Os 9 maiores ganhadores do surfe mundial

O campeonato mundial de surfe (WSL) masculino existe desde 1976, quando um australiano venceu. Inclusive, até o início dos anos 90 só deu Austrália no pódio, praticamente. Já nas duas últimas edições, o Brasil foi o vencedor. Só que o maior campeão é um norte-americano.

ANÚNCIO

Por isso, o surfe é considerado um dos esportes mais interessantes do mundo. Então, seguindo a ordem de quem mais ganhou para quem menos ganhou esses mundiais, conheça os principais nomes do surfe mundial. Aliás, será que o Medina entra nessa lista? Veremos.

Os 9 maiores ganhadores do surfe mundial
Foto: (reprodução/internet)

9 – John John Florence (Estados Unidos) – 2 títulos          

O nosso primeiro nome da lista é John John Florence. Ele é um havaiano de Oahu, que é bicampeão mundial, sendo em anos bem recentes, como 2016 e 2017. Atualmente, com 28 anos é considerado um novo talento dos novos surfistas que o mundo está vendo. 

Os 9 maiores ganhadores do surfe mundial
Foto: (reprodução/internet)

Curiosamente, ele é o primeiro surfista do Havaí a ganhar títulos mundiais consecutivos, o que não acontecia desde a época do Andy Irons, que vamos mencionar abaixo. No ano de 2019 se classificou para a próxima edição das Olímpiadas e promete o pódio. 

ANÚNCIO

E essa classificação veio de forma incrível, já que ele perdeu parte do torneio do mundial devido à uma lesão. Ele ficou na 7ª posição após participar de apenas 6 eventos dos 11 que aconteceram. O que só prova o tamanho do atleta, que é um dos nomes mais importantes.

8 – Damien Hardman (Austrália) – 2 títulos

O segundo nome da nossa lista é o de Hardman. E esse é o sobrenome dele mesmo, ok? Isso porque o apelido que ele ganhou é “The Iceman”. Atualmente, ele não compete mais e está com 55 anos. Mas a sua história está marcada para sempre nos mundiais de surfe. 

Os 9 maiores ganhadores do surfe mundial
Foto: (reprodução/internet)

O australiano venceu em 1987 e 1991. Além disso, ele também venceu o Rip Curl Pro por 2 vezes, sendo em 1988 e 1993. Além do mais, foi vice outras vezes. Com os títulos, ele foi levado ao Hall da Fama em 1999.

ANÚNCIO

Após a aposentadoria e entrada no Hall da Fama, ele fundou a Instyle Enterprises, uma empresa que faz a comercialização de acessórios de surfe. Depois, ainda abriu uma loja de outlet da Rip Curl e se tornou o diretor de evento da Rip Curl Pro Bells. 

7 – Tom Carroll (Austrália) – 2 títulos

O Thomas Victor Carroll tem hoje 59 anos. Ele é de Sidney e não disputa mais competições oficiais. Tem alguns títulos na carreira, o que inclui 2 mundiais de surfe, sendo consecutivos entre 1983 e 1984.

Os 9 maiores ganhadores do surfe mundial
Foto: (reprodução/internet)

Inclusive, há um fato curioso sobre Tom, ele foi o primeiro milionário do surfe após assinar um contrato com a Quiksilver, o que aconteceu em 1989. Além dos 2 mundiais, ele também tem 3 vitórias no Pipe Masters. Foi eleito o maior surfista de todos os tempos pela Surfer Magazine.

Hoje em dia, ele se dedica totalmente a gravar ondas e vídeos para a série de televisão Storm Surfers, que é do Discovery Channel. Em 2012, chegou a fazer uma participação também no filme Storm Surfers 3D. 

6 – Gabriel Medina (Brasil) – 2 títulos

O Gabriel Medina é um brasileiro que marcou história no seu país de origem. Ele venceu o mundial de surfe de 2014 e 2018. Atualmente, tem 27 anos e mantém um currículo atualizado com vários títulos, além dos mundiais.

Os 9 maiores ganhadores do surfe mundial
Foto: (reprodução/internet)

Por exemplo, o da Maresia Surf Internacional, do Super Surf Internacional, do Fiji Pro Namotu, do Quicksilver Pro e do Bilabong Pro. Inclusive, um ano após vencer o primeiro título mundial, ele esteve entre as 100 pessoas mais influentes do ano no mundo, conforme a revista Time. 

E durante um treino, no ano de 2012, foi o 2º surfista no mundo a conseguir realizar uma das manobras mais raras e mais difíceis do esporte: o back flip, que é um mortal de costas. Ele conseguiu fazer de novo isso Oi Rio Pro 2016, sendo o primeiro a fazer em um evento oficial. 

5 – Tom Curren (Estados Unidos) – 3 títulos

Aqui temos um nome norte-americano. Curren venceu nas temporadas de 1984 e 1986, depois em 1990 também. A curiosidade é que, além do tricampeonato, ele foi o primeiro surfista dos Estados Unidos a ganhar o mundial de surfe. 

Os 9 maiores ganhadores do surfe mundial
Foto: (reprodução/internet)

Também é considerado um dos líderes da revolução do surfe, com um estilo que é pensado em manobras lisas, rítmicas, sem costura, com velocidade e potência. A aposentadoria foi precoce, logo após vencer o último título. 

