Melhores esportes para quem quer se exercitar sozinho

Começar a se exercitar pode ser um verdadeiro desafio para muita gente, já que, no mundo corrido em que vivemos hoje, nem sempre temos tempo para passar numa academia ou podemos reunir todos os amigos para jogar uma partida de vôlei ou qualquer esporte.

ANÚNCIO

No entanto, existem modalidades esportivas que podem ser praticadas sozinhas, e trazem diversos benefícios interessantes para a saúde. Perder peso, aumentar a autoestima, e se sentir mais disposto a realizar atividades básicas são apenas algumas das vantagens de se exercitar.

Melhores esportes para quem quer se exercitar sozinho
Foto: (iStock/Getty Images)

4 – Pular corda

Apesar de muitas pessoas associarem o ato de pular corda apenas com brincadeiras infantis, saiba que essa prática esportiva pode trazer diversos benefícios para seus praticantes. Tonificar os músculos das pernas, além de melhorar o sistema cardiovascular são apenas alguns deles.

Melhores esportes para quem quer se exercitar sozinho
Foto: (reprodução/elhombre.com.br)

Além disso, também contribui para que o indivíduo melhore a coordenação motora e equilíbrio, ajuda na perda de peso, e, acima de tudo, promove uma atividade lúdica de verdade, sendo mais divertida do que apenas fazer musculação em uma academia, por exemplo.

ANÚNCIO

É possível se perder até 1.074 calorias em uma série de exercícios pulando corda, sendo uma excelente alternativa para quem quer ficar em forma enquanto se diverte sozinho. Outro ponto positivo é que, além de poder ser praticado sozinho, o esporte, caso queira, também pode ser coletivo.

Aplicativo para te ajudar a progredir

O Pular Corda – Contador e Calorias é uma excelente ferramenta para quem quer registrar o progresso alcançado. O app conta os pulos, as calorias perdidas, além de também contar com desafios que incentivam a prática entre seus usuários, não permitindo que você se desanime no esporte.

3 – Andar de bicicleta

A bicicleta é uma grande aliada para quem quer se exercitar mas não tem muito tempo livre para isso. Quando se está indo para o trabalho, por exemplo, é possível utilizar o veículo para a locomoção, se a distância não foi muito grande, é claro.

ANÚNCIO
Melhores esportes para quem quer se exercitar sozinho
Foto: (reprodução/inacioventura.com.br)

Além de ser excelente para si mesmo, pedalar também ajuda bastante o meio ambiente, pois o meio de transporte não emite gases que colaboram com a pior do quadro do aquecimento global. Andar de bicicleta pode fazer com que as pessoas queimem até 340 calorias por dia.

Mas é claro que esse número pode aumentar, de acordo com a distância e velocidade das pedaladas. Como bônus, o ato de pedalar ajuda na perda peso, fortalecimento muscular dos membros inferiores e combate o sedentarismo.

Aplicativo para medir distâncias

Com o app Ciclismo, é possível ter acesso a diversas informações importantes, já que ele delimita a distância percorrida pelo ciclista, qual foi a velocidade média, quantas calorias foram perdidas e muitos outros dados. Vale a pena conferir mais sobre a ferramenta.

2 – Surfe

A opção mais atraente para quem quer aproveitar o calor do verão. O surfe vem se tornando cada vez mais divulgado no Brasil, já que, com o sucesso de Gabriel Medina, o país notou que existem diversos atletas com potencial para se tornarem campeões mundiais em nossa terra.

Melhores esportes para quem quer se exercitar sozinho
Foto: (Patrícia Vaccaro)

Para quem mora perto da praia, pode ser uma excelente oportunidade de se manter saudável enquanto entra em contato direto com o mar. A prática ajuda a desenvolver os músculos superiores do corpo e ainda melhora a capacidade respiratória dos praticantes.

Outro ponto positivo para quem quer surfar é que se perde cerca de 600 calorias por dia praticando esse esporte. Para aproveitar mais ainda sua experiência, basta procurar pelas melhores praias do Brasil e começar a praticar.

Preço da prancha pode ser um empecilho

Pranchas novas custam cerca de R $1,700,00 em média, custo que muitas pessoas não podem ter com equipamentos esportivos. No entanto, é possível encontrar produtos usados que sejam mais baratos e com valores mais próximos da realidade.

1 – Calistenia

A calistenia por si só não é um exercício, mas caracteriza o ato de se fazer exercícios utilizando apenas o peso do corpo, sem a necessidade de equipamentos. Para deixar o conceito mais claro, flexões e agachamentos são práticas que se encaixam nesse quesito, por exemplo.

Melhores esportes para quem quer se exercitar sozinho
Foto: (reprodução/gooutside.com.br)

São excelentes maneiras de se manter em forma mesmo dentro de casa, não exigindo muito tempo de seus praticantes. Não existe uma quantidade média de calorias gastas com essa prática, já que depende do que o praticante irá fazer no dia.

É possível se fazer exercícios ao ar livre, no quintal ou até mesmo dentro de um quarto. Os limites não existem para quem quer aproveitar esse método de se manter saudável, só é necessário ficar atento aos próprios limites corporais, para evitar possíveis lesões.

Melhores exercícios de calistenia

  • Flexão;
  • Barra fixa;
  • Barras paralelas;
  • Prancha abdominal e lateral;
  • Agachamento;
  • Abdominal alpinista.