Os 7 atletas brasileiros com mais medalhas olímpicas

As Olimpíadas é um evento esportivo internacional que acontece a cada 4 anos. Desde 1920 o Brasil vem conquistando medalhas em diversas modalidades de esporte. Alguns brasileiros se tornaram verdadeiros ídolos para muitas gerações, e já fizeram muita gente chorar ao subirem nos pódios. 

ANÚNCIO

Nas Olimpíadas em Tóquio, brasileiros entraram para a história e receberam a primeira medalha em esportes que o Brasil nunca tinha conquistado. Entretanto, para se tornar um recordista eles terão que disputar outras competições. Já esses 7 atletas brasileiros que vamos listar aqui são os que possuem mais medalhas e ainda podem ampliar a coleção. Veja só.

Os 7 atletas brasileiros com mais medalhas olímpicas
Fonte: (Reprodução/Internet)

7. Cesar Cielo 

Cesar Cielo é um nadador brasileiro que disputou as Olimpíadas em Pequim, 2008, e em Londres, 2012. O atleta conquistou medalhas de ouro e de bronze, respectivamente, porém não conseguiu passar nas classificações para os Jogos do Rio de Janeiro. Até hoje, Cielo é o único nadador do país a ser campeão olímpico. 

Os 7 atletas brasileiros com mais medalhas olímpicas
Fonte: (Reprodução/Internet)

Cielo subiu no pódio com a medalha de ouro, após vencer a prova de 50 metros livre. Além de suas conquistas nos Jogos Olímpicos, o nadador é o atleta brasileiro com mais medalhas nos Campeonatos Mundiais de qualquer modalidade de esporte. No total, ele reúne 19 medalhas. É o segundo com mais medalhas recebidas em competições internacionais.

ANÚNCIO

Nos nados em piscina curta, é o maior medalhista do Brasil conquistando 11 medalhas. No total, o atleta possui 3 medalhas, sendo 1 de ouro e 2 de bronze. Com os feitos, em 2009 foi considerado um dos brasileiros mais influentes do ano e o melhor atleta da década, segundo a revista Sport Life. 

6. Ricardo Santos e Emanuel Rego 

A dupla Ricardo Santos e Emanuel Rego é uma das mais reconhecidas dentro do vôlei de praia. Ricardo e Emanuel jogaram juntos nas Olimpíadas em Atenas e Pequim, mas ambos subiram no pódio com outros parceiros. Como por exemplo em 2012 quando Emanuel jogou ao lado de Alicon Cerutti e ganhou medalha de prata em Londres. 

Os 7 atletas brasileiros com mais medalhas olímpicas
Fonte: (Reprodução/Internet)

Já Ricardo jogou com o parceiro Zé Marco e também conquistou medalha de prata em Sidney, em 2000. Embora seja um trabalho em dupla, segundo votação da Federação Internacional de Voleibol (FVIB), Emanuel foi considerado o Atleta da Última Década do Século. Ainda, é o atleta que mais venceu o Circuito Mundial, somando 10 títulos e 77 medalhas de ouro. 

ANÚNCIO

Ricardo conta com 5 títulos e 8 premiações individuais. Assim, a dupla conquistou 3 medalhas durante a carreira. Se considerar as outras que ganharam jogando com parceiros diferentes, colecionam 4 medalhas cada um. Emanuel se aposentou, enquanto Ricardo já afirmou não ter data para descansar. Hoje ele é técnico da dupla brasileira Larissa e Lili. 

5. Marcelo Ferreira

Marcelo Ferreira é um dos maiores velejadores do país. Durante sua carreira conquistou 2 medalhas de ouro em Atlanta,1996, e Atenas, 2004. Em Sidney, no ano de 2000, o atleta ganhou o bronze. Com esse quadro de medalhas, Marcelo conseguiu ser bicampeão olímpico e um atleta conhecido. 

