O showbol ou show ball ou indoor soccer ficou conhecido por ser um esporte muito praticado por jogadores de futebol que se aposentam do esporte, mas querem continuar praticando a atividade que fizeram durante a vida toda. Mas, nem todo mundo sabe como ele funciona.
No esporte mais amador, além dos nomes já citados, ele também é visto como futebol society, já que acontece em quadras que possuem gramas sintéticas e não naturais. Aliás, a quadra é bem menor do que um campo de futebol tradicional. Continue lendo para saber tudo.
A história do showbol
Joe Martin era um jogador de futebol de campo húngaro que teve a brilhante ideia de criar o showbol no ano de 1969. Para quem ficou curioso sobre o Joe Martin, saiba que ele jogou pelo Ferencváros e pela seleção do seu país.
Já no fim da carreira, ele foi jogar em Toronto, no Canadá. E lá como a maioria do ano tem um clima frio, típico do inverno canadense, ele notou que um esporte dentro da quadra daria certo, ainda mais se fosse pensado com as mesmas regras do futebol tradicional.
Foi assim que ele criou o showbol, que é um esporte que usa as regras do futebol de campo e é jogado em quadras, como no futebol de salão. Aliás, há um elemento único e diferencial nesse esporte: a tabela.
A internacionalização do showbol
Bem, você viu que um húngaro que foi para o Canadá criou o esporte, certo? O segundo ponto é saber que a partir da década de 1970, logo depois da criação, ele foi trazido para o Brasil por Francisco Monteiro (veja mais do showbol no Brasil abaixo) e chegou a Europa em amistosos.
Assim, ainda nessa década, ele se tornou popular na América do Norte, onde a North American Soccer League, a maior liga de futebol de campo de toda a América do Norte, regularizou os torneios de showbol junto com o campeonato regular.
Curiosamente, muitos jogadores famosos do futebol de campo se tornaram também jogadores de showbol, como os brasileiros Djalminha, Dunga, Mauro Silva, Aldair, Zetti, Muller, Careca, Lucas Cachoni, Paulo Victor e até Garrincha.
As condições do showbol
Para um jogo de showbol acontecer é preciso ter um campo retangular de 42 metros por 22 metros. Esse campo também é chamado de quadra porque tem o gramado sintético. É preciso ter as linhas para definir as áreas, como o meio do campo e a marca do pênalti.
A bola é praticamente a mesma da usada no futebol de campo, sendo que mede entre 68 cm e 79 cm de circunferência e pesa entre 410 e 450 gramas. Os times são formados por 6 jogadores, sendo um goleiro e dá para fazer substituições ilimitadas durante a partida.
Já sobre os uniformes, considere que os jogadores devem usar tênis de futebol society, o que quer dizer que não possuem cravos grandes, como no campo, sendo que as travas são pequenas e de borracha. Também dá para jogar com tênis de futsal. Além do calção e camisa.
As regras do jogo de showbol
As partidas são instruídas por um único árbitro, que pode usar o cartão azul (falta grave e 2 minutos de suspensão da partida) ou vermelho (expulsão da quadra e um atleta a menos na equipe). A partida acontece em dois tempos de 25 minutos cada. Há um intervalo de 10.
O tempo é corrido e o placar fica visível para os jogadores e árbitros. O tempo só para em casos de atendimentos médicos. O início do jogo acontece por sorteio para escolher o lado da quadra ou a bola inicial. A bola não sai pelas laterais porque há a tabela.
Já se a bola passar por cima da tabela e for na defesa de quem jogou é marcado pênalti. Se a bola sair no campo de ataque é marcada a reposição pelo goleiro. O gol é marcado quando ultrapassa a linha da trave e quem fizer mais gols vence.
As punições em uma partida de showbol
A falta é marcada quando um atleta chuta, golpeia, empurra ou faz cargas nos jogadores adversários. Ela é cobrada do ponto exato de onde aconteceu. E colocar a mão na bola também é falta, se for algo intencional.
O pênalti aconteceu quando a falta acontece dentro da área ou quando a equipe coloca a bola para fora no campo de defesa, por cima da tabela lateral.
Showbol é diferente de futebol de 7 e futebol de salão
Só para que você não confunda, saiba que o futebol de 7 ou somente futebol 7 é bem parecido com o showbol porque acontece em gramado sintético. Porém, ele não tem a regra de usar as tabelas nas laterais e, como o nome sugere, ele conta com 7 jogadores em campo.
