As 10 melhores recepções do futebol americano

O WR (Wide Receiver) é aquele jogador que atua de forma ofensiva dentro do futebol americano. Sempre é uma das posições que mais atraem fãs no mundo todo. Até mesmo porque ele é o “jogador-chave” quando o time vai marcar pontos no jogo. 

ANÚNCIO

Uma curiosidade é que eles estão entre os jogadores mais rápidos dentro de campo. Para traduzir rapidamente a função do WR, considere que ele deve pegar os passes do quarterback e fugir dos defensores. Abaixo, você vai ver 10 recepções incríveis qued aconteceram na NFL.

As 10 melhores recepções do futebol americano
Foto: (reprodução/internet)

10 – Julio Jones

A gente vai começar essa lista de melhores wide receiver, que tem recepções incríveis no futebol americano, com um atleta que é mais moderno. Ou seja, ele ainda está participando da liga na atualidade. E, por isso mesmo, você já deve ter ouvido falar dele muitas vezes.

O Jones joga pelo Falcons e tem uma média incrível de 99 recepções. Assim, chegou ao 6º Pro Bowl com 30 anos de idade. Ele joga com a 11 e está no clube desde 2011. Além disso, tem 60 touchdows e 12.896 jardas. 

ANÚNCIO

A sua lista de prêmios e destaque na carreira é bem extensa. A gente pode falar do fato de ser o líder de jardas receptoras da NFL em 2015 e 2018. Além do título de campeão BCS e da SEC em 2009. E foi o Homem do Ano da SEC em 2008.

9 – Michael Irvin

É outro jogador que passou a vida toda em um único clube, o Dallas Cowboys. E isso durou mais de 1 década inteira. O resultado é incrível: 3 super bowl. Inclusive, tem até um Anel de Honra da equipe. O número de recepções na carreira surpreende: 750.

Parece que não temos como fugir disso: é um jogador que entrou no Hall da Fama do futebol americano profissional. E, se você ainda tem alguma dúvida disso, pode ver, quantas vezes quiser, o vídeo acima, já que nele temos as 25 jogadas mais incríveis de Irvin.

ANÚNCIO

Fora das quadras, talvez a notícia mais popular e positiva do atleta é que ele foi estrela de um filme, um remake de 2005, chamado de “The Longest Yard”, que também conta com Adam Sandler e Chris Rock. Ele também participou de Jack & Jill, de 2011.

8 – Marvin Harrison

Esse é um atleta que jogou sempre pelo mesmo clube, o Colts, o que aconteceu entre os anos de 1996 e 2008. A melhor tradução que os comentaristas e especialistas encontraram para esse receptor de bolas é: rápido e preciso. 

Ele ficou marcada por ser o camisa 88 dos Colts e o mais engraçado é que não tinha um porte físico dos mais memoráveis. Na verdade, ele dominava os adversários de outras formas, a se começar pela habilidade. 

O resultado é um só: 12 temporadas na liga, 8 pro bowls, 1 super bowl, 1.102 recepções, 14.580 jardas e 128 touchdowns. Ah, e foi o líder de recepções da NF durante os anos de 2000 e de 2002. O vídeo acima, inclusive, é de 2002. 

7 – Lance Alworth

Uma história antiga que precisa ser contada é a de Lance Alworth. Ele foi considerado o melhor jogador da extinta AFL. Portanto, se a gente considerar toda época do futebol americano profissional, Lance vai estar lá, em algum momento. 

Ao todo foram 7 temporadas, 1.000 jardas e uma sequência perfeita entre 1965 e 1966. Aliás, essa é vista como a melhor temporada de um recebedor do futebol americano. E só para lembrar: as regras dos lançamentos não eram favoráveis nessa época. 

Inclusive, a gente achou um vídeo muito incrível que foi filmado em outubro de 1967 e mostra uma das cenas do Lance, que é uma das mais incríveis do mundo inteiro. Você pode ver acima, em pouco mais de 1 minuto.

6 – Steve Largent

Sabe aquela ideia de que o passado tem muito a nos ensinar? Largent é a prova viva disso. O jogador de futebol americano teve uma carreira considerada curta, que foi de 1976 até 1989 e sempre pelo mesmo clube, o Seahawks. 

No entanto, talvez seja o jogador mais consistente de todos os tempos. Aliás, até aqui foi o único jogador a ter uma camisa aposentada pelo clube. E tem mais uma coisa: na época dele, o “ataque aéreo” não era tão comum como é hoje. 

No fim da carreira, em 1989, ele liderava praticamente todos os quesitos mais importantes da liga de futebol americano, sendo recepções, jardas e touchdowns. Em números, isso dá 819, 13.089 e 100. Por isso, vários prêmios, como o Homem do Ano da NFL de 1988.