Os 7 atletas brasileiros com mais medalhas olímpicas
Fonte: (Reprodução/Internet)

O velejador carrega uma história interessante por trás do seu amor pelo esporte. Marcelo j á contou que conheceu a modalidade por acaso, após aceitar o convite de um amigo para velejar. Desde então, nunca mais largou o esporte. Atualmente, o campeão olímpico tem 55 anos e se aposentou da carreira de atleta. 

Ainda assim, deixou sua marca na história de um esporte complexo como é a vela ou iatismo. O brasileiro conquistou 2 Mundiais e 7 Campeonatos Brasileiros. Uma parte significativa de sua carreira foi com títulos de quando era proeiro de seu parceiro Torben Grael, outro nome de peso do iatismo. Falaremos mais sobre ele.

4. Serginho

Como não lembrar do Sérgio Dutra Santos, mais conhecido como Serginho do Vôlei ou Escadinha. É ex-jogador do vôlei de quadra e atuou como líbero e capitão da equipe por muitos anos. Serginho é considerado o maior herói olímpico do país, pelo seu carisma, profissionalismo e ética durante sua carreira. 

Os 7 atletas brasileiros com mais medalhas olímpicas
Fonte: (Reprodução/Internet)

Ainda, o atleta tem o título de melhor líbero do vôlei devido seus passes precisos e defesas espetaculares. Para ter ideia do reconhecimento de Serginho, ele foi o único líbero da história do vôlei a ser considerado o Jogador Mais Valioso da Liga Mundial.  No total, o ex-jogador tem 4 medalhas olímpicas, sendo 2 de ouro e 2 de prata. Sem contar os outros títulos de Mundiais. 

Serginho se aposentou em 2020 e o último clube que fez parte foi o Vôlei Ribeirão. Um fato interessante é que parece que o atleta sabia que os Jogos do Rio, em 2016, marcariam suas últimas competições olímpicas. Isso tornou a vitória do Brasil ainda mais emocionante, já que naquele ano o time masculino de vôlei ganhou medalha de ouro.

3. Gustavo Borges

Temos mais um nadador para a lista de recordistas olímpicos. Gustavo França Borges é um atleta paulista que participou de quatro Olimpíadas, entre os anos de 1992 e 2004. Gustavo ganhou duas medalhas de prata, uma nos 100 metros livres nos jogos e a outra nos 200 metros, em Barcelona e Atlanta, respectivamente.

Os 7 atletas brasileiros com mais medalhas olímpicas
Fonte: (Reprodução/Internet)

Uma das medalhas de bronze veio na competição de 100 metros livre. A última medalha foi de bronze no revezamento junto com os nadadores Fernando Scherer, Carlos Jayme e Edvaldo Valério. Em 2004, o nadador se aposentou nos Jogos Olímpicos em Atenas. Na competição, o Brasil ficou na 12º colocação e não conseguiu ir até a final. 

A atuação de Gustavo na natação é reconhecida internacionalmente. Prova disso é que em 2012, o nadador foi o segundo brasileiro a receber homenagem pelo International Swimming Hall of Fame. Grandes nomes do esporte são prestigiados pela instituição. Michael Phelps foi um dos homenageados.

2. Torben Grael

Lembra que falamos sobre Torben Grael de forma bem rápida? Pois é, ele é um ex-velejador e o segundo atleta brasileiro com mais medalhas em Jogos Olímpicos. Torben subiu no pódio para representar o Brasil nas Olimpíadas em Los Angeles, 1984, e Atenas, 2004. Torben possui 2 medalhas de ouro e 2 medalhas de bronze. 

Os 7 atletas brasileiros com mais medalhas olímpicas
Fonte: (Reprodução/Internet)

O ex-atleta é um dos maiores nomes do iatismo, além de ser reconhecido no esporte internacional. Quando pequeno, Torben, que tem descendência dinamarquesa, velejava com seu avô no barco histórico chamado Aileen. O barco foi utilizado por 3 velejadores da Dinamarca durante as Olimpíadas em 1912. 