Assim, é visto como uma espécie de futebol de campo, só que reduzido, sendo que as regras são as mesmas, inclusive, a cobrança de laterais com as mãos.
Já no caso do futebol de salão, chamado tantas vezes por futsal, a gente tem uma adaptação do futebol para uma quadra esportiva sem gramados. Os times são formados por 5 jogadores e a bola e as regras para cobranças de faltas são diferentes.
O showbol no Brasil
O nome de Francisco Monteiro é o mais ligado ao showbol aqui no Brasil porque ele foi ele quem nos apresentou a modalidade. Ele foi um jogador de futebol apelidado de Todé, que jogou em clubes do Rio de Janeiro e no Canadá.
Foi lá, aliás, que ele conheceu o Joe Martin e como sabia que nós somos apaixonados por futebol não hesitou em trazer logo para cá a prática. A primeira partida de showbol aconteceu em 1972 no ginásio do Maracanãzinho, entre a seleção brasileira e a seleção do mundo.
Após alguns anos esquecido, o esporte voltou a ganhar fama por aqui, quando o Brasil venceu o Mundialito de Showbol da Espanha, em 2006. No ano seguinte, o país realizou o torneio Rio-São Paulo, com o Corinthians sendo campeão.
A história do Tiguinho
Se você acompanha o esporte há algum tempo, talvez tenha ouvido falar da história do Tiguinho. Na verdade, o nome dele é Luis Guilherme Navega Dias. Ele morou por muito tempo nos Estados Unidos e se tornou um ídolo lá.
Isso porque saiu de Cabo Frio, no Rio de Janeiro, para fazer sucesso no showbol americano. Foi considerado o melhor novato da Liga Nacional, o craque da semana, o craque do mês e o jogador com mais pontos em uma única temporada. Isso tudo lá em 2013.
De todo modo, é uma história a ser contada porque marca a história de um brasileiro que usou o showbol para conseguir o seu reconhecimento.
As competições de showbol
Atualmente, há muitas competições nacionais e internacionais dessa modalidade. Por exemplo, no Brasil, a gente tem os campeonatos regionais, como é o Torneio Rio São Paulo e o Rio Manaus. Há ainda os estaduais, como o Carioca e o Paulista.
E são dois nacionais, sendo Campeonato Brasileiro de Show Ball e o Torneio Brasileiro de Seleções de Show Ball. No âmbito internacional, a modalidade também é disputada em vários níveis, como mundiais e continentais.
Os continentais mais famosos são: Copa América, mini EURO e a Eurocopa. Já em termos globais, a gente tem a Copa do Mundo e o Mundialito.
As seleções que disputam o showbol
Atualmente, várias seleções se interessam pelo campeonato mundial de showbol. Assim, elas acabam sendo divididas entre federações de continentes. Por exemplo, a Conmebol é da América do Sul e reúne Brasil, Argentina, Colômbia, Peru, Chile e Uruguai.
Já a Concacaf é das outras Américas e é representada por Estados Unidos, México, Canadá e Guatemala. E tem a UEFA, da Europa, com Holanda, Espanha, Itália, Portugal, Rússia e França.
Os jogadores de showbol ganham dinheiro?
Esse é um ponto bastante delicado, mas interessante. Saiba que no ano de 2016, quando o Brasil e outros países voltaram a disputar as competições de showbol de forma acirrada, muito se falou sobre isso.
Na época, os Estados Unidos chegaram a falar sobre a criação de um campeonato nacional da modalidade de modo profissional e oficial. Assim, os comunicados e as frases falavam em uma liga norte-americana de futebol indoor com salários de até US$ 10 mil para atletas.
Porém, vale dizer que lá já havia uma liga, que é bem antiga, sendo até maior do que o campeonato de futebol de campo. No entanto, desde então muito pouco se sabe sobre essa profissionalização e até aqui o showbol serve mais como entretenimento do que profissão.
Onde assistir os jogos de showbol
Atualmente, entre tantas emissoras de TV e canais esportivos, sem dúvidas, a SporTV é que mais investe nesses jogos. No entanto, é preciso acompanhar toda a grade de programação para saber se vai ter transmissão – até mesmo porque os campeonatos estão pausados.
Ainda assim, eles possuem páginas que citam notícias importantes sobre essa modalidade. Outro canal que também transmite alguns jogos, dependendo da competição, é a ESPN. E leve em conta que ambos precisam ser assinados, com planos mensais que variam entre pacotes.