Atualmente, ele continua surfando, porém, como forma de apresentação e não competição. Tanto é que sempre é convidado para fazer tours em campeonatos ou como uma espécie de coringa. Atualmente, ele tem 57 anos. 

4 – Andy Irons (Estados Unidos) – 3 títulos

Assim como o Tom, o Andy também é um surfista norte-americano e também é tricampeão do mundial de surfe. A diferença é que isso aconteceu bem mais recentemente, sendo: 2002, 2003 e 2004. Ou seja, ele tem séries consecutivas de vitória, o que impressiona. 

Os 9 maiores ganhadores do surfe mundial
Foto: (reprodução/internet)

Outra diferença é que Andy morreu aos 32 anos, muito novo, em 2010. Nascido no Havaí, ele sempre surfou em ondas perigosas, como recifes e rasos. Por isso, se tornou uma inspiração para a maioria dos jovens que pensam nessa carreira sob o mar. 

Sobre a causa da morte, o que se sabe é que ele já estava se sentindo mal, tanto é que desistiu de uma prova. Assim, há comentários de que possa ter acontecido uma parada cardíaca devido à uma aterosclerose ou uma overdose provocada pelo uso de cocaína.  

3 – Mick Fanning (Austrália) – 3 títulos

O australiano Mick Fanning venceu o mundial de surfe 3 vezes também. O diferente dele é que nenhuma vez foi consecutiva. Ou seja, ele levou o troféu em 2007, 2009 e 2013. Atualmente, com 39 anos, ele ainda é um surfista das ondas, chamado de Eugene. 

Os 9 maiores ganhadores do surfe mundial
Foto: (reprodução/internet)

E a história dele é marcada por acontecimentos um tanto quanto diferentes e até mesmo exóticos. Por exemplo, durante o J-Bay de 2015, enquanto disputava a final com o Julian Wilson, eles tiveram que interromper as manobras devido à um ataque de tubarão

Outra coisa é que ele faz parte de um grupo chamado “Cooly Kids”, que conta ainda como Joel Parkinson e Dean Morrison. E o fato mais triste, que ele sempre comenta, é sobre a morte do irmão, em um acidente de automóvel, em 1998.

2 – Mark Richards (Austrália) – 4 títulos

Como falamos no começo do texto, a Austrália é um dos países que mais dominam o surfe mundial. Foi campeão na primeira edição, por exemplo. O principal nome é de Mark Richards. Ele venceu em 1979, 1980, 1981, 1982. Ou seja, é tetracampeão e de forma consecutiva.

Os 9 maiores ganhadores do surfe mundial
Foto: (reprodução/internet)

Por isso, ele entrou no Hall da Fama dos Esportes da Austrália, em 1985. Além disso, recebeu uma Medalha da Ordem da Austrália em 1994 e outra em 2000, além de uma Medalha do Centenário em 2001. Hoje, tem 63 anos e comanda a loja aberta pelos pais em Newcastle.

Em 1983, devido a problemas nas costas, ele decidiu antecipar a sua aposentadoria. Isso porque um ano antes, em 1982, ele descobriu que não poderia competir devido a uma lesão no tornozelo. Mesmo assim, levou o título do mundial. 

1 – Kelly Slater (Estados Unidos) – 11 títulos

Assim, a gente chega ao fim da matéria. Kelly Slater ainda é o nome mais forte do surfe no mundo inteiro. Atualmente com 48 anos, ele ainda é um competidor de alto nível. Nascido na Flórida, ele é undecacampeão mundial de surfe. Ou seja, tem 11 títulos somados na carreira. 

Os 9 maiores ganhadores do surfe mundial
Foto: (reprodução/internet)

A carreira profissional começou em 1990 e o primeiro título veio 2 anos depois. Já o último foi em 2011. Além disso, Slater possui várias marcas interessantes, como o fato de ter um recorde de mundiais, sendo 5 seguidos (1994/1998). Também foi o mais jovem a vencer, com 20 anos.

Aliás, ele também foi o campeão mais velho do mundial, quando tinha 39 anos, em 2011. E só para você se lembrar de quem é esse cara, saiba que ele fez o máximo de pontos possíveis em 2005 e em 2013. Por isso, é considerado o maior surfista de todos os tempos. 

Outros campeões do surfe mundial

Na lista de campões do campeonato mundial de surfe, a gente ainda tem os brasileiros Ítalo Ferreira, que é o último campeão. E o Adriano de Souza, que venceu em 2015. Depois, vem Joel Parkinson, da Austrália. Tem ainda o Hobgood e o Sunny Garcia dos Estados Unidos.

Os 9 maiores ganhadores do surfe mundial
Foto: (reprodução/internet)

E voltamos para a Austrália, com Mark Occhilupo e Barton Lynch, além de Wayne Bartholomew e Peter Towned. Do lado americano, vem Derek Ho fechando a lista. 

Algumas curiosidades sobre esses nomes do surfe

O Slater, que acabamos de citar, foi um recordista em termos de ganhar dinheiro também. No final de 2009, por exemplo, ele terminou o ano com um valor de US$ 3 milhões na conta. Outra informação bacana, agora sobre o mundial é sobre os países campeões. 

Além do Brasil, Austrália e Estados Unidos, saiba quem a África do Sul também levou o título, o que aconteceu em 1977, com Shaun Tomson. A Grã-Bretanha também tem um, em 1989, com Martin Potter. E depois só deu Brasil, Austrália, Estados Unidos (com o Havaí, claro).