As Olimpíadas de Tóquio serão canceladas?

As Olimpíadas de Tóquio devem abrir em 23 de julho daqui a seis meses e os organizadores não têm nenhum programa público planejado para marcar o marco.

ANÚNCIO

Há muita incerteza para isso neste momento.

Tóquio e outras partes do Japão estão sob uma ordem de emergência devido ao surgimento de casos de coronavírus com cerca de 4.500 mortes atribuídas à COVID-19.

As Olimpíadas de Tóquio serão canceladas?
Foto: (reprodução/internet)

Em vez de uma celebração da contagem regressiva, o foco está no vírus e na especulação em torno das Olimpíadas que estão sendo canceladas. 

ANÚNCIO

Veja também: Relembre 14 brasileiros que ganharam da medalha de ouro nas Olimpíadas

Devem ocorrer durante uma pandemia em expansão – vacina ou nenhuma vacina? 

Os organizadores dizem que sim, com detalhes exatos ainda a serem revelados.

As Olimpíadas de Tóquio “ocorrerão neste verão”, mesmo sem vacinação, dizem os organizadores

ANÚNCIO

Os organizadores das Olimpíadas de Tóquio dizem não estar dispostos a ver o evento realizado a portas fechadas – e que os Jogos “acontecerão neste verão”.

Dick Pound, membro do Comitê Olímpico Internacional, disse recentemente que não poderia haver garantias de que os Jogos adiados de 2020 ocorreriam a partir de 23 de julho.

As Olimpíadas de Tóquio serão canceladas?
Foto: (reprodução/internet)

Mas um porta-voz disse que isso poderia até mesmo acontecer sem a necessidade de que atletas ou espectadores fossem vacinados.

“Nossa posição permanece – vamos entregar os Jogos”, disse Masa Takaya.

“O COI deixou claro que eles estão absolutamente na mesma página de Tóquio 2020”.

Takaya disse à The Nine da BBC Escócia que em março será tomada uma decisão sobre quantos torcedores serão permitidos dentro dos locais à luz da pandemia de Covid-19.

As Olimpíadas de Tóquio serão canceladas?
Foto: (reprodução/internet)

“Não estamos dispostos a ver os Jogos acontecerem a portas fechadas”, disse ele. “Obviamente queremos ver o maior número possível de espectadores dentro dos recintos, e é por isso que temos trabalhado em estreita colaboração com o governo japonês e todos os interessados internacionais, liderados pelo COI.

“Veremos na primavera como podemos acomodar os espectadores dentro dos recintos”. Também temos que ver que orientação recebemos do governo em relação aos espectadores e olhar a situação em torno do esporte, tanto internacional quanto nacional”.

Pesquisas querem o cancelamento dos jogos?

Takaya também descartou uma pesquisa recente sugerindo que 80% dos locais querem que os Jogos sejam cancelados ou adiados, dizendo que foi apenas uma de várias pesquisas de opinião.

“A maioria das pesquisas recentes mostra que as pessoas querem que os Jogos sejam re-postomados, mas nessa tendência, vemos que as pessoas estão dispostas a ver os Jogos prosseguirem de alguma forma, e é por isso que queremos continuar transmitindo como somos capazes de organizar os Jogos nesta situação”, disse ele.

Takaya disse que os Jogos poderiam ser entregues sem vacinação em massa, apontando que “muitos eventos esportivos estão ocorrendo no Japão” sem um.

“Nossas contra-medidas no Covid-19 estão trabalhando sob a suposição de que não teremos uma vacina, portanto, mesmo que não tenhamos, nosso plano é que seremos capazes de realizar os Jogos”, disse ele.

As Olimpíadas de Tóquio serão canceladas?
Foto: (reprodução/internet)

“A temporada da Liga J e do beisebol começará aqui muito em breve e haverá orientação do governo, portanto, levaremos todas essas coisas em nossas considerações”.

Takaya estava ciente dos problemas que estão ocorrendo em Melbourne, onde casos positivos em três vôos forçaram 72 jogadores de tênis a uma quarentena completa antes do Aberto da Austrália, com três jogadores testando positivo.

“Temos investigado muitos outros eventos esportivos que já aconteceram nos últimos seis ou sete meses”, disse ele. “O feedback tem sido inestimável para o planejamento de Tóquio 2020 e nós o colocaremos em nossas considerações e aperfeiçoaremos ainda mais nossas contra medidas no Covid-19″.

“Os atletas têm treinado muito para perseguir seus sonhos olímpicos e paraolímpicos”. Estamos muito entusiasmados em entregar o palco para esses atletas neste verão”.

Veja também: Planejamento para ir a Copa de 2022 no Qatar

Traduzido e adaptado por equipe Ao Vivo Esporte

Fontes: BBC e Apnews