Kabaddi – Conheça o esporte milenar criado na Índia

Ele já foi chamado de esporte estranho, de pique-pega com pancadas e até mesmo rouba-bandeira rústico. Mas não importa os apelidos que ganhou durante todo esse tempo. O fato é que temos aqui um dos esportes mais curiosos e únicos do mundo: o Kabaddi

ANÚNCIO

Se você não sabe do que estamos falando, sinta-se em casa. Afinal, pouquíssima gente conhece ele. O que podemos adiantar é que se trata de um esporte muito comum em países asiáticos, especialmente Índia e Bangladesh. O jogo acontece em equipes – conheça as regras.

Kabaddi - Conheça o esporte milenar criado na Índia
Foto: (reprodução/internet)
  • Como acontece o Kabaddi
  • As regras do Kabaddi
  • As variações dos estilos no Kabaddi
  • Como surgiu o Kabaddi
  • As competições internacionais de Kabaddi
  • Os principais eventos de Kabaddi no mundo
  • As marcações da quadra no Kabaddi
  • Como se defender no Kabaddi
  • As regras mais avançadas do Kabaddi
  • Como evitar perder pontos no Kabaddi
  • Por que agrupar os jogadores na defesa

Como acontece o Kabaddi

Apesar de parecer muito curioso, saiba que ao menos complicado não é. O jogo acontece com 2 equipes formadas por 7 atletas cada uma. Eles ficam dentro de um campo retangular, que tem 13 metros de comprimento por 10 metros de largura.

Kabaddi - Conheça o esporte milenar criado na Índia
Foto: (reprodução/internet)

O objetivo do jogo é invadir o lado adversário, tocar em oponentes e voltar para o seu campo. Simples assim? Simples assim. Porém há ressalvas. O time que está atacando recebe um ponto para cada adversário que for tocado, mas desde que o atacante volte para o seu campo.

ANÚNCIO

E tem mais: apenas um único membro pode invadir o campo adversário por vez e as equipes devem se alternar entre defesa e ataque. O grande curioso é que conforme a invasão no campo do outro time, o atacante tem que anunciar “Kabaddi” de forma ininterrupta. 

As regras do Kabaddi

Você viu como funciona e qual é o objetivo desse jogo pouco popular. Então, agora é hora de entender algumas das regras. Para cada ataque, o atacante tem um tempo de 30 segundos. E, obviamente, os defensores devem evitar o toque ou derrubar o adversário.

Kabaddi - Conheça o esporte milenar criado na Índia
Foto: (reprodução/internet)

Se o atacante for derrubado, ele é eliminado por algum tempo. O jogo acontece em 2 tempos de 20 minutos e, obviamente, vencerá quem somar mais pontos. Agora, vamos dar um passo atrás para falar um pouco da história, da origem e da criação do Kabaddi.

ANÚNCIO

Até mesmo porque o esporte chegou a estar nas Olimpíadas de 1936, que aconteceu em Berlim, como forma de demonstração. Nessa época, ele acontecia em campos de lama e as competições ainda eram amadoras. 

As variações dos estilos no Kabaddi

Atualmente, apesar da quadra retangular, também há uma variação que inclui o círculo. Geralmente, são regras aceitas pelos campeonatos amadores. Um estilo assim é o Sanjeevani Kabaddi, sendo que o que muda é que não tem como reviver um jogador rival.

Kabaddi - Conheça o esporte milenar criado na Índia
Foto: (reprodução/internet)

Já o Gaminee Kabaddi também tem 7 jogadores, só que o que está de fora permanece lá até que todos os membros da equipe saiam. O Punjabi Kabaddi é uma versão que tem um círculo de 22 metros de diâmetro. 

Como surgiu o Kabaddi

Acredita-se, conforme registros históricos, que o Kabaddi exista há mais de 4 mil anos. Ele mistura luta com a prática esportiva. Desde sempre o que não mudou foi a simplicidade do jogo: os raiders atacam e os blockers defendem. 

Kabaddi - Conheça o esporte milenar criado na Índia
Foto: (reprodução/internet)

Para marcar um ponto é preciso entrar no território do outro time, tocar em um oponente (em qualquer parte do corpo) e voltar para a defesa (zona de segurança). E isso sem ser derrubado. Se ele for pego, além de ser eliminado temporariamente, o time perde um ponto. 

Apesar da história, o que se sabe é que ao longo dos anos o esporte foi se profissionalizando e se adaptando as novas realidades. Assim, passou a ter uma Copa do Mundo e na Índia há até uma Liga Nacional, que existe desde 2014. Em termos de audiência, só perde para o críquete. 

As competições internacionais de Kabaddi

Aqui vale a pena mencionar a Copa do Mundo de Kabaddi de 2016, que ganhou holofotes mundiais ao ser transmitida para vários países. Aliás, 12 nações participaram do evento, sendo as asiáticas as maiores potências: Índia, Bangladesh e Tailândia. 

Kabaddi - Conheça o esporte milenar criado na Índia
Foto: (reprodução/internet)

Isso porque em 2014, durante a Pro Kabaddi League, os 8 times e 96 jogadores presentes conseguiram uma transmissão incrível na TV local. Assim, a liga indiana chegou a 435 milhões de fãs em seu primeiro ano de vida. Inclusive, há até estrelas do esporte, como Anup Kumar.

