Se você é um amente do futebol americano ou se quer aprender mais sobre o esporte, considere que em livros podem estar os melhores ensinamentos para você. Já se você conhece alguém que gosta desse esporte e não sabe como presentear a pessoa, aqui temos a resposta.
A ideia é listar vários livros que podem ser opções de presentes e que possuem variedades de idiomas, de preços, de páginas. Com a leitura abaixo, e os detalhes de cada tópico, você vai ver que dá para aprender mais do esporte ou agradar alguém de um modo simples.

13 – Manual do Futebol Americano (Antony Curti e Bruno Clozel)
A gente vai começar do jeito mais fácil: com leituras simples, em português e que são indicadas para quem está em busca do conhecimento sobre o futebol americano.

Esse livro aqui é um ótimo exemplo disso tudo. Ele conta sobre as regras mais básicas do esporte e os detalhes da liga mais importante do mundo, a NFL. Os autores são especialistas no esporte e falam de questões táticas e históricas do futebol americano.
Os mesmos autores também fizerem outras obras, como “Crônicas do Futebol Americano”.
12 – Tire os Olhos da Bola (Pat Kirwan)
O autor desse livro trabalhou por quatro décadas dentro da NFL e conta sobre as suas experiências e os seus aprendizados nessa liga, que é a mais importante do mundo.

O curioso é que ele cita questões técnicas do futebol americana assim como algumas curiosidades de cada um dos clubes que jogaram durante os anos que ele esteve por dentro da NFL. É um ótimo livro para quem acha que esse esporte é só de pancadaria. Porque não é.
11 – Touchdown (Paulo Mancha)
O título completo é “Touchdown: 100 histórias divertidas, curiosas e inusitadas do futebol americano”. O Mancha é especialista nesse esporte e atualmente trabalha como comentarista de canais da ESPN.

Ele traz histórias que valem a pena conhecer e em uma linguagem muito próxima do provo brasileiro. Chega a falar de algumas partidas especificas assim como de lances inacreditáveis. Uma das histórias mais incríveis é de um time que fugiu da noite para o dia.
Os Guerreiros da NFL é outro livro de Paulo Mancha, sendo esse bem mais recente, de 2017. Curiosamente, é um dos livros mais bem-avaliados de vários sites, inclusive, com comentários positivos abertos ao público.
10 – O Método TB12 (Tom Brady)
Ao que tudo indica, esse é o livro mais procurado pelos brasileiros que amam o futebol americano e o Brady. O livro do próprio jogador de futebol é incrível e tem o nome completo assim: “O Método TB12: Como alcançar uma vida inteira de alto rendimento”.

Ele é considerado o maior jogador de futebol americano de todos os tempos e as conquistas estão continuando a vir mesmo após os mais de 40 anos de idade – o que impressiona a todos. Assim, o jogador conta no livro o que o faz manter sempre a ótima performance.
O Método é uma espécie de programa para que profissionais e amadores também possam atingir o máximo de seus potenciais dentro e fora dos gramados. Mais do que um treino, o livro considera um estilo de vida.
9 – Philly Special (Sal Paolantonio)
Aqui a gente começa a citar os livros que ainda não foram traduzidos para o português. Um deles é esse aqui que tem um nome bem extenso: “Philly Special: The Inside Story of How the Philadelphia Eagles Won Their First Super Bowl Championship”.

Ou seja, é uma história que narra os bastidores de 2017, quando o Eagles venceu o Super Bowl. O autor conta sobre a preparação dentro e fora do campo e até mesmo a mudança na gestão da franquia. Conta sobre a lesão do quaterback principal do time, Carson Wentz.
8 – The Genius of Desperation (Doug Farrar e Louis Riddick)
O “The Genius of Desperation: The Schematic Innovations that Made the Modern NFL” é uma obra que parece ser um “desespero de um pai”. Isso porque conta sobre os esquemas do futebol americano considerando toda a mudança de paradigmas que existiu em 1920.

Assim, não é tratado apenas como um livro de conhecimento, mas também de estudo. Ele conta sobre as adversidades e os contratempos de pessoas que viveram e gravaram seus nomes no esporte, como George Halas, Paul Brown, Bill Wash e Chip Kelley.
7 – Belichick (Ian O’Connor)
“Belichick: The Making of the Greatest Football Coach of All Time” é um best-seller do New York Times e, portanto, não é à toa que está aqui. Ele tem uma biografia que é narrada pelo treinador principal do New England Patriots e conta sobre a trajetória dele próprio na NFL.