5 – Cris Carter

Jogou pelo Eagles em 1987 e fez o maior sucesso lá. Depois, passou pelos Vikings e chegou aos Dolphins em 2002. O vídeo abaixo tem cenas de quando ele jogava pelos Vikings e mostra algumas das recepções mais calorosas que a NFL já viu um dia. 

No mais, o que a gente precisa saber, já que boa parte está mostrada nas cenas acima, é que Carter foi eleito Homem do Ano pela NFL em 1999 e o líder de recepções da NFL em 1994. Fora isso, ainda possui outros prêmios de destaque.

Mas, o que impressiona mesmo é a sua estatística, em uma carreira que foi considerada curta, sendo de 1987 até 2002, sendo: 1.101 recepções, 13.899 jardas e 130 touchdowns. Por isso tudo, ele também é um dos atletas do futebol americano que está no Hall da Fama. 

4 – Terrell Owens

O Owens é um jogador de talento do futebol americano. Ele jogou desde 1996 e passou por grandes clubes, sendo o último o Seattle Seahawks. Conhecido por T.O., o atleta foi mais falado pelo comportamento fora das quadras do que dentro delas. 

No entanto, vamos levar em consideração apenas o que ele fez com as bolas nas mãos, ok? Ele nunca foi o melhor recebedor das ligas, é verdade, mas as estatísticas demonstram sim que era um jogador fora de série. Foi o 2º da NLF em jardas, com 15.934 e 153 touchdowns. 

Entrou para o Hall da Fama de São Francisco pelos 49 ers e foi líder de tochdowns da NFL por 3 vezes, sendo em 2001, 2002 e 2006. No vídeo produzido pela NFL, acima, você poderá ver algumas das melhores recepções do futebol americano que se deu pelo Owens. 

3 – Don Hutson

A vida toda dele foi pelo Packers. Mas a grande curiosidade é que isso aconteceu em tempos mais longínquos do que os próximos nomes que temos aqui na lista. Estamos falando da época da Guerra, dos anos que antecederam ela, a partir de 1935 até 1945.

Para quem ainda não se ligou sobre quem estamos falando, saiba que o Hutson pode até ser ignorado em muita roda de conversa. Porém, se você ver algum vídeo dele, como o que separamos acima, você vai se impressionar com as recepções dele. 

Aliás, a gente pode até arriscar dizer que foi ele quem disse ao mundo quem seriam os grandes wide receivers do futebol americano. Ou melhor, como eles fariam sucesso. É um pioneiro na recepção dentro do futebol americano. Em 1942 foram 74 recepções, por exemplo. 

2 – Randy Moss

Começou a carreira mais conhecida pelos Vikings e terminou pelo 49ers. Randy tinha características incríveis dentro do campo, o que fazia dele um jogador único e um recebedor implacável – quase que impossível de ser marcado pelos adversários. 

Para muita gente, dificilmente o esporte vai ter outro Randy Moss, ao menos no que se diz respeito a técnica que o recebedor tinha. O problema é que cabe a nós a difícil missão de encontrar a melhor recepção dele, certo? Então, escolhemos uma das melhores. 

No vídeo acima, você poderá ver a recepção que Moss fez com uma só mão. Isso aconteceu em cima da defesa do Colts, com uma marcação dupla. O vídeo em câmera lenta diz muito sobre quem é esse astro do futebol americano

1 – Jerry Rice

Ele é considera do o número 1 do esporte no mundo moderno. Lembrado sempre pela camisa de número 80, Rice se aposentou como líder de toda a NFL, sendo mais de 1.500 recepções, outras 22.895 jardas e 197 touchdowns. 

E como não é nada fácil encontrar uma única ou a melhor recepção do futebol americano dado por Jerry Rice, o que fizemos foi trazer aqui um vídeo que conta parte da sua história, em pequenos trechos, como está na descrição da própria NFL:

“Jerry Rice é considerada um dos melhores, senão o melhor jogador que já pisou em um campo da NFL”. Portanto, veja alguns dos trechos que o colocaram no Hall da Fama desse esporte tão comum em solo norte-americano. 

O que é a NFL?

Acima, a gente falou bastante da NFL, então, para que você não fique com dúvidas, saiba que é a National Football League. Ou seja, a Liga de Futebol Americano, que é a mais conhecida do mundo inteiro. Ela é composta de 32 times, divididos entre a NFC e a AFC.

As siglas acima representam, respectivamente, a National Football Conference e a American Football Conference. Assim, existem desde 1920 e tem o Kansas City Chiefs como atual campeão. Mas, quem mais venceu até aqui foram os Green Bay Packers, sendo 13 vezes no todo.