Sem férias de inverno, uma temporada mais curta e lesões acumulando. Esteja uma equipe lutando pelo título, buscando uma vaga europeia ou procurando evitar o rebaixamento, os reforços podem ser necessários para essa investida na segunda metade da temporada.
Os clubes vão decidir gastar dinheiro ou tentar trazer jogadores para negócios de curto prazo? O BBC Sport dá uma olhada nos jogadores que poderiam se mover com a janela de transferência agora aberta.
Veja também: Mercado de transferência: entenda esse termo do futebol
Premier League
PAUL POGBA (27, meio-campista, Manchester United)
Vinculado a: Juventus
Ele vai embora? Ele não vai embora? Tem sido um tema recorrente durante o tempo de Pogba no Manchester United e essa janela não é diferente.
O vencedor da Copa do Mundo da França tem sido um jogador regular pelo United nesta temporada, fazendo 19 partidas. Porém seu agente disse no início deste mês que o jogador está “infeliz” no clube e “precisa mudar de time” na próxima janela de transferência.
Leia também: Man Utd: Paul Pogba ‘infeliz’ e ‘tem que sair’
MESUT OZIL (32, meio-campista, Arsenal)
Vinculado a: Fenerbahce, DC United, LA Galaxy, Inter Miami
Ozil foi expulso pelo técnico Mikel Arteta, não conseguindo entrar na convocação do Arsenal para as competições nacionais e europeias nesta temporada. Vencedor da Copa do Mundo com a Alemanha em 2014, Ozil é um dos maiores ganhadores dos Gunners. Seu contrato termina no próximo verão, mas ele pode sair mais cedo se um acordo puder ser fechado.
DELE ALLI (24, meio-campista, Tottenham)
Vinculado a: Paris St-Germain, Everton
O futuro do internacional inglês Alli no Tottenham tornou-se cada vez mais incerto, ele caiu com José Mourinho e fez apenas uma estreia na Premier League até agora nesta temporada.
O Paris St-Germain tentou assinar com a Alli no verão passado, mas Daniel Levy se recusou a fazer um acordo. Os campeões franceses parecem prontos para fazer outra tentativa em janeiro.
Veja mais: Dele Alli: Paris St-Germain deve fazer oferta de empréstimo em janeiro
OLIVIER GIROUD (34, atacante, Chelsea)
Vinculado a: West Ham, Atlético de Madrid, Marselha
A carreira de Olivier Giroud no Chelsea parecia estar chegando ao fim neste verão, com o técnico Frank Lampard reforçando suas opções de ataque com jogadores como Timo Werner. No entanto, o veterano francês tem estado em grande forma pelo clube e pela seleção, marcando 14 gols em 23 partidas (incluindo os quatro na vitória sobre o Sevilla).
Essa forma aparentemente alertou vários clubes incluindo o Atlético de Madrid. O time espanhol liberou Diego Costa recentemente e pode ver Giroud como o substituto ideal.
DIVOCK ORIGI (25, atacante, Liverpool)
Vinculado a: Wolves, Newcastle, Leeds
Origi, o herói de culto de Anfield viu seu tempo de jogo reduzido em Liverpool após a chegada de Diogo Jota no verão. O jogador participou de apenas oito partidas e marcou um gol. Os Wolves mantêm um interesse antigo e podem muito bem dar lances enquanto procuram cobertura para o atacante Raul Jimenez, que está se recuperando de uma fratura no crânio.
FIKAYO TOMORI (22, zagueiro, Chelsea)
Vinculado a: Leeds
O internacional inglês Tomori fez 22 jogos pelo Chelsea na última temporada, mas quase não alinhou nesta, disputando apenas três jogos em todas as competições. O Leeds parece ser o destino mais provável, com o lado de West Yorkshire precisando de cobertura para Robin Koch, ausente há muito tempo.
ADAMA TRAORE (24, ala, Wolverhampton Wanderers)
Vinculado a: Leeds
Adama Traore teve uma temporada extremamente impressionante em 2019-20, mas não foi capaz de levar essa forma para esta campanha e tem lutado por tempo de jogo nesta temporada.
O internacional espanhol começou apenas nove jogos nesta temporada e não conseguiu marcar gols ou fornecer assistências. Com o Euro 2020 no horizonte, uma mudança pode ser o que o extremo precisa para redescobrir sua forma.
Os jogadores pela Europa
DAVID ALABA (28, zagueiro, Bayern de Munique)
Vinculado a: Manchester United, Manchester City, Chelsea, Barcelona, Real Madrid, PSG
O internacional austríaco Alaba venceu o Treble com o Bayern de Munique na temporada passada, mas está no último ano de seu contrato e ainda precisa fechar um novo. O zagueiro pode começar a conversar com outros clubes em janeiro e vários clubes importantes da Europa estão interessados em sua assinatura.
CHRISTIAN ERIKSEN (28, meio-campista, Inter de Milão)
Vinculado a: PSG, Arsenal, Manchester United
A mudança do craque dinamarquês do Tottenham para a Itália 12 meses atrás, não deu certo e ele tem um relacionamento tenso com o técnico do Inter, Antonio Conte. Aos 28 anos, o jogador está em um momento-chave de sua carreira e quer um futebol titular regular.
ISCO (28, meio-campista, Real Madrid)
Vinculado a: Sevilla, Juventus, Arsenal, Everton
Zinedine Zidane não parece mais considerar Isco um de seus principais jogadores, e a mídia espanhola informa que o jogador de 28 anos vê seu futuro fora da Liga. Seu contrato não expira até 2022, portanto qualquer pessoa interessada no jogador ainda terá que pagar uma taxa considerável.
ARKADIUSZ MILIK (26, atacante, Napoli)
Vinculado a: Roma, Juventus, Fiorentina, Everton, Tottenham
O atacante polonês foi omitido das seleções do Napoli na Série A e na Liga Europa nesta temporada após uma disputa contratual. Ele marcou 48 gols em 122 jogos em todas as competições pelo clube italiano, tendo ingressado no Ajax em 2016.
Traduzido e adaptado por equipe Ao Vivo Esporte
Fonte: BBC