Conheça os 9 jogadores mais disputados do basquete mundial

A pergunta aqui é a seguinte: qual jogador do basquete mundial você gostaria de ter no seu time? Obviamente, a sua resposta pode ser a mesma dos grandes clubes da NBA (maior competição norte-americana) ou até mesmo do NBB (maior competição nacional).

ANÚNCIO

A gente foi atrás das respostas e encontramos, pelo menos, 9 nomes que sempre são lembrados e sempre estão na lista dos mais bem pagos, dos mais disputados e dos que mais venceram na última temporada. 

Curiosamente, a gente tem até alguns nomes brasileiros, que indicam que o nosso país também deixa a sua marca em solo americano ou canadense. Se você não sabe de quem estamos falando, continue lendo e descubra tudo.

Os jogadores mais disputados do basquete mundial

Aliás, saiba que não é tarefa fácil falar entre os jogadores mais disputados do basquete mundial. Afinal, a gente nem sempre sabe o que está nos bastidores dos grandes clubes norte-americanos da NBA. Porém, o que podemos garantir é que todo mundo queria ter esses jogadores no seu clube preferido. Ah, isso com certeza. 

ANÚNCIO

1 – LeBron James

Conheça os 9 jogadores mais disputados do basquete mundial
Foto: (reprodução/internet)

Vamos começar por falar do LeBron (ou seria King James?) e pode ser que a gente nem precise de muito espaço aqui. Afinal, ele é um dos atletas do basquete em atividade que mais chama a atenção. E não porque ser um ala-pivô qualquer. Na verdade, bem longe disso.

O jogador passou a ser considerado o maior pontuador da história do basquete em playoffs. É isso mesmo, o fato aconteceu em 2017, quando ele bateu o recorde de ninguém menos do que Michael Jordan. Como resultado, ele fez 5.989 pontos em 212 partidas. 

Sendo assim, com 36 anos, nascido em Ohio (Estados Unidos), ele é a principal referência do Los Angeles Lakers. Mas, vale considerar que ele a maior parte da sua história foi contada no Cleveland Cavaliers, onde ele fez mais de 600 partidas. 

ANÚNCIO

Pelos Estados Unidos, venceu o ouro nos jogos olímpicos de Londres (2012) e de Pequim (2008). Em Atenas (2004) ficou com o bronze, a mesma medalha do campeonato mundial do Japão, em 2006. Na Copa América de Basquetebol, em 2007, ele ficou com o ouro também. 

2 – Kevin Durant

Conheça os 9 jogadores mais disputados do basquete mundial
Foto: (reprodução/internet)

Já vamos começar por citar um dos motivos pelos quais esse cara aqui está entre os jogadores mais disputados do basquete mundial: ele é considerado o 2º jogador mais jovem a passar mais de 20 mil pontos na carreira.

Por sinal, ele já foi considerado o jogador mais valiosa da NBA, que é a liga de basquete mais famosa do mundo. Isso aconteceu em 2004. O fato é que foi um jogador estrela do basquete norte-americano, sendo astro do Golden State Warrior e da seleção do seu país. 

Atualmente, está no Brooklyn Nets, tendo uma negociação super recente. Mas, o seu primeiro clube profissional foi o Super Sonics, onde ele ficou por quase 10 anos. Com 32 anos, Durant é outro jogador ala-pivô, com medalhas de ouro em jogos olímpicos (2012 e 2016), além do ouro no campeonato mundial de basquete de 2010.

3 – Stephen Curry

Conheça os 9 jogadores mais disputados do basquete mundial
Foto: (reprodução/internet)

E quem é que não conhece aquela figura do Golden State Warriors, não é mesmo? Curry é visto como um dos melhores armadores do mundo. E não é só isso, não. Com 32 anos, nascido em Ohio, o “brinquedo assassino”, como é apelidado, tem uma história incrível no basquete. 

O Warriors é o seu único clube profissional, sendo que ele está lá desde 2009. Já pelo país, ele venceu o ouro em dois campeonatos mundiais (2010 e 2014). Mas, o que mais impressiona mesmo é que ele tem um dos maiores salários da NBA, sendo de 43 milhões de dólares.

Uma curiosidade é que Curry é filho de ex-jogador da NBA também, o Dell Curry. Ah, e o irmão mais velho de outro jogador da NBA, o Seth Curry. E quem diria que começaria jogando basquete na universidade, hein. 

4 – Brandon Ingram

Conheça os 9 jogadores mais disputados do basquete mundial
Foto: (reprodução/internet)

Essa talvez seja a grande surpresa da listagem que você está lendo agora. Porém, tem explicação: Brandon foi considerado o jogador que mais evoluiu ao longo da temporada da NBA entre 2019 e 2020. Atualmente, joga pelo New Orleans Pelicans.

Mas, começou a sua carreira profissional no Los Angeles Lakers. A sua posição é a de ala. O atleta tem só 23 anos e é nascido na Carolina do Norte, também nos Estados Unidos. 

Os seus pontos durante a temporada fizeram toda a diferença na votação que o elegeu como principal nome do basquete norte-americano. Assim, a média foi de 24,3 pontos por jogo, 6,3 rebotes, 4,3 assistências e 1 desarme. Tudo isso em apenas 56 partidas. 

