Contagem regressiva para as de Olimpíadas Tóquio 2020

Finalmente chegamos em 2020 – o ano das Olimpíadas de Tóquio. Os jogos serão realizados de 24 de julho a 9 de agosto de 2020. Em sua 32ª edição, os Jogos Olímpicos de Verão terão 33 modalidades esportivas.

Nessa contagem regressiva, nada melhor do que entender um pouco mais sobre o funcionamento dos jogos e estar preparado para a tão esperada data de abertura. A expectativa é que mais de 11 mil atletas participem das atividades, os quais representarão mais de 204 países.

A expectativa do Comitê Organizador Internacional (COI) é de que cerca de 4,5 milhões de pessoas estejam presentes nas competições. Elas serão realizadas na Baía de Tóquio (capital) e região metropolitana (com exceção de Sapporo, a 832 km de Tóquio), em 43 locais definidos para os eventos.

olimpiadas
Foto: (reprodução/internet)

A estrutura dos Jogos Olímpicos conta com 43 locais, sendo 25 já existentes e que passam por adaptação para as competições, 10 temporários e 8 novas construções. Algumas modalidades serão disputadas em lugares que foram construídos para as Olimpíadas de 1964 e permanecem em atividade, como é o caso do Estádio Olímpico, do Nippon Budokan.

Estádio Nacional de Tóquio, ou Estádio Olímpico, passa por uma grande reforma para receber a abertura e o encerramento dos Jogos Olímpicos, além das modalidades de atletismo e partidas de futebol. O novo estádio terá capacidade para 68 mil pessoas, ao custo de cerca de 1,5 bilhão de dólares.

ANÚNCIO

Tóquio dividirá a programação com outras cidades, durante as partidas de futebol, e por outras modalidades que serão disputadas em várias cidades do Japão, como Miyagi, Saitama, Yokohama, Fukushima e Sapporo.

Novidades sobre as olimpíadas

Alguns esportes foram incluídos ao hall de competições das olimpíadas: surf, escalada, skate e beisebol/softbol. Dentro de modalidades esportivas já existentes nos jogos, houve o acréscimo das categorias de basquete 3×3 e BMX Freestyle (bicicleta).

Outra novidade dessa edição dos Jogos Olímpicos é o aumento da participação feminina. Foram criadas categorias mistas para as competições de revezamento 4×400 metros e 4×100 metros em estilo livre nas piscinas, assim como equipes mistas de triatlo, judô, tiro com arco e tênis de mesa.

Paralimpíadas

As Paralimpíadas são os Jogos Olímpicos voltados para atletas com deficiência física ou cognitiva, conhecidos como paratletas. A edição de Tóquio dos Jogos Paralímpicos será realizada de 25 de agosto a 6 de setembro de 2020 e contará com 22 modalidades esportivas.

Os Jogos Paralímpicos de Tóquio contarão com dois novos esportes em suas modalidades de competição: Badminton e Taekwondo.

Olímpiadas
Foto: (reprodução/internet)

Emblema e mascote do evento

As Olimpíadas Tóquio 2020 têm um emblema inspirado no “ichimatsu moyo”, formas quadriculadas características do período Edo (1603-1867). O estilo traz a predominância do azul índigo para representar o que a organização das Olimpíadas chama de “expressão da elegância e sofisticação do Japão”.

O emblema de Tóquio 2020 é constituído de três formas retangulares, que representam diferentes países e culturas. A mensagem escolhida para a 32ª edição das Olimpíadas é “unidade na diversidade”, atribuindo ao esporte a função de celebrar as diferenças.

Mensagem de superação para os atletas

A mascote das Paralimpíadas de Tóquio é Someity, criatura inspirada nas tradicionais flores de cerejeira do Japão e que tem um incrível poder mental e força física, simbolizando a superação de obstáculos dos paratletas.

A mascote das Olimpíadas de Tóquio também segue a cartela de cores e formas do emblema e foi nomeada de Miraitowa, nome formado pelas palavras japonesas Mirai (futuro) e Towa (eternidade), que representa o desejo de um futuro cheio de esperança nos corações de todas as pessoas do mundo.

Medalhas

O ranking do quadro de medalhas é definido pela quantidade de medalhas de ouro, seguidas pelas de prata e, por último, de bronze. Por exemplo, um país com 5 medalhas de prata e 8 de bronze classifica-se atrás de um país com 2 medalhas de ouro. Estados Unidos e China devem disputar o primeiro lugar no ranking geral.

Olimpíadas
Foto: (reprodução/internet)

Sustentabilidade

Para as Olimpíadas de Tóquio, o projeto de sustentabilidade da competição utilizará lixo eletrônico (material coletado de celulares e outros produtos) para a fabricação da parte interior das mais de 5 mil medalhas que serão distribuídas aos atletas.

As medalhas também terão 0,048 grama de ouro, 0,26 grama de prata e 12 gramas de cobre. Os esportistas que conseguirem conquistar o primeiro lugar terão suas medalhas banhadas com cerca de 6 gramas de ouro.

Participe das Olimpíadas de Tóquio 2020

Voluntários

Uma forma de acompanhar as Olimpíadas de Tóquio de perto é atuando como voluntário. São esperados mais de 80 mil voluntários a serem convocados pelo Comitê Organizador, além de mais de 30 mil que serão solicitados pelo governo local.

As funções dos voluntários variam conforme a origem da sua convocação (pelo Comitê ou pelo Governo). Confira:

  • Voluntários do Governo: atendimento ao turista, suporte ao site de transmissão das Olimpíadas, orientações de transporte e alojamento;
  • Voluntários do Comitê: atendimento ao público, suporte aos jornalistas, suporte às equipes durante os jogos.

Ingressos

Cada país tem uma empresa oficial responsável pela venda autorizada de ingressos das Olimpíadas de 2020. No Brasil, as vendas estão previstas para a segunda quinzena de julho, e os 25 mil ingressos iniciais serão vendidos no site que pode ser acessado neste link.

Os valores informados pelo Comitê Organizador de Tóquio são referentes aos ingressos destinados aos residentes no Japão, para os quais os tíquetes já estão sendo vendidos. Apesar da diferença no preço final, é possível programar-se pelos preços informados pela organização.

Para evitar imprevistos, procure somente empresas autorizadas para vendas e assistência ao turista.

ANÚNCIO