Com o passar dos anos, o iatista começou a velejar com seu irmão. Mas foi  com Marcelo Ferreira, que Torben marcou a história do esporte. Após a aposentadoria, o atleta chegou a comandar uma equipe sueca por volta de 2008 e 2009. Mostrando que não é só um ótimo velejador, mas também um bom técnico, sua equipe venceu várias competições.

1. Robert Scheidt  

Em primeiríssimo lugar, temos Robert Scheidt como o atleta brasileiro com mais medalhas. No total, Robert tem 5 medalhas olímpicas, sendo 2 de ouro, 2 de prata e 1 de bronze. O primeiro pódio veio em 1996, nas Olimpíadas de Atlanta. Se considerar os Campeonatos Mundiais, o iastista possui 17 medalhas. 

Os 7 atletas brasileiros com mais medalhas olímpicas
Fonte: (Reprodução/Internet)

Scheidt é o segundo atleta brasileiro com mais medalhas em Campeonatos Mundiais de todas as modalidades esportivas. O paulista fica atrás apenas do nadador Cesar Cielo, que coleciona 18 medalhas. A relevância de Robert no esporte é tão grande que o faz ser considerado o melhor atleta brasileiro em Olimpíadas. 

Aos 48 anos, Robert adiou sua aposentadoria e decidiu participar das Olimpíadas de Tóquio. Essa é a sétima vez que o velejador compete nos Jogos Olímpicos. Há quem acredite que ele pode ampliar seu quadro de medalhas, para assim se aposentar. Lembrando que em 2017, o brasileiro tinha anunciado sua aposentadoria da vela de alto rendimento. 

Brasileiros que fizeram  história nos Jogos Olímpicos

Além dos recordistas de medalhas olímpicas, também existiram outras figuras importantes para o esporte brasileiro. Como é o caso de Maria Lenk, nadadora conhecida e aclamada pelos atletas por ter sido a primeira mulher da América do Sul a participar de uma Olimpíada. 

Os 7 atletas brasileiros com mais medalhas olímpicas
Fonte: (Reprodução/Internet)

Lenk fez sua estreia nos Jogos Olímpicos em Los Angeles, no ano de 1932. Apesar de não ter ganhado nenhuma medalha, Maria Lenk possui até um troféu com seu nome. A brasileira foi homenageada pelo Hall da Fama de Natação, o mesmo que prestigiou Cesar Cielo.

Oscar Schmidt e Rafaela Silva

O ex-jogador de basquete Oscar Schmidt também contribuiu muito para o reconhecimento do Brasil nas competições. Schmidt foi nomeado como um dos melhores jogadores de basquete do mundo, mesmo sem ter participado da NBA. Sem dúvidas, é uma inspiração para os atuais jogadores de basquete. 

Os 7 atletas brasileiros com mais medalhas olímpicas
Fonte: (Reprodução/Internet)

Além dele também tivemos Adhemar Ferreira, que foi o primeiro bicampeão olímpico do país. Em 1952, o atleta conquistou a medalha de ouro em Helsinque com salto triplo. Ainda, outra mulher que ficou para a história dos jogos foi a lutadora de judô Rafaela Silva. 

A brasileira trouxe para o Brasil a primeira medalha de ouro na competição, nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016. Com o feito, Rafael se tornou a única mulher do judô a conquistar título olímpico e mundial. Uma verdadeira inspiração, não é verdade?

Quem é o maior recordista de medalhas do mundo 

Não faz tanto tempo assim que Michael Plhelps impressionava o público com sua agilidade e técnicas durante as competições olímpicas. O nadador norte-americano é o atleta com mais medalhas das Olimpíadas. No total, Phelps tem 28 medalhas em apenas 4 Jogos Olímpicos. 

O atleta ostenta 23 medalhas de ouro em toda a sua carreira. É um verdadeiro monstro das águas. Já do time feminino, a ginástica artística Larissa Latynina, da antiga União Soviética, é a recordista das Olimpíadas com 18 medalhas, sendo 9 de ouro.