5 – Giannis Antetokounmpo

Conheça os 9 jogadores mais disputados do basquete mundial
Foto: (reprodução/internet)

Você pode estranhar com esse nome. Afinal, apesar de conhecido, o atleta não tem a mesma história do que os nomes que já foram citados aqui, anteriormente. Mas, saiba que ele está entre os jogadores mais disputados do basquete mundial. Inclusive, tem melhor salário.

É isso mesmo. Conforme dados da última temporada, o jogador do Milwaukee Bucks recebeu um salário incrível de 45,6 milhões de dólares. Ou seja, ficou acima do que ganharam na época Curry, Durant, LeBron, entre outros.

Os motivos para isso são vários. Mas, vamos começar a falar dele pelo fato de ser um dos poucos que tem muita fama, mas não nasceu nos Estados Unidos. É isso mesmo: ele é grego, de Atenas. É um ala-pivô de apenas 26 anos e está no mesmo clube desde 2013.

Curiosamente, em 2020 ele assinou um contrato de 5 anos com o clube no valor de 228,2 milhões de dólares. Assim, tornou-se o grego com o maior salário da história da NBA. 

6 – Blake Griffin

Conheça os 9 jogadores mais disputados do basquete mundial
Foto: (reprodução/internet)

Mais um dos figurões do basquete norte-americano é Blake. Isso não quer dizer que ele seja tão disputado assim. Afinal, está no Detroit Pistons há algum tempo, desde 2018. Mas, antes disso, só ficou no Los Angeles Clippers, onde passou 9 anos da sua carreira.

Atualmente, com 31 anos de idade, nascido em Oklahoma (Estados Unidos), ele é um dos que tem os maiores salários da competição, sendo 36,8 milhões anualmente. Por curiosidade, Blake foi ele como o All-Star da NBA por 6 vezes. É um ala-pivô e tanto, não acha?

7 – Bruno Caboclo

Conheça os 9 jogadores mais disputados do basquete mundial
Foto: (reprodução/internet)

E se você achava que não teríamos um brasileiro na lista se enganou. Na verdade, vamos trazer aqui três deles. O primeiro é o Bruno, que tem uma história interessante, se a gente considerar essa variação de clubes.

Diferente da maioria dos nomes acima, ele já passou por vários clubes de basquete, mesmo que tenha só 25 anos. Assim, começou a atividade profissional no Pinheiros, aqui do Brasil. Depois, foi para o Toronto Raptors, do Canadá. E em seguida para os Estados Unidos.

Lá jogou pelo Fort Wayne Mad Ants. No retorno ao Canadá, jogou pelo Raptors 905. E novamente aos Estados Unidos, passou pelo Sacramento Kings até ficar no Memphis Grizzlies, que é o seu clube atual. 

8 – Didi

Conheça os 9 jogadores mais disputados do basquete mundial
Foto: (reprodução/internet)

O Didi é um nome ainda menos conhecido por aqui. Mas, deveria. Afinal, o jovem garoto, de apenas 21 anos, é uma referência no basquete nacional. Entre 2015 e 2019 foi jogador do Franca Basquete, no interior de São Paulo. 

Já no ano de 2019 ele foi transferido para a Austrália e hoje disputa os jogos pelo Sydney Kings. Obviamente, ainda não chegou na NBA, mas Didi sempre deixou claro que esse é o seu objetivo. E vamos combinar: tempo não falta para ele. 

O ala-armador é uma referência entre os jovens talentos do mundo todo e, com certeza, em pouco tempo vai surgir como promessa e aposta de clubes norte-americanos. 

9 – Leandrinho

Conheça os 9 jogadores mais disputados do basquete mundial
Foto: (reprodução/internet)

De fato, não dá para falar de jogadores brasileiros de basquete, que está em atividade, sem falar do Leandrinho. E, de fato, ele não tem o maior salário da NBA, não é isso. Só que a sua história merece estar aqui pelas passagens que ele teve. Vamos entender isso.

Obviamente, o Leandrinho não é mais um jogador de basquete. Mas, ele está inserido no mercado como auxiliar técnico. Se ele foi um ala-armador importante, considere passagens pelos clubes nacionais, norte-americanos e canadenses.

Hoje ele é auxiliar técnico do Golden State Warriors. No entanto, além de ter vencido dois ouros pelo Brasil (2005 e 2009) na Copa América de Basquetebol, ele também deixou participação no Palmeiras, Bauru, Flamengo, Pinheiros, Franca e Minas aqui do Brasil.

Lá fora, tem passagem pelo Toronto Raptors, do Canadá. E vários clubes norte-americanos, como o próprio Golden State Warriors, além do Phoenix Suns, Indiana Pacers, Boston Celtics.

A aposentadoria dele foi mencionada no fim de 2020, quando Leandro Barbosa disse que trabalharia com o técnico Steve Kerr.

Você sabe qual é o maior jogador da NBA?

Obviamente, a gente tem aqui uma pergunta que não tem resposta única. Afinal, ainda que existam os rankings e as premiações, você teria todo direito de discordar de uma escolha ou de outra. No entanto, o que é opinião geral das pessoas é que LeBron James é o cara da NBA na atualidade. E você, concorda com isso? Deixe o seu comentário.