falado e nem descrito. Mas, vamos aos fatos. Ele é do Gabão, um país africano perto do Congo. Tem nacionalidade francesa, espanhola e italiana também.
Chamado de Auba, ele começou a vida no Milan, da Itália, ainda na juventude. Depois, por empréstimo, passou por clubes como o Dijon, Lille, Mônaco e Saint-Étienne. Até que em 2013 chegou ao Borussia Dortmund, da Alemanha e em 2018 estreou pelo Arsenal.
A imprensa diz que o salário dele, por semana, é de 405,5 mil euros, o que o deixa na segunda colocação entre os mais bem-pagos da Premier. Foi o artilheiro da Bundesliga na temporada de 2016-2017 e na Premier League em 2018-2019.
1 – David de Gea (Manchester United)
O goleiro do Manchester United é o mais bem-pago de toda a Premier League. O salário dele é de 434,5 mil euros por semana. O jovem de 30 anos é de Madrid, na Espanha e defende o Manchester United desde 2011, sendo um verdadeiro ícone do clube inglês.
Mas, poucos sabem que ele começou a carreira no Atlético de Madrid, na Espanha. Ficou lá por dois anos no clube profissional, sendo que antes já havia começado a carreira no juvenil, desde 2001. Também é o goleiro da Espanha desde 2004, quando jogou pelo Sub-15.
Entre os títulos mais valiosos, ele conta com a Liga Europa UEFA pelo Atlético de Madrid e pelo Manchester também. Em termos de prêmios individuais, foi considerado um dos 30 melhores do ano de 2016 pelo The Guadian. E foi o Luva de Ouro da Premier League em 2017-2018.
Bônus – Sergio Aguero (Manchester City > Barcelona)
O nosso bônus vem com o Aguero, um argentino que tinha uma média de salário que é de 254,9 mil euros por semana. Aliás, é um dos mais experientes da lista, com 33 anos. Mas, quem vê ele jogando sabe que está em forma – e muito!
O atacante estava no City até o início de 2021, quando foi transferido para o Barcelona, da Espanha e de Lionel Messi. Não se tem informações precisas sobre o novo salário dele, mas a variação não deve ser tão diferente assim.