Assim, ele mostra como pensou o time em sua defesa muito efetiva e como conseguiu conquistar dois títulos com o Giants. Há ainda intervalos para falar sobre Tom Brady e os Patriots. Portanto, um livro incrível para todo amante do futebol americano.
6 – Slow Getting Up (Nate Jackson)
Com o título de “Slow Getting Up: A Story of NFL Survival from the Bottom of the Pile”, esse livro de Jackson é sobre um agente livre que chegou ao Denver Broncos. E sim, o livro é contado como biografia pelo ex-jogador de futebol americano.

A linha que ele segue é sobre como compreender a humanização que existe no esporte. Logo, temos um olhar bem diferente do que é a vida real de um dos melhores atletas que esse esporte norte-americano já viu.
5 – Boys Will Be Boys (Jeff Pearlman)
Para quem se lembra, o Dallas Cowboys foi campeão por três vezes entre os Super Bowls de XXVII e XXX (27 e 30). Logo, foi uma façanha incrível e única. Esse elenco vencedor é contado por Jeff em seu livro.

Assim, quem é fã desse time tem essa obra como leitura obrigatória. Para quem tem outros clubes como maior paixão, ainda assim, o livro se torna uma referência porque toda narrativa se passa dentro do ambiente esportivo da NFL.
O mesmo autor tem outros livros, como o que conta da United States Football League (1983-1985). O livro é “Football for a Buck: The Crazy Rise and Crazier Demise of the USFL”. Outro é o “Gunslinger: The Remarkable, Improbable, Iconi Life of Brett Favre”, sobre Brett Favre.
4 – The People’s Team (Mark Beech)
E já que é para falar de clubes, considere essa obra sobre “An Illustrated History of the Green Bay Packers”. Isso porque os Packers são considerados a única franquia de propriedade pública de toda a liga NFL.

Logo, desde 2016, ela é de mais de 360 mil acionistas. Outra coisa é que o Green Bay é a menor cidade com uma franquia do país, já que são apenas 104 mil habitantes. Logo, eles são os mais improváveis do futebol americano profissional. Porém, os maiores vencedores.
3 – Fearless (Doug Pederson)
O livro “Fearless: How na Underdog Becomes a Champion” conta como um azarão pode se tornar campeão da NFL. A estratégia pode ser a de usar a coragem e o dinamismo para isso. É assim que está nesse livro, que conta sobre o Philadelphia Eagles.

Para quem não sabe ou não se lembra, o time da NFL impressionou o mundo todo ao vencer o Super Bowl. Sem jogadores experientes e com Carson Wentz (o melhor do time) lesionado, ainda assim, eles venceram e com um recorde de 13 vitórias e 3 derrotas.
A final, chamada de Super Bowl foi contra o New England Patriots, uma das maiores histórias de toda a liga. Ainda assim, a vitória veio e isso é narrado no livro.
2 – Big Game (Mark Leibovich)
Mark conta sobre o ponto alto do sucesso do esporte e de um lado sombrio que começou a aparecer logo após isso. Em “Big Game: The NFL in Dangerous Times”, o autor fala do aumento das receitas do esporte, porém, de um medo que quase todo jogador tinha.

“Não por muito tempo” é uma das frases mais ditas por tais atletas e isso tem explicação: vem o impacto das lesões e contusões.
1 – The Football Coaching Bible (American Football Coaches Association)
E antes de trazer o tópico final do texto, considere esse livro da própria associação de treinadores. A ideia é citar os técnicos mais bem-sucedidos da história do futebol americano.

O resultado foi o compartilhamento de histórias, visões, estratégias e relatos vencedores. O livro estuda 6 décadas do esporte e cobre aspectos como treinamento, programas, motivações, sessões, jogadores, habilidades, táticas, equipes, etc.
O livro do autor desconhecido: NFL Confidential
Foi no ano de 2016 que esse livro foi publicado e com o título de “NFL Confidential: True Confessions from the Gutter of Football”. Ele foi lançado com o pseudônimo de Johnny Anonymous e conta sobre o ódio que a pessoa tinha com a NFL.
O livro é focado na temporada de 2013/2014 e tem histórias de bastidores, casos de vestiários e um pesadelo de um jogador que saiu do banco de reservas para ser titular da franquia. O fato é que essa é uma visão que só quem está dentro da NFL pode ter.