Maiores estrelas do basquete no mundo

O  basquete é um esporte mundialmente conhecido, surgiu primeiramente nos Estados Unidos com o intuito não apenas de lazer, mas com uma finalidade bem específica. Sua história é muito interessante e possui todo um contexto na sua criação, não foi por acaso.

No decorrer dos anos surgiram muitos craques no esporte, nomes conhecidos mundialmente e com uma coleção de prêmios e consequentemente, um grande patrimônio. O salário de um atleta do basquete pode variar bastante, nos Estados Unidos é o terceiro esporte mais rentável do país.

A maior liga mundial conhecida é a National Basketball Association (NBA), os atletas que fazem parte dela recebem os maiores salários do mundo todo. A liga possui diversos times, e neles estão os melhores jogadores de basquete. Vamos ver isso também no decorrer do texto.

basquete
Foto: Reprodução/internet

Tem curiosidade de saber mais sobre a história desse esporte e as estrelas da atualidade? Continue lendo esse texto que vamos te contar tudo sobre o assunto.

Origem do Basquetebol

Em 1981, na Associação Cristã da Mocidade Springfield em Massachusetts nos Estados Unidos, o professor James Naismith, com o objetivo de proporcionar aos alunos um esporte que pudesse ser realizado em espaço coberto no período de inverno, criou o basquetebol.

ANÚNCIO

O diretor da associação sugeriu um esporte coletivo, dinâmico, adaptável e interativo para prender a atenção dos alunos, com isso o professor de educação física canadense James criou esse esporte.

Outro aspecto interessante, é que o basquete foi criado com a missão de não ser um esporte violento e que tivesse o mínimo de contato corpo a corpo com outros jogadores. Para quem não sabe, o futebol americano é um esporte de força, um tanto violento e o basquete veio justamente para ser diferente dele.

As regras primordialmente criadas foram aplicadas durante 50 anos, para posteriormente serem atualizadas.

Quais são as maiores estrelas do basquete masculino?

As maiores estrelas do basquete estão na NBA, isso acontece porque ela é a liga com o campeonato mais  importante, onde todos os jogadores de basquete querem participar. Justamente pelos atletas precisarem ser os melhores para estar lá, eles se tornam os grandes craques.

Por ser um esporte tradicional dos EUA, a maioria dos jogadores são americanos e jogam em grandes times como: Chicago Bulls, Los Angeles Lakers, Golden State Warriors, Boston Celtics entre outros.

Foto: Reprodução/internet

De acordo com a revista Forbes, as 10 maiores estrelas mundiais do basquete masculino na atualidade são: Lebron James,  Stephen Curry, Kevin Durant, Russell Westbrook, James Harden, Kyrie Irving, Klay Thompson, Chris Paul, Giannis Antetokounmpo e Damian Lillard.

Vamos conhecer um pouco mais sobre dois deles no decorrer do texto. Quanto será o salário desses atletas?

Lebron James 

Lebron James, 35 anos,  é o maior jogador da atualidade, nasceu no dia 30 de dezembro de 1984, em Ohio no Estados Unidos. Hoje ele joga na posição de armador no Los Angeles Lakers, mas antes passou por outras equipes como Cleveland Cavaliers e Miami Heat.

Foto: Reprodução/internet

Conhecido como King James, ele é colecionador de vitórias ganhou a NBA nos anos de 2012, 2013 e 2016, quando ainda jogava no Cleveland Cavaliers quebrou o recorde de ninguém mais ninguém menos que Michael Jordan. Além disso, foi campeão nas Olimpíadas por duas vezes (Pequim e Londres).

Só nos jogos entre  2019/2020, James ganhou mais de 90 milhões de dólares, sendo o jogador mais bem pago da temporada. Ele possui o título de jogador mais valioso da NBA.

Stephen Curry 

Stephen Curry é um atleta do basquete norte-americano joga como armador no Golden State Warriors, equipe que também compete na NBA. Sptephen é conterrâneo de Lebron, nasceu em Ohio, Estados Unidos, no dia 14 de março de 1988. Stephen veio de uma família de jogadores de basquete, seu pai é ex jogador do Charlotte Hornets.

Foto: Reprodução/internet

Alguns jogadores brasileiros jogaram com Stephen no Golden, como Leandrinho e Anderson Varejão. No ano de 2018, Curry foi eleito o melhor jogador da temporada com expressivos números durante os jogos.

Ele é o segundo jogador mais bem pago do ano de 2019, ficando atrás apenas de King James. Curry faturou em média de 73 milhões de dólares, isso somando com o salário e os patrocínios.

Estrelas do Basquete Feminino 

O basquete feminino vem sendo reconhecido cada vez mais, grandes nomes fizeram toda diferença para que hoje as novas atletas possam sonhar e tornar possível estar na Women’s National Basketball Association – WNBA.

Foto: Reprodução/internet

A WNBA contou com grandes nomes como o da americana Becky Hammon, a primeira jovem mulher participar da NBA. A ex- jogadora Tamika Catchings também é uma grande inspiração para as jogadoras femininas.

E por fim, mas não menos importante, Érika de Souza, jogadora brasileira que está na WNBA a mais de 10 temporadas. Ela registra um dado muito importante, que nem mesmo jogadoras norte-americanas conseguem realizar, ela está em muitas dessas temporadas de forma consecutiva. É surpreendente a estabilidade que Érika conquistou no basquetebol americano.

Sem sombra de dúvidas, essas grandes estrelas são inspiração para muitos atletas, dentro e fora do basquete.

ANÚNCIO