Por outro lado, apesar de os clubes e seleções asiáticos estarem totalmente profissionalizados, saiba que outras nações simplesmente adaptam o esporte e os jogadores. Na Inglaterra, por exemplo, os atletas são de outros esportes ou estudantes que treinam durante as aulas. 

Os principais eventos de Kabaddi no mundo

A gente apenas trouxe algumas informações e dados interessantes sobre o esporte na atualidade no tópico acima. Agora, a gente vai mencionar mesmo os principais eventos que acontecem ao redor do mundo. Confira.

Kabaddi - Conheça o esporte milenar criado na Índia
Foto: (reprodução/internet)

A Copa do Mundo é organizada pela Federação Internacional de Kabaddi. Acontece ao ar livre. Tem uma versão indoor também, no estilo de círculo, chamado de Kabaddi World Cup. Depois tem os Jogos Asiáticos, que estreou em 1990 e depois disso nunca mais saiu de lá. 

Há também a Liga Pro Kabaddi, que já comentamos acima. Tem ainda a Liga Super Kabaddi, que é do Paquistão. Tem o Desafio Kabaddi das Mulheres, que é na Índia. E o Neo Kabaddi League, que é o segundo principal torneio da Índia, e o Mestres Kabaddi. 

As marcações da quadra no Kabaddi

Agora vamos continuar com as regras. A gente falou que a quadra do esporte tem 13 metros por 10 metros, ok? Saiba que no feminino ela é um pouco menor, sendo 12 metros por 8 metros. No entanto, as regras e marcações se mantém as mesmas como vamos explicar agora. 

Kabaddi - Conheça o esporte milenar criado na Índia
Foto: (reprodução/internet)

As linhas da área de jogo possuem um espaço de 1 metro para cada lado de 10 metros de linhas limites. Já a linha do meio divide a quadra em duas metades, separando o território de cada time. E as linhas de baulk são paralelas as do meio, sendo de 3,75 metros até o meio.

Por último, tem a linha de bônus, que são paralelas às linhas de baulk e possuem distância de 1 metro para essas linhas de baulk. Os jogadores reservas devem ficar foram da quadra, sendo que apenas 7 de cada lado devem participar da disputa.

Como se defender no Kabaddi

Nesse esporte, a defesa também pode ser o melhor ataque porque ela também garante pontos. Sendo assim, a principal regra diz que não se pode agarrar um atacante (invasor) pelas roupas, cabelo ou outra parte que não seja os membros e o tronco. 

Kabaddi - Conheça o esporte milenar criado na Índia
Foto: (reprodução/internet)

Além do mais, nenhum time vive só de defesas. Por isso, saiba que um revezamento entre o ataque e a defesa, considerando os dois tempos de 20 minuto cada um. Há um intervalo de 5 minutos entre eles. E após o intervalo tem a troca de lados também. 

Ainda falando da defesa, mas a dica também serve para o ataque, saiba que o jogador pode sair de quadra se quiser. No entanto, ele não pode ser substituído por outro. Por exemplo, quem pisar fora da linha limite do jogo vai ter que sair da quadra, assim como quem é pego.

As regras mais avançadas do Kabaddi

Você também pode considerar que há regras avançadas, que são táticas e estratégias, que podem ser usadas durante o jogo. Por exemplo, a lona. O que seria isso? É quando o seu time consegue retirar todo time adversário de uma só vez, combinando fatores. 

Kabaddi - Conheça o esporte milenar criado na Índia
Foto: (reprodução/internet)

Nesse caso, você marca uma lona e ganha 2 pontos extras por essa jogada. Considerando que se você perde um jogador, o time adversário poderá reviver um jogador dele. Tem ainda a tática do super catch. O que é isso? Vale para quem está defendendo.

Se você tem menos de 3 jogadores na defesa e consegue impedir o invasor de voltar para o seu lado na quadra, você marca o super catch. O que quer dizer que além do ponto ganho você ganha mais um, somando dois pontos totais. 

Como evitar perder pontos no Kabaddi

No fim das contas, estamos falando de pontos. Então, além de conseguir cumprir o objetivo do jogo, você também pode ganhar ou perder pontos se não obedecer às regras. A gente trouxe aqui as principais delas para você não esquecer durante o jogo. 

Kabaddi - Conheça o esporte milenar criado na Índia
Foto: (reprodução/internet)

Por exemplo, se o atacante não falar “Kabaddi” durante o ataque, a defesa ganha um ponto. Se o invasor começar a falar “Kabaddi” só depois de cruzar a linha do meio também perde o ataque e o ponto. Se atacar fora de ordem, também perde um ponto. 

Se o time que levar uma lona não colocar os seus atletas em quadra novamente, ele também perde um ponto. Se a equipe adversária avisar os outros jogadores adversários com dicas e avisos, também vai perder ponto. Se reviverem o jogador incorretamente, perde um ponto.

Por que agrupar os jogadores na defesa

Se você já viu algum vídeo desse esporte deve ter notado que durante uma defesa os atletas ficam unidos. A explicação é simples: isso torna mais fácil capturar o invasor. Já se eles estiverem espalhados no campo, essa captura é mais complicada. 

Sendo assim, não esqueça que a ideia é capturar o atleta que ataca e não machucar ele, ok? Se isso acontecer, a punição pelo uso excessivo da força será uma punição, como expulsão do jogo ou suspensão da partida por algum tempo dependendo da agressão. 

ANÚNCIO